Prefeitura divulga comunicado para atendimento de casos de dengue e covid-19
As unidades de saúde da família abaixo listadas recebem demanda espontânea de casos de covid-19 ou dengue suspeitos ou confirmados das 17h às 22h, de segunda a quinta-feira. até 30/06/22:
-Itamarati (Av. Tomaz de Aquino, 2.310)
-Nova Floresta (Praça Leão Tolentino de Casto, S/N)
-Padre Eustáquio (Rua Bariris, 338)
-Sebastião Amorim (Rua Deusdete Amaro Teixeira, 38)
Isso quer dizer que, durante o dia, cada paciente deve procurar sua USF de referência, mas, das 17h às 22h, pessoas com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19 e dengue que apresentam sinais leves têm a opção de procurar qualquer um dos locais acima citados.
O atendimento com o médico clínico nas USFs é tanto para adultos quanto para crianças, ocorrendo toda a assistência necessário a todos os grupos.
A UPA é referência de atendimento para casos moderados e graves. Em julho, novo programa da Saúde entra em vigor para também atender casos suspeitos de Covid-19 e outras doenças.
Chance de morte por covid-19 é cinco vezes maior para não vacinados
Secretaria de Estado de Saúde volta a destacar relação entre a vacinação e a probabilidade de internações e óbitos
Fonte: Agência Minas
As chances de morrer vítima da covid-19 em pessoas não vacinadas chegam a ser cinco vezes maiores que as de quem tomou a primeira dose de reforço (terceira dose) da vacina contra a doença. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24/6). Na oportunidade, foram apresentados dados sobre a situação da pandemia no estado, das demais doenças respiratórias e das campanhas de imunização.
Hoje, o total de casos confirmados em Minas Gerais é de 3.572.319 desde o início da pandemia, em março de 2020. De lá para cá, 62.015 pessoas morreram por causa do coronavírus. Segundo o boletim apresentado nesta sexta-feira, nas últimas 24 horas foram 14.029 casos confirmados e 99 óbitos. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, hoje ainda há dados represados por conta do feriado prolongado de Corpus Christi, na semana passada e também por causa da instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, que chegou a ficar fora do ar.
“Temos um aumento de casos de covid-19, mas muito longe do que vivenciamos em janeiro e fevereiro com a ômicron. Vamos lembrar que estamos vivendo, de novo, um aumento de casos da sazonalidade, mas vinculados à ômicron ou alguma subvariante dela, mas nossa curva de óbitos ainda é muito baixa. Estamos cada vez com uma menor relação entre casos, internações e óbitos, fruto do sucesso da vacinação”, destacou o titular da pasta. “Nós esperávamos esse aumento sazonal, não estamos vivendo uma quarta onda por uma cepa nova, o que estamos vivendo agora é um aumento de casos respiratórios comum desta época. Há uma expectativa de que o pico dessas doenças respiratórias, especialmente das crianças, já passou. A gente percebe que mesmo com essa queda a gente tem alguns casos mais graves de crianças vinculados a outras doenças”, ressaltou Baccheretti.
Apelo
Após apresentar esses dados, o secretário de Saúde de Minas Gerais destacou que, apesar de a letalidade da covid-19 ter diminuído com a variante ômicron, a relação da vacinação com a probabilidade de mortes é evidente.
“A proporção da população não vacinada em relação a quem tomou pelo menos a primeira dose de reforço (terceira dose da vacina): nós estamos falando em cinco vezes mais chances de essa pessoa ir a óbito. Então, quem não tomou a vacina, a chance de morrer é muito maior do que quem tomou pelo menos a primeira dose de reforço. Em quem não tomou a dose de reforço a proporção é quase três vezes maior. Vale sempre falar isso. Temos que tomar o primeiro reforço e o segundo reforço (quarta dose) que está garantido a partir de 40 anos. A pessoa que não tomou a vacina está correndo um risco de pelo menos cinco vezes a mais de morrer da covid-19. Não tem motivo para não tomar a vacina”, enfatizou.
O secretário ainda destaca quem a proporção ainda é maior quando se fala nas chances de ser hospitalizado por causa da doença. “Quem não tomou nenhuma vacina tem uma chance muito maior, cerca de oito vezes maior de se internar por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Nós temos a principal arma, que é a vacina, e pessoas que insistem em não se vacinar. Quem não tomou pelo menos a primeira dose de reforço tem uma chance três vezes maior de internar. Não achem que tomar apenas duas doses é o suficiente, nós temos que buscar o reforço”, aconselha Fábio Baccheretti.
Desafio
Houve uma melhora nos índices de vacinação em Minas Gerais nos últimos meses. Em maio, dos 853 municípios mineiros, 260 apresentavam cobertura vacinal da dose de reforço contra a covid-19 superior a 70%. Em junho, já são 351 municípios que alcançaram esse índice. Em relação às crianças, mais de 70.26% receberam a primeira dose da vacina, mas a segunda dose pediátrica foi aplicada em 44.91%. O secretário de Saúde de Minas explicou o trabalho da pasta para melhorar cada vez mais os índices nos municípios.
“Nós temos um desafio muito grande. Primeiro, contradizer as fake News, dizer que a vacina é segura. Esse é um ponto muito importante. Você pode levar a vacina até a criança, mas o pai não quer vacinar com medo de fake news. Nosso papel é desfazer essas notícias, e também levar a vacina para o dia a dia. As pessoas não estão parando o que estão fazendo para ir tomar a vacina. Estamos buscando a vacinação em praças, rodoviárias, shoppings e escolas, para que as pessoas façam o mínimo esforço para tomar sua vacinação. Ajudou no sarampo, ajudou na gripe e está ajudando na covid-19. Estamos fazendo isso de forma insistente, até chegar na nossa meta”, explicou. “Nós nunca atingimos metas de vacinação de forma fácil, mesmo antes da covid, mas as fake news cresceram com ela. Existem os grupos anti-vacina e, hoje, com as redes sociais, isso se dissemina muito rápido. É muito difícil combater isso no dia a dia, mas é a estratégia que a gente vem usando”, pontuou.
PM entrega doações arrecadadas na Campanha do Agasalho
A Polícia Militar realizou ontem (24) a entrega de agasalhos, cobertores e roupas arrecadados na Campanha do Agasalho para entidades sociais e famílias necessitadas em Patrocínio (MG).
Com a chegada do inverno, a Polícia Militar, realizou a Campanha do Agasalho, nos 23 municípios da 10ª RPM. Tal iniciativa decorre dos valores institucionais, especialmente o da dignidade da pessoa humana.
A partir do dia 15 de junho, na área do 46ºBPM, 60 pessoas, de diversas famílias necessitadas, foram beneficiadas com roupas, agasalhos e cobertores. T
ambém foram distribuídos roupas e travesseiros para a Casa do Idoso Recanto São Vicente, cobertores para pessoas em situação de rua, e aproximadamente 150 peças de roupas e agasalhos para o CRAS Wilson Moreira Nelis, coordenado pela senhora Sônia, que vai encaminhar para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Estelionatário é preso após deixar comerciante no prejuízo em Patrocínio
Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) na última sexta-feira (25) pelo crime de estelionato. Ele teria cometido o mesmo crime diversas vezes no comércio da cidade.
Segundo a PM, o autor solicitava mercadorias via o telefone em uma loja de materiais de construção utilizando o nome de terceiro, induzindo o vendedor ao erro e assim auferia a vantagem indevida. O autor cometeu o crime nos dias 17, 20 e 22 de junho, dando um prejuízo de R$1924,00 em mercadorias na loja.
Já na data de ontem (24), o autor novamente solicitou mercadoria em nome de um terceiro, cliente do comércio. Contudo, o vendedor estranhando a quantidade de pedidos e sempre retirados por terceiros desconhecidos realizou contato e confirmou que o verdadeiro cliente não realizou nenhuma compra nesta data ou em data anterior.
Que passado algum tempo um indivíduo chegou a loja e informou que foi buscar a mercadoria. Em conversa com o vendedor ele relatou que quem pediu para buscar os produtos estaria no bairro Eneas aguardando seu retorno.
Assim, o vendedor deslocou até o local indicado e encontrou o autor, o qual ao perceber o funcionário evadiu correndo a pé, sendo abordado na Alameda dos Pinheiros. Diante dos fatos autor preso e conduzido até a Depol de plantão.
Vítima de maus tratos, cão se recupera, é castrado e microchipado
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O caso do vira-lata Fred exemplifica uma das funções do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas: acolher animais vítimas de maus-tratos e oferecer a eles a assistência necessária até que estejam recuperados e aptos para encontrar novo lar.
Antes de serem disponibilizados para adoção, são castrados e agora microchipados, exatamente o que ocorreu com o Fred nessa quinta-feira (23/6). Resgatado pela PM de situação vulnerável no fim de abril, o cãozinho foi cuidado e tratado pelo CCZ, evoluindo satisfatoriamente.
Depois de dois meses, o cachorro está saudável e à procura de novo tutor. Quem tiver interesse em ter o Fred como animal de estimação, pode entrar em contato com a Zoonozes pelo telefone 3822-9624. Mas é adoção responsável, certo?
Sobre as responsabilidades do CCZ, é importante explicar que ser abrigo para animais não está entre elas, embora muitas pessoas tenham essa visão. A função principal do órgão é monitorar a proliferação de doenças transmitidas por cães, gatos, roedores, morcegos e outras espécies, as chamadas zoonoses.
Mas lá não recolhe cães e gatos de rua? Se forem saudáveis, NÃO! Esse recolhimento só ocorre no caso de animais agressores, vítimas de maus tratos ou comprometidos com alguma doença infecciosa.
A nova política de Manejo Populacional de Cães e Gatos não preconiza a construção de espaços para abrigá-los, mas sim o controle reprodutivo (castração) e o estímulo à posse responsável para gradativamente reduzir a população de rua. A microchipagem também faz parte das políticas públicas mais modernas para diminuir o abandono e, consequentemente, o número de animais vivendo em situação de rua.
Vaca foge do Parque de Exposições e invade supermercado em Carmodo Paranaíba
Uma vaca entrou em um supermercado no Bairro Santa Cruz, em Carmo do Paranaíba (MG) no final da manhã desta sexta-feira (24). Ninguém ficou ferido.
Um vídeo mostra quando um homem utiliza uma corda para dominar o animal, já deitado no chão do estabelecimento. Segundo informações, a novilha fugiu do Parque de Exposições de Carmo do Paranaíba, que fica nas proximidades do supermercado.
O funcionário do parque, após dominar o animal, utilizou um caminhão para transportar a vaca de volta para o Parque de Exposições.
PM realiza palestra de prevenção às drogas em Patrocínio e Serra do Salitre
Dentre as atividades de comemorações da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, celebrada de 19 a 26 de junho, os militares 2º Sgt Fernando Alves e Sd Pablo realizaram palestras nas escolas: Estadual de Serra do Salitre e na Escola Amir Amaral em Patrocínio/MG.
O público alvo foram os alunos do ensino médio e seus respectivos professores. O tema proposto foi o seguinte: “Minhas escolhas, meu futuro”.
Logo, a instrução teve como objetivo principal fazer os adolescentes a refletirem sobre as suas decisões, frisando sobre riscos e possíveis consequências advindas de uma escolha errada.
Dengue: boletim informa 165 novas notificações
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Patos de Minas teve mais 165 notificações de dengue em comparação ao último informe (publicado em 15/6). Os casos confirmados chegam a 2.471, sendo 11 neste mês de junho.
Os dados mostram que o município caminha para a fase final da epidemia, mas não quer dizer que os cuidados contra o Aedes aegypti devam diminuir. Pelo contrário! Esteja sempre alerta e não deixe água parada.
Conservatório realiza homenagem a Galdina Corrêa da Costa Rodrigues
A apresentação musical celebra o centenário de nascimento da patrona da instituição
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O Conservatório Municipal está preparando uma noite muito especial para homenagear o centenário de Galdina Corrêa da Costa Rodrigues. Artistas como Villa-Lobos, Piazzolla, Telemann e Carlos Gomes são alguns dos nomes que terão composições interpretadas pelo Grupo de Música de Câmara, formado por professores que lecionam na escola. A apresentação acontece no dia 13 de julho, às 20h, no Teatro Municipal Leão de Formosa.
“Galdina fez história em nosso município como professora de música e musicista na Catedral de Santo Antônio. Sua atuação rendeu-lhe a homenagem póstuma de dar nome ao Conservatório Municipal. Portanto celebrar o centenário de seu nascimento é mais uma forma de mostrar reconhecimento pelo trabalho desempenhado por ela”, declarou o diretor da instituição Stênio Caixeta.
A Homenagem ao Centenário de Galdina Corrêa da Costa Rodrigues tem Mário Reilli na direção musical e Stênio Caixeta na direção geral. A performance será dos integrantes do Grupo de Música de Câmara do Conservatório: Tiago Caixeta (violino), Holmes Molinari (flauta transversal), Raquel Lima (piano) e Mário Reilli (violoncelo). A apresentação conta ainda com participação de Stênio Caixeta (violão) e Márcia Soares (soprano).
O ingresso para participar do evento é um litro de leite. A troca pelo bilhete de entrada pode ser realizada até o dia da apresentação, devendo ser feita no Teatro Municipal de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Toda a arrecadação será destinada ao Banco de Alimentos de Patos de Minas.
A homenageada – Filha de Osório Corrêa da Costa e Joana Ermelinda Guimarães, Galdina Corrêa da Costa Rodrigues nasceu no dia 31 de julho de 1922 em Santa Rita de Patos, atualmente Presidente Olegário. Junto com os pais, veio para Patos de Minas, deixando aqui o seu legado, principalmente, devido à atuação na área educacional.
Aos 21 anos de idade, casou-se com Anicésio Rodrigues da Silva com quem teve cinco filhos: José Eustáquio Corrêa Rodrigues, Antônio Lucas Corrêa Rodrigues, Natal Vicente Corrêa Rodrigues, Maria Beatriz Corrêa Rodrigues e Marília Rosana Corrêa Rodrigues.
Galdina dedicou-se ao ensino de música e trabalhou, inclusive, na formação de outras educadoras. Exerceu a docência durante 35 anos, atuando nas escolas Marcolino de Barros e Professor Antônio Dias Maciel. Foi também musicista na Catedral de Santo Antônio, onde tocava órgão. A professora dominava a arte de diferentes instrumentos musicais, como piano, acordeon e violão, e era especializada em canto orfeônico (regência de corais).
Segundo Maria Beatriz, Galdina foi uma mulher que sempre esteve na vanguarda de seu tempo. “Interessada pela formação das pessoas de maneira integral, caridosa, paciente e resiliente. Ela era forte e destemida, extremamente vanguardista, não tinha medo de enfrentar coisas e mundos. Na educação, por exemplo, lutou pela inclusão de pessoas com deficiência, pois acreditava que todos tinham direito de estudar. Possuía inteligência acima da média e de seu tempo e sempre foi muito ciente de seus múltiplos papéis para seu próprio crescimento, dos seus filhos e da sociedade patense.”
A educadora faleceu em 12 de fevereiro de 1987, aos 64 anos, deixando grande contribuição no que tange à educação musical no município. Em 1995, foi homenageada por meio da Lei nº 4.040 que denominou Galdina Corrêa da Costa Rodrigues o Conservatório Municipal de Música de Patos de Minas. A instituição recebeu o nome da musicista por ter como missão os mesmos propósitos de integridade e responsabilidade que ela carregou consigo e, é claro, pela sua enorme dedicação e apreço à música e ao canto orfeônico.
Motociclista fica ferido em acidente no Bairro Nova Floresta
Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta sexta-feira (24), no Bairro Nova Floresta, em Patos de Minas (MG).
Segundo informações, o motociclista seguia em uma Honda CG 125 pela Rua Vereador Filadelphio José da Fonseca e, ao passar pelo cruzamento com a Rua Alzino Martelo, colidiu em um Ford Scort que teria avançado a parada obrigatória.
Com o impacto da batida, o motociclista foi projetado e caiu ao solo. Uma equipe do SAMU compareceu ao local e socorreu a vítima à Santa Casa de Misericórdia com escoriações pelo corpo.