Unipam topo-vestibular

Governo divulga nota técnica com orientações sobre varíola dos macacos

Documento informa sobre características da doença e os tratamentos

Sexta 15/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Susana Vera/REUTERS/Direitos Reservados)
Feed do PatosAgora

O Ministério da Saúde divulgou hoje (14) uma nota técnica para orientar as equipes de atenção primária à saúde sobre a varíola dos macacos (monkeypox).

O documento informa sobre as características clínicas da doença, procedimentos a serem adotados na triagem e os tratamentos adequados.

Aos profissionais da saúde é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Ao paciente é recomendado o isolamento.

O ministério recomenda ainda a divulgação ampla das informações pelos gestores locais e as secretarias de saúde.

Doença

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.

A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões.

O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

TCU conclui que urna eletrônica é segura

Parecer faz parte da terceira etapa de auditoria do tribunal

Sexta 15/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Antônio Augusto/TSE)
Feed do PatosAgora

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o sistema eletrônico de votação é seguro e não há riscos relevantes para a realização das eleições de outubro.

A conclusão está em um relatório de auditoria apresentado ontem (13) pelo tribunal. A investigação avaliou a gestão de riscos para proteção do processo eleitoral e capacidade de evitar a interrupção da normalidade das eleições contra falhas graves.

Para os auditores, o TSE possui um cronograma para aprovação de projetos de defesa cibernética e há planos de contingências para evitar a interrupção do sistema em caso de incidentes.

O relatório aprovado está relacionado à terceira etapa da auditoria realizada pelo TCU no sistema de votação.

O relator da auditoria, ministro Bruno Dantas, elogiou os testes de segurança realizados pelo TSE e a criação da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), grupo criado para receber sugestões de melhorias do processo eleitoral.

"Percebo que o TSE tem se esmerado em aperfeiçoar a segurança interna do processo eleitoral, ainda que o sucesso do pleito também demande articulação com outras instituições e com a sociedade", declarou.

Em maio, o TSE concluiu a segunda fase do teste público de segurança (TPS) do sistema eletrônico das eleições deste ano.

Cidades se preparam para receber voto em trânsito

A partir de hoje, municípios devem habilitar locais de votação

Sexta 15/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

A partir de hoje (15), municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas devem habilitar locais de votação convencionais ou específicos para  o recebimento do voto em trânsito, permitido somente nessas localidades. A data está prevista no calendário eleitoral.

A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar.

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.

Essa modalidade não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições poderá solicitar o voto em trânsito.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Motorista é flagrado transportando skunk durante fiscalização na BR 365, em Patos de Minas(MG)

Sexta 15/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Polícia Rodoviária Federal
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 500 gramas de skunk, durante uma fiscalização no km 413 da BR335, no município de Patos de Minas (MG).

A droga foi apreendida na tarde de quinta-feira(14/07) durante a abordagem de um Ford Fiesta que saiu de Araguari (MG) com destino à Patos de Minas (MG).

Durante a abordagem os policiais localizaram um saco plástico, escondido sob o banco do passageiro, com aproximadamente 500 gramas de skunk.

O motorista relatou que receberia a quantia de R$ 1.000,00 para levar a droga de Araguari (MG) até a cidade de Patos de Minas (MG).

A ocorrência foi encaminhada para a Depol de Patos de Minas (MG).

Conservatório realiza homenagem ao centenário de Galdina Corrêa da Costa

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Emoção é o que define a noite de ontem no Teatro Municipal. A Homenagem ao Centenário de Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, patrona do Conservatório de Música de Patos de Minas, foi um momento único.

Os professores do Conservatório e integrantes do Grupo de Música de Câmara encantaram a plateia com uma performance impecável.

Além de possibilitar ao público a oportunidade de assistir à interpretação de grandes compositores, o evento também semeou solidariedade. O ingresso para a apresentação deveria ser trocado por um litro de leite que, agora, será entregue ao Banco de Alimentos.

Patos de Minas ganha um novo app de mobilidade urbana

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O app Beep Driver já está em funcionamento em Patos de Minas. E para comemorar o lançamento, está oferecendo para passageiros cadastrados R$300,00, e taxa zero para motoristas do app. Isso mesmo que você leu. O motorista ganha 100% do valor corrida! 

O aplicativo de mobilidade urbana beep driver já está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. O app foi desenvolvido por especialistas no segmento de mobilidade urbana e atende uma demanda antiga dos motoristas: a melhoria da taxa de repasse.

No início, esses trabalhadores contavam com um repasse bastante oportuno em cada viagem realizada, mas com o passar do tempo, os valores começaram a ser revistos, e diminuíram. Atualmente, a taxa se encontra entre 65% a 70%. A redução dos ganhos dos motoristas se tornou um problema ainda maior com o aumento dos combustíveis.

Dentro deste contexto, o Beep Driver entendeu que havia uma oportunidade de negócio. Afinal o mercado de transporte individual no país segue em alta. A partir de estudos para entender ainda mais a realidade dos app de mobilidade, o grupo investiu em um squad para desenvolver o novo aplicativo.

“Nossa vontade de investir neste ramo se deu pelo grande número de motoristas e usuários, insatisfeitos com os aplicativos atuais. De um lado, temos os clientes com dificuldades em conseguir encontrar um carro para fazer a corrida.Do outro, os profissionais que não conseguem lucrar com as corridas devido aos custos crescentes no país e baixo repasse das empresas. Com isso, decidimos investir em um aplicativo que chegasse para democratizar e equilibrar essa balança”, explica diretores do grupo Beep Driver.

“Como estamos nas ruas, percebemos as dificuldades e trouxemos essas melhorias para os usuários e motoristas. Entre os serviços nós implantamos o contato direto com o operador para relatar possíveis problemas na plataforma, a assistência de monitoramento a cada viagem, parcerias para descontos com manutenção do carro e da gasolina, assim como a possibilidade das mulheres em escolherem fazer corrida só com mulheres, então esse nosso aplicativo é de motorista para motorista, estamos muito esperançosos”, explicam.

Para os passageiros, o app também oferece novidades que garantem mais segurança e praticidade. Por exemplo, é possível escolher se você prefere um motorista ou uma motorista.

Os usuários ainda contam com botão de pânico e rastreamento de toda a viagem. Como em outras plataformas, é possível agendar as viagens.

Os aplicativos para passageiros e motoristas já podem ser encontrados nas respectivas lojas, App Store e Google Play.

Covid-19: boletim confirma 198 novos casos registrados na semana

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O boletim desta quinta-feira traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

4 positivos em 14/7
51 positivos em 13/7
48 positivos em 12/7
65 positivos em 11/7
30 positivos em 10/7
+ 159 positivos referente ao período de 10/5 a 9/7

Não houve confirmação de óbitos.

Dengue: Patos de Minas registra 11 novos casos da doença

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas teve mais 73 notificações de dengue em comparação ao último informe (publicado em 8/7). Houve a confirmação de 11 casos, sendo, até o momento, 275 referentes a junho.

Lembre-se de estar sempre alerta e não deixar água parada.

Atividade econômica cai 0,11% em maio, revela o Banco Central

É o segundo mês seguido de recuo do IBC-Br

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Tânia Rego)
Feed do PatosAgora

A atividade econômica brasileira apresentou uma queda de 0,11% em maio, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados hoje (14), em Brasília, pelo Banco Central (BC). Este é o segundo mês seguido de queda no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), indicador considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Em abril, o IBC-BR já havia apresentado recuo de 0,44% na comparação com março, quando houve alta de 1,09%. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 2,08%. Em 12 meses, ele acumula alta de 2,66%.

Os dados são dessazonalizados, ou seja, desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.

Juros
O IBC-BR é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,25% ao ano.

O indicador incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

Segundo o BC, o IBC-Br terminou o trimestre do ano com variação positiva de 0,92%, também considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com maio de 2021, o Índice de Atividade Econômica apresentou alta de 3,74%. Assim, chegou a 141,97 pontos.

Governo prorroga prazos para atualização de dados no Cadastro Único

Averiguação do cadastro é feita com base em registros administrativos

Quinta 14/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias do Auxílio Brasil. É o que consta da Instrução Normativa nº 17, publicada no Diário Oficial da União de hoje (14).

Devido aos impactos da pandemia, o ministério escalonou o processo de revisão cadastral. Com isso, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

A resolução publicada hoje prevê que os beneficiários do Auxílio Brasil que estão em revisão cadastral terão até 14 de outubro para atualizar as informações. “O prazo venceria originalmente nesta sexta-feira (15). Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto”, informou o ministério.

De acordo com a pasta, os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.

A revisão cadastral consiste na solicitação à família para atualizar os registros do Cadastro Único, “caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração ou apresente dados novos na renda, situação de trabalho, endereço ou composição familiar”.

Já a averiguação cadastral verifica as informações do CadÚnico, tendo por base informações contidas em outros registros administrativos federais. “Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que cumpre os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil”, explica o ministério.

Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou no caso de haver alguma alteração. Aqueles que forem convocados para averiguação e revisão de dados devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, informou, em nota, o Ministério da Cidadania.  

Por meio do aplicativo do Cadastro Único, é possível às famílias cadastradas conferir se os dados estão atualizados. Também possibilita saber se as famílias estão sob averiguação ou revisão cadastral. A ferramenta informa, também, o que deve ser feito para a regularização dos registros.

“A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”, alerta o ministério.