Orthodontic

Homem de 41 anos vende droga para menor e acaba preso por tráfico

Quinta 18/07/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quarta-feira (17), a Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 41 anos suspeito de tráfico de drogas. A prisão aconteceu durante uma operação batida policial no Bairro Jardim Esperança.

Segundo informações da PM, os militares visualizaram dois indivíduos na Rua Caraíbas, transitando em via pública em duas bicicletas em alta velocidade demonstrando atitude suspeita, o que chamou a atenção dos militares que procederam a abordagem.

Durante as buscas, foi localizado no bolso da bermuda do menor, 17 anos, dois tabletes de uma substância esverdeada semelhante a maconha. Ele informou que havia adquirido a droga pelo valor de cem reais de um indivíduo que se encontrava em frente a uma construção no mesmo bairro.

A Equipe Policial Militar deslocou-se ao local onde foi abordado o homem, 41 anos, apontado pelo menor como o indivíduo que havia lhe vendido a droga, durante a busca pessoal foi encontrado no bolso de sua calça um pequeno tablete de uma substancia esverdeada semelhante a maconha e uma porção de um pó branco semelhante a cocaína.

Assim, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, e conduzido à delegacia junto ao menor e as drogas apreendidas.

Minas Gerais tem menor índice de criminalidade dos últimos oito anos

Quinta 18/07/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Minas Gerais alcançou os menores índices de criminalidade violenta dos últimos oito anos. O estado teve o melhor primeiro semestre em número de registros de crimes violentos desde o ano de 2012 – quando a atual metodologia de medição de violência foi implantada, com a disseminação do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), antigo boletim de ocorrência, para todas as regiões mineiras. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (17/7) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e representantes das forças de segurança.

As estatísticas de crimes violentos contemplam registros realizados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e são formadas pelos seguintes crimes: homicídios consumados e tentados, roubos, estupros tentados e consumados, estupros de vulnerável tentados e consumados, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

O resultado do primeiro semestre de 2019 é 26,8% menor que o do mesmo período no ano passado, com 12.608 crimes a menos nos seis primeiros meses deste ano no estado (ver tabela). A redução chega a 53% quando é avaliada em relação ao pico da criminalidade violenta em Minas, ocorrida em 2016 (38.748 crimes a menos ocorridos em seis meses). Também pode-se afirmar que Minas Gerais retrocedeu a índices de criminalidade violenta menores que os do ano de 2012, com 2.371 crimes a menos neste semestre que os ocorridos naquele ano.

Trabalho integrado

Para o governador, o bom resultado é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança. “Isso tem muito a ver com uma boa gestão. Hoje, nós temos uma integração entre todas as forças de segurança, coisa que, de certa maneira, no passado, não havia com a intensidade que nós temos hoje. É a Polícia Civil, é o Corpo de Bombeiros, é a Polícia Militar, é o Sistema Prisional, todos trabalhando em conjunto, trocando informações com sincronismo. Isso gera um ganho enorme”, afirmou.

Zema ainda ressaltou a parceria com os deputados estaduais e federais que, a partir de emendas parlamentares, contribuíram para a melhoria das condições do trabalho. “Sozinhos não dá para fazermos muita coisa. Tivemos os deputados estaduais e federais que, por meio das emendas parlamentares, contribuíram com as mais de 700 novas viaturas que foram entregues há cerca de 60 dias”, destacou, referindo-se a veículos entregues para a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, ressaltou o compromisso do governo com a população mineira. “Queremos entregar o espaço público mais seguro do Brasil, e lutamos muito por isso no nosso dia a dia, desde o policial que está nas ruas patrulhando, o policial civil que está investigando, o Corpo de Bombeiros que trabalha na prevenção e proteção da vida e o Sistema Prisional que acolhe 77 mil presos. Também temos as estruturas do socioeducativo que cuidam dos nossos jovens infratores, trabalhando em 34 territórios espalhados por Minas Gerais em áreas altamente vulneráveis, preservando a vida, tirando a garotada da cooptação do crime”, afirmou.

 


Todos os crimes monitorados em queda

Além dos nove crimes violentos monitorados mensalmente pelo Observatório de Segurança Pública Cidadã, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o governo acompanha também outros três crimes de forma sistemática: extorsão, lesão corporal e furto. Os três índices também apresentam redução (ver quadro) neste primeiro semestre de 2019, validando a queda em todos os 12 crimes monitorados pelo Sistema de Segurança Pública de Minas Gerais. 

Tabela 1 – Crimes Violentos (ICV-9) no estado de Minas Gerais

Com 12 crimes em queda, um dos destaques fica com o número de roubos, que diminuiu 28,52%, com 11.711 registros a menos no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A redução significa 65 roubos a menos por dia em Minas nestes primeiros seis meses do ano. O resultado é o melhor dos últimos oito anos no estado.

 

Tabela 2 – Crimes Violentos monitorados


Tabela 3 – Outros crimes monitorados pela Sejusp


Tabela 4: Quantitativo de vítimas de homicídio consumado

 

Homicídio cai 18,10%

Indicador internacional de violência, o número de vítimas de homicídio está em queda de 18,10% em Minas. Para dar mais qualidade ao acompanhamento realizado, são depuradas as estatísticas de registros de homicídio, considerando que uma ocorrência pode conter mais de uma vítima.

 

Pelo interior, dados do Observatório de Segurança Pública Cidadã mostram que 677 municípios, que representam 79,4% do total de cidades mineiras, não tiveram registro deste tipo de crime, mantiveram o mesmo número de mortes do ano passado ou reduziram seus índices.

Vale lembrar que os dados dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública nos 853 municípios do Estado estão disponíveis para consulta online, de forma rápida e transparente. Basta acessar o site da secretaria (www.seguranca.mg.gov.br) > Integração > Estatísticas > Estatísticas Criminais.

Recorde em áreas vulneráveis

Nas 201 comunidades vulneráveis do estado onde há atuação dos programas de prevenção à criminalidade da Sejusp, também há recordes de redução de mortes. O número de vítimas de homicídios nas regiões atendidas pelos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos também é o menor dos últimos oito anos, desde que a atual medição de criminalidade foi implantada.

Foram 112 homicídios nos seis primeiros meses deste ano. Já entre os jovens de 12 a 24 anos, que é a faixa etária atendida pelo programa de redução e controle de homicídios Fica Vivo!, são 37 vítimas de homicídios em seis meses – também o menor índice desde 2012.

 

Tabela 5: Vítimas de homicídios em territórios vulneráveis com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos

 

Ação rápida da PM recupera bicicleta furtada de comércio na Avenida Brasil

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em uma ação rápida da Polícia Militar (PM) na tarde dessa quarta-feira (17), um homem que havia acabado de furtar uma bicicleta de um comércio na Avenida Brasil foi preso e o veículo apreendido para ser devolvido ao proprietário.

De acordo com informações da PM, o suspeito já é velho conhecido no meio policial pela prática de crimes contra o patrimônio e, graças ao sistema de videomonitoramento do local, foi possível uma rápida identificação.

De imediato foi acionada outras guarnições, sendo que uma delas foi até a residência do suspeito. No local, os militares foram informados que o homem havia acabado de sair de casa com a bicicleta furtada.

Pouco depois, o suspeito foi localizado próximo a um ponto de venda de drogas no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Diante dos fatos, o homem foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
 

PM flagra indivíduos descendo de carro no Bairro Jardim Esperança e acaba localizando arma de fogo

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo e prendeu um rapaz de 20 anos no final da manhã dessa quarta-feira (17). Com Higor Henrique Marques, os policiais também apreenderam duas porções de maconha.

De acordo com a PM, durante patrulhamento pela Rua Jari, no Bairro Jardim Esperança, os militares visualizaram três indivíduos desembarcando de um VW/Gol, sendo que Higor, que conduzia o veículo, tentou trancar rapidamente a porta ao perceber a presença da polícia.

Durante abordagem, foi localizada uma pequena porção de maconha. Em conversa, Higor acabou admitindo que havia mais drogas em sua casa. Durante buscas na residência, os militares localizaram um tablete de maconha e um revólver calibre .32.

Ao ser questionado, o suspeito disse que comprou a arma em Presidente Olegário por 1 mil reais por ter sido ameaçado de morte. Diante dos fatos, Higor foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, juntamente com a droga e a arma apreendida.
 

Homem é preso suspeito de tentar esfaquear a ex-mulher pelas costas

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 52 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) nessa quarta-feira (17), suspeito de tentar esfaquear a ex-mulher. O fato aconteceu na Rua Canêdos, Bairro Industrial II.

De acordo com a PM, a vítima, de 52 anos, disse que seu ex-marido, Lourival José Ribeiro (52), após fazer uso de bebida alcoólica, foi até sua casa portando uma faca e tentou lhe esfaquear pelas costas.

Ainda segundo a vítima, o suspeito só não conseguiu atingir porque sua neta a alertou. A facada acabou atingindo o braço da vítima e fazendo apenas uma pequena lesão. A mulher recusou receber atendimento médico.

Diante dos fatos, Lourival foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas. Ele estava bastante embriagado no momento da prisão.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Veículo é incendiado no Bairro Santa Cruz em Carmo do Paranaíba

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um veículo foi incendiado por volta das 5h da manhã dessa quarta-feira (17), na Rua Vete Braz, Bairro Santa Cruz, em Carmo do Paranaíba. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima, de 26 anos, disse que estacionou seu veículo em frente sua casa, por volta das 18h de ontem. Por volta das 5 horas dessa quarta-feira, acordou com seus vizinhos lhe informando que seu carro estava em chamas.

Ainda segundo relatos do rapaz, ele visualizou um pedaço de papelão queimando dentro do veículo, que teria sido usado para começar o incêndio. A vítima também notou marcas de sangue próximo ao VW/Gol.  

Teve seu celular roubado? Polícia Militar orienta como inutilizar o aparelho e proteger seus dados pessoais

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Através do cadastro na plataforma Central de Bloqueio de Celulares (CBLOC), todos os celulares roubados e furtados passam a ser inutilizados imediatamente.

A plataforma além de garantir que quem cometeu o crime não utilize o aparelho, evita também o acesso às informações pessoais do proprietário e contribui para a redução dos roubos e furtos de celulares. Com aparelhos inutilizados e sem possibilidade de ativação em nenhuma operadora, o dispositivo perde valor de mercado no mundo no crime.

Em Patos de Minas/MG, nos atendimentos de ocorrência de FURTO ou ROUBO de celular, a Polícia Militar realiza o bloqueio do aparelho no site http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/, garantindo os direitos do cidadão.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas através do telefone 0800 283 0190, com atendimento 24 horas.

Idoso de 71 anos atropelado no Bairro Jardim Califórnia não resiste aos ferimentos e morre

Quarta 17/07/2019 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um idoso de 71 anos que foi atropelado na última segunda-feira (15/07) quando caminhava na  Avenida José Soares de Araújo, no Bairro Jardim Califórnia, não resistiu aos ferimentos e faleceu nessa quarta-feira (17) no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Joaquim Batista de 71 anos chegou a ser socorrido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros ao HRAD, porém devido aos ferimentos graves, veio à óbito.

Sobre o acidente 

Um idoso de 71 anos ficou gravemente ferido na manhã desta última segunda-feira (15), após ser atropelado por um carro enquanto caminhava pela Avenida José Soares de Araújo, no Bairro Jardim Califórnia.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a condutora do veículo Fiat/Strada, de 47 anos, contou que seguia pela Rua Itagiba Gonçalves e, ao convergir à esquerda, na Av. José Soares de Araújo, acabou atropelando Joaquim Batista, de 71 anos.

A mulher contou ainda que só lembra de ter escutado o impacto da batida na frente do veículo e não soube dizer se o idoso estava tentando atravessar a rua. Pedestres que passavam pelo local disseram que Joaquim costuma fazer caminhada pela avenida.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros compareceu ao local e prestou os primeiros atendimentos à vítima. Joaquim perdeu muito sangue na cabeça, sofreu traumatismo craniano e parada cardíaca. Após ser reanimado no local, o idoso foi levado ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Família da zona rural de Serra do Salitre vive momentos de terror após bandidos armados invadirem fazenda

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma família moradora da zona rural de Serra do Salitre viveu momentos de terror na tarde da última terça-feira (16), quando bandidos armados invadiram o local, dominaram e amarraram as vítimas e roubaram dinheiro, um trator e eletrônicos. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

Segundo informações da assessoria de comunicação do 46º BPM, a PM foi acionada por volta das 17h pelo filho das vítimas, M. T. de C., de 61 anos e M. G., de 56 anos, a comparecer a uma estrada vicinal onde seus pais foram deixados após um roubo ocorrido na fazenda.

Segundo a PM, as vítima relataram que dois autores chegaram à fazenda armados com revolveres, anunciaram o assalto, renderam eles e mais dois funcionários e, dentro da casa, os ameaçaram, subtraindo R$7.000,00 em dinheiro e disseram ainda que levariam o trator Marssey Fergusson 4275 do local.

Após a chegada de mais um autor, os bandidos amarraram as vítimas e as levaram no veículo da família até uma estrada vicinal que fica a uns 8 km da fazenda, sendo que dois autores ficaram com eles por aproximadamente 2 horas. Após serem deixados no local pelos bandidos, as vítimas conseguiram soltar as amarras e pediram ajuda de usuários da via.

Na fazenda Cachoeira, foi constatado o roubo do referido trator, utilizando possivelmente de um caminhão de porte pequeno do tipo prancha, sendo roubado também um celular Samsung J5, um freezer horizontal de uma porta e a quantia de R$7.000,00 em dinheiro. Os autores fugiram sentido à MG 230 entre Serra do Salitre e Rio Paranaíba.

Polícia Militar Rodoviária prende jovem de 24 anos com mandado de prisão em aberto

Quarta 17/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária prendeu um rapaz de 24 ano na última terça-feira (15), com um mandado de prisão em aberto. O fato aconteceu na rodovia MG-223, em Monte Carmelo.

Segundo informações da PM, durante a operação do GTR, na MG 223, município de Monte Carmelo, foi abordada uma motocicleta ocupada por dois indivíduos.

Foi feito consulta no ISP e constatado um mandado de prisão em aberto para o passageiro, expedido na comarca de Monte Carmelo pelo crime de tráfico de drogas.

Marlus Naves Silva foi preso e conduzido para a Delegacia de Patrocínio.