Governo de Minas orienta vacinação em novos grupos prioritários, como professores e trabalhadores da Educação
Recomendação vale para municípios com sobras de doses direcionadas a pessoas com comorbidade
Fonte: Agência Minas
O Governo de Minas orientou os municípios que já realizaram a vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades – e que ainda possuem doses direcionas a este público sobrando em estoque – que avancem na imunização de outros grupos prioritários, como professores e trabalhadores da Educação, trabalhadores portuários e de aeroportos, população em situação de rua, entre outros, seguindo a ordem e os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). A orientação foi publicada nesta sexta-feira (28/5) no Diário Oficial do Estado.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacchereti, explicou, na quinta-feira (27/5), durante coletiva de imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, que o grupo de comorbidades é mais complexo de ser acessado devido à necessidade de comprovação. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades é mais restritiva que as de outras campanhas, como a da gripe, por exemplo. E como o número de pessoas com doenças preexistentes é calculado com base no cadastro de imunização contra Influenza, algumas doses acabam sobrando.
“Para dar legitimidade a esta expansão da vacinação, foi feito um memorando circular orientando que os municípios que já vacinaram os grupos de comorbidades e sobraram doses em seu estoque, que avancem no processo seguindo a ordem do PNI. Com isso, nós vamos evitar que as doses de vacinas fiquem paradas e, consequentemente, acelerar o processo de imunização ampliando o grupo vacinal”, afirmou o secretário.
Grupos
De acordo com a publicação, os municípios que já atenderam os grupos acima e ainda possuem disponibilidade de doses poderão ampliar para os próximos grupos de prioridade, como pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC; pessoas em situação de rua (18 a 59 anos); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, desde que realizado na unidade de saúde; completar 100% das Forças de Segurança, salvamento e armadas; e trabalhadores da educação do ensino infantil (creche, pré-escolas), seguindo as faixas de idade de 55 a 59 anos, 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos.
Comportamento da população
Durante a entrevista à imprensa, o secretário de Saúde ainda alertou sobre a importância de a população mineira continuar tomando todas as medidas de higiene, distanciamento social e uso de máscaras como prevenção a uma possível terceira onda da doença. Essa conscientização, segundo ele, é a principal aliada ao trabalho realizado pelo estado de preparação e adequação do sistema de saúde.
“O comportamento da população é capaz de barrar qualquer nova cepa do vírus. Temos que lembrar que ele circula no contato interpessoal ou por estarmos juntos em algum ambiente sem usar máscara, sem higienizar a mão. Por isso a insistência nas medidas de prevenção. A terceira onda tem muito a ver com o comportamento da população. Esta nova cepa indiana tem um potencial de circulação no país e, associado à população perdendo o comportamento de distanciamento social, é muito perigosa ", explicou o médico Fábio Baccheretti.
Pix: cobrança exige cuidados para não cair em golpes
Fraudadores podem elaborar códigos QR falsos
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Casal Jr)
A comodidade de pagar compras com a câmera do celular pode dar dor de cabeça se o consumidor não tiver atenção. Em funcionamento há pouco mais de duas semanas, o Pix Cobrança, que permite o pagamento imediato a empresas e prestadores de serviços por meio do código QR (versão avançada do código de barras), exige cuidado para evitar golpes.
Segundo a empresa de segurança digital Certisign, fraudadores podem usar a nova tecnologia para elaborar códigos QR falsos. Dessa forma, o usuário que escanear o código QR com a câmera do celular pode ser levado a páginas falsas e induzido a fazer o pagamento à pessoa errada. Como o Pix Cobrança pretende substituir os boletos, um código QR fraudado representa uma versão mais sofisticada de um falso boleto bancário.
Consultor técnico da Certisign, Marcio D’Avilla lista uma série de dicas para garantir a segurança das transações. Embora o usuário não possa identificar um código QR falso apenas olhando para a imagem, existem uma série de elementos que permitem evitar golpes.
A dica principal consiste em observar as informações da transação. Depois de seguir as instruções da maquininha do estabelecimento e do aplicativo do banco, o consumidor aponta a câmera do celular para o código QR que deseja escanear.
Após a leitura automática, o próprio aplicativo da instituição financeira informa o nome do destinatário, alguns dígitos do CPF ou do CNPJ e o valor do pagamento. Muitos golpes podem ser evitados apenas verificando os dados. Caso os dados não correspondam ao estabelecimento, basta não concluir a transação.
Páginas falsas
Em segundo lugar, o usuário nunca deve escanear um código QR enviado por desconhecidos, seja por e-mail ou por mensagem instantânea. Muitas vezes, falsos avisos de cobrança ou mensagens para regularizar os débitos atraem a atenção de desavisados. O mesmo ocorre com o preenchimento de falsos cadastros, destinados a roubar dados na internet.
Nesse caso, o cuidado é semelhante ao do usuário que clica em links falsos. O código QR apenas tornou a tentativa de golpe um pouco mais sofisticada. O usuário deve observar o endereço eletrônico da página para a qual está sendo direcionado. Se a URL tiver erros de digitação ou estiver encurtada, as chances de golpe aumentam.
Também é necessário conferir se a página está protegida por um certificado SSL (certificado de segurança) emitido para o mesmo endereço onde você está. Para isso, basta verificar se o navegador tem um cadeado e clicar nele. Mesmo assim, todo cuidado é pouco porque até as páginas falsas passaram a ter SSL.
No fim, o bom senso e a desconfiança continuam os principais antídotos para evitar aborrecimentos. O usuário deve estar certo de que está lidando com uma empresa ou prestador de serviço idôneo, tanto ao observar se a página de internet é verdadeira e segura como ao verificar as informações do destinatário do Pix no aplicativo do banco.
Governo recebe 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford neste sábado
Ao todo, serão 46 milhões de doses entregues pelo consórcio
Fonte: Agência Brasil (foto: Reuters/Sergio Perez/Direitos Reservados)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará mais 5,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas por ela ao Ministério da Saúde neste sábado (29). O quantitativo começará a ser distribuído aos estados hoje. O envio deve ocorrer pelos próximos dias.
As doses serão entregues ao centro de distribuição do Ministério, na cidade de Guarulhos (SP). O estado do Rio de Janeiro receberá diretamente seu lote, uma vez que a sede da unidade de fabricação da Fiocruz fica na capital fluminense.
Com essas 5,9 milhões, serão 46 milhões de doses de vacinas entregues pelo consórcio. A previsão é que até o início de julho a Fundação Oswaldo Cruz entregue mais 16 milhões de doses, totalizando 62 milhões.
O Plano Nacional de Operacionalização da Imunização Contra a Covid-19 foi atualizado, conforme anúncio do Ministério da Saúde de sexta-feira. Com o fim da imunização das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência, os será a vez dos profissionais da saúde receberem as vacinas.
Manifestantes participam de atos contra o governo federal
Participantes defendem auxílio de R$ 600 e aumento da vacinação
Fonte: Agência Brasil (foto: TV Globo/Reprodução)
Manifestantes foram às ruas neste sábado (29) em várias cidades do país para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Pessoas ligadas a partidos de oposição, movimentos sociais e de estudantes saíram em passeata em defesa do pagamento de R$ 600 de auxílio emergencial, verbas para universidades públicas e ampliação da vacinação contra a covid-19. Também houve protestos contra a privatização de estatais e a reforma administrativa.
Pela manhã, em Brasília, a concentração foi em frente ao Museu da República e seguiu para a Esplanada dos Ministérios. Em frente ao Congresso Nacional, os manifestantes gritaram palavras de ordem e exibiram faixas e cartazes. A Polícia Militar não divulgou o número de participantes do ato.
Rio de Janeiro
Na capital fluminense, manifestantes se reuniram em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, no centro da cidade, a partir das 10h. Organizações sociais, movimentos estudantis, centrais sindicais e partidos de oposição ocuparam três das quatro pistas da Avenida Presidente Vargas e caminharam pela via em direção à Candelária. Depois seguiram por outras vias do centro.
Idoso é preso após agredir passageiro de ônibus e ameaçar motorista
Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã desse sábado (29), suspeito de agredir um passageiro de um ônibus coletivo e ameaçar o motorista.
Segundo informações, o idoso entrou em um ônibus na Avenida Brasil. Quando o motorista pediu um documento de identificação, o idoso passou a discutir com o condutor.
Em determinado momento, o suspeito também passou a discutir com um passageiro. Em seguida, ele agrediu o passageiro. Nesse momento, o condutor acionou a PM, que foi até o local.
Quando os militares chegaram, o idoso agrediu novamente a vítima e ameaçou o condutor do ônibus. Diante dos fatos, a PM conduziu o idoso à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
Polícia Militar prende autora por mandando de prisão em aberto
Na noite de sexta-feira (28) a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) tomou ciência de um mandado de prisão em desfavor da autora, 27 anos, pelo crime de Tráfico de Drogas, decorrente de prisão anterior, que havia sido realizada pelas equipes Tático Móvel.
De posse das informações, as equipes realizaram uma operação na Rua Tadeu Pereira Guimarães, no bairro Jardim Sul, logrando êxito em localizar a foragida da justiça.
Diante dos fatos, a autora foi presa e conduzida à Delegacia de Polícia Civil de plantão.
Polícia Militar realiza operações na praça da Matriz em Patrocínio
Visando trazer maior tranquilidade para moradores e transeuntes da Praça da Matriz, que reclamam da perturbação do sossego nos finais de semana, a Polícia Militar, através da Patrulha de Operações, juntamente com a equipe do CPU, intensificou a fiscalização de trânsito naquele local.
Quando da chegada da PMMG ao local, várias pessoas e veículos se dispersaram e no decorrer da operação a praça ficou mais tranquila.
Devidos às fiscalizações resultaram em 1 Ait lavrado e 1 Inabilitado autuado.
Motociclista derrapa em óleo derramado na pista e fica ferido na Av. Fátima Porto
Um motociclista ficou ferido ao cair em um derramamento de óleo no asfalto da Avenida Fátima Porto, próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o motociclista disse que seguia sentido à Av. Jk, quando próximo ao semáforo do cruzamento com a Av. Brasil, derrapou na pista, em virtude de um derramamento de óleo no asfalto, vindo a cair ao solo.
A vítima sentia dores no joelho e tornozelo direitos, bem como tinha algumas escoriações pelo corpo. Ele foi levado à Upa pelo Samu. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e jogou areia no asfalto onde havia resíduos de óleo para evitar outros acidentes.
Prefeitura informa sobre infestação de pernilongos no Bairro Cidade Nova e adjacências
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Sobre a infestação de pernilongos no Bairro Cidade Nova e adjacências, a Prefeitura de Patos de Minas informa:
-representantes do Executivo local realizaram visita técnica à Minas Mais Alimentos para apurar a responsabilidade da empresa na infestação de pernilongos que está afetando a região. Os responsáveis constataram que a indústria já vem executando as medidas para o controle dos insetos, mas recomendou reforço por meio da aplicação de larvicida biológico na lagoa de tratamento final dos efluentes industriais;
-nessa quinta-feira (27/5), a Minas Mais informou que providenciou a compra do biolarvicida, com chegada prevista para a próxima segunda-feira (31/5). A indústria também comunicou que realiza o controle interno com dedetização e pulverização regular, assim como mantém contrato com empresa terceirizada para controle de pragas, dentre elas pernilongos;
-representantes do município ainda vistoriaram área externa próxima à empresa onde passa um córrego. Nesse local há formação de bolsões naturais, com presença de focos do mosquito. A Minas Mais, numa ação de apoio, atuará também nesse local, intervindo para desobstruir alguns pontos e facilitar o escoamento da água;
-a vistoria no córrego foi realizada por equipe técnica da prefeitura e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), que verificaram pontos com lançamento de esgoto. O órgão notificará a Copasa para tomar as providências cabíveis;
-embora seja cercada, a área do córrego está sendo utilizada para descarte irregular de lixo, como latas de tintas, o que também favorece a reprodução dos mosquitos. Diante disso, representantes da prefeitura alertaram para a necessidade de a população colaborar e não agir dessa forma;
-a partir da próxima semana, vistorias serão realizadas em outras empresas que possuem lagoas de tratamento. O objetivo é avaliar se há focos de mosquitos nesses ambientes e recomendar alternativas viáveis para sanar o problema.
Idoso de 69 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de criança de 10 anos
Um idoso de 69 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na tarde dessa sexta-feira (28) suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos.
Segundo informações da PM, a mãe da criança relatou que o filho retornou da residência do suspeito e contou que, na semana passada, ele passou a mão em sua barriga, em seu pênis e em suas nádegas por cima da roupa. Contou ainda que na data de hoje, o idoso passou a mão novamente em sua barriga, no pênis e nas nádegas ele colocou a mão por dentro de bermuda e ficou acariciando seu ânus.
Diante dos fatos, a PM foi até a casa do idoso, situada na Rua Zina Rocha. Em conversa, ele relatou que realmente a criança esteve na sua casa por volta das 13h15min e lhe pediu R$20,00 para comprar um chinelo.
Disse ainda que tem o costume de brincar com ele e que, na semana passada, brincou com a criança e o abraçou. Alegou também que teve contato com a criança “brincando de passar a mão um no outro”. O idoso disse que na data de hoje não teve contato com a criança e não fez o que estão lhe acusando.
Diante dos fatos, o idoso foi preso em flagrante por estupro de vulnerável e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. A mãe da criança e o Conselho Tutelar acompanharam o caso.