
Ações de combate à dengue são intensificadas pela Secretaria de Saúde
A Prefeitura de Patos de Minas continua empenhada em combater o mosquito Aedes aegipti, transmissor de várias doenças. Com isso, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) intensificou as ações efetivas de combate ao mosquito em diversos locais da cidade.
No decorrer das últimas semanas, o foco das ações foi no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Curumim, CCI Teba, Escola Estadual Professor Modesto, Escola Municipal Professora Madalena Maria de Melo, no Cemitério de Santa Cruz e na empresa Trucks Hélio com palestras educativas, e nos bairros Alto Marabá, Vila Rosa, Cristo Redentor, Campos Elíseos e Jardim Paulistano com mutirão de limpeza.
Os agentes de combate às endemias abordaram estudantes e funcionários com uma palestra educativa e dinâmica para tratar a respeito do ciclo evolutivo do Aedes aegypti, a maneira correta de eliminar os possíveis criadouros do mosquito e a importância da mobilização da população no combate à dengue.
Além disso, os agentes foram em terrenos baldios dos bairros e recolheram sacolas plásticas e recipientes que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito, encaminhando para que o caminhão de coleta recolha de forma adequada, e pneus foram encaminhados para o Ecoponto.
PC apreende menor, prende três irmãos e recupera bicicleta furtadas
Fonte: Clube Notícia
A Polícia Civil de Patos de Minas por intermédio da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de Patos de Minas apreendeu um adolescente e prendeu os irmãos R.R.B.O, 18 anos, R.C.B.M, 20 anos, e R.B.M, 22 anos, por envolvimento no furto de três bicicletas, uma delas com valor estimado em R$ 6.000,00 (seis mil reais).
Após o furto ocorrido durante a madrugada desta terça-feira (16-04), em um prédio no Bairro Laranjeiras, os policiais civis rapidamente identificaram um adolescente que havia trabalhado como auxiliar de pintura no local e fornecido informações privilegiadas para os irmãos praticarem o furto.
Durante os levantamentos, os investigadores, deslocaram até o Bairro Coração Eucarístico onde os envolvidos foram detidos e as bicicletas recuperadas em um imóvel abandonado.
Os envolvidos foram devidamente autuados pelo crime de furto qualificado e levados para o Presídio Sebastião Satiro.
Prisão temporária do médico Daniel Tolentino é prorrogada por mais 30 dias
Fonte: Igor Nunes
A justiça prorrogou a prisão temporária do médico oftalmologista Daniel Tolentino. A decisão foi anunciada pelo delegado de Polícia Civil, Érico Rodovalho, no fim da tarde desta terça-feira (16/04). Daniel continua detido no Presídio Sebastião Satiro em Patos de Minas.
Segundo o delegado, o inquérito já possui quase 800 paginas e mais de 50 pessoas ouvidas pela Polícia Civil. Erico pediu a justiça a prorrogação da prisão temporária, que acatou o pedido após receber parecer favorável do Ministério Público. Dessa forma, novos 30 dias foram concedidos para a continuidade da investigação.
Erico disse ainda que no mais, a investigação persiste no mesmo caminho trilhado para buscar a verdade dos fatos que levaram a morte da dentista Roberta Pacheco.
O delegado disse também que a Polícia Civil só vai se pronunciar sobre o fato após o fechamento do inquérito, que ainda não tem previsão de término.
Adolescente de 15 anos é detido suspeito de furtar celular de idoso de 70 anos
Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar (PM) na tarde dessa terça-feira (16) suspeito de furtar um celular em um bar localizado na rua Zina Rocha, bairro Nossa Senhora das Graças.
Segundo informações do sargento Cardoso, o dono do bar, de 70 anos, deixou o celular em cima do balcão e saiu para atender os clientes. Nesse momento, o suspeito entrou no estabelecimento, pegou o celular e saiu rapidamente. Ao retornar, a vítima percebeu que seu telefone havia sido subtraído e acionou a PM.
De posse das informações, os militares saíram em rastreamentos e conseguiram localizar o menor de 15 anos na casa de sua mãe. Ele estava de posse do aparelho, porém como o celular estava sem o chip não foi identificado em um primeiro momento como sendo o aparelho furtado no bar.
Posteriormente, já na delegacia, os policiais conseguiram constatar que o aparelho encontrado com o suspeito era mesmo o que foi furtado no bar. Ainda segundo o sargento Cardoso, o menor confessou que cometeu o furto.
Diante dos fatos, o adolescente foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para demais providências.
Vítima consegue rastrear celular e rapaz de 18 anos acaba preso suspeito de receptação
Fotos: Toninho Cury Fonte: Caio Machado
Um rapaz de 18 anos foi preso por suspeita de receptação na tarde desta terça-feira (16). Um smartphone e dois chips que haviam sido furtados foram recuperados.
Segundo o cabo Nascimento, na última sexta-feira (12), a vítima acionou a Polícia Militar (PM) relatando que o celular havia sido furtado em um pub situado na Rua Major Gote, Bairro Caiçaras.
Durante a semana, a vítima conseguiu rastrear o aparelho. De posse das informações, a PM deslocou-se até uma casa situada nas Chácaras Pôr-do-Sol e prendeu o suspeito de 18 anos.
O suspeito alegou que o telefone foi encontrado por terceiros. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, por suspeita de receptação. Os policiais constataram que os dois chips da vítima haviam sido removidos do celular, impossibilitando o contato após a perda.
Prefeitura entrega as instalações do Banco de Alimentos Municipal
Fotos: Toninho Cury Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), entregou à população patense as instalações do Banco de Alimentos Municipal, que tem o objetivo de evitar o desperdício alimentar. Instalado dentro da Ceasa Regional, os produtores rurais e Ceasa serão os principais fornecedores de alimentos para o programa.
A iniciativa visa atuar para evitar a fome, o desperdício alimentar e garantir a segurança da alimentação à população em vulnerabilidade social. O projeto conta com a ajuda de parceiros que doam alimentos não comercializáveis, mas que mantêm sua grandeza nutricional, e a coordenação do Banco fará a classificação, armazenamento e transformação para serem distribuídos entre as entidades participantes.
A instalação do Banco de Alimentos recebeu o nome de José Damas Paulino, homenageando este que foi poeta, cantor e violeiro, líder comunitário em Curraleiro, carpinteiro, pedreiro, mestre de obras e funcionário público municipal.
Para o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o programa incentivará as doações de alimentos, ajudando assim a acabar com a fome. "Os alimentos doados serão enviados às entidades sociais, e nosso intuito é combater o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar e nutricional, auxiliando as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social".
O Banco de Alimentos está instalado na Ceasa Regional, localizado na Avenida Maria Clara da Fonseca, 1080, no bairro Planalto.
Defesa Civil e membros do Comitê Cidade Resiliente fazem visita técnica em três barragens de Serra do Salitre
Fotos: Toninho Cury Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, através do Comitê Cidade Resiliente, realizou uma visita técnica à empresa Yara Brasil Fertilizantes no município de Serra do Salitre. A visita faz parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro para Campanha Mundial das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR), Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando, fiscalizando e identificando possíveis riscos e ameaças, principalmente aqueles decorrentes de funcionamento de barragens na região, cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM.
Segundo o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, 2º Tenente BM Fernandes, “através do apoio de vários órgãos dos entes federativos, Estado, União e municípios, universidades, sociedade civil organizada, no contexto da busca de uma cultura de resiliência a desastres, estamos fazendo uma coleta de dados nas empresas da região. Estamos conhecendo melhor as estruturas das empresas, seu funcionamento quanto à preparação para desastres e conhecendo de perto os riscos potenciais principalmente quanto relacionados as barragens de rejeito.
Foi constatado que há um Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM) já devidamente protocolado na Defesa Civil em Patos de Minas. Este plano estabelece medidas em caso de rompimento de barragem, bem como um Plano de Segurança de Barragens (PSB). Também foi apresentado ao Comitê Cidade Resiliente, a responsável pelo PAEBM, a Engenheira Civil Luciana bem como a Coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Srª. Angélica Lucas Damasceno. Ainda, segundo Fernandes, os membros do Comitê visitaram três barragens no empreendimento em Serra do Salitre da Yara Brasil Fertilizantes, sendo que duas são de água (Barragens Sabão 1 e 2) e uma barragem de rejeito de mineração (Barragem do Jacu).
O processo de construção do maciço da barragem de rejeito informado pela empresa é pelo método de alteamento jusante, diferentes do método utilizado na construção das barragens de Mariana e Brumadinho (alteamento pelo método a montante).
Conforme informado pela empresa ao Comitê Cidade Resiliente o Plano de Ação de Emergência a Barragens de Mineração da empresa (PAEBM), a empresa já cadastrou vinte e dois moradores na área de 10 km em linha reta, na chamada Zona de Auto Salvamento, e que já estão preparando treinamentos e simulados com todas as orientações e indicações de como atuar num caso de rompimento.
Segundo a empresa estão sendo instalados sete alarmes/sirenes nas áreas das barragens em povoados e comunidades rurais que poderiam ser afetados em caso de algum desastre. O monitoramento das barragens é feito também através de instrumentos (piezômetros) que são monitorados e inspecionados regularmente realizadas por equipes especializadas que vão a campo observar as estruturas.
Foi informado que um sistema de emissão de dados via rádio está sendo implementado esta semana na área das barragens para transmissão com mais agilidade e eficiências de informações a uma central informatizada. Estes dados são reportados regularmente as agências reguladoras bem como fiscalizados pela FEAM.
Na oportunidade também foi informado pela empresa que os atestados de estabilidade das barragens estão atualizados em data de 28/03/2019 e que é informado aos órgãos competentes de fiscalização, semestralmente, realizado por auditorias setoriais independentes.
Segundo Fernandes, de acordo com a destinação do uso da barragem, existe um órgão que fiscaliza a estrutura. No caso de captação e água para consumo humano, animal ou agricultura, a responsabilidade é da Agência Nacional de Águas (ANA). A estrturas para o descarte de minério ficam a cargo da Agência Nacional de Mineração e as estruturas usadas para a produção de energia elétrica ficam subordinadas a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo Capitão BM Arthur do CBMMG e do Centro de Estudos de Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas da Defesa Civil de Patos de Minas, a empresa Yara Brasil Fertilizantes informou que contratou uma empresa canadense especializada para elaboração de um plano de contingência, um plano de ação para resposta e um plano pós desastre para o empreendimento de Serra do Salitre/MG, que deverão ser finalizados até o primeiro semestre de 2019. Ainda, serão realizados junto com a comunidade local, treinamentos e simulados de evacuação junto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil em Patos de Minas/MG, a fim de reduzir os riscos de desastre bem com as pessoas da empresa e da comunidade estarem prevenidas e preparadas para eventuais desastres.
Por fim, foi informado pelo Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e Coordenador da COMPDEC, 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta que não foi diagnosticado qualquer risco iminente de rompimento das barragens durante a visita técnica. Foi informado pela empresa Yara Brasil Fertilizantes que os procedimentos de segurança para evitar desastres estão sendo feitos regularmente e fiscalizados pelos órgãos competentes.
Segundo Fernandes, outras visitas técnicas estarão sendo realizadas pelos membros do Comitê Cidade Resiliente nas próximas semanas a fim de que toda a população esteja informada sobre os riscos e ameaças na região, sentido-se seguras. Imporantes salientar que todas as ações realizadas estão inseridas no contexto da Campanha Mundial das Nações Unidades Construindo Cidades Resiilentes Minha Cidade está se Preparando.
A DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!
por João Fernandes Caixeta, 2º TENENTE BM
Coordenador do Comitê Cidade
Resiliente de Patos de Minas/MG
Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR)
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas/MG
Comitê Cidade Resiliente: “Acreditamos na construção de comunidades resilientes, inteligentes, sustentáveis e inclusivas”.
PM age rápido e prende autores de roubo em casa de idoso
Durante o roubo o senhor de 80 anos foi empurrado e acabou caindo no chão
Fotos: Toninho Cury
A Polícia Militar agiu rápido e prendeu dois autores de roubo no povoado de Salitre de Minas. O crime aconteceu por volta das 20 horas desta última segunda-feira(15/04).
Os militares receberam informações de que possivelmente estaria ocorrendo um roubo em uma casa no povoado Quando os policiais chegaram no local visualiram o momento em que dois indivíduos saíram correndo da residência sentido à rodovia MG 230, sendo eles alcançados e abordados.
Os dois indivíduos haviam entrado na residência e, usando uma faca, ameaçaram e roubaram o residente, que é idoso, o qual, no ato do roubo, foi empurrado e caiu ao solo.
Um rapaz de 23 anos e um homem de 29 anos, foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com uma faca, R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais) em dinheiro, um aparelho celular e uma balaclava (toca ninja) apreendidos.
Bolsão de água se rompe, enche nascente de barro e compromete abastecimento de água em Rio Paranaíba
Fotos: Toninho Cury Fonte: Gilberto Martins/Paranaíba Agora
A cidade de Rio Paranaíba está com o abastecimento de água comprometido após um acidente na nascente que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA), na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com as informações, o acidente aconteceu após um bolsão que contém a enxurrada que desce de bairros acima e o do loteamento que está em construção acima da nascente se romper e inundar de barro o local.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Paranaíba Agora que esteve no local na manhã desta terça-feira (16), não se tem previsão de quando o abastecimento de água será normalizado em Rio Paranaíba. Servidores da Copasa e homens que trabalham no loteamento acima estão trabalhando desde a noite de ontem para fazer a limpeza do local e normalizar o abastecimento.
A orientação é de que a população economize água nestes próximos dias, até que tudo seja solucionado. Ainda de acordo com as informações obtidas redação, no loteamento que está sendo construído possui de cinco a seis bolsões para contar a água que desce dos bairros acima e que, por algum motivo, ainda não explicado pelos proprietários, um desses bolsões foi desestruturados, comprometendo todo abastecimento de água.
PM aborda usuário e garota de 17 anos é detida suspeita de tráfico e porte ilegal de arma de fogo
Fotos: Toninho Cury Fonte: Toninho Cury
Na noite desta segunda-feira (15-04), a Polícia Militar abordou um usuário de drogas de 30 anos e apreendeu uma garota de 17 anos suspeita de tráfico de drogas. Com eles foram apreendidas pedras de crack, um revólver calibre 32 e dinheiro.
Sargento Hermes disse que a Polícia Militar vem recebendo várias denúncias relatando o comércio de drogas em uma casa que fica na Rua Dona Queta, Bairro Nossa Senhora das Graças.
Diante das denúncias, a Polícia Militar fez uma operação e durante o monitoramento, os militares visualizaram um usuário entrar na casa e fazer a compra da droga. Ao sair da casa, o usuário foi abordado e com ele foram encontradas três pedras de crack e R$ 59,75.
Com apoio de outras guarnições, os militares foram a casa e abordaram a moradora, uma garota de 17 anos. Durante as buscas, os militares encontraram uma porção de crack esfarelado, um revólver calibre 32 escondido num colchão, no quarto da garota e R$ 284,00.
Ainda segundo a PM, o local já foi alvo de várias operações onde foram apreendidas muitas coisas ilícitas. Os dois envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Policia Civil e os materiais encontrados apreendidos.


















