Unipam topo-vestibular

Mortes por covid-19 de pessoas vacinadas são raras, diz especialista

Médicos defendem eficácia de todas as vacinas disponíveis

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

A morte do ator Tarcísio Meira na última quinta-feira (12), por complicações da covid-19, reacendeu o debate sobre a eficácia da vacinação para controlar a pandemia. Aos 85 anos, o ator estava completamente imunizado desde abril, quando tomou a segunda dose da CoronaVac. O episódio gerou nova onda de desinformação nas redes sociais, com falsas narrativas de que "não adianta tomar vacina". A Agência Brasil conversou com especialistas que foram taxativas na defesa da imunização em massa como a principal estratégia para que o país saia da crise sanitária.

"Nenhuma vacina disponível no Brasil, a da Pfizer, a Janssen, AstraZeneca ou a CoronaVac asseguram 100% de proteção. As pessoas continuam precisando de cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. Mas a efetividade das vacinas é indiscutível. Basta ver que nos países com vacinação avançada, como Israel e Inglaterra, mesmo com aumento de casos por causa da variante Delta, o número de internações e mortes são proporcionalmente muito menores, resultado direto da imunização", diz a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) avaliou o efeito das vacinas contra o novo coronavírus na população brasileira e concluiu que 91,49% das pessoas que morreram pela infecção, entre maio e julho deste ano, não tinham tomado vacina ou não estavam totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen.

A mesma pesquisa demonstrou que 84,9% das pessoas imunizadas que morreram no país tinham algum fator de risco para a covid-19 e 87,6% tinham 70 anos ou mais. A incidência de agravamento de quadros em pessoas idosas, mesmo que vacinadas, tem uma explicação biológica. A imunossenescência é o processo de envelhecimento e desregulação da função imunológica no organismos de idosos, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções por vírus e bactérias, além do desenvolvimento de doenças como o câncer e a redução da resposta vacinal imunológica.

"Nos idosos a partir dos 60 anos, há o que a gente chama de imunossenescência. O nosso organismo, fisiologicamente, perde a capacidade, ante a exposição de um antígeno, seja a doença ou a vacina, de gerar resposta imunológica adequada", explica a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). "Além da imunossenescência, é muito raro um idoso acima dos 60 anos não ter uma comorbidade, como cardiopatia ou diabetes. Então, com esses dois aspectos, aumentam as chances de evoluir gravemente frente ao vírus da covid", acrescenta.

Mesmo com maior suscetibilidade à eficácia das vacinas, a imunização de idosos é crucial para protegê-los. Lorena Diniz faz uma analogia com a guerra para explicar como as vacinas colaboram nessa estratégia. "Se a gente estiver numa guerra, com homens treinados, a chance de a gente ganhar é muito maior do que chamar pessoas da reserva que não foram treinadas para vencer o combate".

Para ganhar essa guerra, no entanto, a cobertura vacinal na maior parte da população é fundamental. "A vacina em si é somente um produto. A estratégia mesmo é a vacinação. Vacina sem vacinação não adianta nada. Não adianta apenas você se vacinar, as outras pessoas também precisam disso para gerar proteção coletiva", ressalta Isabella Ballalai.

A médica lembra, por exemplo, o caso do vírus do sarampo. A doença que foi considerada erradicada no Brasil em 2016, com direito a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a atingir a população em 2019, revertendo esse status. O motivo foi a vacinação abaixo do esperado. 

Hortaliças cultivadas no Caic alimentam alunos e familiares

Espaço tem o intuito de proporcionar o desenvolvimento do aluno e a interação da escola com a comunidade

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na Escola Municipal Aristides Memória (Caic) não tem só livros, cadernos, carteiras, quadro. Tem também uma horta onde são cultivados diferentes hortaliças, como couve, alface, cebolinha, cenoura, beterraba e rabanete. Os alimentos colhidos beneficiam cerca de 100 estudantes e seus familiares mensalmente.

A horta faz parte do Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti) e foi criada como apoio para a disciplina de Empreendedorismo, dentro do Projeto de Tempo Integral. O espaço tem o intuito de proporcionar o desenvolvimento do aluno e a interação da escola com a comunidade.

De acordo com a diretora da escola, Marina Santos, a distribuição mensal é feita por meio de levantamento para identificar as famílias mais necessitadas, já que a escola tem cerca de 700 alunos. “Antes da pandemia, os alunos cuidavam do cultivo da horta, mas agora essa tarefa está nas mãos do José Vicente, funcionário da unidade. 

O cultivo das hortaliças conta também com apoio da empresa Valoriza, doando mudas para o plantio.

PCMG prende sete homens por crimes contra crianças e adolescentes

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, em Belo Horizonte e Contagem, na Região Metropolitana, sete homens investigados por crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. As prisões ocorreram durante ações policiais realizadas ao longo desta semana.

Foram cumpridos mandados de prisão, representados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) de Belo Horizonte, nos bairros Apolônia, Santa Terezinha, Padre Eustáquio, Serra e Centro, como também no município de Contagem. Duas prisões foram em flagrante.

As vítimas tinham de 11 a 16 anos de idade e eram próximas dos suspeitos. Em uma das investigações, a vítima, de 15 anos, foi encontrada em uma casa de prostituição no Centro da capital, na tarde dessa quinta-feira (12/8). A jovem, que está grávida, era considerada desaparecida. O proprietário e o gerente do estabelecimento, de 42 e 31 anos, respectivamente, foram presos em flagrante.

Prisões

Além do caso envolvendo a jovem de 15 anos, na manhã desta sexta-feira (13/8), a PCMG cumpriu mandado de prisão, no aglomerado da Serra, contra um suspeito de 32 anos. A vítima, de 14, sofria abusos do pai desde os 6 anos. De acordo com a adolescente, os abusos cessaram por um tempo mas, no começo desta semana, o pai teria colocado remédio para dormir na água da filha e manteve relações sexuais com ela.

Mãe e filha buscaram abrigo na casa de vizinhos devido a ameaças sofridas e agressões constantes por parte do autor. Elas também procuraram auxílio na delegacia. O homem, investigado por crimes de furto e violência doméstica, foi encaminhado para o sistema prisional.

Ainda nesta sexta-feira, no bairro Serra, um engenheiro de 70 anos foi preso após denúncia da mãe da vítima, atualmente com 12 anos. A mulher contou que trabalhou por sete anos na casa do suspeito. Após notar que a filha estava triste, a menina contou sobre os abusos, sofridos desde os 7 anos. Ela disse que o homem a ameaçava e que tinha medo de a mãe perder o emprego.

Uma vizinha dessa vítima, atualmente com 13 anos, também relatou ter sofrido assédio por parte do engenheiro. O suspeito ficou preso durante 5 anos, por corrupção de menores, estupro e atentado violento ao pudor, e estava em liberdade condicional desde 2010.

Durante a semana, outros mandados de prisão foram cumpridos. Um dos detidos é o pai da vítima, uma menina de 11 anos, que sofria abusos desde os nove. Em maio deste ano, ela contou para um amigo sobre os abusos e fugiu de casa na tentativa de interromper a violência sofrida. A família procurou a Depca que, após investigações, representou pela prisão preventiva do homem, de 31 anos. A vítima, em situação de rua, foi encaminhada para o Conselho Tutelar, recebeu atendimento médico e, em seguida, foi levada para um abrigo municipal. O homem, que nega os abusos, foi localizado no bairro Apolônia e encaminhado ao sistema prisional. Ele também é investigado pelos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas.

No bairro Santa Terezinha, região Noroeste da capital, a PCMG prendeu um padrasto investigado por abusar da enteada, de 16 anos, desde que ela tinha 11 anos. A vítima resolveu contar para a mãe durante uma viagem em que ele não estava presente.

Uma outra vítima, de 15 anos, procurou a Polícia Civil, acompanhada pelos responsáveis legais, e contou que se relacionava com o investigado, de 22 anos. Após o término do namoro, ele passou a ameaçá-la, dizendo que iria divulgar fotos íntimas da menina. Policiais da Depca cumpriram um mandado de busca e apreensão e localizaram, em Contagem, diversas fotos íntimas da adolescente armazenadas no celular do suspeito o que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime com pena de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.

Covid-19: boletim confirma 25 novos casos; não houve óbitos confirmados

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 16.993 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (17/08), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz 25 casos a mais em relação ao anterior, e o percentual de cura supera agora os 95%. Não houve óbitos confirmados.

O boletim informou também que 276 pessoas estão em recuperação domiciliar e 28 pacientes estão internados, sendo 12 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 16.160 pessoas já se recuperaram da doença, representando 95,09% de taxa de cura, e 529 óbitos foram confirmados até o momento.

PM aborda veículo na estrada da Serrinha e homem de 32 anos acaba preso por tráfico

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última segunda-feira (16) durante operação preventiva realizada pela Polícia Militar de Patos de Minas na estrada da Serrinha, as equipes do Tático Móvel e ROCCA (Ronda Ostensiva Com Cães), abordaram um veículo Fiat Pálio, conduzido por um homem de 32 anos, bastante conhecido no meio policial pelo envolvimento com o tráfico de drogas.

Durante a abordagem, os militares constataram que o abordado portava CNH vencida e também foi observado que o condutor apresentou uma certa apreensão devido ao procedimento padrão. Diante disso, os militares optaram por aplicar os cães de faro do canil da 230ª cia tático móvel no veículo.

Durante a aplicação, os cães Kratus e Pandora, deram indicativo de que havia entorpecentes no volante. Ao desmontar a tampa que cobre o local, foi encontrado um invólucro plástico contendo a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em moeda corrente, fracionados em cédulas de R$ 100,00, R$ 50,00, R$ 20,00 e R$ 10,00 reais.

Após dialogo, o infrator informou, sem qualquer constrangimento ou coação, que havia drogas em sua residência. As equipes deslocaram até a residência mencionada, onde foi permitida a entrada dos policiais. Durante as buscas os policiais encontraram embaixo de uma pia da churrasqueira, uma barra de crack, quatro porções de cocaína grandes e material para dolagem.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Driver88: novo aplicativo de corridas, entregas de encomendas e food delivery chega à Patos de Minas

O app Driver88 chega neste mês de agosto com muitas novidades e liberou o cadastro para motoristas/entregadores e lojas parceiras.

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas acaba de ganhar um novo aplicativo de corridas, prestação de serviços, entregas de encomendas, entregas de comidas (food delivery) e sistema de compras de supermercado. A novidade é que o aplicativo Driver88 é genuinamente patense, sendo o primeiro aplicativo do gênero em multi-serviços lançado na região e que engloba uma gama de serviços oferecidos em um único aplicativo, evitando assim a instalação de vários aplicativos para diferentes finalidades ou seja, um usuário tem mãos um único aplicativo que solicita corridas, que faz entregas, que pede comidas, que faz compras ou que solicita prestadores de serviços no conforto de sua casa.

O app Driver88, promete otimizar e agilizar a mobilidade urbana e serviços de entregas de encomendas na cidade. A princípio, nesta primeira fase de implementação do sistema na cidade, foi liberado o cadastro para os motoristas na modalidade de transporte de passageiros de carro, moto e táxi; entregadores de encomendas nas modalidades de carro, bike, moto, van e caminhão e para serviços de ajuda como auto socorro e mudanças de caminhão.

Foi liberado também o cadastramento de lojas que desejam fazer parte da família Driver88 e vender seus produtos com o aplicativo Driver88 Loja. Se possui um estabelecimento de comida ou loja de produtos cadastre seus itens para venda e faça entregas, pode ser restaurante, mercado, food-delivery ou lojas variadas etc.

Como funciona o cadastro para Motoristas/entregadores?

Com um sistema inovador e com diversas funções o app Driver88 chegou em Patos de Minas para inovar em todos aspectos; O aplicativo Driver88 Motorista possui uma interface simples e intuitiva oferecendo aos motoristas parceiros a capacidade de realizar diversas funções dentro do aplicativo como: Abrir corridas, transferir valores entre carteiras, definir horários para ativação do aplicativo, definir seus horários de trabalho, acompanhar suas corridas ou
entregas, ver o histórico de ganhos, adicionar contatos de emergência e muito mais.

Para fazer o cadastro como o motorista/entregador parceiro deve primeiramente baixar o aplicativo Driver88 Motorista que está disponível gratuitamente na Appstore ou Playstore com acesso via web (acesse o site da empresa www.driver88.com.br para obter + informações). Para realizar o cadastro como motorista ou entregador, é necessário que o motorista ou entregador inclua em seu cadastro CNH e EAR (Exerce Atividade Remunerada), tenha um veículo próprio de transporte ou entrega e em seguida enviar toda documentação necessária e solicitada para o cadastro, juntamente com sua foto de perfil.

Nesta etapa o motorista pode escolher qual tipo de serviço deseja oferecer aos usuários da plataforma como:

• Motorista de transporte de passageiros (carro, moto, táxi).
• Serviços de entregas (moto, carro, van, caminhão).
• Prestador de serviços e ajuda (autosocorro ou mudanças decaminhão).

O motorista/entregador parceiro pode cadastrar quantos veículos desejar a sua conta e pode simultaneamente realizar o serviço de transporte de passageiros ou entregas. O app Driver88 já possui registro na prefeitura e está apto e licenciado para operação dentro da cidade de Patos de Minas.

Em-breve estaremos liberando todas as demais funções do aplicativo como prestação de serviços para que motoristas/entregadores ofereçam serviços para os usuários da plataforma como de serviço de mecânica, jardinagem, eletricista, bombeiro, chaveiro, encanadores, pintores, barbeiros, lava-jato e muito+. (função ainda não liberada).

Como funciona o cadastro para Lojas/mercados e Food Deliver’s?

Para completar se você é dono de um estabelecimento ou loja sua empresa também pode vender produtos usando o aplicativo Driver88 Loja, neste sistema empresas podem realizar entregas de seus produtos para os usuários cadastrados na plataforma, liberamos também o cadastro para lojas de:

• FOOD DELIVERY (açaiterias; Bebidas; Burguerias; Cafeterias; Caldarias; Churrascarias; Comidas (Árabes; Brasileira; Chinesa; Francesa; Grega; Havaiana; Indiana; Italiana; Japonesa; Vegetariana); Confeitarias; Cozinha Multi; Docerias; Empórios; Esfirrarias; Lanchonetes; Marmitarias; Padarias; Pamonharias; Pastelarias; Petiscarias; Pizzarias; Salgadarias; Sorveterias; e muito mais.

• SUPERMECADOS: Açougue; Água e Gás; Armazém; Bebidas Geladas; Cafés e Laticíneos; Cuidados Pessoais; Frios e Congelados; Grãos; Hortfruti; Limpeza; Mercearia; Padaria; Petiscos; Saladas e Massas; Temperos.

• LOJAS VARIADAS: Acessórios; Água e Gás; Brinquedos; Celulares; Construção; Cosméticos; Eletrodomésticos; Floriculturas; Informática; Livrarias; Óticas; Perfumarias; Pet-shops; Presentes e Lembranças;
Produtos de Bebê; Roupas; Sapatos. Para realizar o cadastro como loja parceira, é necessário que o estabelecimento possua CNPJ e que envie toda a documentação necessária e solicitada no aplicativo Driver88 Loja em seguida cadastre todos seus produtos acessando o painel web presente no site www.driver88.com.br.

A loja parceira pode adicionar seus próprios entregadores ou utilizar os serviços dos entregadores cadastrados na plataforma, é possível também fazer entrega de balcão, definir seus horários de funcionamento, aplicar cupons de desconto personalizados para primeira venda ou para todos os produtos, acompanhar relatórios, ver o relatório de vendas e muito mais.

De acordo com os proprietários da marca, a partir do dia 01/09 os usuários já podem baixar o aplicativo Driver88 usuário para os sistemas Android ou IOS (Iphone ou tablets) que estará em plena atividade e já começarem a solicitar corridas, entregas ou pedidos salientou também que durante o mês de setembro realizará vários sorteios de brindes e liberações de cupons de  desconto para os usuários cadastrados no aplicativo.

Acompanhe as redes sociais do aplicativo Instagram, Facebook, Twitter @driver88app e fique por dentro da data de lançamento oficial do aplicativo Driver88 para usuários.

Em caso de dúvidas acesse o site utilize nossos canais de atendimento ou solicite atendimento via chat presente no site www.driver88.com.br.

Email: [email protected]

Whatsapp: (14) 98828-3650

Driver88, Sempre ao Seu Lado!

Código 0303 pode ser criado para identificar ligações de telemarketing

Anatel abriu consulta pública até o dia 29 de setembro

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública sobre a proposta de definir o código 0303 para ligações de telemarketing. A Consulta Pública nº 41/2021 recebe contribuições até o dia 29 de setembro.

Com o código, o consumidor poderá identificar ligações de oferta de produtos e serviços. “O uso padronizado dessa numeração será uma ferramenta importante para o consumidor na identificação das chamadas de telemarketing”, explica a Anatel.

A agência acrescenta que a proposta decorre de trabalhos desenvolvidos pela Anatel com as prestadoras de serviços de telecomunicações.

Para enviar sugestões, o cidadão deve clicar em “contribuir” na página da consulta pública.

Focos de queimadas crescem na estiagem e causam prejuízos

Interrupção no fornecimento de energia e destruição da natureza são alguns dos danos; incêndios ainda colocam vidas e patrimônio em risco

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O número de clientes prejudicados por queimadas na área de concessão da Cemig aumentou 6,4 vezes nos sete primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. De janeiro até julho de 2021, a companhia registrou 145 queimadas que interferiram no funcionamento da rede elétrica, interrompendo o fornecimento para mais de 277 mil clientes. No mesmo período do ano passado foram 93 ocorrências que causaram interrupção para cerca de 43 mil usuários.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado de Minas Gerais registrou um aumento de 104% no número de focos ativos nos primeiros sete meses do ano, quando comparado com o mesmo período de 2020, ficando 65% acima da média anual.

Este aumento significativo é justificado por diversos fatores, mas o principal está relacionado com a fraca estação chuvosa de 2020/2021, que conduziu a umidade do solo a níveis mais baixos do que o usual neste período.

Historicamente, especialistas apontam os meses de agosto, setembro e outubro como os que concentram cerca de 77% do total de focos no ano. Mas, considerando as condições atuais, a previsão é de um período crítico para os próximos meses.

Prevenção

Para minimizar as ocorrências de queimadas em sua área de concessão, a Cemig realiza, todos os anos, campanhas para conscientizar a população.

A companhia descreve os danos provocados pelas queimadas, que prejudicam não apenas milhares de clientes, mas também destroem a natureza, matam animais silvestres e colocam em risco o patrimônio. As crianças formam um público importante dessas campanhas, pois se sensibilizam mais facilmente e levam para os adultos as informações sobre os cuidados para evitar os danos causados pelo fogo em áreas abertas.

Além de queimar postes e os cabos da rede elétrica - especialmente na área rural -, os incêndios podem causar curtos circuitos que interrompem o fornecimento de energia, com risco de prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias, serviços, produção rural e até mesmo cidades inteiras.  

“O aquecimento de cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações e, pior, causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a essas áreas. Portanto, são muitos os transtornos para quem depende da energia elétrica que é interrompida pelas queimadas”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares. 

Um dos maiores desafios para as equipes de campo da Cemig, para fazer a manutenção desse tipo de ocorrência, é chegar ao local da rede elétrica atingida. “Normalmente, são locais de difícil acesso e em áreas muito amplas. Além disso, levar estruturas pesadas como torres e postes em áreas acidentadas torna ainda mais complexa a manutenção das redes prejudicadas pelas queimadas”, afirma. 

As queimadas também podem prejudicar a geração de energia, já que contribuem para a formação de erosão, vetor responsável por causar o carreamento de solo (terra) e o assoreamento dos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia, como os demais cursos de água. "Por isso é importante lembrar: além dos já citados problemas com a falta de energia,  há também o prejuízo em relação à água, que é um bem essencial à vida do homem, animais e vegetais", completa João José Magalhães Soares. 

Alerta

Além de campanhas educativas, a Cemig realiza, constantemente, ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos que estão sob as os cabos de energia, além da remoção da vegetação ao redor dos postes, torres, subestações e usinas.

A Cemig também criou um sistema de alerta de queimadas para antecipar-se a ocorrência do problema sob suas linhas de transmissão e distribuição de energia.

Este sistema utiliza dados de satélite e de modelos meteorológicos para identificar, monitorar e prever o deslocamento de focos de queimadas nas proximidades de suas linhas de distribuição e transmissão, permitindo às equipes de campo realizar inspeções em pontos específicos para avaliar os riscos de possíveis desligamentos. 

Polícia Militar prende autor por uso e consumo de drogas

Terça 17/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de segunda-feira (16), a Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) recebeu denúncia de que havia chegado um  suspeito numa fazenda na zona rural de Bagaços, sentido a Abadia dos Dourados, pedindo por socorro.

Foram realizaram diligências, sendo que os policiais abordaram o indivíduo e encontraram com ele uma pedra de crack.

Indagado, o homem alegou que estaria perdido e procurando a chácara de um individuo ligado ao tráfico de drogas, que fica na região do Areado.

Diante dos fatos, o autor de 19 anos e a droga apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Expectativa de dias melhores marca volta às aulas presenciais na rede municipal

No último dia 9, crianças da pré-escola retomaram as atividades presenciais. O retorno acontece de forma escalonada, e os pais podem escolher se mantêm ou não os filhos na modalidade remota de ensino

Segunda 16/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em Patos de Minas, o retorno dos alunos às escolas municipais foi um momento marcante para a comunidade escolar. O reinício das aulas presenciais aconteceu na segunda-feira da semana passada, e os primeiros a voltar foram alunos da pré-escola. O prefeito Luís Eduardo Falcão e a primeira-dama Ludmila fizeram questão de acompanhar o primeiro dia de aula. Eles visitaram a Escola Municipal Professora Madalena Maria de Melo junto com a secretária de Educação de Patos de Minas, Sônia Silveira, para desejar boas-vindas às crianças e presenciar a volta às atividades na unidade de ensino.

De acordo com o relato de profissionais, o retorno foi bastante positivo. Muitos ressaltaram o quanto se sentiram felizes por ver as crianças chegarem, trazendo com elas sentimentos de alegria e esperança externados nos gestos, no brilho do olhar e no sorriso estampado.

De acordo com Sônia Silveira, a presença dos alunos nas escolas é essencial não apenas para o aprendizado do conteúdo, mas também para a socialização. Além disso, segundo ela, traçar estratégias para minimizar as perdas pedagógicas e socioemocionais vivenciadas por inúmeras crianças durante o período pandêmico deve ser prioridade no atual contexto.

Com esse entendimento, a secretária articulou para que, especialmente no dia 9 de agosto, representantes da Semed estivessem presentes nas instituições de ensino para acolher os profissionais e as crianças assim que chegassem às escolas. “O objetivo desse momento foi demonstrar que somos uma rede e estamos juntos para enfrentar os novos desafios que surgirão com o ensino presencial e semipresencial”, destacou a representante da pasta.

Retorno seguro – A Secretaria Municipal de Educação, de acordo com suas atribuições, analisa documentos expedidos por órgãos competentes quanto aos protocolos sanitários e pedagógicos. Com base nisso, promove debates com as equipes pedagógicas para a elaboração de orientações que atendam às especificidades e demandas de cada escola, considerando o contexto da rede como um todo.

Além disso, a palavra de ordem para o momento tem sido “escuta” aos gestores e professores que estão na linha de frente desse processo. Todo esse esforço busca oferecer às famílias e aos profissionais a segurança de um retorno consciente e responsável.