Unipam topo-vestibular

Polícia Militar prende três pessoas por furto de bicicleta

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) apreendeu três menores na manhã de sábado (04), por furto de uma bicicleta. O fato ocorreu na Rua Sete de Setembro.

Segundo a PM, a vítima relatou que deixou sua bicicleta em frente seu local de trabalho por volta das 8h e, ao retornar por volta das 13h, percebeu que ela havia sido furtada.

A guarnição policial verificou câmeras de segurança próximas ao local e foi constatado o furto por três autores. Os policiais realizaram buscas e conseguiram localizar os menores, os quais confessaram o delito, sendo a bicicleta recuperada.

 

Jovem baleado dentro de boate em Patos de Minas tem morte cerebral; cinco suspeitos chegaram a ser detidos

Crime foi registrado na madrugada de sábado (4) na boate Liverpool durante a festa Baile do Dj Roca.

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Feed do PatosAgora

O jovem Carlos Henrique Maciel Domingues, de 20 anos, atingido com um tiro na cabeça em uma boate em Patos de Minas, teve morte cerebral confirmada na manhã de domingo (5). Entre os suspeitos da ação estão dois jovens de 18 e dois de 19 anos, além de um adolescente de 17, que foram detidos.

A ocorrência foi registrada na madrugada do último sábado em uma boate localizada na Avenida Juscelino Kubitschek no Bairro Planalto. A vítima era ex-namorado de uma das suspeitas do crime, de 18 anos. A outra pessoa de 18 anos, também classificada como suspeita, é o atual companheiro dessa jovem. Os outros três são amigos que estavam os acompanhando na festa.

Após ter sido atingido, o rapaz chegou a ser levado até o Hospital Regional da cidade, mas acabou tendo a morte cerebral confirmada. Agora, a família decidiu doar os órgãos dele e, após a retirada, ele será levado ao Instituto Médico Legal (IML).

"Isso é um ato de caridade da família e do paciente que faleceu. Ele vai ajudar com órgãos sólidos, seis pessoas, com o coração, o fígado, o pâncreas, os dois rins, além das duas córneas", detalhou o médico Silvério Leonardo Macêdo.

O crime

Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a ocorrência no sábado e, chegando ao local, primeiro ouviu as testemunhas. Entre elas uma segurança, que informou que teve contato com o adolescente de 17 anos, que pediu a ela para sair do local rapidamente para deixar uma blusa de frio em um carro, porém, a segurança não o deixou ele sair em um primeiro momento.

Outro segurança viu a cena e também um jovem de 18 anos chegando ao local e dizendo que “hoje iria pegar o Carlinho”, se referindo à vítima. Contudo, disse para a polícia que "não deu muito crédito ao que ele disse, pois, aparentava estar alterado, alcoolizado ou drogado”. Além disso, relatou que mesma fala de “pegar o Carlinho” foi dita pelo adolescente de 17 anos.

Consta ainda na ocorrência, que em um determinado momento esse adolescente saiu correndo do local e voltou sem ser revistado, com a blusa na mão. Momentos depois, houve os disparos e um dos suspeitos viu o menor de idade sair correndo.

No boletim de ocorrência também há informação que no momento do crime a atual namorada da vítima estava na balada, mas na hora do tiro havia ido ao banheiro. Em depoimento ela disse que teve problemas com a ex-namorada dele, por questões de ciúmes.

Um amigo da vítima estava perto no momento do crime. Ele contou aos militares que ouviu os barulhos e viu o suspeito de 18 anos saindo correndo do local.

Homem é preso após se identificar como policial e mostrar arma de fogo para segurança de festa

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Serra do Salitre (MG) na noite de sábado (04), suspeito de se identificar como policial militar e mostrar uma arma de fogo para o segurança de uma festa. A pistola calibre 9mm foi apreendida.

Segundo informações da PM,  durante Operação Natalina a PM desencadeou uma Batida Policial no distrito de Catiara, após receber uma denúncia de que um indivíduo teria se identificado como policial na portaria de uma festa particular.

O autor teria levantado a camiseta com uma das mãos e mostrado de forma ostensiva uma arma de fogo tipo pistola, acoplada no coldre na região da cintura. 

Diante da denúncia, a equipe deslocou até o local indicado onde havia várias pessoas reunidas confraternizando. Após levantamentos o suspeito foi identificado e abordado. Ao ser questionado se pertencia a algum órgão do Sistema Integrado de Defesa Social, o autor negou e disse que foi apenas uma brincadeira que fez com os seguranças da festa, acrescentando que não mostrou nenhum documento de identificação naquela ocasião.

Realizada a vistoria do veículo do abordado, foi localizado embaixo do banco do motorista uma pistola calibre 9mm, municiada com quatro munições intactas. O autor confirmou que a arma de fogo o pertencia e que ela é registrada no seu nome, porém, não portava o documento de registro.

Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma e munições apreendidas.

PM aborda veículo e localiza pistola, munições e grande quantia em dinheiro

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Guimarânia (MG) apreendeu na madrugada de domingo (05) uma pistola, um carregador, 19 munições e mais de 11 mil reais em dinheiro. Um homem de 29 anos foi preso.

Segundo informações da PM, durante patrulhamento na Operação Natalina, a PM visualizou um indivíduo conduzindo um VW Gol, bastante conhecido no meio policial e denunciado pela prática de tráfico de drogas.

Diante da situação de suspeição, os militares realizaram acompanhamento do suspeito para que este fosse abordado em local seguro e de menor possibilidade de evasão.

Após a realização de vistoria, foi localizado dentro do veículo do abordado uma alta quantia em dinheiro, no valor de R$11.165,00, além de uma pistola, um carregador e 19 munições calibre .380.

Diante exposto, o autor foi preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente, com os materiais apreendidos.

Polícia Militar prende homem por posse ilegal de munições

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) na noite de sábado (04), por porte ilegal de munições. Os policiais também apreenderam um cigarro de maconha com o suspeito.

Segundo informações da PM, durante a realização da Operação Natalina a equipe Tático Móvel desencadeou operação batida policial na Rua Silvestre Moreira, Bairro Santa Terezinha.

Durante os trabalhos, foi procedida a abordagem a um indivíduo em situação de suspeição, alvo de diversas denúncias de tráfico de drogas, sendo localizado um cigarro de maconha dentro de sua boca.

Diante da situação de suspeição, foram realizadas mais diligências e os militares localizaram 49 munições cal .22. na posse do infrator.

Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante delito e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com o material localizado.

 

Candidatas a Rainha Nacional do Milho 2022 são apresentadas em solenidade no Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

Segunda 06/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde do dia 3 de dezembro de 2021, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas apresentou para a sociedade patense as três candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho.

Brenda Ap. Roque Ribeiro, Bruna Rodarte de Camargo, Júlia Campos Silveira, Maria Fernanda Leão e Tamiria Rodrigues Silva foram as cinco pré-candidatas à coroa que passaram por um intenso treinamento na Escola de Rainhas, cujo objetivo é preparar as belas moças ao cargo de representante da mulher patense. Após o período de aprendizado, Bruna, Júlia e Maria Fernanda foram escolhidas em uma solenidade ocorrida na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Responsável pelas escolhas, os jurados analisaram as candidatas que irão para a etapa final do concurso que elegerá a representante da beleza e da cultura do povo patense.

O concurso, que tradicionalmente ocorre durante a realização da grandiosa FENAMILHO, movimenta as moças da cidade que sonham em se tornar rainha e representante da nossa rica cultura. Tivemos uma pausa de dois anos na realização da festividade e estamos com grande entusiasmo e esperança para retomar a celebração das riquezas culturais do nosso povo em 2022.

As três candidatas esbanjam beleza e simpatia e se tornaram, nesta tarde, parte de um legado cultural que vem sendo construído há mais de seis décadas. Conheça as candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho:
Bruna Rodarte de Camargo

Graduanda do 6º período do curso de Engenharia Civil, Bruna tem 21 anos, é Miss Patos de Minas 2019, e já concorreu ao título de Miss Minas Gerais, onde ficou em 4º lugar na competição. Além disso, ela também representou lindamente a região do Triângulo Mineiro no concurso Miss Brasil.

A candidata a Rainha Nacional do Milho é muito ligada à sua família e amigos, e gosta passar seu tempo livre assistindo séries e lendo bons livros. Sua paixão por histórias vai além da ficção, já que adora passar um tempo ouvindo a trajetória de pessoas mais velhas.

Uma jovem que afirma não tolerar injustiças e que busca viver a vida sob um olhar de respeito e empatia.

Júlia Campos Silveira

Júlia é uma dedicada aluna do 8° período do curso de Medicina Veterinária. Aos vinte e quatro anos, gosta de estar em contato com o ambiente rural e atua como trainee na área de qualidade de leite e consultoria de vendas em uma importante empresa do agro em Patos de Minas.

Gosta de estar com a família, amigos e namorado e aproveita seu tempo livre na fazenda, em contato direto com os animais. Júlia também é uma amante de viagens e atividades físicas que contribuam com o equilíbrio do corpo e da alma.

Uma moça que, apesar de jovem, entende o valor do trabalho e almeja se tornar uma mulher independente, reconhecida por sua dedicação à sua profissão.

Maria Fernanda Leão

A Candidata Maria Fernanda Leão é uma ex-bailarina de 20 anos. Vencedora do prêmio de Melhor Bailarina da Unidance em 2012, a jovem conquistou o 2° lugar do concurso de Miss Minas Gerais Infantil e teve a honra de ser selecionada para a Joffrey Ballet School, em Nova Iorque, por dois anos consecutivos.

Muito ligada a ações de solidariedade, Maria Fernanda é integrante do grupo ‘’Amigos que Ajudam’’ da nossa cidade, cujo objetivo é arrecadar suprimentos para oferecer apoio a famílias em vulnerabilidade social.

Dona de uma grande fé, Maria Fernanda gosta de aproveitar seu tempo livre assistindo bons filmes, frequentando restaurantes e viajando. Preza por passar momentos especiais com sua família que muito orgulha com sua dupla aprovação no curso de Medicina.

Após discussão, homem atira e mata dono de bar em Tiros

Segunda 06/12/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O proprietário de um bar morreu após ter sido alvejado por disparos de arma de fogo na Avenida Vice Prefeito Vicente Paulo de Melo na cidade de Tiros.

De acordo com informações Flávio deu entrada  no hospital municipal  por volta das 05h:30min já sem vida com seis perfurações no tórax provenientes de disparo de arma de fogo.

Flavio era proprietário do “Annas Bar e entrou em discussão com o autor de 44 anos devido a uma ficha de alimentacao/bebida no valor de R$5,00 reais, e também supostamente o autor havia passado a mão em uma das filhas da vitima, sendo então expulso do bar pelo segurança do local.

Após um tempo o autor voltou e efetuou um disparo de arma de fogo atingindo Flavio no tórax, vindo a evadir do local em um Fiat Uno de cor cinza. Foi repassado a PM que na estrada que liga Tiros a comunidade de Revolto/Sobradinho havia um Fiat Uno tombado com as rodas para cima, se tratando ser o veiculo do autor. Foi realizado patrulhamento nas imediações bem como nas fazendas vizinhas no intuito de localizar o autor, porém até o momento sem êxito.

Na residência do autor foram apreendidos cartuchos deflagrados e recarregados calibre 32 e material de recarga. O veículo capotado que foi utilizado no crime foi apreendido.

O corpo de Flavio Gomes de Moura foi encaminhado ao IML de Patos de Minas e liberado logo em seguida para família. O crime comoveu toda a cidade, pois Flávio era muito conhecido e querido pela população.

 

Homem fica gravemente ferido em acidente na LMG-740 em Lagoa Grande

Segunda 06/12/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um grave acidente foi registrado na noite deste domingo(05/12) no km 24 da rodovia LMG-740, município de Lagoa Grande/MG  envolvendo o veículo GM/CORSA WIND, cor prata, placa de Vazante/MG.

O veículo saiu da pista e chocou-se contra uma árvore existente na faixa de domínio da rodovia.

O veículo era ocupado pelo motorista de 41 anos e duas passageiras de 17 anos e 15 anos. Eles tiveram ferimentos e foram socorridos para o Hospital Municipal de Lagoa Grande. As passageiras tiveram ferimentos leves e o motorista teve ferimentos graves, sendo que ele, devido a gravidade foi transportado posteriormente inconsciente para o Hospital Regional em Patos de Minas.

Uma das passageiras declarou que eles seguiam pela rodovia, sentido cidade de Lagoa Grande para Vazante, que em determinado momento, o veículo saiu da pista para o lado direito, que o condutor girou o volante tentando voltar o veículo para pista, e que nesse momento, ele voltou para a pista, mas saiu novamente para o lado esquerdo e chocou-se contra uma árvore existente na faixa de domínio.

O veículo estava devidamente licenciado e o condutor estava devidamente habilitado.

Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica

Expectativa do governo é beneficiar mais de 11 milhões de pessoas

Segunda 06/12/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou nesta semana a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias de baixa renda. Atualmente, são 12,3 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa e a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Conforme a Aneel, os critérios para a concessão de benefícios não mudaram. Podem receber a Tarifa Social de Energia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

A principal mudança é que, a partir de janeiro de 2022, as famílias que se enquadrem nos critérios para recebimento do benefício, mas que ainda não estejam cadastradas serão incorporadas por meio do cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras de energia. O cadastramento automático ocorrerá mensalmente.

A tarifa traz descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para famílias que consomem até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Acima dos 220 kWh/mês o custo da energia é similar à dos consumidores que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores. As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês, de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês, de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh. Para indígenas e quilombolas que consomem acima dos 220 kWh/mês o custo é similar à dos consumidores sem o benefício.

Segundo a Aneel, ninguém será descadastrado com a nova regra. Só deixará de receber o benefício quem deixar de atender aos critérios previstos na lei ou não fizer as atualizações cadastrais do Ministério da Economia.

Problemas
Uma família pode ser impedida de se cadastrar na tarifa se ninguém da casa tiver o nome na conta de luz recebida por mês. Nesse caso é preciso procurar a distribuidora local e regularizar as informações.

Se a família estiver com o endereço desatualizado no CadÚnico também é preciso fazer a regularização. Para receber o benefício não pode haver ligação irregular de energia, também conhecido como “gato”.

Mais da metade dos maiores de 18 anos consomem bebidas alcoólicas

Dado é de pesquisa do Instituto Brasileiro do Fígado

Segunda 06/12/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) ao Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade consomem bebidas alcoólicas, sendo que 32%, ou seja, um em cada três indivíduos, consomem semanalmente. Desses, 44% consomem mais de três doses por dia ou ocasião e nesse grupo 11% consomem acima de dez doses por dia. A dose padrão à qual a pesquisa se refere é a de 14 g de álcool puro, o que corresponde a 45 ml de destilado, ou 150 ml de vinho ou a uma lata de cerveja.

Realizado em setembro, o levantamento revelou ainda que entre aqueles que afirmam consumir de uma a duas doses de álcool por dia ou ocasião, as mulheres (42%) consomem mais do que homens (32%) e mais do que a média nacional (37%), assim como pessoas acima de 60 anos de idade (52%). Segundo a pesquisa, à medida que aumenta o consumo por dia, diminui a faixa etária, sendo de 10% e 12% entre pessoas de 18 a 59 anos de idade, contra 5% entre os maiores de 60 anos de idade.

Entre os brasileiros que consomem três ou mais doses de bebida por vez, 44% são homens, percentual que sobe para 49% entre os homens nas classes AB. A maioria dos entrevistados acredita que o consumo frequente de álcool lidera o ranking de causa tanto do câncer de fígado quanto da cirrose, mas a maioria (56%) negligencia sua saúde quando afirma nunca ter feito exame para avaliar dano do fígado relacionado ao consumo de álcool.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Fígado, Paulo Bittencourt, não existe limite de segurança para o consumo, já que a sensibilidade ao álcool é individual. Entretanto, de modo geral, para pessoas sem doença hepática, o consumo moderado, que é de 14 doses para homens por semana, ou sete doses para mulheres por semana, pode ser considerado seguro. Para aqueles que têm algum tipo de doença ou gordura no fígado o indicado é não consumir.

“Mesmo aquelas pessoas que bebem apenas aos finais de semana, conhecidos como bebedores sociais, têm risco duas vezes maior de cirrose, quando seguem o padrão de consumo caracterizado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como bebedor pesado episódico (BPE), isto é, mais de quatro e cinco doses de álcool por ocasião, respectivamente para mulheres e homens”, diz o instituto.

Segundo o instituto, apesar dos riscos, a maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não desenvolverá cirrose e câncer de fígado, porque para isso, além do uso abusivo do álcool existe susceptibilidade individual, fatores genéticos e ambientais, tais como doença hepática subjacente, obesidade e diabetes que aumentam o risco de dano hepático pelo álcool.

Paulo Bittencourt alertou ainda para o fato de que o excesso de consumo de bebida alcoólica, ou a popularmente conhecida como ressaca, não pode ser contrabalançado com chás, produtos rotulados como detox ou medicamentos chamados hepatoprotetores, porque essas medicações não oferecem proteção ao fígado contra os efeitos nocivos do álcool.

“A recomendação é pelo consumo moderado e consciente, dentro dos padrões considerados como mais seguros, para quem não tem doença hepática. Entretanto, para quem passou ocasionalmente do limite, é importante compensar o uso abusivo com abstinência de álcool nos dias subsequentes, beber bastante líquido e se alimentar de forma adequada. O uso de analgésicos pode potencializar seus efeitos hepatotóxicos associado ao uso de álcool”, explicou o especialista.

Para diagnosticar a saúde do fígado, o recomendado é que sejam feitos exames de avaliação de enzimas hepáticas (sangue) disponíveis nas redes pública e privada em todos os indivíduos que façam consumo abusivo de álcool, mesmo aqueles com padrão de bebedor pesado episódico.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe @tudosobrefigado nas redes sociais ou pelo site da Ibrafig.