Corpo de Bombeiros faz alerta para evitar afogamentos
Neste último domingo (23), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi acionado, via 193, para atender uma ocorrência de afogamento na cidade de Rio Paranaíba. Tratava-se de um homem de 21 anos que havia se afogado em uma represa na zona rural.
De acordo com o Centro Integrado de Informações de Defesa Civil (Cinds), somente no mês de janeiro, foram registrados 30 afogamentos, destes 02 foram registrados pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registradas 325 mortes por afogamento no estado, sendo 298 homens e 27 mulheres.
Apesar do percentual de mortes ser maior entre os homens, o alerta vale para todos os públicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS (2014), o afogamento é uma grave ameaça à saúde pública que em todo mundo e mata 372.000 pessoas por ano.
Conforme dados do TABNET da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre os anos de 2006 e 2021, o afogamento foi a causa externa que mais vitimou crianças de 1 a 9 anos.
Por isso, é sempre bom relembrar dicas fundamentais que podem evitar mortes e acidentes em piscinas, rios, lagos e outros locais de banho.
Dicas
Escolha do local para nadar
* Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.
* Não ultrapasse faixas e placas de avisos.
* Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.
* Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
Mudança de comportamentos
* Evite nadar sozinho;
* Não tome bebida alcólica antes de entrar na água;
* Não se afaste da margem;
* Não salte de locais elevados para dentro da água;
* Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
* Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
* Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
* Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos");
* Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
* Não abuse se aventurando perigosamente;
* Não deixe as crianças sozinhas;
* Evite navegar com carga em excesso;
* Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;
* Somente conduza embarcações se for habilitado para tal;
* No barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de se afogar;
* Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas.
PM prende indivíudos de Uberlândia que furtaram diversos produtos em supermercados de Patos de Minas
Na tarde desta última quinta-feira (27) em Patos de Minas, durante patrulhamento das equipes da Polícia Militar, foi veiculado na rede de rádio que autores haviam praticado um furto no Supermercado Bretas e estariam evadindo em um veículo Nissan/Livina, transitando em alta velocidade pelas vias.
Com essas informações, as viaturas do turno posicionaram em pontos estratégicos da cidade, logrando êxito em abordar o veículo, efetuar a prisão dos autores e recuperar os materiais furtados.
No que tange aos materiais encontrados no veículo, os autores afirmaram à Polícia Militar que associaram com o fim específico de cometer furtos em supermercados na cidade de Patos de Minas. Ainda conforme os autores, os produtos foram furtados na presente data nos supermercados Bahamas e Bretas.
Os autores são oriundos de Uberlândia (MG) e especialistas/contumazes na modalidade criminosa. O valor total dos produtos recuperados é de R$ 9.051.42.
Diante disso, os autores receberam voz de prisão pela prática dos crimes de furto e quadrilha ou bando, sendo conduzidos à presença do delegado plantonista juntamente com os materiais.
Mãe é suspeita de matar a própria filha de 2 anos e tentar suicídio logo em seguida em Brasilândia de Minas
A mulher, de 36 anos, foi socorrida com vida, mas a criança infelizmente faleceu
Fonte: JP Agora
A manhã desta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, foi marcada por um crime que chocou a cidade de Brasilândia de Minas. Uma mulher de 36 anos é suspeita de matar a própria filha de dois anos e depois tentar suicídio utilizando medicamentos no Bairro Porto.
Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada nas primeiras horas da manhã de hoje para atender ao chamado na Rua Nossa Senhora da Penha, Bairro Porto. A informação indicava que uma mãe teria matado a filha e tentado suicídio logo após.
Chegando ao local, os policiais encontraram o marido da mulher tentando socorrê-la e imediatamente uma equipe médica foi acionada. Infelizmente, a versão apresentada no chamado policial se confirmou e o óbito da criança foi constatado ainda no local, em seu quarto.
A mulher ainda apresentava sinais vitais e foi socorrida para o Pronto Atendimento. Ela será transferida para Patos de Minas. Ainda segundo informações do boletim de ocorrência, a mulher é suspeita de ter dado uma medicação fortíssima para a filha, que tinha apenas dois anos de idade, com a intenção de matá-la e, logo em seguida, tomou os mesmos remédios, mas eles não foram suficientes para tirar sua vida.
A mulher sofre de depressão e havia reclamado para um familiar que não estava aguentando mais cuidar da criança, que possuía necessidades especiais e demandava cuidados específicos.
No quarto onde a criança estava, a Polícia Militar se deparou com várias caixas de remédios espalhadas, os quais podem ter sido usados pela mulher para matar a filha. Um estetoscópio também foi encontrado ao lado do corpo, indicando que a mulher o utilizou para ouvir se a filha ainda tinha batimentos antes de tentar suicídio. O local foi isolado e será periciado.
O boletim de ocorrência aponta, ainda, que o marido dela e pai da criança trabalha durante o período noturno e estava de serviço das 18 horas às 06 horas. Ele disse à polícia que conversou com a esposa pela última vez ontem por volta das 20 horas, quando ela disse que iria dormir. Disse, ainda, que ao chegar em casa, notou que a porta do quarto estava trancada e, pela janela, viu a cena da mulher e filha estiradas no chão.
Então, utilizou uma pedra para quebrar a janela e entrar no cômodo, quando constatou o óbito da filha e viu que a esposa ainda respirava.
A perícia foi acionada e fez os trabalhos de praxe. O corpo da criança será encaminhado ao médico legista, que determinará a causa da morte.
Covid-19: boletim informa 339 novos casos
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
10 positivos em 27/1
60 positivos em 26/1
+ 83 positivos em 25/1
+ 27 positivos em 24/1
+ 17 positivos em 23/1
+ 142 positivos em datas anteriores
Foi registrado um óbito (de um homem de 66 anos) ocorrido no dia 17/01.
Quanto à ocupação de leitos públicos, 35,41% dos leitos clínicos e 17,77% dos de UTI estão ocupados por pacientes com Covid-19.
Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial
Aumento será de 33,24%
Fonte: Agência Brasil (foto: REUTERS/Amanda Perobelli/direitos reservados)
O presidente Jair Bolsonaro anunciou agora à tarde, pelo Twitter, reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. "É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal , desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou.
O aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.
Visitas são canceladas e entrada de novos presos são suspensas após surto de covid no presídio de Patos de Minas
Fonte: Patrocínio Online
Devido a um surto de Covid-19 no Presídio Sebastião Sátiro, em Patos Minas, as visitas foram canceladas e a entrada de novos presos está suspensa. Segundo a Sejusp, os novos detentos serão encaminhados para Penitenciaria de Patrocínio. Cerca de 36 detentos estão com diagnóstico da doença, no entanto, não há registro de internos com quadro grave.
Isolamento dos casos
Em casos de sintomas, há um procedimento de isolamento de quarentena - de 14 dias - e há uma avaliação médica antes de qualquer liberação. Os testes ocorrem, principalmente, em situações de casos suspeitos.
Visitas suspensas
As visitas nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) seguem as orientações do Plano Minas Consciente, do Governo Estadual, segundo a classificação de cada região. Conforme rege a Resolução Conjunta 13/2021, assinada pela Sejusp, TJMG, Defensoria Pública e Ministério Público de Minas Gerais, quando houver declaração de surto na unidade prisional pelo órgão de Saúde do município, como é o caso de Patos de Minas, as visitas devem ser suspensas.
Autotestes não serão distribuídos pelo SUS, diz ministro
Anvisa ainda não liberou a utilização do autoteste no país
Fonte: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (27) que os autotestes de covid-19 no país, caso aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não serão distribuídos gratuitamente para a população, mas ficarão disponíveis nas farmácias para “a sociedade que tiver interesse em adquirir”.
Segundo o ministro, os autotestes vão facilitar o acesso ao teste de covid-19 e, com isso, será possível “um acompanhamento adicional do ritmo da pandemia”.
No dia 19, a Anvisa decidiu por quatro votos a um adiar a decisão se autoriza ou não o autoteste no país, e pediu mais dados para o Ministério da Saúde. O ministério informou que já foram enviadas as informações. A reunião da diretoria colegiada do órgão para deliberar sobre o assunto está marcada para amanhã (28), às 10h.
Vacinação em crianças
O ministro Marcelo Queiroga minimizou uma publicação do Ministério da Saúde que voltou a pedir que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização". “Não é uma imposição, é uma recomendação. [A] Campanha de vacinação está indo bem. É uma adesão satisfatória, não só em relação a essa faixa etária, mas em relação as outras”, disse.
Ainda sobre o processo de imunização contra o coronavírus no Brasil, Marcelo Queiroga disse que a pasta quer avançar na aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra a covid-19, “especialmente nas regiões onde a cobertura está mais baixa”.
“O Brasil é um país continental e há uma heterogeneidade de um estado para outro, e é importante que a gente siga de uma maneira mais homogênea para proteger contra a variante”, defendeu Queiroga.
Proposta de Minas é aprovada e congelamento da base de cálculo do ICMS dos combustíveis será mantido até 31/3
Confaz aprovou, por unanimidade, convênio elaborado pela SEF/MG que prorroga a medida por 60 dias
Fonte: Agência Minas (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne as secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27/1), o convênio proposto por Minas Gerais que prorroga por 60 dias o congelamento da base de cálculo do ICMS dos combustíveis, o chamado Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF). O PMPF está congelado desde 1º de novembro de 2021, mas a medida iria expirar em 31 de janeiro de 2022. Agora, graças à proposta de Minas Gerais, o congelamento valerá até 31 de março.
O governador Romeu Zema, que foi quem determinou que a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) levasse a proposta de convênio para a reunião do Confaz, comemorou a decisão.
"Estamos cortando na carne da receita do Estado pra reduzir o impacto dos aumentos da Petrobras no bolso dos mineiros. Mas tudo que fizermos será só paliativo se a política de preços dos combustíveis não for revista pelo governo federal.”, afirmou o governador.
De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, Minas Gerais entende que o congelamento surtiu efeito positivo no sentido de segurar os valores dos combustíveis para o consumidor final, atenuando as pressões inflacionárias sobre o cidadão.
"A partir da determinação do governador Romeu Zema, Minas Gerais assumiu o protagonismo dessa proposta. Apesar da vitória, continuamos em permanente análise de implementação de outros meios que auxiliem no controle da escalada da inflação, até que soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis sejam estabelecidas", afirmou Gustavo Barbosa.
Mais de 2,5 milhões de mineiras e mineiros ainda não completaram o esquema de vacinação contra a covid
Imunização de crianças também é fundamental para o controle da pandemia no estado, alerta o secretário de Saúde
Fonte: Agência Minas (foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)
Mais de 2,5 milhões de mineiras e mineiros ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 no estado e precisam colocar o cartão de vacinação em dia. O alerta foi feito pelo secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 realizada nesta quinta-feira (27/1) e presidida pelo governador Romeu Zema.
Conforme Baccheretti, a imunização com duas doses ou dose única, além da dose extra, confere maior proteção contra doença, diminuindo drasticamente as chances de morte e internação.
“A vacina é a principal arma de combate ao coronavírus. Por isso é tão importante que as pessoas procurem um posto para se imunizar. A vacina é segura, eficaz, e hoje temos visto que as internações, principalmente, são de quem não cumpriu todo o ciclo ou está sem nenhuma dose. Óbitos seguem a mesma lógica”, ressaltou o secretário.
O governador Romeu Zema enfatizou que o Estado está fazendo a sua parte."Estamos chegando a quase 40 milhões de doses enviadas aos municípios mineiros. Mas é preciso que todos tenham consciência e tomem a vacina. Não acreditem em fake news. As vacinas são seguras e altamente testadas e desenvolvidas por cientistas. O maior trunfo contra a pandemia é a vacinação", afirmou.
Crianças
O secretário também afirmou, durante a reunião do grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia, que é preciso aumentar a adesão da vacinação infantil.
“A expectativa é a de que agora em fevereiro toda criança já esteja imunizada com a primeira dose no estado, o que vai gerar uma proteção inicial para os pequenos e pequenas. Reforço que a vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores. Então, mães, pais ou responsáveis contamos com vocês nessa luta”, pediu o secretário.
Índices de covid-19 em MG
Números da doença em Minas apontam que a taxa de incidência disparou nos últimos quatorze dias, com aumento de 218% na média do estado, segundo consta no relatório do Comitê Extraordinário.
“Por isso é tão importante manter os cuidados, como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações”, destacou Baccheretti.
A média móvel de casos nos últimos sete dias também registrou um crescimento vertiginoso, atingindo 22 mil confirmações em 25 de janeiro.
Apesar do aumento da incidência, o Comitê votou pela manutenção da onda verde em todas as 14 macrorregiões de saúde mineiras.
O secretário de Saúde justificou a decisão informando que não houve uma pressão generalizada sobre o sistema hospitalar por causa da doença, apesar de em algumas localidades a ocupação de leitos esteja no vermelho, como no caso de Belo Horizonte.
“Foi muito importante Minas ter mantido mais de 2 mil leitos. Assim, garantimos a continuidade da assistência aos pacientes”, informou.
Confira se você possui dinheiro esquecido em alguma conta bancária
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Pessoas físicas e jurídicas podem conferir se têm algum dinheiro a receber de bancos ou outras instituições do sistema financeiro. É que o Banco Central do Brasil lançou o serviço SVR, Sistema Valores a Receber, como parte da plataforma Registrato.
Clique aqui para acessar o serviço SVR
Para fazer a consulta é preciso acessar o site do Registrato, ou do Banco Central do Brasil, na internet; e, se há algum valor para ser recebido, há duas formas de resgatar: diretamente no PIX, caso a instituição tenha aderido ao sistema Registrato; ou por meio de transferência ou pagamento, com dados informados no sistema, pela pessoa que vai receber.
No Brasil, o Banco Central estima que pessoas físicas e jurídicas têm um total de R$ 8 bilhões a serem recebidos. Nesse primeiro momento, são quase R$ 4 bilhões a serem devolvidos, por alguns motivos como: contas correntes ou poupanças encerradas que ficaram com saldo disponível, tarifas cobradas indevidamente, cotas de capital e sobras de cooperativas de crédito e valores não procurados, referentes a grupos de consórcios finalizados.
Durante grande parte desta terça-feira (25), o site apresentava erro no acesso. Logo depois, o Banco Central publicou, na página do erro, uma mensagem explicando que “o sistema recebeu demanda acima da esperada”, o que causou “instabilidade” no site. Segundo a instituição, medidas estão sendo tomadas, “para restabelecer o funcionamento normal”.