Covid-19: boletim confirma 75 novos casos
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
+ 31 positivos em 7/3
+ 1 positivo em 5/3
+ 2 positivos em 4/3
+ 41 positivos referentes ao período de 12/1 a 27/2
Houve confirmação de dois óbitos datados de 24/2 e 6/3: homens de 84 e 70 anos, respectivamente. Quanto à ocupação de leitos públicos por pacientes com Covid-19, são 4,44% das UTIs e 3,92% das enfermarias.
Ambos falecidos possuíam três doses da vacina contra a Covid-19 e tinham comorbidade.
Campos vasto para mulheres inovadoras
A transformação do agronegócio passa pelas mãos de muitas mulheres. Elas conquistam cada vez mais espaço, mostram a sua competência e deixam um importante legado de avanços para o meio rural.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31% das propriedades rurais no país são comandadas por mulheres. Elas ocupam ainda 19% dos cargos de direção em empresas do agribusiness brasileiro. De acordo com uma pesquisa recente publicada pela Harvard Business Review, mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência durante a crise pandêmica, ao apresentarem soluções criativas, resultados positivos e conquistarem maior engajamento dos colaboradores.
“A coragem para inovar é uma marca forte feminina”, conta Silvana Novais, a mulher no comando do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES). Braço de pesquisa e inovação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, a entidade é responsável por fomentar a inserção de tecnologia e evolução do agronegócio mineiro. “As mulheres têm ainda um longo caminho pela frente, na conquista de espaços. E o Sistema FAEMG acredita que é preciso apoiá-las nesta trajetória. Atuamos desenvolvendo todo tipo de projetos para que o agronegócio seja cada vez mais inovador, justo e produtivo. E as mulheres são parte muito significativa desse processo!”, afirma Silvana.
Em Minas Gerais, 22 dos Sindicatos dos Produtores Rurais vinculados ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos são presididos por mulheres. E, no contexto da participação feminina na inovação, a NovoAgro Ventures, venture builder do Sistema FAEMG em parceria com a FCJ, conta com duas startups lideradas por mulheres.
Daniele Alkmin é a CEO da AgrOrigem, a primeira startup a entrar para o portfólio da NovoAgro Ventures. Ela reafirma o papel das mulheres no desenvolvimento de ideias inovadoras e ressalta a importância do apoio para o desenvolvimento de agtechs. “Acredito no poder de transformação e multiplicação da mulher empreendedora no agronegócio brasileiro. Ainda temos muitos obstáculos a serem superados, a começar pelo mercado, que está acostumado a negociar somente com homens. O apoio às mulheres inovadoras é de extrema importância para que a gente continue desenvolvendo novas soluções para o agro”.
Prêmio Mulheres Inovadoras
É para estimular startups e valorizar as mulheres à frente desses empreendimentos que a Finep, agência pública para financiamento de estudos e projetos, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram a 3ª edição do Programa Mulheres Inovadoras. Serão selecionadas até 30 startups para serem aceleradas e até 15 para premiação de R$120 mil. As inscrições terminam em 28 de março e, entre os temas prioritários para a região Sudeste, estão inovações para ampliar a competitividade no agronegócio.
Outras informações sobre a 3ª edição do Prêmio Mulheres Inovadoras: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/672
Conta com PIX: Cemig lança promoção e clientes podem ganhar até dois anos de faturas pagas
Objetivo da companhia é estimular adesão do pagamento da conta de luz via PIX
A Cemig acaba de lançar a promoção "Conta com PIX". Trata-se de um incentivo para que o cliente efetue o pagamento de sua fatura de energia por meio do PIX, uma forma moderna e cômoda para quitação de contas, que tem ganhado cada vez mais a adesão dos brasileiros, além de garantir ainda mais segurança e agilidade para os clientes da companhia. Por meio da promoção, pagando a conta de luz com o QR Code do PIX, o cliente da Cemig concorre a até dois anos de contas pagas.
Para concorrer, basta o cliente abrir o aplicativo do seu banco de preferência e selecionar a opção “PIX”. Não é necessário ter a chave PIX para realizar o pagamento por QR Code. É o que explica Wellington Fazzi Cancian, gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig. "Em seguida, o cliente deve apontar a câmera do seu celular para o QR Code da sua conta e confirmar o pagamento. Depois, é só cadastrar seus dados no site cemig.com.br/contacompix. Após esses simples passos, o cliente já está concorrendo", comenta o gerente.
Vale lembrar que os clientes em débito automático também podem participar da promoção. Para isso, basta cadastrar a conta de luz paga por este meio de pagamento da mesma forma que faria com a conta paga pelo PIX. "Também é possível receber uma chance extra, caso o cliente já seja cadastrado ou se cadastre para receber a fatura por e-mail", destaca o gerente.
Serão cinco sorteios, com quatro ganhadores cada, no valor de R$5 mil reais em créditos na Cemig, via desconto na conta de luz. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal, nos dias 30/03, 13/04, 30/04, 14/05 e 28/05 de 2022, e o crédito deverá ser consumido em até 24 meses.
O cliente participante deve ser o titular da conta de luz e estar adimplente junto à Cemig na data do sorteio - ou seja, o consumidor não deve ter nenhuma conta em aberto e vencida junto à companhia. Caso contrário, ele será desclassificado. Mais informações sobre a promoção e o regulamento completo estão disponíveis no endereço cemig.com.br/contacompix.
Como se cadastrar para pagamento via débito automático
As opções de cadastro para débito automático em conta ou receber sua fatura por e-mail estão disponíveis no Cemig Atende Web, que pode ser acessado no site da companhia (www.cemig.com.br), ou por meio de contato pelo WhatsApp (31 3506-1160).
Pelo portal Cemig, basta realizar o login, selecionar a instalação que possui débito em aberto e, posteriormente, o serviço “Débito Automático - Cadastramento/Cancelamento”. Em seguida, o cliente deve informar seus dados bancários (banco, agência e conta corrente) para registro. O cliente ainda precisará validar a transação junto a seu banco, por meio de aplicativo ou caixa eletrônico.
O cliente também pode realizar o cadastro para débito automático em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander, Itaú, Banco do Brasil, SICOOB, Bradesco, Mercantil e Nordeste podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.
Como se cadastrar para receber a fatura por e-mail
Esta é a maneira mais fácil, prática, segura e sustentável de receber a conta da Cemig. O serviço é gratuito e pode ser alterado pelos canais de atendimento a qualquer momento. Em apenas um minuto, e sem sair de casa, o cliente faz seu cadastro para receber informações e a conta por e-mail.
O cadastro pode ser realizado de diversas formas:
Pelo site cemig.com.br/contacompix.
WhatsApp - envie “Conta de luz por e-mail” para o número (31) 3506-1160 e siga as instruções.
Cemig Atende Web: acesse o site cemigatende.com.br / Escolha a opção “Conta por e-mail” / Marque “E-mail” como a opção de receber a conta e indique o seu melhor endereço eletrônico para recebimento / Clique em "Enviar".
Aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS): após acessar o app, entre em seu perfil e selecione a caixa "Aderir à conta digital".
Secretaria de Obras Públicas realiza manutenção na ponte sobre o Rio Abaeté
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Patos de Minas está trabalhando na manutenção da ponte sobre o Rio Abaeté, situada na divisa do município com Tiros.
A estrutura foi danificada com as recentes chuvas, exigindo grande empenho da Secretaria de Obras Públicas para recuperá-la. A previsão é que o serviço seja concluído ainda esta semana.
Prefeitura de Patos de Minas abre processo e tenta romper contrato com a Copasa
A Prefeitura de Patos de Minas publicou uma portaria que determina a abertura de processo administrativo para apurar a legalidade na contratação da Copasa. Uma comissão processante constituída por três membros irá acompanhar o procedimento administrativo.
A portaria considera que o serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto foi realizo por meio de dispensa de licitação, ferindo o artigo 14, da Lei 8.987/95 da Constituição Federal. O artigo prevê que concessões de serviços públicos serão objetos de prévia licitação, ressalvados casos específicos na legislação.
A portaria considera também a reiterada inadimplência por parte da COPASA, o relatório da CPI da Câmara Municipal de Patos de Minas, que concluiu inadimplência e inexecução do contrato por parte da COPASA, e o processo administrativo e a multa aplicada pelo PROCON.
O prazo para conclusão do procedimento administrativo é de 60 dias, podendo ser prorrogado por prazo igual. O prefeito Luis Eduardo Falcão divulgou um vídeo nas redes sociais onde falou sobre o processo. Veja abaixo.
Brasil registra 78ª posição em ranking sobre igualdade de gênero
Pontuação do país no Índice de Gênero dos ODS 2022 chegou 66,4
Fonte: Agência Brasil (foto: João Paulo Lacerda)
O Brasil alcançou a 78ª posição no ranking que mede igualdade de gênero em 144 países. O dado faz parte do Índice de Gênero dos ODS 2022, desenvolvido pela Equal Measures 2030, um relatório global que avalia a evolução dos países em metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A pontuação do Brasil chegou 66,4, atrás de países como Uruguai (31º), Argentina (44º), Chile (49º) e Paraguai (74º). Na edição anterior do ranking, em 2019, a posição do país era a 77ª.
De acordo com o documento, a pandemia de covid-19 expôs ainda mais a desigualdade de gênero no mundo. A publicação aponta que menos de um quarto dos países está fazendo progressos considerados rápidos em direção à igualdade de gênero, e um em cada três países não está fazendo nenhum progresso ou está se movendo na direção errada.
“Para dar um exemplo, o Brasil ainda é o quinto no ranking mundial de casamentos infantis em números absolutos. Isso porque o problema é ainda maior quando consideramos as uniões informais, muito mais frequentes por aqui”, explicou a gerente de empoderamento econômico e gênero da Plan International Brasil, Raíla Alves. “Embora, em 2019, o Brasil tenha mudado a legislação sobre o casamento infantil, ela ainda tem uma brecha, pois permite a união a partir dos 16 anos com a autorização de responsáveis e/ou da Justiça. Na prática, os casamentos continuam ocorrendo e atingem, principalmente, meninas com menos de 18 anos”, acrescentou.
De acordo com o documento, a pontuação do índice do Brasil estagnou com o “não progresso” entre 2015 e 2020. Segundo Raíla Alves, atualmente “não há projeção de avanço às metas da Agenda 2030, sobretudo no que tange ao quesito de igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres”. “[Este cenário] representa um prejuízo que pode afetar não só as meninas de hoje, mas as gerações futuras também”, ponderou.
Índice
O índice abrange 56 indicadores-chave em 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dos 144 países pesquisados, 135 têm estatísticas de pelo menos dois anos, o que possibilita acompanhar o progresso entre 2015 e 2020. Segundo o relatório, não é possível “voltar ao normal” em relação à igualdade de gênero em um cenário pós-pandemia.
“Voltar ao normal seria retomar um cenário anterior à pandemia. Comparando a posição do Brasil em 2019 à atual, percebemos que pouco mudou. Por isso, para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não basta só retomar o que fazíamos antes. Vamos precisar acelerar muito para recuperar o tempo perdido. E isso não diz respeito apenas ao Brasil, mas a boa parte dos países no mundo”.
O documento apontou ainda que nenhum dos 144 países pesquisados alcançou a igualdade de gênero e nenhum país tem o melhor desempenho do mundo – ou mesmo entre os dez melhores do mundo – em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o documento, em 2020, mais de três bilhões de meninas e mulheres ainda viviam em países com pontuações “ruim” ou “muito ruim” para igualdade de gênero.
Por outro lado, o índice aponta que mais da metade dos países em todo o mundo estão se movendo na direção certa em relação à igualdade de gênero.
Recomendações
A pesquisa faz seis recomendações para acelerar o progresso na igualdade de gênero. Entre elas, está a reforma de leis e a adoção de políticas afirmativas. O documento sugere ainda o incentivo a grupos de jovens meninas líderes; acabar com a falta de dados sobre gênero; investimento em serviços públicos e infraestrutura social; Investimento na criação de espaços e apoio a organizações e movimentos feministas; além de trabalhar no empoderamento de garotas e mulheres jovens.
“Como o relatório aponta, "países que fazem bom uso de leis para facilitar a inclusão econômica das mulheres têm melhores resultados de saúde, nutrição e educação para mulheres e suas famílias, emprego mais resiliente para mulheres e mais mulheres na política”, afirmou Raíla.
Políticas públicas
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, serão lançadas pelo governo iniciativas voltadas para o público feminino. Serão lançados o Programa Mães do Brasil, a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino. O programa promoverá a proteção integral à gestante e à maternidade. A estratégia e o comitê têm o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino.
Aconteceu em Patos de Minas o 1º Encontro das Veteranas da Polícia Militar de Minas Gerais
No último sábado, 05, um emocionante evento foi realizado em Patos de Minas: o 1º Encontro das Veteranas da Polícia Militar. O evento aconteceu como forma de comemorar, relembrar e reencontrar o público interno feminino que durante anos demonstrou à população mineira a importância das policiais militares na promoção da paz social.
O evento foi idealizado e completamente realizado por um grupo de veteranas que, unidas pelos bons momentos nostálgicos, decidiram que era hora de um reencontro entre todas. Ao todo, 37 mulheres veteranas estiveram presentes, inclusive algumas que vieram de outras cidades para participar desse momento ímpar.
A comissão organizadora, composta pelas veteranas Capitão Luciana, Capitão Sirleila, Tenente Sônia, Sargento Mônica, Sargento Adriana, Sargento Eloisa e Sargento Rosa Helena, ressaltam que esse evento simboliza o encontro de gerações de mulheres que, com garra, competência e muito profissionalismo, trilharam uma carreira de vitórias e sacrifícios na PMMG, demonstrando que a força e a leveza de todas elas contribuiu para a harmonização da instituição nos últimos 40 anos.
O evento foi regado a momentos de felicidade, de emoção e de muita diversão. Além de um delicioso buffet servido, também foram sorteados brindes e entregas de placas de homenagem. Bingos e dinâmicas também animaram o encontro, que contou com DJ e um show de dupla sertaneja.
Travesti é morta com machadinha em crime investigado como latrocínio
Uma travesti de 25 anos foi morta com crueldade em um crime investigado inicialmente como latrocínio. O fato ocorreu em uma residência usada como ponto de uso de drogas na Rua Paranaíba, Bairro Santa Luzia, em Patos de Minas (MG), na manhã desta segunda-feira (07). O celular da vítima foi localizado pela Polícia Militar (PM) na casa do tio de um dos suspeitos.
Segundo a PM, a vítima foi encontrada sem as partes de baixo das roupas e com a machadinha usada no crime entre as pernas. Um capacete, encontrado pela perícia, também foi usado no crime. A PM suspeita que a vítima também tenha sofrido violência sexual.
Ainda conforme a PM, os militares apuraram que na data de ontem (06), a vítima foi vista com cerca de 3 mil reais. Os policiais acreditam que o crime tenha sido premeditado para roubar o dinheiro da jovem. Os policiais já possuem alguns suspeitos, porém até o momento ninguém foi preso.
O celular da vítima foi localizado na casa do tio do morador da residência onde ocorre o crime. Veja mais no vídeo abaixo
Governo de Minas firma acordo para estreitar relações com os Estados Unidos
País foi o segundo maior comprador do Estado em 2021, com investimentos de US$ 2,5 bilhões
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
O Governo de Minas firmou acordo de cooperação com o escritório da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte para colaboração nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente, segurança pública, comércio e investimentos. A parceria foi selada na manhã desta segunda-feira (7/3), em evento realizado na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que contou com a presença do governador Romeu Zema
O chefe do Executivo e o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, assinaram um memorando de entendimento para expandir a cooperação entre o país e o Estado. Agora, um grupo de trabalho com representantes das duas nações será formado para o desenvolvimento de projetos comuns.
O governador destacou a importância da parceria para o Estado. “É uma satisfação enorme dar mais este passo no sentido de estreitar nosso relacionamento. As nossas trocas comerciais têm crescido a uma velocidade bem superior a qualquer outra, equivalente a 30% ao ano, o que é bem significativo. Queremos que isso continue, pois acredito que Minas tem muito a oferecer e os EUA também”, disse.
O encarregado Douglas Koneff disse que o documento serve para fortalecer a relação entre o país e o Estado. “Esse memorando vem do nosso desejo de continuar criando oportunidades para os mineiros e de explorar o potencial para uma relação mais profunda com o Estado. Estamos hoje assumindo um compromisso compartilhado de continuar buscando o desenvolvimento de projetos de crescimento mútuo”.
Relação comercial
Os Estados Unidos são o terceiro maior investidor em Minas Gerais. Os investimentos estadunidenses geraram cerca de 1,5 mil empregos no estado. O país foi o segundo maior comprador de Minas Gerais em 2021, investindo cerca de US$ 2,5 bilhões no Estado. Os principais produtos adquiridos foram café, ferro e produtos químicos.
A subsecretária de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Kathleen Garcia, explicou que os números equivalem a um crescimento de 37% em relação ao ano anterior. “Temos uma pauta muito diversificada, mas temos espaço ainda para intensificar a relação comercial e outros relacionamentos. Nos últimos cinco anos, foram cerca de US$ 300 milhões de investimento dos Estados Unidos em Minas Gerais. Acreditamos que com esse documento possamos intensificar ainda mais essa relação”, disse.
Atração de investimentos
Romeu Zema ainda exaltou o crescimento econômico de Minas Gerais e a atração de investimentos, que possibilitam gerar renda e empregos para os mineiros. “O Estado se tornou um grande imã para investimentos. Em três anos e dois meses de gestão, conseguimos atrair R$ 209 bilhões.
Uma mudança de patamar significativa. Estamos conseguindo atrair investimentos numa velocidade quase dez vezes maior do que a última gestão do Estado. E isso tende a se intensificar, já que agora teremos investimentos em infraestrutura e nas concessões. Estamos caminhando já para o primeiro de sete lotes de concessões de rodovia, que significa oportunidades para investidores de todo mundo de aplicar recursos em Minas Gerais”, ressaltou.
Advogado consegue junto ao TJMG suspender portaria de Juízes patenses que cancelaram as audiências no juizado especial
Através de uma Liminar em Mandado de Segurança o Advogado Ernani Spagnuolo da banca de advogados patenses Marcio Spagnuolo e Filhos conseguiu junto ao Tirbunal de Justiça de Minas Gerai s a suspensão da portaria 11/76/2022.
Essa portaria editada pelos Juizes Joamar Gomes Vieira Nunes e Melchiades Fores da Silva Filho determinava que enquanto perdurarem as normas restritivas de locomoção em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, assim que os feitos fossem distribuídos e designada a audiência de conciliação, esta deve ser imediatamente cancelada pelo setor responsável.
E o que isso afeta no dia a dia do cidadão patense?
Quando o cidadão entra com umação no juizado especial seja sozinho ou através de advogado, automaticamente já era marcada uma audiência de conciliação.
Sob o pretexto de reduzir o numero de frequentadores do prédio do fórum, os juízes editaram a portaria cancelando as audiências.
O advogado então procurou a OAB para que esta fizesse algo mas nada aconteceu.
Então, com recursos próprios, e no intuito de ajudar toda a classe de advogados bem como de cidadãos patenses que estavam com audiência marcadas, o advogado ajuizou o mandado de segurança que teve a liminar deferida hoje, segunda feira dia 07 de março.
Na decisão liminar do desembargador Renato Dresch consta o seguinte:
Como se vê, a legislação processual assegura às partes o direito à conciliação, possibilitando a realização de sessões não presenciais, em virtude da situação excepcional de pandemia e, a fim de regulamentar o procedimento previsto em lei, a Presidência do TJMG, no uso de suas atribuições legais, editou resolução que dispõe acerca da realização das audiências por meio virtual, de modo que não há fundamento legal para determinar o cancelamento das audiências no âmbito dos Juizados Especiais. Além disso, não compete ao Judiciário legislar acerca de direito processual e procedimentos em matéria processual, sobretudo suprimindo garantias processuais das partes. Assim, ao menos nesta fase processual de cognição sumária, verifico a aparente ilegalidade do ato impugnado, restando evidenciada a relevância do pedido a justificar a concessão da liminar. Pelo exposto, DEFIRO A LIMINAR, para suspender os efeitos da Portaria nº 1.176, de 11 de fevereiro de 2022, editada pelos Juízes de Direito, Melchíades Fortes da Silva Filho (1º JD) e Joamar Gomes Vieira Nunes (2º JD), no exercício de suas funções na Unidade Jurisdicional do Juizado Especial de Patos de Minas.
De acordo com o Advogado: “a decisão já era esperada uma vez que a portaria além de contrariar a lei do juizado especial contraria também a constituição federal”.
Ponderou ainda que: “a intenção é o beneficio de todos pois não se pode usar a desculpa de que é preciso diminuir o numero de frequentadores do prédio do fórum, diminuindo assim a quantidade de audiências realizadas e consequentemente a quantidade de prestação jurisdicional entregue”.