Orthodontic
Vestibular 2023

Ônibus capota e deixa feridos e mortos na BR-365 em Uberlândia

Quinta 05/10/2023 - Aislan Henrique
Fonte: Fotos: Digital Drones
Feed do PatosAgora

Um grave acidente tirou a vida de uma criança e um adulto no KM 610 da BR-365 na cidade de Uberlândia. Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU fizeram o resgate de 38 pessoas. No total haviam 48 pessoas dentro do ônibus.

O acidente aconteceu por volta de 03h28min da madrugada de hoje (05/10) envolvendo o capotamento de um ônibus no município de Uberlândia.

O mesmo desceu numa ribanceira. De acordo com os solicitantes, mais de 30 pessoas estavam nele. Várias vítimas presas às ferragens. Todas as equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o resgate, inclusive com apoio de outros órgãos.

O acidente aconteceu no entrocamento da BR 365 com anel viário.

2 vítimas foram conduzidas para o Pronto Socorro da UFU. Uma com pneumotórax e a outra com fratura exposta.

SOBRE O CAPOTAMENTO ÔNIBUS- BR 365 KM 610

# TOTAL  ( ENVOLVIDOS): 48
# ÓBITOS : 02 ( CRIANÇA + ADULTO - POSSÍVEL TRM)
# REMOÇÕES:
UAI TIBERY   - 7 VITIMAS
UAI PAMPULHA - 8 VITIMAS
UAI PLANALTO - 4 VITIMAS
UAI ROOSEVELT- 10 VITIMAS
HC UFU - 9 VITIMAS

Lançamento do Pix Automático é adiado para outubro de 2024

Ferramenta permitirá pagamento agendado de contas

Quarta 04/10/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Daqui a um ano, o correntista poderá agendar transferências automáticas via Pix para o pagamento de contas recorrentes. O Fórum Pix, composto por representantes do Banco Central (BC) e das instituições financeiras e de pagamento, definiu a data de lançamento do Pix Automático para outubro de 2024.

Inicialmente prevista para abril do próximo ano, a ferramenta foi adiada em seis meses. No entanto, segundo o BC, a estimativa foi ajustada por causa da complexidade do novo produto, do tempo necessário para desenvolver o papel de cada um dos participantes e da definição das estratégias comerciais das instituições financeiras.

O BC também mencionou “questões organizacionais” internas, mas não informou se o atraso está relacionado à operação padrão dos servidores do órgão.

Segundo o novo cronograma, a publicação do regulamento do Pix Automático e dos manuais para os participantes ocorrerá em dezembro. De janeiro a agosto de 2024, o sistema será desenvolvido. Os testes para homologar a ferramenta ocorrerão em agosto e setembro e o lançamento para o correntista em outubro.

O Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de que o correntista precise autorizar cada transação.

Entre os pagamentos que podem ser feitos com a ferramenta, estão contas de água, luz e telefone; assinatura de serviços como internet, streaming, clubes e portais de notícias; mensalidades como escola, academia, condomínio e plano de saúde; e serviços financeiros, como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio.

Desenvolvimento

Para acelerar o desenvolvimento do Pix Automático, os participantes do Fórum Pix concordaram em usar tecnologias existentes no Pix tradicional e no open finance (compartilhamento de dados entre instituições financeiras).

O processo de criação do mecanismo se dará de forma coletiva, envolvendo não só as instituições financeiras e instituições de pagamento, mas também empresas potenciais usuárias dos variados setores e outros agentes interessados.

Após o lançamento do Pix Automático, em outubro de 2024, o BC pretende lançar uma agenda de estudos para aperfeiçoamentos do sistema de transferências instantâneas. Entre as possíveis novidades, estão a possibilidade de portabilidade das autorizações para usar a conta de outra instituição e a definição de uma escala de prioridades de pagamentos programados para o mesmo dia.

Segurança

Realizada na última terça-feira (3), a 20ª reunião plenária do Fórum Pix também discutiu melhorias na segurança do sistema. O Banco Central e as instituições participantes debateram a possibilidade de que os aplicativos das instituições financeiras tenham um canal de denúncias em caso de fraudes no Pix.

Inicialmente, a adoção do mecanismo de denúncias seria recomendada às instituições financeiras, tornando-se uma obrigação posteriormente.

O BC está elaborando uma orientação de experiência dos usuários no canal de denúncias. A proposta será submetida ainda este ano para a consulta dos demais integrantes do Fórum Pix.

Prefeitura de Patos de Minas publica edital para alienação de imóveis

São 32 lotes disponibilizados nos bairros Jardim Centro, Caramuru, Planalto, Jardim Esperança, Residencial Sorriso, Novo Horizonte, Vila Rosa, Jardim Aquárius, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

Quinta 14/09/2023 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas publicou o primeiro edital para alienação de imóveis, e a sessão acontecerá no dia 5 de outubro, às 9h. São 32 lotes disponibilizados nos bairros Jardim Centro, Caramuru, Planalto, Jardim Esperança, Residencial Sorriso, Novo Horizonte, Vila Rosa, Jardim Aquárius, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

O leilão será de forma híbrida (na modalidade eletrônica e presencial), sendo o arrematador aquele que ofertar o maior preço pelo imóvel, não podendo ser o valor inferior ao avaliado. Vale destacar que, mesmo presencialmente, os lances devem ser realizados pelo site do leiloeiro: www.leiloesjudiciaismgnorte.com.br.

Salvo exceções previstas no edital (https://patosdeminas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/patosdeminas.mg.gov.br-edital-leilao-bens-imoveis-clicksign.pdf), podem participar pessoas físicas e jurídicas, associadas ou não, domiciliadas ou estabelecidas em qualquer parte do território nacional.

A arrecadação estimada é de aproximadamente R$ 7 milhões, montante esse a ser aplicado, por exemplo, em obras de infraestrutura e na reforma, construção e ampliação de prédios públicos.

COMSAB destina recursos para ajudar na solução de drenagem pluvial em área de erosão do Parque do Mocambo

Conselheiros aprovaram o investimento de 1,8 milhão de reais do FMSB para a execução da obra

Quarta 13/09/2023 - André Amâncio
Fonte: Ascom Comsab
Feed do PatosAgora

Os membros efetivos do Conselho Municipal de Controle Social e Saneamento Básico de Patos de Minas (Comsab), se reuniram no dia 12 de setembro, de 10 às 11h30min, na Sala de Reuniões do prédio administrativo da Prefeitura Municipal, para a deliberação de temas previstos na pauta.

No debate estiveram presentes assuntos como: 1) Aplicação de recursos do saneamento no sistema de drenagem pluvial do Parque Mocambo em parceria com o BH Supermercados; 2) Apresentação de relatório sobre obras e projetos desenvolvidos nos últimos meses; 3) Prestação de contas de gastos do Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB), em 2023; 4) Recursos do FMSB financeiros disponíveis no momento; 5) Cronograma de previsão de implementação de novos projetos com apoio do fundo; 6) Substituição de membros devido à saída e/ou desligamento de alguns conselheiros; 7) Dentre outros assuntos de interesse ambiental e de saneamento básico no âmbito do município de Patos de Minas.

A reunião foi aberta pelo Secretário Municipal de Planejamento, Hamilton Francisco, que informou aos presentes sobre os objetivos do encontro constados na pauta e ressaltou sobre o estreitamento de diálogo entre os empreendedores da rede de supermercados BH com representantes do poder público municipal para dar início às obras de construção da unidade 3 no bairro Vila Garcia.

Em seguida, foi apresentado o balancete de prestação de conta com o gasto em obras de drenagem e pavimentação das ruas Caetés e São Geraldo, e avenida Tomaz de Aquino. As obras tiveram um custo total aproximado de 5,8 milhões de reais, sendo utilizado 5 milhões do FMSB e o restante de investimentos da ordem de 800 mil reais com recursos do próprio Município.

Durante a reunião foi falado muito sobre a revisão do Plano de Saneamento Básico de Patos de Minas e da elaboração de minuta para apreciação jurídica e aprovação do Regimento Interno do COMSAB (Conselho Municipal de Controle Social e Saneamento Básico).

Foi informado também sobre o envio de ofícios a órgãos e entidades solicitando a indicação e a substituição de alguns membros representantes que por vacância, motivos pessoais ou profissionais pediram o desligamento do COMSAB.

Após a apresentação do processo que prevê a implantação de projetos de construção de obras para a solução de redes de drenagem de águas pluviais e o controle à voçoroca em área interna do Parque do Mocambo, os conselheiros aprovaram a destinação de recursos de 1,8 milhão de reais do Fundo Municipal de Saneamento Básico, em parceria com a rede de supermercados BH que investirá cerca de 2 milhões para a conclusão do projeto.

No momento, toda a obra, está estimada no valor total de 3,8 milhões de reais. A área em questão fica conjugada ao terreno da futura construção de mais uma unidade da rede supermercados BH em Patos de Minas.

A presidente do Colmeia Patos, a bióloga e coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Carla Soares, apresentou a proposta para que o restante dos recursos financeiros em caixa do FMSB sejam aplicados no desassoreamento e limpeza de lagoas do Parque do Mocambo. A sugestão foi acatada e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal ficou de apresentar na próxima reunião do Conselho, o projeto com previsão de cronograma e cálculo de orçamento para as obras de revitalização das referidas represas presentes em área interna do Parque Municipal. Após a aprovação dos recursos para as obras de drenagem e controle de erosão, o Fundo de Saneamento terá em caixa 1,4 milhão para investir na revitalização das lagoas do Parque do Mocambo.

Participaram da reunião ordinária do mês de setembro do COMSAB os conselheiros e convidados: Adriella Guimarães Rosa (Secretaria Municipal de Obras), Antônio Silva Teles (Defesa Civil), Hamilton Francisco Silva (Secretaria Municipal de Planejamento), Geize Carla Soares (Vigilância Ambiental), Celso José Nascimento (Copasa), Sophia Lorena Vieira (Diretoria de Meio Ambiente), Fabiano Soares Correia (Assenge), Myllene Gonçalves Caixeta (Secretaria Municipal de Obras), Angelita Santos Magalhães (Diretoria de Convênios da Seplan), Eugênio Pacelli Civuca Costa (Cima) e José Lucilo Duda da Silva (Colmeia Patos).

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Idosa é atropelada por moto ao atravessar rua fora da faixa de pedestres

Terça 12/09/2023 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde desta terça-feira (12), uma idosa, de 73 anos, foi atropelada ao atravessar a Rua Doutor Marcolino, no Centro de Patos de Minas, fora da faixa de pedestres. Tanto a idosa quanto o motociclista ficaram feridos.

Segundo informações, a equipe de Resgate do 12º BBM de Patos de Minas, encontrava-se parada no semáforo da Rua Doutor Marcolino, entre as Avenidas Brasil e Paranaíba, retornando de ocorrência, quando o motociclista que seguia pelo corredor atropelou a pedestre que atravessou a via fora da faixa.

De imediato a equipe iniciou atendimento às vítimas. O motociclista, de 30 anos, e a pedestre apresentavam escoriações e contusões. Após análise, as vítimas foram atendidas e conduzidas às unidades hospitalares Santa Casa da Misericórdia e Hospital Imaculada Conceição.

 

Vacine seu filho contra a gripe

A cobertura vacinal contra a influenza em Patos de Minas está abaixo dos 90% preconizados para os grupos prioritários.

Quinta 31/08/2023 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A cobertura vacinal contra a influenza em Patos de Minas está abaixo dos 90% preconizados para os grupos prioritários. E isso não é legal, sabe porquê? Porque esses públicos são aqueles com maior risco de complicações da doença. A influenza, inclusive, pode levar à morte.

As crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias estão nessa lista, pois apenas cerca de 50% dos patenses nessa faixa etária  receberam a proteção contra a gripe este ano. Tem pai marcando bobeira na proteção dos filhos. Não é você, né?

Esta semana tem Sarau na Sexta!

Quarta 23/08/2023 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Esta semana tem Sarau na Sexta! Organizado pela Biblioteca Municipal João XXIII, o evento traz roda de conversa com a psicóloga Hellen Fernandes, que abordará o tema "saúde mental".

Junte-se a nós neste encontro imperdível! Aberto ao público, o Sarau na Sexta é uma oportunidade única de aprendizado e conexão. Não fique de fora, participe

Atenção, usuário do Rotativo Digital!

Quarta 23/08/2023 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

É seu direito o reembolso do saldo remanescente na plataforma da empresa que controlava as vagas de estacionamento rotativo em Patos de Minas. Essa devolução, inclusive, está estabelecida no item 6 dos termos de uso do app (Menu > Quero ajuda > Termos de uso).

Caso você não consiga reaver o valor, procure o Procon Municipal. Para tanto, é importante apresentar comprovantes de contato e negativa por parte da empresa. O órgão funciona na Av. Getúlio Vargas (prédio do antigo fórum), das 12h às 17h30, e atende pelo telefone 3822-9774.

Casal morre em colisão entre carro e caminhão na MGC-354 em Presidente Olegário

Segunda 21/08/2023 - Aislan Henrique
Fotos: CBMG
Feed do PatosAgora

Duas pessoas morreram após uma colisão entre um veículo de passeio e um caminhão na manhã desta segunda-feira(21/08) por volta de  05hs00min na rodovia MGC 354, Km 139 em Presidente Olegário-MG.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, eles foram acionados via ligação telefônica para atendimento de colisão envolvendo um veículo leve e um caminhão.

No local, a guarnição deparou-se com um Peugeot 307, com quatro ocupantes, dois nos bancos dianteiros e dois no banco traseiro. Os dois ocupantes do lado esquerdo do veículo (motorista e passageiro) foram vítimas fatais, óbito constatado pela equipe médica do SAMU que estava auxiliando no atendimento da ocorrência.

Os dois ocupantes dos bancos dianteiros ficaram presos às ferragens, sendo necessário o usa técnicas de salvamento e equipamento desencarcerador para a retirada dos envolvidos.

As vítimas fatais foram iidentificadas como Marcos Sebastião de Andrade, de 53 anos, condutor do veículo e Silvana Sandra Pereira Andrade, de 46 anos, passageira e esposa do condutor.

As demais vítimas, ambas do sexo masculino e adultos, foram retiradas do veículo em estado crítico e repassadas para a equipe do SAMU, a qual realizou o transporte até à unidade hospitalar.

O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Durante o atendimento da ocorrência foram mobilizadas três viaturas do Corpo de Bombeiros e oito militares.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Homem morre depois de ingerir mistura de gasolina com limão, diz polícia

Segunda 21/08/2023 - Aislan Henrique
Fotos: CBMG Fonte: PO.Hoje
Feed do PatosAgora

Um homem, de 28 anos, morreu depois de ingerir gasolina misturada com limão e outros entorpecentes, segundo a Polícia Militar. A ingestão aconteceu nesta sexta-feira (18), em uma fazenda no município de Presidente Olegário. Ele foi levado para o Hospital Municipal Darci José Fernandes, onde faleceu.

A Polícia Militar foi acionada pela equipe médica, no local os profissionais da saúde relataram aos militares que a vítima deu entrada na unidade na tarde desta sexta-feira (18) confuso e agitado; provavelmente por abstinência, sendo medicado, chegando a apresentar melhora no quadro clínico, porém o paciente entrou em parada cardiorrespiratória, sendo realizadas todas as medidas necessárias e intubação, tendo o mesmo voltado por duas vezes, mas mesmo diante de todos os esforços, André de Oliveira Silva, foi a óbito.

De acordo com a ocorrência policial uma testemunha que socorreu a vítima, disse aos militares que o homem estava prestando serviço em uma fazenda no município de Presidente Olegário e que o mesmo havia ingerido uma mistura de gasolina, limão e outros entorpecentes, não sabendo informar quais. 

Ainda de acordo com a ocorrência policial, a testemunha relatou que a própria vítima havia dito que era usuário de entorpecente e que iria inventar uma droga para usar, pois dentro da fazenda, não era permitido o consumo.

O corpo de André de Oliveira Silva, natural de João Pinheiro/MG foi encaminhado pelo Serviço Funerário Memorial Vita para o Instituto Médico Legal – IML – na cidade Patos de Minas para necropsia. Após o serviço de praxe, foi realizado o translado para a cidade Buritizeiro/MG onde residiam seus familiares, sendo sepultado no início da tarde deste sábado (19).