Orthodontic

Homem que aplicou vários golpes na região é preso pela PM

Terça 08/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde de segunda-feira (07) após receber informação de uma vítima de estelionato, a Polícia Militar de Patrocínio (MG) passou a monitorar o alvo.

O autor praticava vendas de máquinas roçadeiras da marca Stihl FS 380, que possui valor de mercado aproximado em 4 mil reais. Entretanto, eram vendidas por 900 reais, sendo acompanhadas por nota fiscal no valor 2.760,00 reais em nome do próprio autor. 

Como álibi, o autor usava de argumento que estaria querendo retornar para a Colombia, por isso realizava a venda do produto por um preço bem abaixo de mercado.

Em consulta ao site da Receita Federal constatou-se que a nota fiscal era falsa e que fora utilizada a mesma nota no dia 30/11/2020, ocasião em que aplicou um golpe em uma vítima da cidade de Patrocínio.

Segundo a vítima, o autor aplicou diversos golpes nos municípios de Patrocínio, Patos de Minas, Araxá e outros.

Diante dos fatos, autor foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

Homem é preso por tráfico de drogas em Monte Carmelo

Terça 08/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) prendeu um homem de 30 anos por tráfico de drogas na tarde da última segunda-feira (07).

De acordo com a PM, os militares prenderam o autor, de 30 anos, o qual estava com mandado de prisão em aberto, na rua Amazonas, Bairro Aeroporto.

Durante o cumprimento da prisão, foi constatado a prática do crime de tráfico ilícito de drogas. Diante dos fatos, o autor foi preso e apresentando ao Delegado de Plantão.

Direção da UPA envia nota sobre a morte de ´Camille Rocha´

Segunda 07/12/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Diante da repercussão da morte da paciente J.C.G.R, 54 anos, ocorrida no dia 29 de novembro, inclusive com questionamentos quanto à conduta de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento, a direção da UPA informa:


- o exame de RT-PCR de Camille Rocha (nome social) foi positivo para Covid-19, o que confirma a suspeita da equipe que a atendeu. Os profissionais que a assistiram suspeitaram de infecção por coronavírus porque a radiografia de tórax e exames de laboratório evidenciaram extensa pneumonia. Além disso, ela chegou à unidade com relato de tosse, falta de ar e febre por três dias;

- a confirmação pelo laboratório da infecção por coronavírus em Camille Rocha, portanto, confirma que a causa da morte dela foi Covid-19. A amostra molecular da paciente foi analisada em laboratório particular que mantém convênio com a
Prefeitura de Patos de Minas;

- diante disso, a direção da UPA reitera seu compromisso com a verdade e o respeito a cada pessoa lá assistida. Quando há suspeita de agressão a algum paciente atendido, a equipe aciona os órgãos competentes, e não seria diferente no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

Projetos realizados nas USF de Patos fazem parte de mostra científica

Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos de Medicina do Unipam e contam com a supervisão e o auxílio de docentes da instituição e de profissionais das unidades de saúde da família

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O curso de Medicina do Unipam, em parceria com a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, desenvolveu, durante o segundo semestre de 2020, o Projeto de Saúde no Território (PST). A iniciativa faz parte das atividades acadêmicas da instituição e conta com o apoio dos profissionais da Atenção Básica. Os resultados dos 54 projetos conduzidos pelos estudantes no segundo semestre de 2020 estão sendo apresentados desde o dia 18 de novembro na V Mostra Científica do Inesc, do Unipam. O evento deste ano, que ocorre em formato on-line, encerra-se nesta segunda-feira (7).

A Mostra Científica do Inesc acontece desde 2016 e tem o objetivo de proporcionar espaço interdisciplinar para divulgação e aprimoramento dos trabalhos de pesquisa dos estudantes de Medicina. No evento destacam-se os PSTs, concluídos ou em processo, desenvolvidos por alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo período e por professores do componente curricular Integração Ensino, Serviço e Comunidade (Inesc) e acompanhados por profissionais das USF. O projeto faz parte da estratégia utilizada pelas equipes de saúde da família (ESF) que visa à prevenção de doenças, promovendo a saúde e reduzindo danos à comunidade.

O PST vem sendo desenvolvido nas comunidades que são referência para atuação de 14 USF há seis anos e aborda temas diversos, como: orientação a gestantes; acompanhamento de mulheres com depressão pós-parto; avaliação do estado nutricional de crianças; sinais e sintomas da síndrome metabólica; sexualidade no climatério; controle do estado vacinal de idosos; doenças em saúde mental da população, como depressão, ansiedade e transtorno de personalidade; territorialização da área de abrangência da ESF; caracterização da população e de seus processos de saúde e doença; criação de aplicativos para melhorar o acesso da população aos serviços da USF e de aplicativos para acompanhamento da pressão arterial e diabetes mellitus; avaliação de impacto da Covid-19 nos profissionais da ESF.

As atividades incluem também o desenvolvimento de oficinas educativas com a comunidade e a criação de fôlderes, infográficos, cartilhas explicativas, páginas no Facebook e Instagram envolvendo diversos assuntos relacionados à saúde. De acordo com a professora do Inesc, Marilene Rivany Nunes, o PST é uma iniciativa valiosa tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Para mim é uma satisfação poder fazer parte da construção desse projeto que proporciona muito aprendizado aos acadêmicos e ações de cuidado à população patense”, afirma, acrescentando: “Os trabalhos são desenvolvidos com muito compromisso e dedicação, por isso sinto-me bastante realizada ao ver a construção de projetos cujo principal objetivo é cuidar das pessoas”.

Para a docente, o sucesso do PST deve-se ao esforço conjunto dos profissionais do Unipam – apoiados pela Coordenação do curso de Medicina e do Inesc – e dos médicos preceptores das USF. Ela conclui, dizendo: “Contamos também com a parceria da Secretaria de Saúde de Patos de Minas, representada pela Diretoria de Atenção Básica, que sempre nos recebeu de portas abertas e ofereceu suporte necessário a todas as ações desenvolvidas”.

PM apreende maconha e revólver em residência no Bairro Novo Horizonte

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo e um tablete de maconha e prendeu um rapaz de 18 anos nessa segunda-feira (07).

De acordo com a PM, os militares vêm recebendo várias denúncia informando o tráfico de drogas em uma casa na Rua Osvaldo Ribeiro, no Bairro Novo Horizonte.

Diante da informação, os policiais montaram uma operação para abordar a residência alvo das denúncias. No local, a avó do suspeito acompanhou as buscas. No quarto do jovem, os militares localizaram um tablete de maconha e um revólver calibre .32 com duas munições intactas.

Em seguida, a PM foi até o local de trabalho do jovem e realizou sua prisão. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido.

Covid-19: Patos de Minas chega a 3.388 casos confirmados; HRAD não está admitindo pacientes na ala Covid-19 por falta de médicos

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 3.388 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (07/12), pela Vigilância em Saúde.

O boletim informou também que 267 pessoas estão em recuperação domiciliar e 20 pacientes estão internados, sendo 8 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 3.014 pessoas já se recuperaram da doença, representando 88,93% de taxa de cura, e 87 óbitos foram confirmados até o momento.

Ao contrário dos últimos dias, o boletim desta segunda-feira (7) não considera os leitos clínicos e de UTI ofertados pelo HRAD. Isso porque, momentaneamente, o hospital não está admitindo pacientes na ala Covid-19 por estar com dificuldade para compor a escala de plantão médico.

Inclusive, a unidade está com chamamento público aberto para contratação de profissionais, e as inscrições terminam hoje.

Assim, atualmente Patos de Minas tem à disposição pelo SUS somente as nove UTIs do Hospital de Campanha, das quais cinco estão ocupadas nesta segunda-feira: quatro por pacientes confirmados e uma por paciente suspeito, todos residentes no município.

Por telefone, policial ajuda mãe a salvar vida de bebê de 1 mês

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O teleatendimento do 190 de Patrocínio (MG) recebeu uma ligação de uma senhora que, bastante nervosa, dizia que o seu bebê estava engasgado e não conseguia respirar. Imediatamente a Sd Helen, começou a acalmar e orientar a solicitante, genitora da recém nascida de aproximadamente um mês, sobre os procedimentos para que fosse desobistruida as vias aéreas da criança que havia engasgado durante a amamentação.

A Sd Helen conseguiu orientar com profissionalismo e tranquilizou a genitora da criança que, após realizar os procedimentos, conseguiu desobstruir a as vias aéreas da recém nascida, tendo a criança recuperado o fôlego.

Ao mesmo tempo que as orientações eram passadas pela militar à mãe da criança, tambem foi empenhada uma guarnição PM que rapidamente chegou na residencia da solicitante.

No mesmo instante foi acionado tambem o Corpo de Bombeiros Militar. Quando a Equipe Policial chegou no local a mãe da criança havia acabado de realizar as manobras e a criança já havia recuperado o fôlego e estava bem.

Na sequência, compareceu uma equipe do Corpo de Bombeiros que avaliou o bebe e fez a mesma constatação. A genitora da criança foi orientada a procurar atendimento médico para avaliar a saúde da criança, tendo em vista os fatos ocorridos.

Condutor não consegue fazer curva e veículo vai parar no quintal de residência

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um veículo Fiat Uno caiu dentro do quintal de uma residência, após perder o freio, no cruzamento da Rua dos Miritis com Rua Alzino Martelo, na manhã dessa segunda-feira (07).

De acordo com informações, o condutor do Uno seguia pela Rua Miritis e, ao chegar no cruzamento com a Rua Alzino Martelo, não conseguiu fazer a curva e acabou caindo no quintal da residência.

O motorista disse que perdeu o freio. O carro estava carregado com produtos de limpeza.

Polícia Militar de Meio Ambiente passa a contar com apoio de drone nas operações no Rio da Prata

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar de Meio Ambiente, por meio da 10ª CIA PM MAMB, tem intensificado as operações de fiscalização da pesca predatória nos rios e represas, destacando o Rio da Prata, considerado berçario de espécies nativas da Bacia do Rio São Francisco.

No decorrer da operação, iniciada no mês de novembro do corrente ano, a 10ª Companhia de Meio Ambiente tem alcançado excelentes resultados, com a prisão em flagrante delito de pescadores, apreensões de pescado e apetrechos de pesca utilizados na prática da pesca predatória, tais como redes, tarrafas, molinetes, embarcações, etc.

A Polícia Militar de Meio Ambiente tem realizado também a fiscalização de estoque e do transporte de pescado.

Já nas rodovias e estradas vicinais que ligam até o Rio da Prata, estão sendo intensificadas as Fiscalizações de Trânsito.

No decorrer dos primeiros 47 dias de operação piracema, foram lavrados vários Autos de Infração Ambiental, totalizando o valor de R$ 130.000,00.

Ressalta-se ainda que as autuações não pagas, somam-se à dívida ativa do autuado, gerando consequências futuras.

A Polícia de Meio Ambiente destaca o importantíssimo papel da população e das comunidades no apoio à Polícia, por meio das denúncias que podem ser feitas diretamente no telefone 3818-6100, ou no telefone 181, não carecendo identificar-se.

PPP: projeto para modernizar iluminação pública entra na segunda fase

Minutas do edital de licitação e do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) estão sendo elaboradas para, na próxima etapa, receberem contribuições de toda a sociedade

Segunda 07/12/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em recente reunião sobre a estruturação da PPP para modernizar a iluminação pública em Patos de Minas, foram apresentados detalhes da segunda fase do projeto. Essa etapa é marcada sobretudo pela elaboração das minutas do edital de licitação e do contrato, documentos que ainda serão submetidos à consulta pública, provavelmente no primeiro semestre de 2021. Ela também contempla a tramitação de projetos de lei na Câmara Municipal, o que trará maior segurança jurídica ao projeto.

A videoconferência foi conduzida por representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e do consórcio Houer/Viana, Castro, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados, contratado pela instituição financeira por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP). Na ocasião, voltou-se a ressaltar que a PPP não se trata de privatização, mas sim de transferir a gestão do parque de iluminação pública a um ente privado por tempo determinado, cabendo a ele modernizar, expandir, operar e manter o sistema.

Também foram esclarecidas as regras especiais da Lei 11.079/2004, a chamada Lei das PPPs. É justamente essa norma que estabelece a obrigatoriedade de realizar consulta pública por, no mínimo, 30 dias, sendo a sociedade informada desse ato por meio da imprensa oficial e de veículos de comunicação locais. “O processo é muito transparente, e a submissão de estudos e documentos à população e ao mercado dá a eles a oportunidade de conhecer o projeto e fazer suas considerações, a fim de aprimorá-lo antes de a versão final ser publicada”, explicou o consultor de projetos da Houer, Mateus Moreira.

As parcerias público-privadas seguem ainda outras regras especiais, e uma delas é o prazo de contrato não inferior a cinco anos e não superior a 35 anos. A PPP em Patos de Minas terá duração de 13 anos, período durante o qual a empresa vencedora da licitação deverá modernizar todos os pontos de iluminação pública e implantar novos pontos em locais ainda não iluminados. O parceiro privado será remunerado mediante o cumprimento das obrigações contratuais e o desempenho na prestação dos serviços de iluminação pública conforme índices previstos no contrato.

O cronograma do projeto estabelece a troca das luminárias atuais por luminárias LED em todo o município, incluindo os distritos, nos primeiros 18 meses da concessão, bem como adequação de todo o parque luminotécnico às normas específicas de iluminação pública. Além da economia de recursos, uma vez que a tecnologia LED é mais eficiente e durável, a modernização proporcionará mais segurança ao tráfego de veículos e de pedestres, maior sensação de segurança pública, valorização do patrimônio histórico municipal e melhoria dos espaços públicos para uso da comunidade em período noturno.

A PPP será custeada integralmente com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) atualmente arrecadada pelo município, garantindo que não haverá aumento no valor do tributo ou custos extras à população. Ao fim da concessão, a prefeitura receberá de volta toda a estrutura e as melhorias nela executadas, tendo a opção de retomar para si a prestação do serviço ou de renovar a concessão.

Envolvimento – Representantes de diferentes setores da prefeitura participam diretamente da estruturação da PPP, e o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves acompanha os trabalhos desde o início, em setembro de 2019. Patos de Minas foi um dos primeiros municípios do Brasil contemplados pelo programa do Governo federal.