Detran-MG implanta protocolo digital para solicitação de serviços de habilitação
Ferramenta foi desenvolvida por servidores da Polícia Civil, em conjunto com a Prodemge
Fonte: Agência Minas
A partir desta quinta-feira (12/5), os condutores e candidatos à habilitação de Belo Horizonte poderão solicitar a alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa, por meio do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), utilizando o Sistema de Protocolo Digital.
A ferramenta foi desenvolvida por servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em conjunto com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto explica que o sistema permite o trâmite de documentos totalmente on-line, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento. “O primeiro serviço a ser oferecido à população mineira em relação a CNH será a alteração de dados para condutores e candidatos, mas nossa meta é ampliar a disponibilidade de serviços no sistema, proporcionando ainda mais agilidade e comodidade para o cidadão”, afirma.
Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para condutores e candidatos à habilitação da capital, com o objetivo de difundir, nos próximos meses, o sistema para as demais Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.
Acesso
Para utilizar o novo serviço, basta fazer login no portal www.detran.mg.gov.br com usuário e senha do cadastro Gov.br, disponibilizado pelo governo federal. Os dados são os mesmos usados para a acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Após acessar o sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no protocolo digital. Depois, basta clicar no serviço desejado, conferir os dados já existentes no sistema e preencher o formulário indicando as alterações desejadas. Somente poderão ser alterados o nome do solicitante, nomes do pais e categoria do candidato. Para finalizar a solicitação, o usuário deverá anexar os documentos solicitados e enviar uma self de identificação, que garantirá ainda mais segurança ao protocolo digital.
Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas, em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.
O protocolo digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.
PMCD intensifica medidas de combate ao Aedes aegypti
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A dengue não é brincadeira! Nos últimos dias, com o aumento de casos da doença em nosso município, o PMCD tem promovido uma verdadeira força-tarefa para combater o Aedes aegypti.
Além do trabalho preventivo feito diariamente pelos agentes de combate a endemias, a equipe está realizando pulverização de inseticida com bombas costais nas regiões em que houve casos positivos de dengue.
Os agentes atuam em todas as casas do quarteirão onde existe confirmação da doença e nos quarteirões vizinhos. A medida busca eliminar o mosquito adulto na tentativa de evitar que mais pessoas adoeçam. Durante a semana, a ação vem acontecendo no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e, com o objetivo chegar ao maior número possível de casas, o trabalho segue noite adentro.
A aplicação de fumacê em bairros estratégicos da cidade é outra medida emergencial tomada pelo programa. O trabalho já foi concluído no Jardim Esperança e Bela Vista e, desde segunda-feira (9/5), o carro fumacê percorre os quarteirões dos bairros Jardim Panorâmico e Belvedere.
Vale lembrar que a dispersão do inseticida não atua na eliminação das larvas. É preciso que todos estejamos atentos para evitar que sejam formados criadouros do mosquito.
Todo mundo já sabe que recipientes com água parada são o ambiente ideal para o Aedes aegypti procriar, né?! E aí, você está fazendo sua parte no combate à dengue?
Condutora perde controle de veículo ao manusear celular e colide em carro estacionado
Uma condutora de 29 anos colidiu em um carro estacionado após se distrair com um aparelho celular, no início da madrugada de hoje (12), na rua João da Rocha Filgueira, Centro de Patos de Minas.
Segundo a Polícia Militar (PM), a condutora relatou que perdeu o controle direcional de seu veículo e colidiu contra um GM Corsa estacionado em via pública. Com o impacto, o Celta foi arremessado contra uma motocicleta que estava à frente.
Ainda conforme a PM, ao ser indagada, a condutora alegou que no momento do acidente estava usando seu aparelho celular. Ninguém ficou ferido no acidente.
Dupla é presa após vender droga para menor em escola
Dois homens, de 22 e 25 anos, foram presos pela Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) na noite de ontem (11), suspeitos de tráfico de drogas cometido em uma escola. Um aluno, de 17 anos, foi apreendido.
Segundo a PM, o vice-diretor de um educandário, após ver um aluno pegando um objeto no portão da escola, sendo este objeto entregue por um indivíduo que estava em uma motocicleta, abordou o menor no interior da unidade escolar.
Foi encontrado uma porção de maconha na posse do aluno. O diretor acionou a Polícia Militar que fez a condução do menor infrator e apreensão do entorpecente.
Durante o registro do REDS, o menor disse ter comprado a droga do autor de 22 anos e pago a quantia de R$ 10,00 pelo entorpecente. O traficante foi preso pela guarnição do turno e negou a venda da droga. Disse que foi até a escola acompanhado do outro autor e que apenas estava dirigindo a moto no momento da entrega do objeto.
Ele afirmou ainda que foi outro indivíduo quem entregou o entorpecente ao menor e que não houve pagamento pelo produto. O outro autor, de 25 anos, compareceu na sede da 157ª Cia PM e disse ser ele a pessoa que entregou o objeto.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão e de apreensão em flagrante para os autores, os quais foram apresentados na delegacia, juntamente com o entorpecente apreendido. A motocicleta foi apreendida.
Polícia Militar prende autores de furto/receptação e recupera materiais subtraídos
Duas pessoas foram presas por furto e uma por receptação na tarde de ontem (11), na rua Suécia, bairro Serra Negra, em Patrocínio (MG).
Segundo a Polícia Militar (PM), os militares foram acionados para atendimento de um furto ocorrido no bairro Serra Negra durante a madrugada, onde os autores subtraíram diversos materiais de uma residência.
De posse das informações, uma guarnição iniciou diligências e levantamentos de informações, tendo identificado os autores.
Durante rastreamento os autores foram localizados e presos. Em diálogo, os autores informaram onde estariam parte dos materiais, tendo a guarnição logrado êxito em recuperar grande parte deles. Os autores foram presos em flagrante delito e conduzidos para a Delegacia, juntamente com os materiais recuperados/apreendidos.
2⁰ Pelotão do Corpo de Bombeiros realiza treinamento de reciclagem em mergulho
Iniciou-se na última segunda-feira (09) a reciclagem de mergulho do 2⁰ Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O treinamento tem carga horária de 40 horas e visa aperfeiçoar e condicionar os mergulhadores desta unidade às atividade de busca submersas.
As atividades foram programadas durante a semana com as seguintes temáticas: fisiologia de mergulho, tabela de mergulho, apneia estatística e dinâmica, acidentes de mergulho, recarga de cilindros, equipagem, tipos de buscas, resgate de mergulhador, mergulho sem visibilidade, segurança com equipamentos dentro do barco e mergulho em profundidade.
As atividades estão sendo realizadas no Catiguá Tênis Clube e também na represa de Nova Ponte. O treinamento está sendo feito com 8 mergulhadores e finaliza na sexta-feira.
Prefeitura lança projeto de consciência cidadã no trânsito
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Levar consciência cidadã de trânsito aos jovens que muito em breve estarão em busca da primeira habilitação. Esse é o foco do projeto lançado hoje pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade com a presença de 126 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Normal. O evento ocorreu no Teatro Municipal Leão de Formosa.
Foi uma manhã de palestras com os temas: cuidados no trânsito, efeitos do álcool no organismo e na direção, resgate de acidentados, estatísticas de acidentes e Maio Amarelo. Sest Senat, Polícia Militar e Samu estão entre os parceiros que ajudam a repassar essas informações tão relevantes aos nossos jovens.
O projeto, denominado "Cidadania no Trânsito", terá sequência pelo menos até o fim deste ano, com realização mensal. A cada mês uma escola será convidada, iniciando com as instituições públicas.
Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia
Anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy Veiga
Fonte: Agência Minas (foto: Valter Campanato)
O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 registrou 1 milhão de inscritos em apenas um dia. Os candidatos têm até o dia 21 de maio para fazerem a inscrição. Se esse ritmo for mantido, a previsão é de que o total supere o do ano passado, quando 3 milhões de estudantes se inscreveram para a prova.
Para a inscrição ser efetivada, é preciso pagar a taxa de R$ 85. O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.
Os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever ou não poderão prestar o Enem.
Como fazer a inscrição
O interessado em prestar o Enem 2022 deve acessar a página do participante.
No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e diz se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo).
O estudante também preenche um questionário socioeconômico, informa se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.
Provas
As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Pela primeira vez, o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. O candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.
Homem é preso por furtar dois celulares em Carmo do Paranaíba.
Um cadeirante de 32 anos, morador de Patos de Minas (MG), foi preso pela Polícia Militar (PM) após furtar dois aparelhos celular em um loja na cidade de Carmo do Paranaíba (MG).
Segundo a PM, após serem informadas do furto, as guarnições iniciaram rastreamento para descobrir a autoria do fato. Através do sistema de monitoramento foi possível ter imagens do autor e descobrir que ele é oriundo de Patos de Minas.
Diante do fato, as guarnições de Patos de Minas foram acionadas e abordaram o autor chegando no Terminal Rodoviário, no bairro Lagoa Grande.
Ao ser abordado o autor confessou o fato e entregou os dois aparelhos furtados. O autor foi preso e encaminhado a delegacia de polícia civil de plantão.
Condutor colide e derruba poste na Av. Afonso Queiroz
Um condutor de 30 anos colidiu e derrubou um poste de iluminação pública na noite de ontem (10), na Av. Afonso Queiroz. O motorista não se feriu no acidente.
Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor do Fiat Mobi relatou que seguia sentido à rodovia LMG-354 e, aparentemente, perdeu os sentidos na direção do veículo e quando retornou os já estava batido no poste. Disse ainda que não se lembra dos momentos anteriores ao acidente.
Uma testemunha que presenciou o acidente disse que o condutor estava com velocidade compatível com a via, porém, repentinamente, o veículo convergiu à direita e chocou-se com o poste, deixando-o dependurado nos fios.
O SAMU foi acionado e realizou atendimento primário no local e posteriormente conduziu a vítima à Santa Casa. Ainda de acordo com a PM, o condutor não apresentava nenhum sintoma de embriaguez e estava totalmente lúcido. O local apresentava iminente risco de queda dos fios e consequente risco aos usuários da via, em decorrência dos fios de alta tensão.