Sem reajuste, IPVA deve ser quitado a partir do dia 21 deste mês
Donos de veículos que pagarem em cota única têm desconto de 3% no valor do tributo
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Os proprietários de veículos registrados em Minas começam a pagar neste mês o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No próximo dia 21, os motoristas podem optar por quitar o tributo em parcela única, com desconto de 3%, ou desembolsar o valor referente à primeira parcela. As subsequentes devem ser pagas em abril e maio.
governador Romeu Zema decidiu não reajustar o IPVA neste ano, mantendo os mesmos valores da tabela de 2021. Caso fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o aumento do tributo seria de 22,8%.
Em dezembro do ano passado, o governador também prorrogou o início do pagamento do tributo de janeiro para março deste ano, como forma de aliviar o bolso do contribuinte em um período em que há a incidência também de pagamentos como do IPTU e de matrícula e material escolar.
Neste ano, também permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa "Bom Pagador", para quem quitou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.
Para saber se o veículo possui o desconto do “Bom Pagador”, clique aqui.
Consulta e pagamento
A consulta dos valores pode ser feita com a utilização do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) no site da Secretaria de Estado da Fazenda ou pelo telefone 155 (LigMinas). Também é possível baixar o aplicativo IPVA-MG, de forma gratuita, ou acessar o MG App.
O pagamento pode ser realizado nos terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú e Santander) com o número do Renavam. Os motoristas têm a opção, ainda, de emitir o Documento de Arrecadação pelo site da SEF-MG.
Famílias afetadas pelas enchentes em Patos de Minas já podem retornar para suas residências
Com a redução do nível do Rio Paranaíba e a previsão de pouco volume de chuva para março, as pessoas que deixaram suas residências podem retornar aos imóveis. Quem necessita de apoio para a mudança deve acionar a Secretaria de Desenvolvimento Social para agendar o transporte. O contato pode ser feito pelo telefone 3822-9740, das 7h às 13h.
As famílias cadastradas no Casve que ainda não receberam o kit de pintura também devem agendar a retirada dos itens pelo telefone acima citado, assim como aquelas que necessitam do kit limpeza.
A Secretaria de Obras Públicas fará a lavação das ruas e das áreas dos imóveis onde o morador não consegue limpar com mangueiras comuns. Já a limpeza geral da residência é de responsabilidade do morador.
Caso verifique alguma anormalidade na estrutura do imóvel surgida após a enchente, o morador deve solicitar a vistoria da Defesa Civil pelo 199. Caso não haja essa constatação, o retorno pode ser feito normalmente.
PM prende homem por cultivo de maconha
Na noite da última quarta-feira (02), durante patrulhamento pela Rua Cecília Maria, Bairro Serra Negra, em Patrocínio (MG), a Polícia Militar (PM) visualizou um indivíduo suspeito.
Ao perceber a presença policial, ele entrou bruscamente para o interior da residência, levando algo nas mãos. Foi realizada a abordagem do suspeito e, durante buscas na residência, foram localizados 6 pés de maconha cultivados em vasos.
O homem de 42 anos foi preso e conduzido à Delegacia de Policial Civil juntamente com as plantas.
Homem fica gravemente ferido ao ser atropelado por carro em Patrocínio
Um homem de 61 anos sofreu ferimentos graves na manhã desta quinta-feira (03), após ser atropelado por um carro. O fato ocorreu na Avenida Rui Barbosa, em Patrocínio (MG).
Segundo o Corpo de Bombeiros de Patrocínio, um veículo VW Voyage seguia a avenida sentido ao Bairro Cristo Redentor, momento que atingiu a vítima identificada como M.P.G, de 61 anos.
Com o impacto, a vítima sofreu traumatismo craniano, corte contuso na cabeça, ferimentos no braço esquerdo e perna direita. A vítima foi imobilizada pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal de Patrocínio.
Imposto de Renda 2022: fique atento!
A declaração de Imposto de renda é basicamente o conjunto de todos os rendimentos recebidos durante o ano, sejam eles tributáveis ou não tributáveis, e também realiza o acompanhamento da evolução patrimonial dos brasileiros, uma vez que o contribuinte deve informar os bens adquiridos como veículos, imóveis e títulos financeiros, entre outros.
Qual a importância de entregar com antecedência a declaração?
A F5 Soluções Contábeis vem demonstrar cinco vantagens de entregar sua declaração para o Leão com antecedência.
1-Maiores chances de receber sua restituição nos primeiros lotes
Todos os anos a Receita Federal paga aos contribuintes que tem direito a restituição de imposto em 5 lotes mensais, começando no mês de maio. O primeiro lote é destinado a contribuinte prioritários, como idosos, portadores de deficiência ou doença grave. Os lotes posteriores são de acordo com a data de entrega da declaração, deste modo quem entrega sua declaração no início poderá receber a restituição mais rápido.
2-Saber com antecedência o valor do imposto a pagar (se for o caso) e poder planejar o pagamento
Entregando com antecedência você terá um prazo maior para planejar o pagamento, visto que, a primeira cota vence 30 de abril, deste modo evita que ocorra pagamento de juros e multas, em caso de atraso de pagamento.
3-Possibilidade de habilitar credito de antecipação da restituição junto ao seu banco
Existem linhas de credito chamada de “antecipação da sua restituição”, deste modo o valor calculado na sua declaração de imposto de renda referente ao imposto a restituir pode ser solicitado junto ao banco para quitar alguma dívida.
4-Não corre o risco de perder o prazo de entrega da declaração
Normalmente o prazo para envio da declaração de imposto de renda é de 1º de março a 30 de abril, após esse prazo a entrega está sujeita a multa que pode chegar a 20% do valor do imposto, com valor mínimo de R$ 165,74.
5-Você evita imprevistos com o site da Receita Federal
A maioria dos brasileiros deixam para entregar a declaração de última hora, o que acontece de um aumento no trafego de usuários, o que dificulta o envio da declaração.
O Escritório da F5 soluções Contábeis está localizado na:
Rua Major Gote, nº 1266 no Condomínio Center Patos, Sala 103.
Site: www.f5solucoescontabeis.com.br
Instagram @F5solucoes.contabeis Contato (34) 9 99407685 (34) 9 9939-0542
Núcleo de Apoio aos Superendividados realiza primeiras audiências
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Nesta quarta-feira (2/3) estão acontecendo as primeiras audiências do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), instituído pelo Procon de Patos de Minas. Três consumidores tiveram planos de pagamento elaborados por alunos e professores do IFTM, grande parceiro dessa iniciativa, e agora as propostas estão sendo apresentadas aos credores.
Em uma das audiências, foi firmado acordo para repactuação da dívida em 24 vezes sem juros e imediata retirada do nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito. “Se firmado, o acordo é enviado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para ser homologado. Caso não haja acordo, de toda forma o consumidor já sai da audiência com o processo instaurado na Justiça. Somos o único Procon de Minas Gerais a efetivar esse convênio com o TJMG”, explica o coordenador do Procon local, Rafael Godinho Nogueira.
O NAS veio para auxiliar as pessoas superendividadas, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores, garantindo a conciliação e a mediação de conflitos oriundos do endividamento. O trabalho será por meio da revisão e repactuação da dívida, buscando preservar as condições mínimas para a sobrevivência delas.
Consumidores que tiverem interesse em contar com o serviço do núcleo podem procurar o Procon de Patos de Minas na Avenida Getúlio Vargas, no prédio do antigo fórum. O órgão atende pelos telefones 3821-8290 e 3822-9774, das 12h às 18h.
PM e SAMU são acionados para socorrer homem em surto psicótico em apartamento na Av. Continental
Fotos: Aislan Henrique
A Polícia Militar (PM) e o SAMU foram mobilizados na Avenida Continental, no Bairro Boa Vista, no final da manhã desta quarta-feira (02), para socorrer um homem em surto psicótico.
De acordo com informações apuradas no local, a princípio chegou a informação de que havia o homem estava armado, em surto psicótico, em um apartamento na Av. Continental.
Durante a ocorrência, o homem chegou na janela, afirmou estar sozinho no apartamento e que não estava armado. Disse ainda que só iria deixar as equipes entrar no apartamento com a chegada de um policial civil.
Quando o policial chegou no local, as equipes entraram no imóvel e conseguiram conversar com o homem. Na garagem do prédio, ele foi sedado pelos socorristas do SAMU e levado à Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas.
Covid-19: boletim confirma 3 novos óbitos
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
* 24 positivos* em 1º/3
* 29 positivos* em 28/2
* 25 positivos* em 27/2
* 26 positivos* em 26/2
* 50 positivos* em 25/2
* 405 positivos* em datas anteriores. Esses são casos remanescentes, sendo a maioria referente ao período de 18/1 a 2/2.
Houve confirmação de três óbitos: um homem (74 anos) e duas mulheres (81 e 61 anos), datados respectivamente de 18, 19 e 22/2. Quanto à ocupação de leitos públicos por pacientes com Covid-19, são 8,88% das UTIs e 7,84% das enfermarias.
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar na MGC 462
Fotos: Aislan Henrique
Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta quarta-feira (02), no km 24 da rodovia MGC 462, município de Patrocínio (MG).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Patrocínio (MG), o veículo estava capotado e contendo um homem, de 44 anos, que estava preso às ferragens. O homem apresentava escoriações nos membros superiores e cabeça.
Haviam também mais duas pessoas feridas, de 24 e 55 anos, que estavam fora do veículo. Foi necessário realizar técnicas de salvamento veicular para retirar a porta e expandir o teto do veículo, a fim de liberar a vítima e posteriormente retirá-la.
Os ocupantes dos veículos foram socorridos ao Pronto Socorro Municipal pelos Bombeiros e SAMU.
Autoridades se reúnem para tratar do desvio que liga Presidente Olegário à Patos de Minas
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Presidente Olegário
Aconteceu na manhã de sexta-feira (29), uma reunião na sede da Prefeitura Municipal, juntamente com representantes do DER/MG, para tratar sobre o desvio da Rodovia MGC 354, que liga o município de Presidente Olegário a Patos de Minas.
Tendo em vista a recomendação do Ministério Público, para o fechamento do desvio construído pelo município para facilitar a locomoção de veículos, enquanto a obra não é concluída. O objetivo da reunião foi a busca através de formas de solução que sejam eficazes e eficientes para a atual situação.
Ficou definido que o DER assumirá a partir de hoje (29/04), a responsabilidade pela manutenção e sinalização do desvio construído pela Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, até a conclusão das obras da MG 354, que segundo o Coordenador Regional do DER Vinícius que será de aproximadamente 70 dias. Permanecendo o fluxo de veículos da forma que se encontra, sendo monitorado a partir de agora pelo DER, que com o auxílio da Polícia Militar Rodoviária fará operações para que os motoristas cumpram o sentido do tráfego.
Estiveram presentes na reunião: O Prefeito Municipal Rhenys Cambraia, o Vice-Prefeito Júlio Reis, o Coordenador da Defesa Civil Luiz André Amaral, o Secretario de Governo Cesar Araujo, o Delegado de Polícia Civil Vinicius Volf Vaz, o Major Pinho da Polícia Rodoviária Estadual, Sargento Roger da Polícia Rodoviária Estadual, o Coordenador Regional da 14ª UGR – Patos de Minas – DER/MG Vinícius Vieira Sousa, e a Engenheira da 14ª UGR – Patos de Minas – DER/MG Alessandra Pereira Silva, e por vídeo conferência o Advogado autárquico do DER/MG Laurimar Leão Viana Filho e o Promotor de Justiça Bruno Marques de Almeida Rossi.