VÍDEO: Ludimila Falcão é eleita a primeira deputada estadual de Patos de Minas e região
A primeira dama de Patos de Minas Ludimila Fonseca Azevedo Falcão do Podemos com o número 19123 teve uma votação expressiva sendo eleita com 59371 votos .
No instagram ela agradeceu aos eleitores:
"Eu não tenho palavras para agradecer os 59.381 votos de esperança e os anos de muito trabalho por Minas Gerais que estão por vir. Podem ter certeza que terão uma deputada atuante, com muita força e vontade de trabalhar por nossa gente! Um grande beijo no coração de cada um!"
Os 10 deputados estaduais mais votados em Patos de Minas (MG)
Lud Falcao (PODEMOS): 41707 votos (51,96%)
Dr. Hely (PV): 12947 votos (16,13%)
Isaías Martins (MDB): 3532 votos (4,40%)
Braz Paulo (PROS): 2006 votos (2,50%)
José Lucilo Duda (PT): 1510 votos (1,88%)
Sargento Rodrigues (PL): 1130 votos (1,41%)
Bruno Engler (PL): 1040 votos (1,30%)
Beatriz Cerqueira (PT): 820 votos (1,02%)
Marilene da Saude (PROGRESSISTAS): 672 votos (0,84%)
Águida Helena (PT): 670 votos (0,83%)
Brancos - 5,49%
Nulos - 3,27%
ELEIÇÕES 2022: Veja o que pode e não pode hoje na votação
Além de separar o documento oficial com foto, preparar a cola eleitoral e conferir o local de votação com antecedência, as eleitoras e os eleitores que irão às urnas neste domingo (2) devem ficar atentos às condutas permitidas e proibidas no dia do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. Neste ano, o período de votação será das 8h às 17h, sempre de acordo com o horário de Brasília (DF).
Confira nesta matéria o que pode e que não pode ser feito no dia da eleição.
Pode
Na data do pleito, eleitores podem manifestar, de forma individual e silenciosa, a preferência por determinada candidatura, legenda política, coligação ou federação. A expressão da escolha política pode ser feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Pode, mas...
É permitido usar camiseta de candidatas e candidatos, desde que a eleitora ou o eleitor não distribua a vestimenta a outros, bem como não participe de aglomerações de pessoas com vestes padronizadas, nem de manifestações coletivas e/ou ruidosas. Quem estiver usando blusas com referência a alguma candidatura também não pode abordar, aliciar e usar qualquer método para tentar persuadir ou convencer outros eleitores.
Não pode
No dia 2 de outubro, é terminantemente proibido utilizar aparelhos eletrônicos na cabine de votação (celulares, tablets e máquinas fotográficas, por exemplo). Eleitoras e eleitores deverão deixar o celular com os mesários antes de votar, e o aparelho ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto.
A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal. Para evitar surpresas, anote os números das candidatas e dos candidatos escolhidos em um papel e leve a “cola eleitoral” consigo para a seção eleitoral.
O uso de alto-falantes e amplificador de som é outra prática vedada na data do pleito, assim como a promoção de comício ou carreata. Vale reforçar que a lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.
A lista de restrições inclui a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partido e de candidatos ou candidatas e a propaganda de boca de urna, realizada com o intuito de pedir votos aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral.
A norma veda ainda a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet citadas no artigo 57-B da Lei nº 9.504/1997. Postagens antigas, no entanto, podem ser mantidas em funcionamento no dia da votação.
Fiscais partidários também devem seguir algumas diretrizes, como não utilizar vestimenta padronizada e, nos crachás, exibir apenas o nome e a sigla do partido, coligação e federação que representam.
Quatro pessoas da mesma família ficam feridas após colisão em poste
Fotos: Patos Agora
Um grave acidente foi registrado na noite deste último sábado (01/10) na Avenida Marabá em Patos de Minas.
De acordo com informações colhidas no local, a mulher estava na direção do veículo e discutia com o marido, momento em que ele teria puxado o volante(segundo ele para dar um susto) , porém a condutora perdeu o controle e atingiu o poste de iluminação pública.
Unidades do SAMU encaminharam as vítimas para o Hospital Regional e Santa Casa. O marido de 34 anos que chegou a sair do hospital mesmo ferido, retornou no local para procurar documentos e apresentava dores no peito e um corte na cabeça.
A mulher e um menino de 2 anos e uma menina de 9 anos ficaram internados tanto no HRAD e Santa Casa.
Durante o atendimento da ocorrência diversos motoristas não respeitaram os cones de sinalização
Condutor de 62 anos morre ao colidir em árvore na Avenida Marabá
Fotos: Aislan Henrique
Um condutor de 62 anos morreu na tarde deste sábado (01), após invadir o canteiro central da Avenida Marabá e colidir contra uma árvore.
Segundo informações apuradas no local, uma testemunha informou que José Saturnino seguia no Fiat Palio sentido Centro transitando em zigue-zague, perdeu o controle direcional do veículo e colidiu contra uma árvore.
O SAMU foi acionado no local, porém José Saturnino não resistiu e acabou falecendo. A Polícia Militar (PM) foi acionada no local para registrar a ocorrência.
No Dia do Idoso, médica dá dicas de como melhorar a qualidade do sono
Pessoas com 65 anos ou mais devem dormir de 7 a 8 horas por noite
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Ao longo da vida, o sono adquire características que são próprias da idade. Na infância e adolescência, por exemplo, são exigidas mais horas de descanso para acompanhar o desenvolvimento. Para os idosos, o adormecer é mais cedo, o despertar também, e as intermitências do sono são mais recorrentes.
No Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Agência Brasil conversou com a médica Erika Treptow, do Instituto do Sono, que explica como pessoas que já passaram dos 60 anos podem manter boas noites de sono ao adotar medidas saudáveis.
Além da idade, outras questões sociais, econômicas e emocionais podem ter impacto na qualidade do sono nessa fase da vida.
“Tem muito a questão da aposentadoria com a mudança de rotina, porque com o trabalho temos um horário para levantar, uma atividade durante o dia e um horário para dormir. Isso pode mudar, pode piorar o padrão do sono. Temos também aquela questão do ninho vazio que é muito falada depois que os filhos saem de casa”, exemplifica a médica.
Preocupações com dinheiro também costumam prejudicar o sono de idosos. Algumas doenças também podem atrapalhar a noite. “Doenças urológicas; aquelas doenças que levam a um quadro de dor, como doenças musculoesqueléticas, artrose, dores na coluna”, enumera a especialista.
A recomendação, de acordo com a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, é que pessoas com 65 anos ou mais durmam de 7 a 8 horas por noite.
Distúrbios
Erika destaca que alguns distúrbios do sono costumam ser comuns com a idade mais avançada. “Principalmente a insônia, a apneia obstrutiva do sono. Nos idosos, esses distúrbios são ainda mais prevalentes”, aponta a médica. A apneia obstrutiva do sono, por exemplo, atinge 60% da população com 65 anos ou mais, conforme o Estudo Epidemiológico do Sono, feito pelo instituto.
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório que provoca pausas recorrentes na respiração, fragmentando o sono e causando sonolência diurna, cansaço, alterações da memória e de humor. Além disso, aumenta o risco para doenças metabólicas e cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
Outros distúrbios conhecidos são o comportamental do sono REM e o de movimento. O primeiro caso ocorre quando o indivíduo está dormindo e transporta para a vida real as ações vivenciadas no sonho. Já o segundo caso caracteriza-se por uma vontade incontrolável de mexer principalmente as pernas no período que antecede o início do sono.
“Quando se suspeita de um distúrbio do sono, uma das primeiras coisas a fazer é descartarmos outro tipo de doença que o idoso possa ter e que pode, às vezes, até estar aumentando o risco desse distúrbio do sono. Por exemplo, a apneia obstrutiva do sono é muito associada com obesidade, a insônia é muito associada com depressão, com ansiedade”, explica Erika.
Ela acrescenta que é fundamental a avaliação clínica e também pode ser necessária a realização de outras análises. “Um dos exames é a polissonografia, que avalia o padrão de sono da pessoa durante toda a noite e que pode ser feito tanto num hospital, num laboratório, como também no domicílio”, aponta.
A médica também destaca que deve ser feita uma lista de todos os medicamentos utilizados pelo idoso. “Alguns realmente podem prejudicar o sono, podem causar maior sonolência ou podem causar maior risco de insônia. Só avaliar as medicações e, às vezes, até um horário que a pessoa está recebendo essa medicação já pode fazer uma grande diferença e trazer benefícios”, orienta.
Mudanças
Medidas cotidianas podem ajudar para uma boa qualidade do sono. Uma delas é manter a rotina. “Tanto no horário de dormir quanto no horário de levantar pela manhã. É importante manter essa rotina tanto nos dias de semana quanto nos finais de semana”, destaca. A exposição ao sol também é recomendada. “É como se nós avisássemos para o corpo daquela pessoa que é o período do dia, que é o período de se manter alerta.”
Outra recomendação é não se manter em isolamento. “É extremamente importante e saudável para essas pessoas que elas mantenham grupos de amigos, grupos onde façam atividades, contato com os familiares”, indica. “Quando a gente se mantém ativo durante o dia, a gente tem uma facilidade no período da noite para relaxar e adormecer”, completa. A automedicação não é recomendada.
Mega-Sena deste sábado paga prêmio acumulado de R$ 300 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Brasil (foto: Fernando Frazão)
O Concurso 2.525 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (1º) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 300 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.
Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso (2.524), na quarta feira (28), e o prêmio ficou acumulado. Os números sorteados foram: 03 - 20 - 22 - 37 - 41 - 43.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio.
Jovem de 15 anos morre e dois ficam feridos entre colisão de Gol e motocicleta em Serra do Salitre
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Patrocínio Online
Keniel de Oliveira Costa, de 15 anos, que estava na garupa de uma motocicleta, morreu após uma colisão de trânsito com um carro de passeio no início da madrugada desse sábado (01/10), por volta das 00h30, em Serra do Salitre.
A batida aconteceu no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua João José Machado, no Bairro Nações, entre um veículo Gol e uma motocicleta. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo foi preso por embriaguez ao volante.
Conforme o registro policial, uma testemunha contou que a motocicleta seguia pela Avenida João José Machado em alta velocidade, quando o Gol teria avançado a parada obrigatória e a motocicleta, conduzida por um menor, de 17 anos, colidiu na porta do automóvel.
O condutor da moto foi socorrido com vida. Já o outro condutor, de 34 anos, estava em um Gol, não se feriu, contudo, a passageira do veículo, de 60 anos, esposa do condutor, ficou ferida. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Serra do Salitre.
Durante fiscalização, os militares constataram que o condutor do Gol apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica. Diante da situação, o condutor foi convidado a ser submetido ao teste de bafômetro, que resultou em 0,31 Mg/L. (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões), configurando crime de trânsito. O motorista do Gol foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil para as demais providências.
Prefeitura e Senac oferecem curso gratuito de Programador Web
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Pensando em fazer um curso profissionalizante? Estão abertas inscrições para o curso Programador Web. Interessados devem procurar o Senac (Avenida Ivan Borges Porto, 435, Jardim Centro) para inscrever-se.
O conteúdo do curso traz tópicos como desenvolvimento de aplicações web, publicação e teste de aplicações web e manutenção nas funcionalidades das aplicações web.
A iniciativa faz parte do Novo Promam 5.0, sendo fruto de parceria da Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e do Senac.
Ah, o curso é totalmente gratuito. Não vai perder essa chance, né
Modelo trans de Patos de Minas vence concurso mundial de beleza na Itália
Natural de Patos de Minas, Victoria Fernandes foi eleita ´Miss T World 2021´.
Fotos: Aislan Henrique Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
A modelo Victoria Fernandes, de 29 anos, foi eleita Miss T World (MTW) 2021, concurso mundial de beleza trans realizado em Bréscia, na Itália, no último fim de semana. Este é o primeiro título deste nível conquistado pela mineira nascida em Patos de Minas, que começou no mundo da moda em 2013.
Devido à pandemia de Covid, a última edição do MTW ocorreu em 2019 e voltou somente neste ano. Por isso, também foram coroadas a modelo de Sorriso (MT), Bella Valentina, como "Miss T World 2020"; e a modelo tailandesa Valunpath Loysanun como "Miss T World 2022". O trio foi o mais bem votado entre 17 candidatas, avaliadas por sete jurados.
O objetivo do MTW, segundo Victoria, é exaltar a beleza da mulher trans, além de dar visibilidade para artistas, estilistas, maquiadores e diversos outros profissionais da comunidade LGBTQIA+.
História
Victoria nasceu e cresceu em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O interesse em maquiagens, roupas e sapatos femininos começou ainda na infância, quando também gostava de brincar de colocar a toalha na cabeça para imitar cabelo. O comportamento gerava estranheza para a família.
"Minha mãe me levou em uma psicóloga para ajudar a entender porque um garoto de 5 anos se comportava como uma menina. Me lembro que levei todos os desenhos para a médica, que conversava comigo uma vez por semana durante dois meses. O diagnóstico foi que eu era uma criança como qualquer outra".
Porém, anos se passaram e as coisas ficaram mais difíceis para Victoria, principalmente na adolescência, pois sofra bullying na escola e chegou a ser mudar três vezes de colégio.
Além disso, por não se aceitar como menino, aos 13 anos começou a fazer transição sozinha e se automedicava, o que é contraindicado.
"Antigamente não tínhamos um sistema de saúde como hoje, em que as meninas transexuais podem recorrer a especialista para fazer um tratamento hormonal correto", alertou.
Outro ponto foi a aceitação da minha família. "Era tudo novo para eles, que também temiam a covardia das pessoas nas ruas com as pessoas trans. Quando eu saía na rua com as minhas amigas, minha mãe temia pela minha segurança, sempre preocupada se eu ia voltar viva para casa", relembrou.
Cão que foi arrastado por motociclista está disponível para adoção
Quem tiver interesse em tornar-se o novo dono dele pode entrar em contato com a Zoonoses pelo 3822-9624.
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O cachorro resgatado após ser arrastado por um motociclista no dia 23 de setembro, em Patos de Minas (MG), está disponível para adoção. O Centro de Controle de Zoonoses aguarda a recuperação completa do animal para realizar a castração e a microchipagem.
O cão está recebendo cuidados em clínica particular, onde passou por suturas em feridas abertas na pele. Ele recupera-se muito bem.
Quem tiver interesse em tornar-se o novo dono dele, mantendo os cuidados e o respeito que todo animal exige e merece, pode entrar em contato com a Zoonoses pelo 3822-9624.