Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Patrocínio
Os militares do Corpo de Bombeiros e a equipe do GEPMOR foram acionados na noite desta segunda-feira ()127 para um atropelamento na rua Nazaré Fernandes dos Reis, bairro Padre Eustáquio, em Patrocínio.
Segundo informações o ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus do transporte coletivo. A vítima foi identificada como Josafá Leite Macedo de 56 anos natural de Montes Claros.
Quando os militares chegaram ao local, o ciclista estava inconsciente, sendo socorrido ao Pronto Socorro Municipal, no entanto, não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito.
A perícia foi acionada e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Bombeiros localizam veterinário que estava desaparecido em Sacramento
O número de emergências 193 da cidade de Sacramento recebeu na noite desta segunda-feira (27) um chamado dando conta de que havia uma pessoa que desaparecera na zona rural da cidade após ter saído de manhã em uma caminhonete.
Segundo informações, o senhor I.B.M.C., de 75 anos, que é um conhecido médico veterinário da cidade de Sacramento havia saído com uma caminhonete modelo Fiat Toro por volta de 09h00m sentido zona rural da cidade. O mesmo pretendia voltar até a hora do almoço, porém até as 22h35m quando os Bombeiros foram acionados ainda não havia chegado de volta em casa.
De imediato foi feita uma força tarefa envolvendo Guarda Civil de Sacramento, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar para que fossem procedidas buscas nos prováveis caminhos que a vítima passaria.
As buscas que estavam sendo feitas por três guarnições mistas dos órgãos de segurança pública da cidade foram temporariamente suspensas por volta de 04h30m por dificuldade de visibilidade e foram retomadas assim que amanheceu.
Já nos primeiros minutos da manhã de hoje, por volta de 07h45m, terça-feira (28) o veículo foi localizado por militares da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros de Sacramento, em um local de difícil acesso próximo a uma estrada vicinal da cidade.
A vítima, I.B.M.C., que tem dificuldades de locomoção, foi localizado fora do veículo, consciente e orientado, aparentando hiportermia leve a cerca de 150 metros do local e sem ferimentos aparentes. Foi resgatado e levado até a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, onde foi prontamente atendido pela equipe de plantão.
Copasa informa interrompimento no abastecimento de vários bairros de Patos de Minas
A Copasa informa que, para corrigir um vazamento na rede de distribuição de água que passa na rua Emídio de Souza, em Patos de Minas, o abastecimento para os bairros Alto dos Caiçaras, Alvorada, Barreiro, Caramuru, Cerrado, Laranjeiras, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Padre Eustáquio, Rosário, Santa Helena e Sorriso foi interrompido, emergencialmente, na manhã desta terça-feira (28).
Desde o início desta manhã técnicos da Companhia trabalham para regularizar a situação. A estimativa é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, na tarde de hoje (28).
A Copasa conta com a compreensão dos moradores e recomenda que seja evitado o desperdício de água para preservar o acesso a todos.
Condutor perde controle de veículo, bate em carros estacionados e capota na Av. Afonso Queiroz
Um condutor perdeu o controle de um veículo Fiat Palio, colidiu em dois carros estacionados e capotou. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), na Av. Afonso Queiroz, Bairro Sebastião Amorim.
Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor de 67 anos disse que seguia pela avenida sentido Centro, momento que perdeu o controle direcional do veículo e colidiu contra um Fiat Uno e um Fiat Toro que estavam estacionados.
Em seguida, o Pálio capotou. O condutor sofreu escoriações na mão e recusou atendimento médico.
Agentes de combate a endemias realiza multirões em vários bairros de Patos de Minas
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Época de frio, começo de inverno, mas os cuidados contra a dengue não podem parar. Por isso, apesar de as chuvas terem cessado, agentes de combate a endemias continuam realizando mutirões para recolher materiais inservíveis em bairros de nossa cidade.
Na última semana, as ações aconteceram no Lagoinha, Nossa Senhora Aparecida e Copacabana. A quantidade de materiais descartados de forma inadequada é muito grande: são sacolinhas plásticas, latas, garrafas, lixo doméstico e uma série de outros itens que podem ser criadouros do mosquito.
Portanto não é hora de descuidar! Embora circule menos quando a temperatura cai, o Aedes aegypti continua por aí. Além disso, os ovos do mosquito são extremamente resistentes, podendo permanecer intactos por meses, mesmo em situações desfavoráveis. Com a chegada das chuvas, basta ficarem imersos em água para, em poucos minutos, eclodirem, dando origem a um novo ciclo do mosquito.
A luta contra o mosquito deve continuar não importa a estação do ano. E aí, você está fazendo a sua parte?
Rede Coop Patos de Minas realizará o evento Dia de Cooperar no Parque Municipal do Mocambo
A responsabilidade social está no DNA das cooperativas, bem como dos membros em que as compõem, privilegiando o bem-estar comum e a busca pela construção de um mundo mais justo e igualitário. Esse conceito permeia as atividades do cooperativismo. O movimento alinhado ao 7º princípio cooperativista – interesse pela comunidade - tem como proposta cuidar das pessoas, das regiões onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente, fomentar a sustentabilidade e realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiencias de voluntariado e solidariedade.
A mobilização faz parte do escopo da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Nesse sentido, com o objetivo de comemorar o dia do Cooperativismo junto a comunidade a Rede Coop Patos de Minas, através das 13 cooperativas (Consórcio Central Grupo Cooperativo – CCGC, Cemil, Coopatos, Cooperal, Cooperpluma, Fecoagro Leiteminas, Frigopatos, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Sicredi, Suinco, Unicred e Unimed Patos de Minas), parceiros Unipam, Conserbrás e Prefeitura Municipal de Patos de Minas realizarão um evento social no Parque Municipal do Mocambo, no dia dois de julho, das 8 horas às 12 horas.
Será uma manhã de sábado com muito lazer e descontração para toda a família. Vai ter recreação infantil, degustação, dicas de saúde e bem-estar e uma programação especial.
Evento: DIA C
Local: Parque Municipal do Mocambo
Data: 02/07/2022
Horário: 08h às 12h
TJMG inaugura novas instalações do fórum de Presidente Olegário
Edificação foi reformada e ampliada para permitir melhoria da prestação jurisdicional
Fonte: TJMG
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou, nesta segunda-feira (27/6), as novas instalações do Fórum Deiró Eunápio Borges, da Comarca de Presidente Olegário, na região Noroeste de Minas. A solenidade de entrega da reforma e da ampliação da edificação foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o ouvidor adjunto do TJMG, desembargador Wanderley Paiva; o prefeito de Presidente Olegário, Rhenys da Silva Cambraia; o presidente da Câmara Municipal de Presidente Olegário, vereador César Júnior Batista; o diretor do foro de Patos de Minas, juiz José Humberto da Silveira, representando o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o promotor de justiça da Comarca de Presidente Olegário, Bruno de Almeida Rossi; o juiz de Patos de Minas, Joamar Gomes Vieira Nunes; e o advogado Baltazar Xavier da Cunha, representando a subseção da OAB de Presidente Olegário.
Em discurso, o presidente Gilson Lemes citou o líder político da África do Sul e ganhador do Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, que disse: “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”.
“Penso que essa breve e inspiradora frase de Nelson Mandela nos fala em especial sobre seguir, superando as pedras do caminho e as nossas fragilidades, para que possamos conquistar horizontes que só poderemos alcançar se não permanecermos estagnados na mesmice ou paralisados pelo medo”, afirmou.
Momentos de colheita
O presidente Gilson Lemes falou ainda sobre o desafio que assumiu, há dois anos, quando tomou posse, juntamente com os demais membros da direção da Casa. “Juntos, mergulhamos nessa tarefa desafiante, com muito entusiasmo e vigor e, a cada dia, e mais e mais, colhemos os frutos desse trabalho comprometido e incansável”, pontuou.
De acordo com o presidente do TJMG, a entrega das obras de reforma e ampliação das instalações do fórum de Presidente Olegário é um desses momentos de colheita, que, por isso, lhe trazem muita satisfação. “Juntamente com a entrega oficial desta obra, está sendo escrita mais uma importante página da história desta comarca, que em 25 de setembro irá completar 67 anos de instalação”, ressaltou.
O presidente Gilson Lemes afirmou que a iniciativa se insere no compromisso assumido por ele de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e ambientes mais adequados e dignos a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e jurisdicionados. Ele lembrou que 30 novos fóruns foram inaugurados em sua gestão e vários outros encontram-se em construção.
"Um fórum não é uma edificação qualquer. Ele representa, na paisagem da cidade, um espaço emblemático, para onde as pessoas se dirigem trazendo em seu íntimo, muitas vezes, grandes angústias e sentimentos de injustiça e de direitos desrespeitados. Aqui, elas precisam se sentir acolhidas, e precisam enxergar simbolicamente, na solidez, na organização e na infraestrutura deste espaço, a força que o Judiciário representa para a sociedade. Sua edificação precisa transmitir valores como dignidade, funcionalidade, modernidade, organização, sustentabilidade e inclusão", disse.
O presidente Gilson Lemes observou então que não é possível se perder de vista que "o acesso à Justiça é um direito fundamental do ser humano, sendo imprescindível para o combate às desigualdades, para o fortalecimento da democracia e da cidadania e, consequentemente, para a almejada paz social."
"Garantir esse acesso, em uma sociedade plural e desigual como a brasileira, impõe ao TJMG consideráveis desafios. Mas enfrentamos esse contexto com muito vigor e posso afirmar às senhoras e aos senhores: estamos muito orgulhosos das conquistas empreendidas e do legado que deixaremos", disse.
Melhoria contínua
O diretor do foro de Presidente Olegário, juiz Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, observou que o Judiciário mineiro, para cumprir sua missão constitucional, segue empreendendo esforços na busca da excelência e do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, por meio de iniciativas como o Processo Judicial eletrônico (Pje), o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu), a instalação dos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e a melhoria das suas instalações prediais.
“Importante registrar neste momento, em que comemoramos todas as melhorias implementadas, o esforço hercúleo empreendido pela atual gestão, no sentido de atender a todas as demandas apresentadas, mesmo diante de uma crise econômica sem precedentes na história nacional, o que apenas foi possível graças à excelência da gestão, à responsabilidade, à transparência e à ousadia, marca característica dos atuais gestores”, afirmou o juiz.
O diretor do foro disse que, no contexto de escassez dos recursos orçamentários, é importante valorizar os esforços empreendidos pela administração do presidente Gilson Lemes. Entre outras conquistas importantes, ele citou a realização de concursos públicos para servidores, imprescindíveis para atender à crescente demanda dos jurisdicionados; os investimentos em tecnologia; e a melhoria das instalações físicas dos fóruns.
“Ganha o jurisdicionado mineiro, destinatário dos serviços públicos ofertados pelo TJMG, e, em especial, os residentes nos municípios integrantes da comarca de Presidente Olegário, com a melhoria das instalações. Ganham os servidores e demais operadores do direito que exercem suas atribuições e labutam na comarca. Ganha a sociedade, com a ampliação e o aperfeiçoamento dos instrumentos disponíveis à pacificação dos conflitos sociais”, ressaltou o diretor do foro.
O diretor do foro teceu elogios especiais ao presidente Gilson Lemes pela excelência da gestão, "reconhecida em âmbito nacional", declarando que ela deixará um importante legado. Foi então prestada uma homenagem da comarca ao chefe do Judiciário mineiro, em reconhecimento à sua atuação no comando do TJMG. A servidora Graciele Maria Coelho leu mensagem, exaltando a "brilhante gestão" e reconhecendo os esforços empreendidos pela valorização das carreiras do Poder Judiciário estadual.
Nova estrutura
As antigas instalações do Fórum Deiró Eunápio Borges possuíam cerca de 740 m². Com a ampliação, o edifício passa a contar com uma área total de aproximadamente 1.430 metros, com espaço para o Cejusc, juizado especial, tribunal do júri, setores de apoio, concentrando todo atendimento jurisdicional em um só endereço.
O edifício, repaginado, possui agora sistema de prevenção a incêndio, sistema de ar-condicionado central e estacionamento para carros, motos e bicicletário, com vagas reservadas a deficientes, idosos e viatura policial. A edificação oferece também acessibilidade total, tendo sido construída dentro dos princípios da sustentabilidade.
Além de Presidente Olegário, a comarca, que é de Vara Única, integra os municípios de Lagamar e Lagoa Grande e os distritos de São Brás de Minas, Galena, Ponte Firme e Santiago de Minas.
Presenças
Entre as autoridades presentes, estiveram ainda o comandante da 10ª Região da Polícia Militar, coronel André de Oliveira Coli; o comandante do 15ª Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Aurélio Silveira Quirino; o tenente Rodrigo Pereira de Souza; o coordenador de obras do TJMG, engenheiro Cláudio Mendes Ribeiro; o engenheiro responsável pela obra, Gabriel de Faria Fernandes; e o delegado do Sindicato dos Servidores da Primeira Instância de Minas Gerais (Serjusmig) em Presidente Olegário, Jorge Martins.
Covid-19: boletim informa novo um novo óbito
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O boletim desta segunda-feira traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
4 positivos em 27/6
2 positivos em 25/6
29 positivos em 24/6
38 positivos em 23/6
46 positivos em 22/6
33 positivos em 21/6
+ 258 positivos em datas anteriores
Houve um óbito, datado de 18/6 (mulher de 81 anos). Quanto aos leitos públicos, não há internações por Covid-19 no HRAD. Na Santa Casa, a ocupação por pacientes com a doença é a seguinte: 6,66% das enfermarias e 20% das UTIs.
Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine em Patos de Minas
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
A última semana de junho começa com mais de 11 mil oportunidades de trabalho em Minas Gerais, segundo o Painel de Informações sobre o Sistema Nacional de Emprego (Sine/MG). A ferramenta é administrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Em Patos de Minas são 222 vagas.
A maior parte das oportunidades está disponível no Sine Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que realiza a intermediação de candidatos para 2.226 vagas. Logo em seguida está o Sine Mariana, com 1.144 vagas disponíveis, o Sine BH Central de Vagas, com 880, o Sine Ituiutaba, com 450 vagas, e o Sine Itabirito, com 330 oportunidades.
Ainda segundo o painel, a ocupação com mais vagas disponíveis é servente de obras, com 1.324 vagas, seguida por alimentador de linha de produção (932), pedreiro (695), motorista de caminhão – rotas regionais e internacionais (600) e operador de telemarketing ativo e receptivo (333).
Minas Gerais conta com 133 unidades do Sine. Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.
Painel do Sine
A consulta ao Painel de Informações sobre o Sine/MG foi disponibilizada pelo Governo de Minas em fevereiro deste ano. Pela internet, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis em todas as unidades do estado. Há filtros por região, município, ocupações e unidades.
Inscrições para o Sisu começam amanhã
Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição
Fonte: Agência Brasil
Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.
A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.
Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.
Exigência
Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.
Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.