Condutor fica gravemente ferido após caminhão carregado com verduras tombar na BR 354
Um motorista de 36 anos sofreu ferimentos graves na tarde dessa segunda-feira (25) após o caminhão que ele conduzia tombar, na altura do km 301 da BR 354, em Rio Paranaíba (MG). O passageiro, de 47 anos, também ficou ferido.
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), durante operação controle de velocidade, a equipe foi procurada por usuários da via alertando sobre um veículo acidentado bem próximo ao local da operação. A guarnição deslocou ao local (curva sinuosa) deparando com a combinação veicular tombada no acostamento lado esquerdo da pista.
O passageiro de 47 anos, estava deitado sobre o asfalto, queixando-se de dores nas costas, sendo prestado os primeiros socorros e acionamento da ambulância do Pronto Socorro de Rio Paranaíba (MG).
O condutor de 36 anos, se encontrava preso na lataria e parte do banco do veículo, com fraturas expostas no braço e suspeita de fratura em uma das pernas, sendo necessário acionamento do Corpo de Bombeiros Militar para desencarceramento. Após os trabalhados o condutor foi socorrido ao Hostipal Regional de Patos de Minas (MG).
Compareceu ainda o perito criminal o qual realizou seus trabalhos liberando o local. O veículo que transportava verduras de São Gotardo (MG) com destino a Teresina (MG) foi liberado para um representante da empresa proprietária que compareceu ao local e se responsabilizou pela remoção.
Covid-19: boletim informa 2 novos casos, sem confirmação de óbito pelo 30º dia consecutivo
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Patos de Minas chegou a 17.642 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (22/10), pela Vigilância em Saúde.
O boletim desta segunda-feira traz dois novos casos de infecção por coronavírus, sem confirmação de óbito pelo 30º dia consecutivo. A ocupação em leitos Covid-19 por pacientes de Patos de Minas é a menor dos últimos meses nos hospitais públicos e privados.
Até o momento, 17.058 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,68% de taxa de cura, e 548 óbitos foram confirmados até o momento.
Projeto que leva refeições do Restaurante Popular para outros pontos da cidade começou hoje
Foi iniciado nessa segunda-feira (25), no Cristavo, o projeto “Saúde no Prato”, que visa levar as refeições do restaurante popular de Patos de Minas (MG) para outros pontos da cidade.
A ideia é descentralizar a venda das refeições servidas no Restaurante Popular. O usuário deve comprar o ticket no novo ponto das 8h às 9h30 (valor = R$ 4,00). Já das 11h30 às 12h30, ele retirará as refeições.
As vendas serão realizadas pela empresa Adília, atualmente responsável por produzir a alimentação servida pelo Restaurante Popular de Patos de Minas.
O "Saúde no Prato" visa permitir que mais pessoas tenham acesso a refeições de qualidade, nutricionalmente equilibradas e a preço acessível.
De acordo com Jorgiane Suelen de Sousa, secretária municipal de Desenvolvimento Social, O objetivo é, ao longo do tempo, abrir pontos de venda em outras áreas da cidade. Pelo menos mais três locais podem ser inseridos no projeto. Nesse primeiro dia foram distribuídas 40 refeições.
Covid-19: 16 e 17 anos são convocados para vacinar esta semana
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuirá nova remessa de vacinas contra Covid-19, e Patos de Minas receberá 2.214 doses destinadas a adolescentes. A entrega será nessa terça-feira (26/10), permitindo que as faixas etárias de 16 anos completos e 17 anos (faltosos) recebam o imunizante na quarta e quinta-feira desta semana.
A aplicação ocorrerá no antigo Projeto Saci (Rua Ouro Preto, 777, Várzea), das 8h às 18h, conforme divisão por inicial do nome estabelecida no calendário ao lado. Poderão comparecer também gestantes que ainda não receberam a primeira dose e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades que faltaram à convocação anterior para esse público.
Aqueles que ainda não se cadastraram devem acessar patosdeminas.prefeituras.net e efetivar a inscrição.
Documentos – Todos os menores de 18 anos só receberão a vacina mediante apresentação de termo de assentimento original e impresso assinado pelos pais ou responsáveis (disponível aqui). Além disso é preciso levar documento oficial com foto (ou certidão de nascimento), CPF (ou cartão SUS), comprovante de endereço (pode ser dos responsáveis) e cartão de vacina (caso possua).
Vale lembrar que as grávidas devem apresentar, além dos documentos padrões, o cartão de gestante, enquanto as pessoas com comorbidades devem entregar laudo médico que ateste essa condição. As comorbidades prioritárias estão listadas em documento do Ministério da Saúde, reproduzido no site da Prefeitura de Patos de Minas.
18 anos ou mais – As chamadas de quarta e quinta-feira são exclusivas para adolescentes, devendo os maiores de idade comparecer no atendimento agendado para amanhã, das 8h às 18h, também no Saci.
Segunda e terceira dose – O calendário de segunda dose também tem sequência esta semana, com aplicação de Pfizer até sexta-feira (consulte aqui). Já o novo cronograma de terceira dose para idosos será divulgado ainda ainda esta semana.
Polícia Militar prende homem por ameaça, descumprimento de medida protetiva e posse ilegal de arma de fogo
Na noite de ontem (24) na rua José Miguel Filho, bairro Alvorada, em Patos de Minas (MG) a Polícia Militar foi acionada para verificar uma denúncia onde, segundo a vítima, uma mulher de 32 anos, possui medida protetiva de urgência em relação ao autor, um homem de 38 anos de idade, com o qual ela viveu em união estável durante aproximadamente 17 anos, porém, separaram há cerca de três meses.
Segundo a vítima, o autor descumpriu a referida medida em relação à distância mínima de cem metros e foi até a porta da casa dela, onde deixou a filha do casal e também realizou manobras perigosas com o carro. Ainda segundo a vítima, o autor também a ameaçou por meio de uma ligação telefônica em que este realizou para a filha do casal.
Segundo a vítima, o autor lhe perguntou o motivo pelo qual o portão da casa estava aberto, bem como perguntou onde estava a vítima e ainda proferiu dizeres de ameaça. Por fim, a vítima informou aos militares que acredita que o autor tenha acesso à arma de fogo, tendo em vista que, em data pretérita, este ameaçou e a informou que iria providenciar uma arma de fogo.
Quando a equipe policial chegou no local, o autor já havia evadido. Ante o exposto, a equipe deslocou à residência do autor, onde este foi preso em flagrante. No quarto do autor, foi localizada uma espingarda de pressão aparentemente adaptada para calçar calibre. 22.
Em conversa com o autor, a princípio, este negou ser proprietário do material, porém, posteriormente, informou que a espingarda estava no interior de um veículo antigo, do qual já havia desfeito. Por fim, não soube informar a origem lícita de tal material, bem como negou ter ameaçado a vítima e descumprido a medida protetiva de urgência. Ante o exposto, a espingarda foi apreendida e o autor preso em flagrante.
Em uma manhã de muita diversão, Projeto de Educação Ambiental e Recicladinho são lançados
O Parque Municipal do Mocambo ficou repleto de crianças que aprenderam como realizar a reciclagem
Foi uma manhã bem divertida. Centenas de crianças participaram do lançamento do Projeto de Educação Ambiental e do mascote Recicladinho, no Parque Municipal do Mocambo. Os presentes puderam levar para casa um exemplar do Gibi do Recicladinho, que aborda de maneira lúdica, como é o caminho do lixo até a reciclagem ou ao Aterro Sanitário.
Recicladinho é um super-herói, ainda menino, que não poupa esforços para salvar da destruição o mundo em que vivemos.
As crianças dançaram, brincaram e curtiram um grande show com Tio Bruno e seus Tubarões, que inclusive ele e sua banda, utilizaram-se de materiais reciclados como instrumentos musicais. As pessoas que estiveram no evento, aprenderam na prática como é o processo reciclar, que contribui efetivamente da limpeza da nossa cidade e do meio ambiente.
Em sua fala, Walter Ferreira Soares, Diretor-Presidente do Grupo Conserbras agradeceu a presença de todos, pediu empenho no projeto, para que Patos de Minas aprenda a reciclar e declarou instalado o Projeto de Educação Ambiental.
O projeto é desenvolvido pela Conserbras, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e da Elus Ambiental e percorrerá as escolas públicas e privadas, ensinando e conscientizando sobre a prática reciclagem. Para mais informações sobre o projeto, você pode entrar em contato no (34) 3061-3000.
Prefeitura vai capacitar cuidadores de pessoas vítimas de AVC
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou presencialmente na sede do CER II
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Marcelo Casal Jr)
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Serviços Especializados, oferecerá o treinamento “Capacitação para cuidadores de pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)” na próxima sexta-feira (29/10), das 7h30 às 12h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por telefone (34 3700-8129) ou pessoalmente no CER II Totó Veloso (Av. Comandante Vicente Torres, 765, Jardim Peluzzo) até as 16h do dia 28 de outubro.
O curso, gratuito, é voltado tanto para cuidadores profissionais quanto para familiares que, de uma hora para outra, passaram a cuidar de alguém que sofreu AVC sem ter conhecimento técnico no assunto. Informações, esclarecimentos e ensinamentos práticos serão repassados aos participantes por meio de oito palestras, as quais contemplam as áreas de psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.
“Teremos ainda informações sobre benefícios sociais em casos de incapacidades resultantes do AVC, que pode acarretar paralisias ou dificuldade no andar, falar e compreender”, explica a diretora de Serviços Especializados, Vanessa Borges, acrescentando: “O AVC é a segunda causa de óbitos no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos, o que retira do mercado de trabalho milhares de pessoas, ocasionando impacto social bastante significativo”.
Ainda segundo Vanessa, aproximadamente 75% das vítimas não fatais do AVC não retornam às suas atividades profissionais. De 30 a 40% ficam dependentes do familiar ou cuidador, normalmente acamados, e 34% têm demência em um ano, com dificuldade de memória, esquecimentos ou dificuldade de raciocínio. “Faremos a capacitação exatamente no Dia Mundial de Combate ao AVC. É uma excelente oportunidade de aprendizado para cuidadores. Nós aguardamos esse público em nosso curso, que terá emissão de certificado”, finaliza a diretora.
Bombeiros localizam corpo de homem que se afogou ao tentar atravessar o Rio Paranaiba
Fotos: Aislan Henrique
O Corpo de Bombeiros localizou na manhã dessa segunda-feira (25), o corpo de um homem de 39 anos que se afogou ao tentar atravessar o Rio Paranaíba, em Patos de Minas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava na companhia de um amigo, quando tentou atravessar o rio a nado, por volta das 18 horas de ontem (24), porém não conseguiu concluir a travessia e acabou desaparecendo.
As buscas começaram na noite de ontem. Na manhã dessa segunda-feira, os bombeiros retomaram as buscas e conseguiram localizar o corpo, cerca de 2 km depois da ponte.
A Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) foram acionados no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Agência Brasil explica como funciona o programa Jovem Aprendiz
Iniciativa pode ser via de entrada no mercado formal de trabalho
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Fruto de uma lei em vigor há quase 21 anos, o Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal que visa estimular empresas e órgãos públicos a contratar jovens de 14 a 24 anos de idade, bem como pessoas com necessidades especiais, sem limite de idade.
Além de oferecer aos jovens uma oportunidade de aprendizagem profissional e, em muitos casos, uma via de entrada para o mercado formal de trabalho, a política pública de estímulo à contratação de aprendizes também busca qualificar a mão de obra de que o setor produtivo precisa.
A proposta é integrar o estudo e a prática. Por isso, a chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00), que norteia o programa, estabelece que a jornada diária do aprendiz não deve superar seis horas diárias, salvo em casos em que o jovem já tenha completado o ensino fundamental, quando, então, poderá trabalhar até oito horas diárias. Em qualquer das duas situações, a carga horária deve levar em conta o tempo destinado aos estudos.
Na condição de aprendiz, o jovem contratado recebe salário e outros direitos trabalhistas e previdenciários, como vale-transporte, 13° salário, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tudo devidamente registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social. O contrato não deve durar mais que dois anos – exceção aos casos de portadores de necessidades especiais.
Mais do que simplesmente colocar jovens de 14 a 24 anos para trabalhar, os empregadores devem matriculá-los em cursos oferecidos por entidades de aprendizagem qualificada, tais como as que formam o Sistema S, ou por escolas técnicas e agrotécnicas e entidades sem fins lucrativos registradas nos conselhos dos direitos da criança e do adolescente dos municípios onde atuem.
Fazem parte do Sistema S o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); o Serviço Social do Comércio (Sesc); o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); o Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat); o Serviço Social de Transporte (Sest) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Muitas empresas, principalmente as de grande porte, têm seus próprios programas de seleção e contratação de aprendizes, mas há também entidades como o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), o Instituto Euvaldo Lodi e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), entre outras, que fazem a ponte entre os jovens e os empregadores interessados.
O Ministério da Economia, por sua vez, disponibiliza, em sua página uma relação, por localidades, contendo os cursos de aprendizagem profissional autorizados a funcionar no país.
Pela legislação brasileira, empreendimentos de médio e grande portes com ao menos sete empregados desempenhando funções que exijam formação profissional são obrigados a contratar o correspondente a, no mínimo, 5%, e, no máximo, 15%, de aprendizes. As atividades que incidem neste cálculo podem ser consultadas na página da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Já os estabelecimentos dispensados de cumprir a exigência legal constam da Instrução Normativa nº 146, de 2018, do Ministério do Trabalho e Previdência.
Limites
A condição do menor aprendiz, bem como seus direitos e deveres, já constava na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, que permitia a contratação de aprendizes a partir dos 14 anos de idade.
Em 1967, um decreto-lei reduziu para 12 anos o limite mínimo – que vigorou até 1998, quando uma emenda à Constituição Federal voltou a proibir a contratação de aprendizes com menos de 14 anos.
Dois anos depois, a regra foi incorporada à Lei da Aprendizagem, que norteia o Programa Jovem Aprendiz e, entre outras coisas, observa o veto constitucional ao acesso de menores de 16 anos a qualquer outra forma de trabalho que não na condição de aprendiz.
Em 2005, a Lei nº 11.180 elevou de 18 anos para 24 anos de idade o limite etário máximo para a contratação de aprendizes por empresas e órgãos públicos.
Resultados
Desde que a Lei da Aprendizagem entrou em vigor, em 2000, o número de jovens aprendizes vinha aumentando ano após ano, até pelo menos 2020. No entanto, uma consulta à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) revela que os resultados ainda são tímidos.
Mesmo que o número de contratos de aprendizagem tenha saltado de 368.818, em 2016, para 481.284 em 2019, eles ainda representavam menos de 8% dos 6,51 milhões de jovens de 14 a 24 anos ocupados no mercado formal de trabalho em 2019 – pouco antes de o mundo começar a enfrentar a pandemia de covid-19.
Os dados da Rais 2020 ainda estão sendo computados, mas o Boletim da Aprendizagem que o Ministério da Economia divulga em sua página na internet revela que, no ano passado, foram registrados ao menos 393.920 contratos de aprendizagem. Dado que, conforme alerta o ministério, pode ser reajustado após a conclusão da Rais 2020. O mesmo boletim indica que, no fim de julho deste ano, havia ao menos 461.548 contratos ativos em todo o país.
Covid-19: maiores de 18 anos faltosos vacinam nessa terça-feira (26)
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Se você tem 18 anos ou mais e ainda não se vacinou contra a Covid-19, a sua oportunidade é nessa terça-feira.
Não há previsão de chamar faltosos maiores de idade novamente. Portanto organize-se para não perder a data. Separe documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.