Após furto na zona rural, PM prende dupla por furto e receptação
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG), prendeu dois homens, por furto e receptação, após um furto ocorrido na comunidade de Tejuco, zona rural do município.
De acordo com a PM, há alguns dias vem ocorrendo alguns furtos em propriedades rurais na região do 46°BPM, e na cidade de Iraí de Minas, todos com os mesmos modus operandi e também o mesmo veículo utilizado nas ações criminosas.
Nesta data, a PM foi informada através da "Rede de Fazendas Protegidas" de mais um furto com as mesmas características no povoado de Tejuco,
Diante das informações, as equipes Patrulha Rural e Tático Móvel realizaram uma operação de monitoramento e diligência em busca dos suspeitos.
Após intensa busca e cruzamento de informações, os policiais conseguiram chegar até os autores dos crimes, bem como os receptadores do material furtado, recuperando parte dos materiais furtados e logrando exito na prisão dos envolvidos.
Frentista que sofreu acidente na Major Gote não resiste aos ferimentos e morre
A jovem Janayna Siqueira Alves de 28 anos que estava na garupa da motocicleta não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Polícia Militar deslocou no cruzamento da avenida Piauí com rua Major Gote, onde havia ocorrido um acidente de trânsito com vítimas graves.
No local, os policiais militares depararam com uma equipe do Samu e uma equipe do Corpo de Bombeiros socorrendo duas vítimas com ferimentos graves, sendo o condutor e a passageira da motocicleta Honda/CG, cor vermelha. Segundo a testemunha que presenciou o acidente, a motocicleta transitava na rua Major Gote sentido ao centro da cidade, quando avançou o semáforo vermelho vindo a colidir com o veículo VW/Voyage que transitava na avenida Piauí.
Segundo o condutor do Voyage, transitava em seu veículo na avenida Piauí sentido bairro eldorado ao terminal rodoviário, o semáforo ficou verde para ele e continuou seu trajeto, quando o condutor da motocicleta que transitava na rua Major Gote sentido ao centro, colidiu em seu veículo, vindo a perder o controle do veículo, chocando em um poste sem danificar o poste; com o impacto, o condutor da motocicleta caiu em cima do veículo e foi projetado ao solo e a passageira da motocicleta caiu ao solo ficando presa em baixo do veículo entre a roda dianteira lado direito e o assoalho, sendo retirada por testemunhas que estavam no local.
O condutor e a passageira da motocicleta em estado grave, foram socorridos por uma equipe do Samu e levados para o hospital regional, onde foram atendidos pelo médico de plantão, segundo o médico a passageira fraturou a perna direita com risco de amputação, fratura no tórax, esmagamento do abdome e traumatismo craniano sendo encaminhada para o bloco cirúrgico e o condutor teve fratura na perna direita, fratura nas costelas e tórax e esmagamento do abdome. Não sendo possível verificar a versão do condutor da motocicleta e passageira devido seus estados de saúde.
O condutor do veículo Voyage foi submetido ao teste de etilômetro, sendo constatado 0,00 mg/l de ar expelido dos pulmões, já o condutor da motocicleta, devido seu estado de saúde, não foi submetido ao teste.
Motociclista inabilitada fica ferida ao colidir em ambulância que avançou parada obrigatória
Uma motociclista de 29 anos ficou ferida na manhã dessa segunda-feira (13), após colidir em uma ambulância da Prefeitura de Patos de Minas, que avançou uma parada obrigatória no cruzamento da Rua Prefeito Camundinho com Rua Carmo do Paranaíba.
Segundo informações da PM, a condutora relatou que transitava pela Rua Prefeito Camundinho e, ao passar pelo cruzamento com a Rua Carmo do Paranaíba, o condutor da ambulância avançou a parada obrigatória, vindo a motociclista a colidir na ambulância e cair ao solo.
A condutora queixava-se de fortes dores na perna direita e no braço direito. Uma equipe do Samu prestou os primeiros atendimentos no local e, posteriormente, encaminhou a vítima até a UPA.
O condutor alegou que não viu a placa de parada obrigatória, atravessando o cruzamento sem parar, momento em que a condutora da motoneta colidiu na parte frontal de veículo e caiu ao solo. Ainda de acordo com a PM, a condutora da motoneta não possui Carteira Nacional de Habilitação, sendo presa em flagrante delito por dirigir gerando dano.
Covid-19: prefeitura prepara cadastro para vacinar menores de 12 a 17 anos
Ordem de vacinação foi definida pelo Ministério da Saúde e seguida pelo Governo de Minas Gerais
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Minas Gerais inicia, ainda em setembro, o envio de doses contra Covid-19 para vacinação da faixa etária de 12 a 17 anos. As condições para atendimento desse público estão definidas na Deliberação CIB-SUS/MG 3.508, de 3 de setembro de 2021, sendo fixada a seguinte ordem de prioridade:
12 a 17 anos com deficiências permanentes
12 a 17 anos com presença de comorbidades
12 a 17 anos gestantes e puérperas
12 a 17 anos sem comorbidades (público geral)
A definição de quais deficiências e comorbidades são prioritárias é a mesma da etapa de vacinação para adultos, e a Prefeitura de Patos de Minas divulgará novamente essas informações. A novidade é que o adolescente deverá apresentar termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável legal como forma de garantir o recebimento da vacina (documento será disponibilizado para download).
O público de 12 a 17 anos deverá cadastrar-se no Aprova Digital, procedimento a ser liberado ainda esta semana.
Dose de reforço – O início da aplicação da terceira dose está previsto também para setembro, conforme divulgado pelo Governo estadual. O atendimento começará por idosos acima de 70 anos e idosos residentes em Instituição de Longa Permanência (ILPI).
A dose de reforço deve ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), sendo ela de marca diferente do imunizante já recebido, independentemente de qual tenha sido ele.
12º Batalhão de Bombeiros registra 4 afogamentos no Noroeste neste final de semana
Neste final de semana, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável pelos atendimentos na região Noroeste do Estado registrou quatro afogamentos, sendo dois na região atendida pelo 2º Pelotão de Bombeiros de Paracatu e outros dois na região atendida pela 2ª Companhia de Unaí.
O primeiro afogamento foi registrado no sábado (11), no município de Lagoa Grande, onde segundo informações um homem de 57 anos realizava serviço em um sistema de irrigação quando escorregou e caiu dentro do reservatório, tendo em seguida submergido.
Os demais afogamentos foram registrados no domingo (12), sendo um no município de Brasilândia de Minas, onde uma jovem de 21 anos entrou no Rio Paracatu para tirar uma foto e seu cachorro foi atrás, sendo levado pela correnteza. Na tentativa de pegá-lo, a vítima também foi levada pela correnteza, vindo a submergir metros à frente.
Já no município de Arinos, segundo informações, várias pessoas tomavam banho no rio Urucuia quando uma criança começou a se afogar. Um rapaz de 18 anos conseguiu resgatar a criança e veio a submergir após a ação. Já no município de Palmital o afogamento ocorreu na represa de Queimados. Segundo informações a vítima do sexo masculino nadava em um ponto pouco distante da margem quando submergiu.
O aumento da temperatura é um grande atrativo para busca de piscinas, balneários, cachoeiras, locais para se refrescar, mas é preciso tomarmos alguns cuidados para que o momento de lazer não se torne um problema. Outro detalhe a se destacar é a necessidade do uso de equipamentos de segurança, tanto na diversão quanto no trabalho.
Dicas
Escolha do local para nadar
• Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.
• Não ultrapasse faixas e placas de avisos.
• Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.
• Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
Mudança de comportamentos
• Evite nadar sozinho;
• Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;
• Não se afaste da margem;
• Não salte de locais elevados para dentro da água;
• Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
• Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
• Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
• Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos");
• Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
• Não abuse se aventurando perigosamente;
• Não deixe as crianças sozinhas;
• Evite navegar com carga em excesso;
• Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;
• Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.
Procon multa Copasa em mais de R$ 1 milhão por desabastecimento
Prestadora tem até 15 dias para recorrer
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Copasa foi multada em mais de R$ 1 milhão pelo Procon de Patos de Minas nesta segunda-feira (13/9). A ação foi motivada pela desobediência e pelo desabastecimento de água na cidade por parte da companhia. Na sexta-feira, a empresa já havia sido notificada a restabelecer o fornecimento e a responder ao órgão de defesa do consumidor em até 24 horas, mas nenhuma das medidas foi cumprida. O valor da multa é proporcional aos lucros da empresa, baseando-se em relatório da Arsae de 2020.
O não fornecimento de água em muitos bairros locais arrasta-se desde 8 de setembro, quando um acidente automobilístico afetou a parte elétrica das subestações da Copasa e interrompeu a captação de água por mais de dez horas consecutivas. Desde então a prefeitura vem cobrando providências para o problema, uma vez que, por contrato, a companhia deve fornecer a devida estrutura para evitar o desabastecimento em casos semelhantes.
O sofrimento das famílias afetadas tem sido relatado em vídeos e denúncias enviadas ao prefeito Luís Eduardo Falcão e ao Procon por moradores dos bairros Sorriso IV, Nossa Senhora de Fátima, Campos Elíseos e outros. Durante o fim de semana, fiscais do órgão constataram o problema também em bairros como Jardim Esperança, Alto e Chácaras Caiçaras.
“Se a população paga pelo serviço, ela merece recebê-lo em sua totalidade. Se não receber, nós vamos cobrar e continuar cobrando. Sabemos o que a população de Patos merece e iremos até o final”, disse o prefeito Falcão. Já o coordenador do Procon, Rafael Godinho, ressaltou que, como fiscalizador do cumprimento das leis consumeristas, o órgão não pode tolerar tamanha afronta aos direitos dos consumidores. “É descabível o desabastecimento da cidade, ainda mais em tempos de pandemia decorrente da Covid-19, que tem na higienização das mãos com água e sabão uma das principais formas de proteção contra a doença.”
Covid-19: boletim informa 12 novos casos e mais um óbito
Patos de Minas chegou a 17.369 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa segundaa-feira (13/09), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 12 novos casos de Covid-19, com o percentual de cura seguindo acima dos 96%. Foi confirmado o óbito de um homem de 69 anos, ocorrido no dia 6/9.
O boletim informou também que 60 pessoas estão em recuperação domiciliar e 14 pacientes estão internados, sendo 05 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 16.754 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,45% de taxa de cura, e 541 óbitos foram confirmados até o momento.
Ciclista fica ferida ao colidir em caminhonete na Avenida Marabá
Uma ciclista de 41 anos ficou ferida na noite do último domingo (12), após perder o controle da bicicleta e colidir em uma picape. O fato ocorreu na Avenida Marabá, Bairro Bela Vista.
Segundo informações da PM, a ciclista seguia sentido do bairro Alto Limoeiro/ Alto dos Caiçaras. Ao passar próximo de uma lombada, a ciclista perdeu o controle da bicicleta, colidiu lateralmente na caminhonete Fiat Toro e caiu ao solo.
Uma equipe do Samu esteve no local e socorreu a vítima até o PS do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) e, posteriormente à UPA. A ciclista apresentava dores pelo corpo, apresentando um trauma na cabeça, ombro direito e dores no braço direito.
O condutor de 52 anos da Fiat/Toro informou que estava logo à frente da ciclista, sendo que ao se aproximar da lombada, reduziu a velocidade para passa. Nesse momento, a ciclista não diminuiu a velocidade, perdeu a direção da bicicleta e colidiu lateralmente em sua caminhonete.
Prefeitura reafirma que não há confirmação de residentes no município infectados com a variante delta
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Vigilância Epidemiológica, reafirma que, até o momento, não há confirmação de residentes no município infectados com a variante delta. Dois casos que estão sendo atribuídos ao município são, na verdade, de uma mulher de 44 anos e sua filha (2 anos) moradoras do Reino Unido.
Em apuração junto ao Governo de Minas Gerais, constatou-se que as infecções foram notificadas em Patos de Minas, no dia 2/8/2021, porque ambas visitavam parentes na região, tendo a mulher informado o endereço do irmão, que aqui reside. Portanto os casos são importados e não locais.
O período de quarentena da mulher e da filha já foi encerrado, sem intercorrências.
A Epidemiologia ressalta que, como informado em nota anterior, em nenhum momento foi notificada pelo Governo estadual sobre confirmação de variante delta no município. A investigação foi feita por iniciativa de equipes do setor, uma vez que os servidores trabalham com responsabilidade, pautados pela verdade, e têm total interesse em esclarecer qualquer situação que venha a gerar dúvida ou questionamento.
PM Rodoviária aborda motociclista e localiza barra de maconha
A Polícia Militar Rodoviária (PMrv) prendeu um rapaz de 23 anos por tráfico de drogas na tarde dessa segunda-feira (13), durante Operação Rota Segura realizada no km 42 da rodovia MG 190, em Monte Carmelo (MG).
Segundo informações da PMRv, os militares abordaram uma motocicleta e perceberam que o condutor demonstrou bastante nervosismo e inquietação com a presença policial.
Ele foi submetido à buscas, sendo localizada uma barra de maconha prensada em sua cintura. No bolso da calça, os policiais também localizaram duas buchas de maconha e dois pinos de cocaína
As drogas foram adquiridas na cidade de Uberlândia e seriam entregues na cidade de Irai de Minas. O motociclista foi preso em flagrante delito, sendo conduzida à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Patrocínio (MG) para as providências subsequentes ao fato.