Unipam topo-vestibular

Prefeitura divulga nota sobre a falta de iluminação na Lagoa Grande

Sábado 29/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Secretaria Municipal de Obras Públicas de Patos de Minas (SEMOP) divulgou uma nota à imprensa na manhã de hoje (29), sobre a falta de iluminação na Lagoa Grande. Na nota, a prefeitura esclarece que o local foi alvo de três furtos de fiação elétrica. 

No último furto, os bandidos levaram todos os cabos subterrâneos, os cabos da rede e até a medição, além dos cabos da rede principal. Por esse motivo, o reparo é mais demorado. Veja a nota completa abaixo.

Sobre a falta de iluminação na Lagoa Grande, a Prefeitura de Patos de Minas esclarece:

- o local foi alvo de três furtos de fiação elétrica no período do Natal e Ano-Novo. Da primeira vez, subtraíram os cabos externos, que conectam a rede ao medidor, sendo a nova instalação realizada;

- da segunda vez roubaram novamente os cabos da rede até o medidor e parte dos cabos subterrâneos. Novamente foi feita a nova instalação, e solucionado o problema;

- no terceiro furto, levaram todos os cabos subterrâneos, os cabos da rede até a medição e inclusive os cabos da rede principal;

- por causa dessa última ação, o reparo é mais complexo. Para refazer a rede de alta tensão, também furtada, é preciso equipamento específico. A empresa de manutenção levantou todo o material necessário, realizou a compra e prevê para segunda-feira (31/1) o início do serviço para restaurar a iluminação.

Ex-chefe de gabinete da PBH denuncia suposto Caixa 2 para eleição de Kalil ao Estado

O caso teria relação direta com a CPI da BH Trans, já que o financiamento para a campanha contaria com recursos de empresas de ônibus, alvo de investigação na comissão

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Fonte: Itatiaia
Feed do PatosAgora

O ex-chefe de gabinete de Alexandre Kalil (PSD) relatou ter sofrido pressão por parte do secretário de Governo, Adalclever Lopes, que estaria à frente de um suposto esquema de Caixa 2 na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para uma eventual campanha de Kalil ao governo do Estado de Minas Gerais, em 2022. A denúncia envolvendo o ex-membro do alto escalão da administração da capital mineira torna mais tensa a relação entre o Executivo e o Legislativo do município. 

O caso teria relação direta com a CPI da BH Trans, já que o financiamento para a campanha contaria com recursos de empresas de ônibus, alvo de investigação na comissão. O presidente da CPI, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), diz que conversou com o ex-chefe de gabinete de Kalil sobre as denúncias e que tudo teria acontecido porque os trabalhos da comissão estariam incomodando a prefeitura e as empresas.

"Estão tentando uma cortina de fumaça para encobrir as investigações da CPI da BHTrans, que começam a se aproximar do prefeito Alexandre Kalil e do secretário de governo Adalclever Lopes. O ex-chefe de gabinete do prefeito, Alberto Lage, que deixou de ser secretário-adjunto de governo e depois deixou a chefia de gabinete do prefeito, me disse que uma das razões que o fizeram sair do cargo foram as reiteradas menções de Adalclever Lopes a um Caixa 2 de campanha eleitoral financiado por empresários de ônibus. É muito lamentável que a Prefeitura de Belo Horizonte esteja tentando refrear o trabalho da CPI da BHTrans para proteger empresários de ônibus em troca de financiamento e campanha eleitoral por Caixa 2. E, claro, nao sou eu quem tem essas provas, quem tem é o Alberto lage", disse.

O próprio Alberto Lage, que deixou a chefia de gabinete de Kalil há pouco mais de um mês, confirma a pressão por parte de Adalclever. Segundo Lage, o prefeito teria sido alertado por ele sobre a ação do secretário de Governo e suas intenções para a campanha, mas Kalil não teria tomado providências.

"A reunião entrou dentro da minha sala sem hora marcada com pessoas que depois eu descobri que eram representantes do sindicato patronal das empresas de ônibus, o secretário Adalclever e o vereador Gabriel, isso me causou um incômodo extremo. No dia 6 de julho desse ano, o prefeito me ligou e eu manifestei a ele a minha preocupação, porque eu entendia que o senhor Adalclever estava usando a possibilidade de uma possível campanha de governador do Alexandre Kalil para arrecadar dinheiro. E a suspeita que eu passei para o prefeito, que eu não acreditei que o prefeito poderia estar nisso, era que o senhor Adalclever estava usando o dinheiro para si próprio ou para financiar uma possível campanha dele para deputado estadual. Essa foi a impressão que eu tive e que eu transmiti ao prefeito. Como o prefeito me respondeu na hora que isso não procedia, a nossa relação ficou insustentável. Mas eu acho que sim, o senhor Adalclever traz influências e pode acabar convencendo-o a atrair financiamento que ele não deveria para a campanha". 

Procurado pela Itatiaia, o prefeito Alexandre Kalil, se pronunciou sobre o caso por meio da assessoria de imprensa. Sobre as denúncias feitas por Alberto Lage, de reunião na prefeitura às supostas negociações de Caixa 2 para a campanha, Kalil alegou que não soube da reunião e que ficou sabendo do fato através do depoimento de Lage na CPI. O prefeito também se disse surpreso.

Kalil disse ainda que sempre teve uma boa relação com Lage, que ele saiu porque quis e que, quando pediu para deixar de trabalhar com Adalclever, não disse o que tinha acontecido e nem relatou denúncias de Caixa 2. Lage teria pontuado apenas que a saída se daria por motivos pessoais e escolheu ser chefe de gabinete. Kalil disse ainda que não acredita que isso tenha acontecido, mas que vai acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e tomar as medidas que forem necessárias.

Sobre as denúncias feitas pelo vereador Gabriel Azevedo, de pressão na CPI da BH Trans, Kalil disse que isso não procede da parte dele e que não vai polemizar com o vereador.

Questionado sobre quais providências vai tomar a partir das denúncias que fez, Gabriel Azevedo informou que vai esperar o depoimento do secretário Adalclever Lopes na CPI para tomar as medidas cabíveis. Ele deve ser ouvido pelos vereadores no dia 13 de outubro.

Também procurado pela Itatiaia, o secretário de Governo de BH, Adalclever Lopes, informou, por meio de nota, que desconhece o teor da suposta declaração de Alberto Lage. Disse ainda que, para que não cometa nenhuma injustiça, após tomar conhecimento de seu conteúdo, vai se manifestar através das medidas legais cabíveis.

Covid-19: boletim informa 120 novos casos e 1 novo óbito

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

5 positivos em 28/1
+ 14 positivos em 27/1
+ 79 positivos em 26/1
+ 4 positivos em 25/1
+ 18 positivos em datas anteriores

Foi registrado um óbito ocorrido no dia 22/01 (homem, 59 anos).

Quanto à ocupação de leitos públicos, 29,16% dos leitos clínicos e 24,44% dos de UTI estão ocupados por pacientes com Covid-19.

Homem morre ao ser baleado nas Chácaras Caiçaras em Patos de Minas

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 33 anos morreu baleado no Bairro Chácaras Caiçaras, em Patos de Minas, na manhã desta sexta-feira (28). A vítima foi atingida por um disparo calibre 9 MM na região abdominal.

Segundo a Polícia Militar (PM), após atirar contra a vítima identificada como Elias Ferreira do Nascimento, o autor, de 36 anos, evadiu em um Fiat Palio prata. A vítima fora socorrida com vida ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), vindo a óbito durante atendimento no bloco cirúrgico.

Após o fato, a PM iniciou rastreamentos para localizar e capturar o autor, porém até o momento ele não foi localizado. Ainda segundo a PM, no sistema consta ocorrência no passado envolvendo o autor e vítima. Na ocasião, autor do homicídio foi preso por ameaça e a vítima preso por disparo de arma de fogo.

Famílias que estavam abrigadas nas escolas Frei Leopoldo e Maria Inez retornaram para casa

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

De volta para casa! As 18 famílias que estavam abrigadas nas escolas Frei Leopoldo e Maria Inez já retornaram para suas casas.

Desde o dia 11 de janeiro, essas famílias estão longe de suas residências devido às consequências das enchentes que assolaram a região onde moravam.

Equipes de várias secretarias e também a comunidade patense juntaram-se para dar auxílio aos desabrigados durante todo esse período.

E a excelente notícia que temos para fechar a semana é que as famílias finalmente puderam retornar para seus lares. Ao todo 76 pessoas voltaram para as residências. O apoio nas mudanças foi dado pela Semop e pela Semed.

Necropsia aponta que criança morta em Brasilândia não ingeriu cápsulas de remédios; exame toxicológico ficará pronto em breve

A informação foi divulgada pelo Delegado Regional Douglas Magela

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Fonte: JP Agora
Feed do PatosAgora

O exame de necropsia realizado no corpo da criança de dois anos encontrada morta na manhã de ontem em Brasilândia de Minas, apontou que ela não havia tomado comprimidos nas horas que antecederam a sua morte. A informação foi repassada à imprensa pelo Delegado Regional Douglas Magela. O exame toxicológico ficará pronto em breve e apontará se houve superdosagem de outros medicamentos.

As investigações, segundo o delegado, se iniciaram assim que a Polícia Civil soube do ocorrido. Imediatamente, uma equipe da perícia técnico científica se deslocou para Brasilândia de Minas para apurar todas as circunstâncias do fato, principalmente da cena encontrada no quarto da criança. Por enquanto, Douglas apontou que é prematuro tirar qualquer tipo de conclusão.

“Seria prematuro por parte da Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, afirmar, neste momento, qual seria a causa mortis da criança. Será preciso o exame de necropsia para que seja determinado se houve o envenenamento ou se a criança veio a óbito em decorrência de outras circunstâncias” ressaltou o Delegado Regional em vídeo gravado ontem e enviado à imprensa de Paracatu, antes do resultado da necropsia.

Douglas pontuou, ainda, que a vítima era portadora de necessidades especiais, que foi encontrada sem vida em seu quarto e que o local era organizado, assim como o restante da casa, não sendo constatado situação de vulnerabilidade no primeiro momento. Na manhã de hoje, 28 de janeiro de 2022, o resultado da necropsia foi revelado.

No vídeo, Dr. Douglas informou que o laudo apontou que o estômago da criança não apresentava sinais de que ela havia ingerido cápsulas e comprimidos nas horas que antecederam a sua morte. Além disso, o delegado ressaltou que o exame macroscópico apontou a inexistência de lesões e sinais de asfixia, assim como foi possível notar que ela era bem cuidada e estava bem nutrida.

“A criança foi submetida a exame necroscópico ontem, não restando evidenciado qualquer tipo, qualquer sinal de lesão corporal na criança, ou sinal que indicasse que ela tenha sido asfixiada, muito pelo contrário, o exame macroscópico indica que tratava-se de uma criança muito bem nutrida, muito bem cuidada. Não foi encontrado, também, qualquer elemento que comprove ou indique que a criança tenha ingerido qualquer tipo de comprimido antes de sua morte. Não havia no estomago dela qualquer tipo ou resquício de comprimido” pontuou o delegado no vídeo enviado à imprensa.

O delegado pontuou que a criança era especial e fazia uso de medicamentos controlados, o que motivou a realização de exame toxicológico para constatação de eventual superdosagem. Mesmo assim, Douglas ressaltou que nada evidencia que ela tenha ingerido medicamentos pouco antes de sua morte.

Sobre o estado de saúde da mãe, o delegado esclareceu que ela segue internada e inconsciente e que os demais elementos de prova serão apurados no bojo da investigação criminal. Ao final do vídeo, o Delegado Regional ressaltou que o caso é bastante delicado e requer cautela para que se evite pré-julgamentos.

“É importante ressaltar que casos dessa natureza é preciso muita cautela, muito cuidado antes de impor qualquer tipo de condenação ou acusação às pessoas envolvidas nesse cenário. A Polícia Civil segue na investigação criminal, aguardaremos o laudo toxicológico que será encaminhado para Belo Horizonte e em breve teremos mais notícias sobre o caso” pontuou.

As primeiras informações divulgadas pelo portal JP Agora foram baseadas nas informações contidas no boletim de ocorrência inicial produzido pela Polícia Militar.

Condutor embriagado é preso pela PM Rodoviária durante Operação Rota Segura na MG 235

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prendeu um condutor embriagado durante Operação Rota Segura realizada na noite de ontem (27), no km 84 da rodovia MG 235, em São Gotardo (MG).

De acordo com a PMRv, os militares abordaram  a um automóvel Ford Fiesta. No decorrer da fiscalização, verificou-se que o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez, com hálito etílico, olhos avermelhados e andar cambaleante. O condutor, foi convidado a realizar teste de alcoolemia e este aferiu o valor de 1,03 mg/l de ar expelido pelos pulmões.

Além dos sinais de ingestão de bebida alcoólica o condutor estava com a CNH vencida a mais de trinta dias. Diante do exposto, o condutor foi preso em flagrante delito e conduzido até a delegacia de plantão de Patos de Minas. O automóvel foi liberado no local para outra pessoa devidamente habilitada.

 

Casal de adolescentes é preso por tráfico de drogas em Iraí de Minas

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Iraí de Minas (MG) apreendeu um casal de adolescentes suspeitos de tráfico de drogas. O fato ocorreu na noite de ontem (27), na Rua B, Bairro Visão I.

Segundo a PM, os militares desencadearam Operação Batida Policial, sendo que durante as diligências as equipes policiais receberam uma denúncia anônima de tráfico de drogas.

Diante da denúncia, as equipes policiais deslocaram até o local e perceberam que havia sido arremessado de dentro da residência um pote, sendo constatado conter em seu interior 16 tabletes pequenos de substância semelhante à maconha.

Face ao exposto, a equipe policial adentrou ao imóvel e realizou a apreensão em flagrante delito de um casal, dois menores de idade, ambos de 17 anos, os quais têm ligação com o suspeito de comandar o Tráfico de Drogas em Iraí de Minas.

Foi apreendido na residência R$ 228,00 (duzentos e vinte oito reais) em cédulas e moedas diversas. O menor assumiu a propriedade do entorpecente arremessado bem como confirmou que comercializa drogas. Os menores e materiais foram apreendidos e encaminhados até a delegacia de plantão.

 

PM Rodoviária apreende diversos eletrônicos sem nota fiscal durante operação na BR 352

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu diversos materiais eletrônicos sem comprovação de origem, durante Operação Rota Segura realizada no início da madrugada de hoje (28), no km 56 da rodovia BR 352, município de Coromandel (MG). Um homem de 39 anos foi detido para prestar esclarecimentos.

Segundo a PMRv, durante a operação os policiais abordaram uma Toyota Hilux SW4, emplacada em Valparaíso (GO) e conduzida por um homem de 39 anos.

Durante a fiscalização os policiais verificaram que haviam diversos materiais elétricos importados (equipamentos para smartphones, fone sem fio, adaptadores, amplificadores de som entre outros), dos quais não foram apresentados nenhum documento de origem lícita (nota fiscal/documentação aduaneira).

Segundo o condutor alega ter adquirido os materiais em São Paulo (SP) e iria comercializa-los em cidades do noroeste de minas. Departamento de Polícia Federal cientificado onde o autor seguirá para prestar esclarecimentos, já os materiais seguem para o Pátio da Receita Federal.

PM Rodoviária apreende 460 peças de queijo sem nota fiscal

Sexta 28/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu 460 peças de queijo durante operação realizada no final da tarde de ontem (27), no km 16 da rodovia BR 352. O produto não atendia as normas sanitária e nem possuía nota fiscal. O queijo foi descartado.

Segundo a PMRv, durante Operação Rota Segura os militares abordaram um veículo Fiat Strada. Durante verificação foi notado forte cheiro de produtos lácteos vindo da carroceria.

O condutor de 53 anos alegou que transportava queijos e iria levá-los até Goiânia (GO) para comercializa-los. Os policiais constataram que os produtos não atendem as normas sanitária e nem possuíam nota fiscal, motivo pelo qual foi acionado os órgãos competentes, comparecendo ao local representante do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA.

O material foi apreendido e posteriormente realizado seu descarte, tendo em vista não estarem em condições de consumo. O autor segue para apresentação na Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.