Unipam topo-vestibular

PM de Patrocínio realiza reunião com os gerentes e representantes das agências bancárias da cidade

Sexta 03/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã da última terça-feira, na Sede do Quadragésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar, foi realizada uma reunião com gerentes e representantes da Rede Bancária da cidade de Patrocínio e da Policia Militar.

O objetivo da reunião foi para que juntos, instituições  financeiras e PMMG, por meio da Seção de Operações da Unidade, possam desenvolver ações preventivas no enfrentamento de Golpes e de Fraudes envolvendo operações bancárias que causam prejuízos aos clientes e instituições financeiras.

Na ocasião foram tratadas das diferentes formas utilizadas por estelionatários para ludibriar as vítimas.

Os representantes das instituições financeiras aproveitaram para reforçar o alerta a comunidade sobre os seguintes aspectos:

- Os bancos não enviam funcionários em residência para buscar cartões ou para regularizar situação bancária;
- Os bancos não realizam negociação por telefone ou Whatsapp e nem solicitam dados pessoais, fotos de documentos ou senhas, mesmo que a pessoa esteja em negociação  com determinado banco,;
- Antes de realizar o pagamento de boletos, peça ao caixa para confirmar se o credor é de fato quem você deseja pagar;

Após a reunião, o Comandante do 46º BPM, Ten Cel Caixeta, agradeceu as ilustres presenças dos representantes das Instituições financeiras e reafirmou o compromisso da PMMG em buscar soluções e desenvolver ações para que Patrocínio seja cada vez mais segura.

PRF em Patos de Minas prende homem portando revólver e pistola

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), prendeu um homem de 38 anos por porte ilegal de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (02), na BR 365, município de Patos de Minas (MG).

Segundo informações, o suspeito viajava em ônibus de empresa autorizatária e transportava em sua bagagem de mão, um revólver calibre 32 e uma pistola 6,35mm com carregador, além de dez munições calibre .32, nove munições calibre 6,35mm e dezenove cartuchos calibre 12 gauge.

O indivíduo relatou que comprou o armamento e munição na cidade de Pontal (SP) e levaria até Livramento de Nossa Senhora Aparecida (BA), onde as revenderia. Ele alegou não haver comprador específico.

O indivíduo foi preso e encaminhado para polícia judiciária em Patos de Minas.

Covid-19: boletim de hoje traz apenas um novo caso

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 17.755 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (02/12), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz apenas um novo caso de Covid-19, sem confirmação de óbito.  A cidade continua sem pacientes em UTI em razão da doença.

Até o momento, 17.192 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,82% de taxa de cura, e 551 óbitos foram confirmados até o momento.

Covid-19: Patos de Minas alcança 100% do público estimado para vacinar

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas já convocou toda a população de 12 anos ou mais para a primeira dose contra a Covid-19, abrangendo 129.049 pessoas até quarta-feira (1º/12). Esse número representa 100,03% do público nessa idade, estimado em 129 mil pessoas. Atualmente quase 90% da população vacinável receberam as duas doses.

Desse total, cerca de nove mil vacinas foram aplicadas em menores de idade, que já começaram a receber a D2 da Pfizer em razão de o intervalo mínimo ter sido reduzido para 21 dias. A previsão é que, até meados de dezembro, todos os adolescentes sejam convocados para completar o esquema vacinal.

A administração da terceira dose, agora com intervalo de cinco meses e aberta para todos com 18 anos ou mais, também avança na cidade. Até o fim do ano, a totalidade das pessoas com 60 anos ou mais será chamada para recebê-la. O balanço fechado ontem informa que mais de 20 mil pessoas já estão com o reforço em dia na cidade. 

Crianças – Ainda não há no Brasil vacina contra a Covid-19 aprovada para menores de 12 anos. A farmacêutica Pfizer já pediu autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não terminou o prazo de avaliação do órgão regulador. Dessa forma, não se pode aplicar nenhum imunizante contra o coronavírus em crianças residentes no país.

– Consulte AQUI o calendário de vacinação até 12/2/2021.

Ciclista de 30 anos sofre ferimentos graves ao ser atropelado na MG 230

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

A equipe da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros de Patrocínio (MG), juntamente com a equipe do Samu, atenderam um atropelamento na rodovia MG 230, próximo ao Bairro Carajás, no final da tarde de ontem (01). A vítima sofreu ferimentos graves e teve que ser transferida para a UFU, em Uberlândia (MG).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima que trabalha como pedreiro, estava voltando do serviço em sua bicicleta quando foi atropelada pelo veículo Ford Fiesta. O veículo seguia sentindo zona rural.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), efetuou os primeiros atendimentos a vítima, que precisou ser entubada ainda dentro da unidade móvel e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.

No entanto, devido à vítima ter sofrido traumatismo craniano encefálico, politraumatismo, e apresentar respiração irregular, foi transferido pelo Samu para o Hospital de Clínicas de Uberlândia. O motorista, de 57 anos, do Ford Fiesta não se feriu.

 

Estado e parceiros promovem a cozinha mineira como patrimônio cultural

Projeto é coordenado por Secult, Iepha-MG e Instituto Periférico

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Em celebração aos 301 anos de Minas Gerais, o Governo dá mais um passo importante para o reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio cultural. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e o Instituto Periférico apresentam, nesta sexta-feira (3/12), ações do “Inventário da Cozinha Mineira”. O evento será no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, às 16h.

O Inventário da Cozinha Mineira será composto pelo dossiê e por ações de salvaguarda e proteção da cozinha mineira. Nesse sentido, serão realizados estudos com a cadeia produtiva e afetiva da cultura alimentar mineira e também com relação ao conhecimento já sistematizado sobre o tema.

Além da entrega do dossiê, o inventário prevê o desdobramento dos resultados da pesquisa em publicações que vão ajudar a promover a história, a diversidade e os protagonistas dos sabores e saberes da comida mineira. Vídeos, livretos, e um repositório digital na internet, incluindo também ações de capacitação como seminários e oficinas virtuais, para agentes culturais e turísticos, e palestras em escolas públicas são algumas ações propostas.

“A Cozinha Mineira e todo o imaginário nela contido representam um diferencial para o posicionamento turístico de Minas Gerais e fortalecem a identidade cultural de todos os territórios do estado. A cozinha é um dos principais exemplos do que a promoção da transversalidade entre turismo e cultura pode fazer: fortalece a autoestima das pessoas envolvidas em sua cadeia produtiva, dá oportunidade para a inclusão econômica e traz à luz dois dos principais traços da mineiridade, que são o bem fazer e o bem receber”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A proposta de reconhecimento como patrimônio cultural integra o Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira. A iniciativa é um importante instrumento para a articulação de políticas públicas e parcerias envolvendo gastronomia, cultura, turismo e desenvolvimento econômico, lançada em fevereiro deste ano pelo Governo de Minas.

O caminho a ser trilhado segue exemplos de países como França, México, e o conjunto de sete países europeus banhados pelo Mar Mediterrâneo, que projetaram suas gastronomias no cenário internacional seguindo esta trajetória.

Etapas do dossiê

O dossiê será produzido em três fases simultâneas e complementares. Dois documentos técnicos vão fornecer subsídios para a construção da proposta de reconhecimento. O primeiro apresentará a metodologia de trabalho e a fundamentação teórica sobre o conceito de cozinha mineira, primordial para a inclusão dos bens a serem estudados.

O segundo traz a proposta e os mecanismos de participação e validação da sociedade no processo de reconhecimento e salvaguarda da cozinha mineira. O projeto prevê a formação de um comitê composto por pesquisadores, especialistas, grupos e instituições setoriais da cultura alimentar, e por comunidades e/ou indivíduos detentores de práticas e saberes ligados à cozinha.

Os estudos conceituais e as recomendações técnicas vão orientar as pesquisas interdisciplinares, empíricas e documentais sobre o conjunto de bens culturais que constituem a cultura alimentar tradicional de Minas Gerais. Nesta etapa, o inventário vai levantar e analisar os registros de bens realizados pelos municípios do estado, promover encontros com os públicos de interesse e produzir o mapeamento territorial e afetivo do universo que compreende as dimensões da culinária regional.

A equipe de pesquisadores, liderada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, será formada por historiadores, antropólogos, sociólogos, comunicadores, produtores, gastrônomos e nutricionistas, entre outros, além de contar com a participação das comunidades nos territórios estudados.

A iniciativa tem o patrocínio da Gerdau, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), firmada por meio de acordo de cooperação entre o Iepha-MG e o Instituto Periférico.

Queijo

Na mesma data (3/12) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem a Minas Gerais para comemorar, ao lado do Governo de Minas, a revalidação dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal”, inscrito no Livro dos Saberes do Iphan, como Patrimônio Cultural do Brasil.

O projeto “Queijo Artesanal, saberes e sabores mineiros”, em fase final de tramitação na Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebeu patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de Araxá, uma das seis regiões que serão visitadas para o levantamento de aspectos históricos, culturais, turísticos e técnicos sobre os modos de fazer do queijo.

Instituto Periférico

O Instituto Periférico é uma organização social civil, sem fins lucrativos, que atua no empreendedorismo social criativo por meio da realização de projetos e programas de cultura, educação, turismo e patrimônio. Criado em 1999, possui ampla experiência na gestão de parcerias público-privadas.

Serviço

Lançamento dos projetos inventário da Cozinha Mineira e Queijo Minas Artesanal

Data: 3/12/2021 (sexta-feira)

Horário: das 16h às 17h30

Local: Jardim do Palácio da Liberdade - Avenida Cristóvão Colombo, Funcionários - Belo Horizonte (MG)
 

Governo de Minas lança banco de vagas para mulheres vítimas de violência

Entidades e órgãos de assistência à mulher poderão cadastrar currículos na ferramenta A Vez Delas e identificar vagas disponibilizadas por empresas parceiras

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Feed do PatosAgora

O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (1/12), em evento realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o projeto Banco de Empregos – A Vez Delas, uma plataforma digital de promoção de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica no estado.

O programa foi criado a partir da Lei 23.680/2020 e estimula empresas a disponibilizarem vagas de emprego voltadas para o público feminino, criando um banco on-line de oportunidades, em que entidades e órgãos que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres poderão cadastrar currículos das atendidas interessadas em ingressar no mercado de trabalho.

O governador Romeu Zema participou da cerimônia e assinou o protocolo de intenção com os demais órgãos e entidades parceiras na implantação do projeto. 

"Fico imensamente satisfeito de implementar um programa tão bonito como este no estado, que vai resgatar dignidade e que vai, com toda certeza, ser uma ferramenta enorme a favor dessas pessoas que sofrem violência doméstica. Vejo aqui algo extremamente importante, órgãos do estado trabalhando em conjunto, o que demonstra que juntos nós podemos muito mais, e é o que nós queremos", destacou o governador.

Ele acrescentou ainda que acredita no sucesso do programa e que acompanhará a implantação de perto. "Posso dizer, por experiência própria, que pessoas que precisam se empenham muito mais no emprego. Com toda certeza, o projeto será um sucesso", disse.

Mobilização de parceiros

A Vez Delas é o primeiro projeto sobre empregabilidade de mulheres em âmbito estadual no país. No Brasil, há outras duas experiências similares, porém, em âmbito municipal, no Distrito Federal e na cidade de São Paulo. Minas é o primeiro estado a executar um programa deste tipo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, comemorou a ação, que foi construída por meio de parcerias e não conta com aporte financeiro do Estado. O objetivo é oferecer autonomia para que essas mulheres gerem sua própria renda e rompam com o ciclo de violência em que se encontram.

"A mulher, hoje vítima de violência doméstica, tem dificuldade de romper esse ciclo por conta do medo do agressor e por falta de recursos. Diante disso, nós reforçamos a rede de enfrentamento à violência doméstica para encarar o medo. Estamos dando esse passo extremamente importante para contribuir para a liberdade financeira e a independência dessas mulheres", explicou a secretária.

Empresas e instituições interessadas em se associar ao banco de empregos devem acessar o site do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), ligado à Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), que coordena a iniciativa. O endereço está disponível em https://serdh.mg.gov.br/avezdelas. O trabalho já está em fase de mobilização em todo o estado para cadastro de parceiros.

Oportunidades

A Vez Delas conta com as parcerias do Instituto Avon, por meio da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra mulheres e meninas, com a CDL/BH e seus filiados, além de órgãos públicos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Minas Gerais.

“Lamentavelmente, em pleno século XXI, nossa sociedade ainda não conseguiu superar esta triste realidade, que é a violência contra a mulher. Oferecer a essas pessoas uma oportunidade de emprego e, consequentemente, de independência financeira é uma das saídas para que o ciclo de agressões seja rompido. E, felizmente, diversos estabelecimentos de todos os portes já demonstraram interesse e disponibilidade para abraçar essa causa tão nobre”, reforçou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Minas trabalha para reforçar segurança sanitária contra febre aftosa

Balanço da Seapa na Assembleia Legislativa aponta também a modernização da legislação dos queijos artesanais e o desempenho do agronegócio mineiro

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Minas Gerais foi o melhor avaliado, junto com o Mato Grosso, entre os estados que integram o Bloco 4 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, conduzido pelo Ministério da Agricultura em todo o país. Também fazem parte desse grupo Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Esse resultado e o balanço das atividades do Sistema Estadual da Agricultura, formado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA) foram compartilhadas pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, em audiência na Assembleia Legislativa nessa terça-feira (30/11).

“A expectativa é que a retirada seja anunciada em abril do ano que vem”, afirmou Ana Valentini, em referência à esperada dispensa de vacinação contra febre aftosa a partir de 2023. A transição do status sanitário de Minas Gerais para “estado livre da doença sem vacinação” fortalecerá toda a cadeia produtiva da bovinocultura de corte no estado, abrindo mercados internacionais, agregando valor à produção e contribuindo de forma significativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro.

Agronegócio

Durante a apresentação, também teve destaque o bom desempenho do agronegócio mineiro em 2021. O valor das exportações alcançou US$ 8,66 bilhões, de janeiro a outubro, registrando crescimento de 20,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. “Na década de 1970, o país era importador de alimentos. Imagina como seria o enfrentamento da pandemia nesta condição. Atualmente, o nosso setor do agronegócio é um exemplo de competência e de produtividade para o mundo”, avaliou a secretária.

Com o objetivo de potencializar ainda mais o comércio internacional, a Seapa promoveu 18 eventos, no formato on-line, de promoção comercial e de exportação de produtos e serviços do agro mineiro, além de edições virtuais de Conexão Tecnológica, ciclos de Hub de Inovação Aberta e seminários de avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para o setor rural.

Regularização fundiária

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia foram entregues 1.442 títulos de regularização fundiária neste ano. Com previsão inicial de distribuição de 1.000 títulos este ano, a secretaria vai superar a meta em 50%, com a entrega de mais de 1,5 mil títulos, ainda em 2021. 

A secretária também abordou as próximas ações do programa. “Em novembro, realizamos um chamamento público para a seleção de municípios com interesse em participar do Programa Estadual de Regularização Fundiária de terras devolutas rurais. As localidades selecionadas neste ano serão contempladas com a política pública a partir de 2022”, detalhou.

Programa de Aquisição de Alimentos

Neste ano, mais de 2,3 mil agricultores familiares comercializaram seus produtos in natura aos municípios, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea. A iniciativa é executada pela Seapa com o apoio da Emater-MG. A produção é doada pelo Executivo municipal às instituições socioassistenciais locais, como creches, asilos e hospitais. Até setembro deste ano, a aplicação de recursos havia alcançado R$ 9,2 milhões, beneficiando 284 entidades assistenciais em 122 municípios mineiros.

Queijos artesanais

Vários avanços na legislação beneficiaram os produtores mineiros de queijos artesanais, a exemplo da portaria que reconheceu o município de Alagoa e a região da Mantiqueira de Minas como produtoras de queijo artesanal. O Jequitinhonha também foi identificado como região produtora do queijo Cabacinha.

A secretária Ana Valentini também destacou a presença da produção do estado na Expoqueijo Brasil 2021, realizada em Araxá. Os queijos mineiros receberam 66 medalhas, do total de 118 premiaçõe,s no Araxá International Cheese Awards, concurso que fez parte da programação do evento e que contou com a participação de mais de 800 queijos de vários estados brasileiros e de outros países.

Outros resultados

Durante a audiência, também foram apresentadas as principais ações das vinculadas. A Emater-MG levou assistência técnica a cerca de 258 mil agricultores familiares, além da elaboração de 9,6 mil projetos de créditos rural, no valor total aproximado de R$ 719 milhões. A Epamig gerou 43 tecnologias agropecuárias e agroindustriais que propiciam melhorias do sistema de produção, como as cultivares de café resistentes ao nematoide Meloidogyne paranaenses, em processo de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de estudos técnicos do Queijo Minas Artesanal.

Em 2021, o IMA registrou 62 novos estabelecimentos processadores de produtos de origem animal, além de investir em mais de 10 mil análises laboratoriais. O instituto ambém teve  participação efetiva nas ações de vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica que ocorreu no estado. Já no Programa de Certificação do Governo do Estado (Certifica Minas), executado pela Seapa em parceria com as vinculadas, foram emitidos 1.254 certificados. 

Prefeitura publica edital de processo seletivo simplificado

Será formado cadastro de reserva para futuros contratos temporários da rede municipal de ensino

Quinta 02/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas publicou, nesta quarta-feira (1º/12), o Edital nº 14/2021 destinado à seleção de candidatos para a formação de cadastro de reserva para a Secretaria de Educação. As inscrições serão realizadas apenas no formato on-line, pelo endereço eletrônico selecao.semed.patosdeminas.mg.gov.br, do dia 6 a 10 de dezembro.

Os interessados podem inscrever-se para mais de um cargo, de acordo com a habilitação que possuem, sendo imprescindível a apresentação dos documentos comprobatórios das informações curriculares no ato da convocação. Estão previstos no processo seletivo cargos de educador infantil, professor da educação básica (da educação infantil e do ensino fundamental – anos iniciais e finais), professor apoio, inspetor escolar, supervisor educacional, secretário escolar, intérprete educacional de Libras, nutricionista, motorista, rondante e auxiliar de serviços (para atuar em escolas do meio rural).

O processo de seleção será realizado por meio de análise de currículos, cujo objetivo é avaliar o perfil dos candidatos a partir da experiência profissional e do nível de escolaridade devidamente comprovado conforme a função temporária a que concorrem. 

Vale ressaltar que todas as informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, por isso é muito importante que os interessados conheçam todos os detalhes do edital. Para ler o documento na íntegra, clique aqui.

PM de Patrocínio prende dupla por tráfico de drogas

Quinta 08/12/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Dois jovens, de 19 e 20 anos, foram presos pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) na tarde de hoje (08), por tráfico de drogas.

Segundo a PM, durante patrulhamento no bairro Eneas, a guarnição policial avistou dois indivíduos em local conhecido pela mercancia de entorpecentes. Estes ao avistarem a viatura saíram em fuga, sendo perseguidos e contidos.

Durante as buscas foram encontradas onze porções de substância semelhante a maconha. Os autores foram presos e conduzidos para delegacia de Patrocínio, juntamente com os materiais apreendidos: 11 buchas de maconha, 04 munições.22, 01 réplica, 01 tesoura, 01 faca, 01 capa de colete e embalagens para drogas.