Menor suspeito de cometer roubos em sequência tenta sacar revólver e acaba morto pela PM
Um adolescente de 17 anos, suspeito de participar de dois roubos no distrito de Guarda dos Ferreiros, município de São Gotardo (MG) morreu tentar sacar uma arma de fogo durante abordagem da Polícia Militar (PM). Dez pessoas que estavam reunidas na casa onde aconteceu a abordagem foram presas e conduzidas à Delegacia de Polícia Civil em Patos de Minas (MG).
Segundo informações da assessoria de comunicação da 216 CIA PM, logo de manhã ocorreram três assaltos seguidos, cometido mulheres, sendo apontados como autores homens armados com revólver. Diante do fato, a PM realizou diligências para prender os suspeitos. Por volta das 11 horas, os policiais foram verificar uma residência da Rua João Vitalino e, quando se aproximaram, visualizaram 12 pessoas no interior do imóvel.
Ainda de acordo com a PM, os militares determinaram que os suspeitos ficassem em posição de busca pessoal, porém um dos ocupantes da casa, um adolescente de 17 anos, levou a mão na cintura e tentou sacar de um revólver calibre .38, municiado com 6 cartuchos intactos.
Nesse momento, um policial fez um disparo com sua arma, visando resguardar sua vida e dos outros policiais que ali estavam, tendo o disparo atingido o abdômen do adolescente infrator, que caiu ao chão. O adolescente alvejado foi socorrido de imediato, sendo transportado por uma viatura da Policia Militar até o Pronto Socorro Municipal, onde recebeu atendimento, porém veio a óbito após algum tempo.
Durante buscas no interior da casa os policiais militares encontraram mais um revólver calibre .38 carregado com 05 munições intactas. Os dois telefones roubados nos assaltos foram encontrados na casa. Os policiais ainda confirmaram que o adolescente alvejado era o responsável por dois assaltos e um rapaz de 21 anos autor do terceiro assalto.
Prefeitura libera a realização das festas de Santos Reis no município de Presidente Olegário
Reunião foi realizada nesta 5ª feira (28), todas as festas serão realizadas em dois dias do mês de janeiro de 2022.
Fonte: PO Hoje
Pela tradição católica, o dia de Santos Reis é comemorado no dia 6 de janeiro, mas no município de Presidente Olegário os festejos antecedem e é realizado no dia 5, como manda a tradição olegarense e é feriado municipal.
A tradição é de décadas, mas foi interrompida devido a pandemia da Covid-19 com objetivo de evitar aglomerações e os festejos foram cancelados em janeiro deste ano. Nesta quinta-feira (28), o prefeito sargento Rhenys Cambraia reuniu no Salão Vicentino Dionísio Garcia, no bairro Saltador, com representantes das Folias de Reis para deliberar sobre a realização das festas de Santos Reis em janeiro de 2022.
A reunião contou com a participação do prefeito, de capitães de 13 folias de diversas regiões do município, do secretários Guilherme Alves (Assistência Social), César Araújo (Planejamento) e Júlio Reis (vice-prefeito/Agricultura), vereador Branco Teodoro e devotos de Santos Reis.
De acordo com o prefeito sargento Rhenys Cambraia, a autorização para a realização das festas de Reis se deve à redução dos casos confirmados de Covid-19 e ao avanço da vacinação. “Caso estes números tenha crescimento todas os decretos liberando a realização de eventos serão revistos” destacou o prefeito. Ficou acertado entre a Prefeitura e os representantes das folias de Santos Reis, que todas as festividades serão realizadas em duas datas, dias 5 e 8 de janeiro de 2022.
Representantes das folias de Reis presentes: Saltador (capitão Zé Garcia), Matinha (capitão Anestino Ferreira),Capim Branco (capitão Henrique Godinho), Vargem Grande (capitão Zé Severo e Éverton Mendes Pereira), Galena ( capitão Ivo Fernandes/ Jailton Braga), São Vicente de Paulo (capitão Arley Marques Santana), Jacaré da Prata (capitão João Rufino), Vereda Grande (Baltazar da Silva Mendes) e Folia Vicentina (Vinicius Nunes Bertoldo), Água Limpa (José Benedito Simão), Onça (representante Éder Geraldo Pinheiro Cunha – não irá realizar a festa em 2022) e Cricó (capitão Valdir Antônio Luiz).
Vacinação em Presidente Olegário
Foram aplicadas 24.538 doses de vacinas contra a Covid-19 no município de Presidente Olegário. Os dados são da Prefeitura e do Ministério da Saúde.
Das aplicações, 14.099 pessoas já receberam a 1ª dose, 9.881 pessoas imunizadas com 2ª dose/dos única, receberam a Dose de Reforço 529 pessoas (Dose Reforço – idosos e outras pessoas que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única), e foram aplicadas 29 Dose Adicional (Dose Adicional – imunossuprimidos que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única).
Números de Casos em Presidente Olegário
De acordo com o Boletim Epidemiológico publicado nesta quinta-feira (28), Presidente Olegário tem 1.159 casos confirmados, sendo que 1.120 pessoas estão curadas da doença, tem 36 óbitos, 19 casos suspeitos. Três pacientes testados positivos estão em isolamento domiciliar.
Covid-19: boletim informa 6 novos casos sem novas mortes
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Patos de Minas chegou a 17.669 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (28/10), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz seis novos casos da doença, sem registro de novas mortes no sistema. A ocupação de leitos Covid-19 permanece a mesma.
Até o momento, 17.067 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,59% de taxa de cura, e 550 óbitos foram confirmados até o momento.
Criança de 1 ano morre após passar mal no Bairro Alto da Serra
Uma fatalidade foi registrada na manhã dessa quinta-feira (28), na rua Wilson Coelho, bairro Alto da Serra, em Patos de Minas. Uma mãe colocou seu filho para dormir após amamenta-lo e, quando percebeu, já encontrou a criança imóvel.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a mãe contou que seu filho já vinha apresentando problemas de saúde. Inclusive, no dia anterior o SAMU chegou ser acionado na residência para atender a criança.
Na manhã de hoje, a mãe deu de mamar para a criança por volta de 6 horas e, as 8 horas colocou o menino para dormir. Por volta das 10 horas, percebeu que a criança estava fria. Nesse momento, a mulher correu para a rua para pedir socorro.
Policiais militares que estavam em uma viatura que passava pelo local realizaram manobras de desobstrução das via aéreas e acionaram o SAMU. Quando os socorristas chegaram no local constataram o óbito da criança.
Após 66 dias no hospital, lagoense que estava internado por decorrência da covid-19 recebe alta.
Fonte: Noticiário do Cidadão
Desde o dia (21/08) Nicomedes Rodrigues Rosa, de 43 anos, morador de Lagoa Formosa (MG), estava internado em um hospital particular em Patos de Minas, para tratar as complicações causadas pelo novo coronavirus.
O lagoense que batalhou insistentemente pela vida, recebeu alta na manhã desta quinta-feira (28/10) com muitas homenagens de familiares e profissionais de saúde na porta do hospital em que ficou internado por mais de 60 dias.
O irmão “Geraldo Magela” em conversa com a redação do Patos Agora e disse que:
“Nicomedes teve diversas complicações no pulmão, se existe milagre, hoje é a prova viva. O meu irmão após 66 dias recuperando de um pos-covid está voltando para casa. Só temos a agradecer a Deus e a todos os profissionais de saúde desse hospital, e também, às pessoas que rezaram e realizaram doações para ajudar com o tratamento. Agora, ele vai voltar pra casa em Lagoa Formosa e vai se recuperar ao lado da família", contou.
Na sua chegada em Lagoa Formosa, Nicomedes foi recebido no trevo que da acesso à cidade por dezenas de familiares e amigos, que realizaram uma carreata até sua casa.
Homem é preso pela PC suspeito de abusar sexualmente da enteada, em Campos Altos/MG
A informação é que a vítima, de 19 anos, em tese, era molestada pelo padrasto desde os seus 12 anos.
Fonte: TV KZ
Um homem de 47 anos foi preso pela Polícia Civil (PC) de Campos Altos/MG suspeito de abusar sexualmente de sua enteada. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (27) em Campos Altos e fez parte da operação "Tolerância Zero" que investiga o caso.
De acordo com a PC, a denúncia ocorreu no dia 26 de setembro deste ano. A informação é que a vítima, de 19 anos, em tese, era molestada pelo padrasto desde os seus 12 anos.
A vítima disse à polícia que o crime ocorreu por mais de 80 vezes. O homem foi acusado de passar a mão nas partes íntimas da vítima pela madrugada enquanto ela dormia, além de espiá-la tomando banho. O suspeito, contudo, confessou que passou a mão nas partes íntimas dela apenas três vezes.
Com isso a PC de Campos Altos requereu a prisão preventiva do investigado à Justiça, sendo que foi deferida e, hoje, foi desencadeada a operação “tolerância zero” sendo o suspeito localizado e preso. Ele foi encaminhado ao presídio de Araxá/MG.
Segundo o delegado Jeferson Leal, a operação foi denominada “tolerância zero”, tendo em vista, a necessidade da comunidade e as instituições não permitirem que tais fatos aconteçam.
O homem será indiciado pela prática do delito de estupro e estupro de vulnerável, explicou a polícia.
46º BPM recebe viatura doada por produtores rurais através da ACARPA
Na manhã dessa última quarta-feira (27), o Comandante do 46º BPM, Ten Cel Salomão Queiroz Caixeta, acompanhado do Comandante da 87ª Cia PM, Cap Edson Basílio de Oliveira, receberam das mãos do Sr. Osvaldo Ninin, Presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio - ACARPA, as chaves da viatura doada pelos produtores rurais da região, para utilização da Patrulha Rural na sede do Sentinela do Cerrado.
O evento de entrega ocorreu dentro da 29ª Edição do Seminário do Café 2021, realizado pela ACARPA, no Centro Universitário do Cerrado – UNICERP.
O projeto para aquisição da viatura Mitsubishi/ L200 Triton Outdoor consistiu em uma união de esforços para angariar os recursos, os quais são advindos dos produtores rurais, que viabilizassem a compra do veículo 4X4, finalizando o projeto com 100% dos recursos dos produtores rurais.
Graças ao incansável empenho do comando do 46º BPM, apoiado pelos membros da Patrulha Rural, dos produtores individuais e ACARPA, o projeto foi concluído com sucesso e a viatura se encontra toda equipada e disponível para empenho no serviço operacional, para benefício do policiamento de toda comunidade rural.
PM prende homem de 34 anos com mandado de prisão em aberto
A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) prendeu um homem de 32 anos com um madado de prisão em aberto no final da tarde de quarta-feira (27), na Rua Paraná, Bairro Belo Horizonte.
Monte Carmelo Polícia Militar prende autor mediante mandado de prisão.
Segundo informações da PM, a equipe de operações tomou conhecimento dos alvos a serem visitados como medidas de prevenção a homicídios.
Em consulta a um dos alvos, os policiais constataram que foi expedido um mandado de prisão preventiva para o autor, por crime praticado em confronto a Lei Maria da Penha.
Foi iniciada uma operação Batida Policial, e após levantamentos diversos os policiais conseguiram localizar e prender o autor, o qual foi apresentado na delegacia de plantão.
Governo de Minas anuncia a maior expansão do Ensino Médio em Tempo Integral da história do estado
Com a ampliação, em 2022, Minas Gerais passará a contar com o total de 601 escolas de EMTI, localizadas em 344 municípios. Serão disponibilizadas cerca de 97 mil vagas
Fonte: Agência Minas (foto: Marco Evangelista/Imprensa MG)
A educação em Minas Gerais está dando mais um importante passo no desenvolvimento do futuro dos jovens com o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). A partir do próximo ano, o estado dará o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas. Serão 210 novas escolas, que se juntam às atuais 391 unidades que já disponibilizam o EMTI, chegando à marca de 601 escolas de EMTI em 2022.
Com a expansão, no próximo ano, serão oferecidas cerca de 97 mil vagas na modalidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27/10), no evento “Construindo seu futuro - Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, diretores de escolas e parceiros na implementação do programa em Minas Gerais. Na ocasião, também foi lançado o livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros”.
O governador Romeu Zema destacou os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, como a reforma de cerca de 1.200 prédios escolares, aumento no repasse para a merenda escolar e investimentos na troca do mobiliário, além da regularização do pagamento dos salários e das férias-prêmio.
“Tudo isto demonstra nosso cuidado com a educação. Com a expansão do ensino em tempo integral, estamos propiciando um futuro melhor para os alunos, aumentando as chances de conseguir um emprego, de passar em um vestibular. Vamos fazer muita diferença na vida destas pessoas, que agora passam a ser 97 mil alunos”, afirmou o governador.
Reformas e mobiliário novo
Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, o número de escolas que agora passam a atender em tempo integral e o número de vagas disponibilizadas foram multiplicados em oito vezes após o início da atual gestão estadual. Ela também ressaltou que as escolas estão mais preparadas, com mais conforto e segurança para professores e estudantes.
“Dispusemos recentemente de um recurso adicional de R$ 800 milhões para aquisição de mobiliários e equipamentos escolares, estamos concluindo mais de 1.200 reformas de escolas. Então a situação de infraestrutura das nossas escolas está muito diferente do momento em que recebemos, estamos cada vez com uma estrutura melhor”, afirmou a secretária.
Programa
O programa tem o compromisso de promover a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens. A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas. A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, dando ao estudante um leque de opções após o encerramento do seu percurso.
Desde o início desta gestão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), vem investindo na ampliação da Educação Integral no Ensino Médio. De 77 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022, das quais 149 oferecem a modalidade Profissional.
Expansão
No próximo ano, serão 210 novas escolas estaduais a disponibilizar esse tipo de ensino. Elas estão localizadas em 166 municípios mineiros, dos quais 126 terão, pela primeira vez, pelo menos uma unidade de ensino da rede estadual que conta com a iniciativa. Das novas escolas, 51 vão oferecer o EMTI Profissional e 159 o EMTI Regular.
“Toda a criação de cada curso depende muito de como é o setor produtivo local de cada região do nosso estado, o que vai nos dar bem mais segurança para o processo de empregabilidade ao fim do ensino médio”, afirmou a secretária Julia Sant’Anna.
No Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.
Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como: Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.
As inscrições poderão ser feitas do dia 17/11 até 10/12/2021. Os estudantes já podem consultar no site www.querointegral.com.br/MG as escolas que oferecem o EMTI. Outras informações sobre o processo serão divulgadas pela SEE nas próximas semanas.
Desenvolvimento
A diretora da Escola Estadual Haydée de Souza Abreu, em Timóteo, Isaura Rocha de Carvalho, destacou a importância do ensino integral na formação dos jovens.
“A educação tem o poder de mudar as pessoas, a cultura, e quando o aluno aprende a se conhecer, a trabalhar o projeto de vida, é muito bacana. Quantos jovens não têm projeto para a vida dele? Ali ele é orientado, acompanhado pela equipe desde o acolhimento. Ele se sente parte da escola”, afirmou.
A aluna Isabela Augusta, de 19 anos, participou do ensino médio integral em sua escola em Belo Horizonte e, segundo ela, a escolha pelo modelo se deu pelo leque de oportunidades que teria após a formação.
“Ingressei no ensino médio integral em busca de respostas para o crescimento pessoal e também intelectual, porque ele não abrange apenas as áreas que compõem o nosso currículo, ele nos proporciona muito além disso. As aulas de projeto de vida e estudos orientados são perfeitas”, afirmou.
Livro
O livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros” é uma publicação que conta um pouco da trajetória de reestruturação e a expansão do EMTI nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. O livro foi organizado pelo Itaú Educação e Trabalho, Sebrae, Instituto Sonho Grande, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Natura, alguns dos importantes parceiros da SEE/MG na construção e fortalecimento do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais.
O capítulo 1 traz um panorama dos desafios e detalha o que foi realizado e o porquê dessa política. No capítulo 2, encontram-se procedimentos, caminhos e soluções coletivas para o desenho e a implementação das ações, incluindo a rede de parceiros. Já o capítulo 3 apresenta a concepção de currículo com componentes articulados e a convergência de modelos e métodos e traz um olhar especial para a formação docente. Por fim, o capítulo 4 mostra um resumo gráfico das ações executadas durante esse complexo processo de construção conjunta.
Empreende PO: prefeitura oferece capacitação gratuita para empreendedores do setor alimentício
Evento é uma parceria com Senac, Sebrae e Sala Mineira de Empreendedorismo.
Fonte: PO Hoje
A Prefeitura de Presidente Olegário está oferecendo uma oportunidade gratuita de capacitação para empreendedores do setor alimentício: o “Empreende PO”.
O projeto “Empreende PO” é para auxiliar a população do município de Presidente Olegário, por meio de cursos e consultorias, para alavancar negócios, ou para dar suporte aqueles que desejam empreender.
De acordo com a Prefeitura o objetivo é contribuir para o crescimento dos pequenos negócios e discutir os principais temas relacionados ao setor nestes tempos de pandemia da Covid-19.
A Prefeitura organiza o evento através das secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura e Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac -, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MG – e Sala Mineira de Empreendedorismo.
O evento será realizado entre os dias 3 e 17 de novembro, de forma presencial obedecendo os protocolos de prevenção a Covid-19. O atendimento da Carreta-Escola será na Praça Santa Rita, onde fica localizada a quadra do bairro Barro Preto. (cursos, data e horário no final da reportagem)
As vagas são limitadas, com 20 participantes por curso e os interessados com 18 anos ou mais, devem ser inscrever na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social “antiga prefeitura” de 8h às 17h, nesta quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), ou pelo WhatsApp 34 3811 10 32.
Além da realização de cursos do Empreende PO, a programação contará consultoria financeira, gestão de seu negócio, show gastronômico (apresentações artísticas), de fanfarra, distribuição de mudas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), dentre outras.
Curso gratuitos oferecidos para população
Dia 3 de novembro
12h às 17h – Confecção de Lancheira Saudáveis
18h às 22h – Sanduíches Fitness
Dia 4 de novembro
12h às 17h – Confecção de Marmitas Fitness
18h às 22h – Preparo de Conservas
Dia 5 de novembro
13h às 19h – Salgados para lanchonetes
Dia 8 de novembro
13h às 17h – Técnicas Básicas para preparo de Bolo de Aniversário
18h às 22h – Técnicas Básicas para preparo de Bolo de Aniversário
Dia 9 de novembro
13 às 17h – Técnicas Básicas para preparo de Bombons e Trufas
18 às 22h – Técnicas Básicas para preparo de Bombons e Trufas
Dia 10 de novembro
12h às 17h – Técnicas Básicas para preparo de Bolo de Aniversário
18h às 22h – Técnicas Básicas para preparo de Bolo de Aniversário
Dia 11 de novembro
13h às 17h – Técnicas Básicas para preparo de Bombons e Trufas
18h às 22h – Técnicas Básicas para preparo de Bombons e Trufas
Dia 12 de novembro
12h às 17h – Confecção de Lancheira Saudáveis
18h às 22h – Hamburgueres Artesanais
Dia 13 de novembro
12h às 17h – Confecção de Marmitas Fitness
18h às 22h – Sanduíches Fitness
Dia 16 de novembro
12h às 17h – Hamburgueres Artesanais
18h às 22h – Preparo de Conservas
Dia 17 de novembro
13h às 19h – Salgados para Lanchonete