Inmet emite alerta para chuvas intensas para Patos de Minas e região
Fonte: PO Hoje
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas que devem ocorrer neste sábado (25), em 302 cidades de Minas Gerais, entre elas as cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, além de outros estados.
O alerta indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas Afetadas:
Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Sul Goiano, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Norte Central Paranaense, Noroeste Goiano, Centro Oriental Paranaense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Distrito Federal, Noroeste de Minas, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte
Covid-19: boletim informa 15 novos casos e mais 1 óbito
Patos de Minas chegou a 17.464 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (24/09), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 15 novos casos de Covid-19, com o percentual de cura seguindo acima de 96%. Foi confirmada mais uma morte, ocorrida em 14/9: homem de 66 anos.
O boletim informou também que 87 pessoas estão em recuperação domiciliar e 5 pacientes estão internados, sendo 2 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 16.825 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,34% de taxa de cura, e 547 óbitos foram confirmados até o momento.
A baixa na ocupação de vagas Covid-19 tem sido constante, reflexo da vacinação e comprovação de que as vacinas protegem contra casos graves e complicações da doença. Mas não se esqueça! Mesmo vacinado você pode pegar e transmitir o coronavírus. Por isso nunca é demais se cuidar.
Comissão Processante da Câmara Municipal agenda oitivas das testemunhas no caso do Marquim das Bananas
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Os vereadores da Comissão Processante da Câmara Municipal de Patos de Minas, que apuram denúncia contra o vereador Marcos Antônio Rodrigues – Marquim das Bananas, após colherem o depoimento pessoal da denunciante e do denunciado no último dia 17 de setembro, designaram nova reunião para ouvir as testemunhas arroladas pelas partes.
A audiência das oitivas está agendada para a próxima terça-feira (28/9), em dois turnos, sendo as oitivas das testemunhas da denunciante às 9 horas e das testemunhas do denunciado às 13h30.
A Comissão Processante é composta pelos parlamentares João Batista Gonçalves - Cabo Batista (presidente), José Eustáquio de Faria Junior (relator) e Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL, os quais decidiram dar prosseguimento à denúncia para apuração da conduta administrativa do parlamentar e, assim, melhor esclarecimento dos fatos.
Major Porto recebe Prefeitura no seu Bairro na próxima semana
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O “Prefeitura no seu Bairro” tem mais uma edição marcada para terça-feira (28/9), e o local escolhido é o distrito de Major Porto. As ações e os serviços oferecidos pelo projeto ocorrem na Escola Estadual Major Mota, das 8h às 12h, sendo abertos a toda a comunidade.
A partir de agora, a Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses unem-se ao projeto e passam a oferecer serviços importantes, como a inspeção da qualidade da água para consumo humano nos pontos de maior concentração de pessoas (posto de saúde, escola, salão comunitário) e vacinação antirrábica para cães e gatos com três meses ou mais.
Além disso também serão oferecidos:
-atendimentos em geral (cadastro na tarifa social/Copasa/Cemig; renegociação de dívidas; dúvidas sobre compras; -problemas com operadora de telefonia e outros;
-inscrição e atualização do Cadastro Único;
-atendimento e orientações pelo CRAS, por meio da equipe volante;
-orientações pelo Centro de Referência da Mulher;
-testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis;
-orientações odontológicas e distribuição de kits para saúde bucal;
-pesagem Bolsa Família, dados antropométricos, orientações nutricionais;
-posse responsável de animais e orientações sobre zoonoses;
-educação ambiental com relação às arboviroses (dengue, chikungunya, zika);
-distribuição de lixocar e sementes de crotalária (controle biológico para Aedes aegypti).
O “Prefeitura no seu Bairro” visa aproximar a comunidade dos serviços públicos municipais. O projeto é uma iniciativa do Procon em parceria com secretarias municipais e conta com o apoio e a participação de alunos e professores do Unipam.
Alunos de escolas municipais participam de palestras sobre Covid-19
Projeto abordou questões relacionadas às medidas de enfrentamento à doença e à importância da vacinação
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Durante o mês de setembro, alunos das escolas municipais Maria Inez, Norma Borges e Jacques Corrêa participaram do projeto “Educação Covid-19: uma ação social em prol da prevenção da infecção”. O trabalho, desenvolvido por acadêmicos de Medicina do Unipam em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aconteceu entre os dias 8 e 24 deste mês. As palestras foram realizadas com estudantes do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano.
A iniciativa levou a crianças e adolescentes das três escolas informações sobre a prevenção e o cuidado em relação à Covid-19. A técnica correta de higienização das mãos e de utilização da máscara, a importância do distanciamento social e a valorização da vacinação foram alguns dos tópicos abordados nas palestras. Além disso, os participantes do projeto receberam kits de prevenção contendo um panfleto informativo, uma máscara cirúrgica e um frasco de álcool em gel.
O acadêmico Carlos Eduardo Melo Soares, um dos organizadores, destacou a relevância da ação neste momento em que gradativamente os alunos voltam para as escolas. “Essa iniciativa teve o objetivo de informar e conscientizar o público estudantil quanto às medidas de enfrentamento à Covid-19 para evitar que, com o retorno das atividades escolares, a taxa de transmissão viral aumente”, informou Carlos Eduardo.
Ao todo 34 estudantes de Medicina estiveram envolvidos na realização do projeto, que foi organizado também pelos alunos Giovana Vilela Rocha, Lucas Barros Moreira e Nathalia Moreira Pereira. Para viabilização do trabalho, os palestrantes participaram de capacitação ministrada pela doutora em Imunologia, Karine Cristine de Almeida. O projeto contou ainda com o apoio dos orientadores da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Tratamento da Obesidade, Dra. Juliana Gouveia Reis e Dr. Édson Antonacci, que auxiliaram na organização das ações.
Outros parceiros – O projeto teve também o apoio do Sindicato dos Comerciantes de Patos de Minas (Sindcomércio), que disponibilizou os panfletos informativos distribuídos aos alunos das escolas municipais, e da Associação Médica Regional de Patos de Minas, responsável pela doação das máscaras e do álcool em gel.
Coordenador de Engenharia Civil participará de mesa redonda em Congresso Brasileiro
Eduardo Pains de Morais, coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), participará no dia 30 de setembro (quinta-feira), às 14h, de uma mesa redonda no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e do Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE.
Na oportunidade, o professor ministrará sobre o tema “Ações para a Sustentabilidade no Meio Acadêmico e Aplicações na Sociedade”.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e será realizado em formato on-line.
Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas
Comprovação deve ser feita no banco onde beneficiário recebe dinheiro
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a comprovação de vida em 2020 ou em 2021, no período de janeiro a junho de 2021, têm até 30 de setembro para se atualizar. A necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.
A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.
Algumas instituições bancárias oferecem alternativas como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco.
O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano.
Pelo aplicativo ou site do Meu INSS é possível consultar a situação da prova de vida.
Notificação
“Aqueles que não fizerem a comprovação de vida até o fim de julho de 2021 serão notificados, até o dia 10 de agosto, para fazê-la no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação. O prazo limite para fazer a Prova de Vida é 30 de setembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não a fizeram durante o período da suspensão da exigência”, informou o INSS, em junho, ao anunciar o retorno da necessidade de comprovação de vida.
A não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra agora na etapa de suspensão. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.
A prova de vida deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.
Bandidos que se passavam por médicos para enganar moradores da zona rual são presos
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu dois homens, de 29 e 57 anos, e uma mulher, de 51 anos, na tarde da última quinta-feira (23) que se passavam por médicos para enganar a população da zona rural do município.
Segundo informações da PM, os militares foram informados que os autores estariam deslocando nas comunidades rurais, se passando por médicos oftalmológicos e realizando exames e consultas pelo valor de R$ 100,00 cada.
No local, os suspeitos já vendiam as armações de óculos a um preço entre R$ 500,00 e R$ 700,00. Com a ajuda das denúncias da população de bem, a Polícia Militar conseguiu chegar aos autores e recuperar o dinheiro das vítimas.
Foram apreendidos vários materiais e realizada a prisão dos autores, sendo dois homens, 57 e 29 anos, e uma mulher 51 anos.
Última chance para fazer um curso técnico gratuito no Colégio Universitário UNIPAM
Inscrições para as vagas remanescentes do programa Trilhas de Futuro tiveram inicio nesta quinta-feira (23)
Teve início nesta semana, no dia 23 de setembro (quinta-feira), o período de inscrições para as vagas remanescentes do “Trilhas de Futuro”. O programa idealizado pelo governo do Estado de Minas Gerais objetiva capacitar jovens e adultos para atuarem no mercado de trabalho, por meio da formação técnica gratuita. Além da gratuidade do curso, os estudantes receberão auxílio de transporte e de alimentação.
Para aqueles que desejam fazer um curso técnico, gratuito, no Colégio Universitário do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), esta é a oportunidade. Na instituição serão oferecidos os cursos de Técnico em Enfermagem, de Técnico em Farmácia e de Técnico em Segurança do Trabalho.
Qualquer candidato poderá se inscrever. As vagas serão preenchidas por meio da ordem cronológica de inscrição. Vale ressaltar que aqueles que se candidataram no processo anterior, mas não foram classificados, deverão realizar a inscrição novamente.
Os cursos técnicos são uma oportunidade para quem deseja conhecer melhor a área de atuação e o mercado de trabalho. O UNIPAM oferece uma infraestrutura diferenciada laboratórios para as atividades práticas, salas de aulas invertidas e salas de informática. Isso sem contar com a biblioteca, que oferece obras didáticas, técnicas e literárias. O corpo docente também se destaca, afinal, a maioria dos professores são mestres e doutores.
Não perca tempo! As inscrições vão só até o dia 28 de agosto. Inscreva-se já em https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/, selecione Colégio Universitário e faça parte da educação que transforma e que não para!
Mais Energia: Cemig e Governo de Minas investem R$ 5 bi na construção de 200 novas subestações
Investimentos que vão melhorar o fornecimento de energia e favorecer a geração de empregos foram anunciados em Governador Valadares
O governador Romeu Zema e o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, lançaram, nesta quinta-feira (23/9), o programa Mais Energia, que consiste na construção de 200 subestações de distribuição de energia em diversas regiões do estado até 2027. O lançamento foi feito em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, onde está sendo construída a nova Subestação Governador Valadares 5, importante obra de reforço do sistema elétrico da região que será entregue no início de 2022 e beneficiará 100 mil clientes da Cemig.
As entregas irão garantir a ampliação do fornecimento de energia para novas cargas e melhorar a confiabilidade do sistema elétrico para a população, possibilitando a geração de emprego e renda em todas as regiões de Minas Gerais. Serão investidos R$ 5 bilhões na construção das novas instalações e linhas de alta tensão para conectá-las à rede de distribuição, além de obras de reforços nas redes de média tensão na área de concessão da empresa. Essa ação integra o maior plano de investimentos da história da Cemig, que prevê R$ 22,5 bilhões investidos nos próximos anos.
De acordo com o governador Romeu Zema, o programa é uma forma de corrigir gestões e estratégias equivocadas que foram adotadas no passado. “Sabemos que nos últimos 15, 20 anos os investimentos da Cemig, de forma infeliz e errada, foram direcionados para o Rio de Janeiro (Light), Bahia (Renova) e Amazonas (Belo Monte e Santo Antônio), e o nosso parque de transmissão e distribuição ficou completamente comprometido e sucateado”, afirmou Zema.
Mais Energia
O Mais Energia aumentará consideravelmente o número de subestações no estado, passando das atuais 415 para 615 unidades até 2027. Atualmente, 30% das subestações da Cemig possuem restrição de cargas. Com as novas subestações, a previsão é a de que este número seja zerado até 2027, acabando com a demanda reprimida por energia em Minas Gerais. Isso porque haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA (Mega VoltAmpére) de potência no sistema elétrico, mais de 50% da atual capacidade instalada.
Romeu Zema explicou que o Governo de Minas está conduzindo um processo para que o mineiro volte a ter energia em quantidade e qualidade, como é necessário para um estado se desenvolver. “Desde o início do nosso governo temos tentado reverter esse quadro, mas como são obras gigantes que levam meses ou até anos, esse processo vai levar um tempo para amadurecer. Mas, em 2021, muitas dessas subestações serão concluídas; até o final do ano que vem quase a metade, e o restante a partir de 2023. Isso significa que Minas Gerais deixará de ter como fator que restringe o desenvolvimento o fornecimento de energia elétrica”, explicou.
Até o final deste ano, já estarão energizadas mais de 22 subestações. No fim de 2022, serão 80. Atualmente, seis dessas novas instalações, mais modernas e potentes, já foram entregues. São elas: SE Bocaiúva (Região Norte), SE São Bento Abade (Sul), SE Varjão de Minas e SE Serra do Salitre (Triângulo), SE Nova Serrana 1 (Oeste) e SE Machado Mineiro (Leste).
Agronegócio
Zema ainda destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do agronegócio no estado. Segundo o governador, faz parte desse investimento bilionário da Cemig nos próximos anos levar energia trifásica para as mais de 600 mil propriedades rurais em Minas.
”Hoje, a grande maioria é atendida apenas por energia monofásica, que significa muitas vezes que o proprietário tem condições de ligar apenas a televisão, o chuveiro e a geladeira. E, se precisa ligar um equipamento mais robusto, a energia não é suficiente. Com esse programa vamos levar para esses proprietários energia que propicia o agronegócio, e não de subsistência como acontece na maioria dos casos”, lembrou.
Energia de qualidade e geração de empregos
De acordo com Reynaldo Passanezi Filho, o Mais Energia reforça o compromisso da Cemig em garantir e melhorar a continuidade do fornecimento de energia, favorecer o desenvolvimento da atividade econômica em Minas Gerais e melhorar a satisfação dos clientes com a companhia.
”O Mais Energia tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado aos nossos mais de 8,7 milhões de clientes, de forma eficaz, segura e integrada. A meta da Cemig é ser líder no setor de distribuição de energia no Brasil em experiência e satisfação na opinião dos clientes. De acordo com avaliações realizadas pela companhia, cada nova subestação, em conjunto com as linhas de distribuição associadas, diminui em torno de dez vezes o risco de interrupção de energia, quando comparado ao sistema elétrico anterior, antes da entrada em operação das novas instalações”, afirmou.
Ainda segundo Passanezi, o Mais Energia será fundamental para o fortalecimento da economia mineira, possibilitando novos investimentos no estado e criando postos de trabalho.
“Os investimentos trarão muitos benefícios para a população, como mais energia disponível para o crescimento dos negócios, atendendo às demandas do comércio e da indústria, além de conexão de usinas solares e a ampliação do agronegócio, com geração de emprego e renda para os mineiros. Também proporcionará a redução de interrupções de energia para clientes urbanos e rurais, entregará redes mais seguras para evitar acidentes com choque elétrico, além de fontes de energia mais robustas”, destacou o diretor-presidente da Cemig.
O plano prevê ainda o atendimento de todos os municípios com dupla alimentação em média tensão, a construção de 3.100 quilômetros de novas linhas de alta tensão e a substituição de todas as estruturas de madeira de alta tensão ainda existentes por outras de material mais moderno e resistente.
O Mais Energia também visa aumentar a possibilidade de novas conexões de fontes de produção de energia renováveis, como as de usinas fotovoltaicas e eólicas, tornando o sistema de geração cada vez mais robusto e limpo, principalmente neste cenário de crise hídrica em que novas fontes geradoras se fazem extremamente necessárias.
Foco nos mineiros
Os R$ 5 bilhões investidos por meio do Mais Energia integram o maior plano de investimentos da história da Cemig: serão R$ 22,5 bilhões aplicados até 2025 em geração, transmissão e distribuição de energia, geração distribuída e comercialização de gás.
Ao contrário de anos anteriores, esses investimentos têm como foco a melhoria do serviço prestado em Minas Gerais. Apenas no sistema elétrico de distribuição, que atende mais de 8,7 milhões de clientes, serão R$ 12,5 bilhões em investimentos na modernização da rede, de forma a induzir o desenvolvimento econômico em Minas Gerais.
Melhoria contínua
Mesmo antes do lançamento do Mais Energia, os clientes da Cemig já vêm sendo beneficiados com a melhoria contínua do DECi, índice que representa o tempo médio de interrupções no fornecimento de energia. No período de julho do ano passado a junho deste ano, o índice foi de 9,46 horas, abaixo do registrado em 2020, de 9,57 horas e o menor da história da Cemig. Agora, com as novas subestações, a expectativa é que esse índice evolua ainda mais.
As subestações são fundamentais para esse bom resultado. As instalações são reponsáveis por receber a energia gerada em alta tensão pelas usinas e transformar em uma tensão compatível com os grandes centros urbanos e áreas rurais. Dessa forma, fazem a distribuição para os clientes, por meio de circuitos alimentadores nas ruas, avenidas, estradas e nos campos ao longo de todo o estado.
Educação
Mais cedo, em Governador Valadares, o governador se reuniu com educadores e alunos na Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, que retomou as aulas presenciais. O retorno segue todos os protocolos sanitários e recomendações do plano Minas Consciente para retomada segura das atividades, aliada à manutenção dos cuidados para prevenção e controle da covid-19.