Orthodontic

Economia IBGE começa teste nacional para o Censo 2022

Censo do ano que vem trará mais inovações tecnológicas

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, de hoje (4) até meados de dezembro, o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).

Segundo o órgão, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.

Quilombolas e indígenas

A previsão é que, a partir de 25 deste mês, os testes do Censo 2022 cheguem às terras indígenas e aos territórios quilombolas. No Rio de Janeiro, essas visitas ocorrerão em Angra dos Reis e Paraty, onde serão testados protocolos sanitários de segurança, normas de abordagem e o questionário específico para essas populações.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete há também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Inovações tecnológicas

Segundo o IBGE, a operação censitária de 2022 será totalmente informatizada. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho.

Além disso, serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.

“Toda a comunicação digital do Censo 2022 contará com links de acesso protegidos contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância entre os Data Centers. Na coleta e supervisão, temos uma infraestrutura com minimodem 3G/4G, antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.)”, informou o IBGE.

Os arquivos digitais que serão embarcados nos DMCs fornecem aos recenseadores as principais informações sobre os setores censitários que serão visitados. Esses arquivos estão armazenados na nuvem privada do IBGE e, também, em nuvem pública.

No Censo Demográfico 2022, o IBGE fará todo o processo de contratação de funcionários temporários de forma digital, eliminando o uso do papel.

O projeto do Censo Demográfico é composto por um conjunto de sistemas informatizados, como: sistema de gerenciamento da coleta de dados em campo, sistema de supervisão e acompanhamento gerencial, sistema de gestão administrativa e pagamento, entre outros.

Segundo o instituto, por trás disso tudo há uma infraestrutura de tecnologia da informação robusta, com dispositivos móveis de coleta de última geração, possibilitando que a operação seja totalmente digital, bem gerenciada e segura, produzindo dados de qualidade em um tempo cada vez menor.

O IBGE destacou que obedece ao normativo legal do sigilo estatístico, estabelecido pela Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, e pela Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.853, de 8 de julho de 2019.

Somado a esse arcabouço legal, o IBGE acrescentou que tem uma Política de Segurança da Informação e Comunicações, e todos os procedimentos a serem adotados na infraestrutura envolvida no Censo Demográfico 2022 estão de acordo com essa política, considerando os atributos clássicos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

Novidades do Censo 2022 em relação a 2010

- Gerenciamento digital dos resultados da coleta de dados em tempo real, permitindo correções de eventuais erros operacionais.

- Gerenciamento digital, em tempo real, dos deslocamentos dos recenseadores em todo território nacional.

- Digitalização de todo o processo de contratação e gerenciamento dos servidores temporários, eliminando o uso do papel.

- Armazenamento em nuvem privada e pública dos arquivos digitais, agilizando a rotina diária dos mais de 180 mil recenseadores, que envolve o download das informações dos setores censitários e o upload dos questionários respondidos.

- Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) de última geração, com minimodem 3G/4G e aplicativos atualizados, que se conectam à rede de comunicação do IBGE e possibilitam a transmissão dos dados coletados de forma criptografada e segura.

- Proteção contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância para toda a comunicação entre os Data Centers.

- Novo cluster de banco de dados de alta performance, para organização, análise, compartilhamento e monitoramento das operações. Maior velocidade de processamento das aplicações hospedadas no Data Center, permitindo a utilização de soluções mais estáveis, seguras e com mais desempenho.

- Aumento da capacidade de conexão do IBGE com os recenseadores, por meio de antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a Internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.) disponível nos DMCs e Data Centers do Instituto, diminuindo o risco de sobrecargas.

Minas é o estado mais seguro do Brasil, segundo Ministério da Justiça

Dados reforçam evolução do trabalho integrado das Forças de Segurança mineiras, fundamental para o destaque nacional

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Dirceu Aurélio / Sejusp)
Feed do PatosAgora

Minas Gerais é o estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de janeiro a junho – fechando o primeiro semestre de 2021. A base de informações agrega estatísticas disponibilizadas pelas 27 unidades federativas brasileiras e tem, por finalidade, subsidiar a implementação de políticas públicas em segurança e defesa social.

Os dados de janeiro a maio já davam a Minas a primeira colocação no cenário nacional, resultado que se fortaleceu com a disponibilização das informações de junho – os últimos dados divulgados pelo Sinesp.

A evolução do trabalho desenvolvido pode ser observada também no desempenho dos três últimos anos, em que o estado obteve boas colocações no cenário nacional da segurança pública. De lá para cá, passou de terceiro colocado, em 2019, para primeiro colocado em 2021.

“O resultado é fruto de um trabalho integrado das Forças de Segurança. Um estado mais seguro significa, principalmente, um lugar melhor para se viver e com melhores perspectivas para os mineiros. O investidor também tem mais confiança para empreender aqui, gerando emprego e renda para a população”, afirma o governador Romeu Zema.

Sistema de informações

O Sinesp acompanha as taxas de violência de nove naturezas criminais. São elas: latrocínio, homicídio consumado, estupro consumado, roubo de carga, roubo a veículo, roubo a instituições financeiras, lesão corporal seguida de morte, homicídio tentado e furto de veículo. A base é alimentada por todos os estados da nação, com registros de ocorrências lavrados pelas forças de segurança atuantes em cada localidade.

O ranking liderado por Minas Gerais neste ano avalia as menores taxas de incidência criminal: ou seja, o somatório de ocorrências registradas, de forma proporcional à população estadual, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período analisado, multiplicando o resultado por cem mil. Nos casos de furto e roubo a veículos, são calculados os registros proporcionalmente à frota inscrita no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Não há atribuição de peso entre os diferentes crimes observados.

A integração das forças de segurança é um dos fatores que permitiram a Minas Gerais ocupar este espaço no cenário nacional. Somente no primeiro semestre, foram mais de 15 operações integradas realizadas com diferentes focos: combate ao crime organizado; combate ao tráfico de drogas; combate à criminalidade violenta nas áreas de fronteiras com outros estados; violência doméstica e familiar contra a mulher; combate ao uso irregular de produtos controlados, entre outras. A Operação Caminhos de Minas é exemplo de como a integração das forças de segurança é a melhor saída para vencer a criminalidade.

Na terceira fase da Caminhos de Minas, coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), finalizada em julho, foram apreendidos mais de 600 kg de drogas em rodovias de todo o estado. Além disso, cerca de 220 indivíduos foram presos, 12 armas de fogo retiradas de circulação e sete procurados pela Justiça capturados, desde o início da megaoperação.

Segundo o titular da Sejusp, secretário Rogério Greco, a atuação conjunta das forças de segurança operantes em Minas Gerais terá continuidade e frequência. "Trata-se de um projeto de sucesso. A integração é fundamental para a Segurança Pública de uma forma geral", ressalta.

Taxa de criminalidade

Segundo o cálculo, Minas tinha, em 2016, uma taxa de criminalidade de 474,03 por 100 mil habitantes, ocupando o sétimo lugar no ranqueamento nacional. No mesmo período, a taxa nacional equivalente era de 668,49. Em 2019, ao atingir o terceiro lugar no pódio de Segurança Pública, o estado apresentava uma taxa de 260,96 por 100 mil habitantes, enquanto o coeficiente brasileiro era de 358,51. E, finalmente, nos seis primeiros meses de 2021, a taxa mineira é de 87,42, sendo a proporção em todo o Brasil de 145,04. Os estados que ocupam a segunda e terceira colocação estão com suas taxas em 97,79 e 102,71, respectivamente.

Metodologia

O banco de dados do MJSP considera, como último consolidado, o período de três meses anteriores à publicação, que, normalmente, ocorre após o 15º dia corrido. O intervalo é justificado como necessário para que as respectivas pastas de Segurança Pública e Defesa Social de todas as unidades federativas possam coletar, tratar e validar as estatísticas antes de submetê-las à base nacional.

Vale ressaltar que os dados podem apresentar diferenças para outras análises. O Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por exemplo, compila e disponibiliza à imprensa, na seção “Dados Abertos” do site da pasta, ou sob demanda, as estatísticas mensalmente - via de regra, na segunda quinzena do mês posterior ao balanço mais recente.

 

Comando do 46º BPM visita obras das futuras instalações do 6º Pelotão PM em Serra do Salitre

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã dessa quinta-feira (04), o Comandante do 46º BPM, Ten Cel PM, Salomão Queiroz Caixeta, acompanhado do Prefeito do município de Serra do Salitre, Paulo Giovane Silveira de Melo, realizaram uma visita às obras de construção da futura sede do Pelotão PM local.

Também participaram da visita o Subcomandante da UEOp, Maj Guimarães, o Comandante do 6º Pelotão, Ten Luiz Paulo,  o mestre de obras, Jamir  Monteiro de Freitas, além do Chefe de administração da Prefeitura Vagner Natal.

Na oportunidade, foram realizadas pelas citadas autoridades vistorias das obras, que se encontram na fase da fundação, sendo que a previsão de entrega da nova sede do 6º Pelotão / 87ª Cia do 46° BPM, para cada vez mais bem servir a comunidade, é março de 2022.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM Rodoviária divulga resultados das operações ralizadas no feriado prolongado de Dia dos Finados

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, durante o feriado prolongado do Dia de Finados, a Polícia Militar Rodoviária executou a operação “Rota Segura - Feriado Prolongado”, através do reforço do policiamento com utilização pessoal administrativo, realizando-se operações blitz comuns, blitz de lei seca, além de inúmeras operações de fiscalização dos condutores nas estradas mineiras.

Os resultados foram os seguintes:

PM apreende pistola calibre 9mm e dezenas de cartuchos na MG 223

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) apreendeu uma arma de fogo e dezenas de cartuchos calibre 9mm na tarde da última quarta-feira (04), no km 18 da MG 223. Um homem de 34 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo informações da PM, a equipe de serviço no turno recebeu cdenúncia anônima via 190, relatando que individuo armado estaria deslocando na MG 223 sentido a Monte Carmelo.

As guarnições realizaram cerco e após abordagem do referido veículo, foi localizado durante busca pessoal na cintura do condutor do automóvel, uma pistola calibre 9mm municiada e carregada. Dentro do veículo foi localizado dois carregadores municiados.

Polícia Militar prende autor por posse ilegal de arma de fogo

Quinta 04/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

.A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um revólver cal .38 e prendeu um homem de 31 anos na noite de quarta-feira (03), na Avenida Rufina Alves de Jesus. 

Segundo informações da PM, durante o cumprimento de batida policial, a Sala de Operações da Unidade repassou a informação de que teria um indivíduo mexendo em um lote, aparentemente desenterrando algo.

No local, a guarnição policial abordou o autor que estava mechendo no lote, localizando em seu poder uma munição calibre .38.

Foi realizado buscas em sua residência, onde foi localizado um revólver calibre .38. O autor foi preso e conduzido até a delegacia de polícia para demais providências.

PM de Patrocínio prende suspeito de cometer dois roubos em seguida

Quarta 03/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em Patrocínio dia 02 de novembro de 2021. Durante a "Operação Feriado de Finados" realizada pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio na noite de ontem (02), foi recebida informação via 190, dando conta que um indivíduo em uma bicicleta pequena (modelo feminino) teria tentado abordar um transeunte no cruzamento das ruas Equador com Itália, bairro Nações. 

A equipe policial fez contato com o solicitante, que informou que o indivíduo seria baixo, de cor morena e trajava na ocasião calça jeans escura, um moletom nas cores marrom/verde e mochila, além de portar um facão.

Em seguida, a PM recebeu um novo chamado via 190, relatando que um motociclista teria sido vítima de roubo à mão armada no cruzamento da rua Itália com rua Equador, vindo o autor a evadir em uma bicicleta sentido ao bairro Serra Negra.

A vítima informou que foi abordado por um indivíduo portando um facão, que mediante ameaças, anunciou o roubo. O indivíduo subtraiu um aparelho celular e a quantia de R$ 130,00 (cento e trinta reais) em dinheiro. Durante as diligências, os militares acessaram imagens de câmeras de monitoramento do momento em que o autor evadia após a ação.

Durante essas diligências, os militares conseguiram localizar o autor e o celular furtado, próximo ao cruzamento da avenida Rufina Alvina de Jesus com rua Portugal. Após ser dado voz de prisão, o autor ficou bastante exaltado e nervoso, iniciando uma crise convulsiva, se debatendo no solo, o que ocasionou algumas pequenas lesões.

Os militares realizaram os primeiros socorros e acionaram o SAMU. O autor levou os militares em um lote vago próximo à residência abordada, onde foram recuperados o celular subtraído no último roubo e a quantia de R$100,00 (cem reais), os quais estavam em uma sacolinha juntamente com uma nota fiscal pertencente à vítima.

Procon municipal emite recomendação sobre cobrança de couvert artístico

Quarta 03/11/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Procon de Patos de Minas emitiu, nesta quarta-feira (3/11), a Recomendação Administrativa nº 02/2021, trazendo orientações para estabelecimentos que oferecem atrações musicais e culturais ao vivo e cobram pelo serviço.

O órgão recomenda que, se for cobrada taxa (couvert artístico), os consumidores sejam informados a respeito e a quantia arrecadada seja integralmente transferida para os artistas responsáveis pela apresentação.

De acordo com o comunicado, quando for cobrado couvert, a informação sobre o valor deve estar clara e visível para os consumidores, sendo afixada por meio de cartazes e/ou placas.

A atração artística do dia e o valor cobrado também devem estar descritos no menu e/ou cardápio. Ainda segundo o órgão, em caso de descumprimento do disposto na recomendação, poderá ser aberto processo administrativo em desfavor do estabelecimento.

Covid-19: boletim informa 13 novos casos

Quarta 03/11/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 17.688 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (03/11), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz 13 casos a mais em relação ao anterior, publicado na última sexta-feira. Não houve mortes confirmadas, e o percentual de cura segue acima dos 96%. Até o momento da divulgação deste informe, não havia nenhum paciente internado em UTI Covid-19 em Patos de Minas.

Até o momento, 17.090 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,61% de taxa de cura, e 551 óbitos foram confirmados até o momento.

Polícia Militar prende três filhos por maus tratos contra a própria mãe de 87 anos

Quarta 03/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã de segunda-feira (01) durante a realização da "Operação Feriado de Finados", a Polícia Militar (PM) recebeu a informação de que na Alameda Imbuias, bairro Morada Nova, em Patrocínio (MG), estava acontecendo uma situação de maus tratos a uma idosa de 87 anos.

De posse da denúncia, as equipes policiais se deslocaram ao local e constataram que a vítima estava deitada em um colchão no chão da residência, aparentando estar mal alimentada e mal cuidada pelos filhos.

Diante das acusações mútuas entre os filhos sobre recebimento de salário e cuidados com a própria mãe, os policiais militares realizaram a condução de três filhos da vítima, em tese, autores de cometimento do crime de mais tratos contra idoso.

Foram conduzidos, um homem, 57 anos, e duas mulheres, 63 e 53 anos, entregues na Delegacia de Polícia Civil de plantão, para demais medidas de polícia judiciária.