Projeto do Conservatório Municipal levará apresentações musicais para a zona rural
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Proporcionar aos moradores da área rural a experiência de assistir, em suas próprias comunidades, a apresentações musicais de muita qualidade.
Esse é o objetivo do mais novo e inédito projeto do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues: o Conservatório Itinerante. As apresentações acontecerão a partir de 4 de outubro, e o primeiro distrito contemplado será Major Porto.
Músicas clássicas e populares compõem o repertório das apresentações, que ficarão a cargo do "Trio Aricorda" e do "Grupo de Música de Câmara". "Nossa intenção é levar cultura e música aos quatro cantos do nosso município por meio dessa proposta pensada com muito carinho", conta o coordenador do conservatório, Stênio Caixeta.
Os sete distritos de Patos de Minas receberão o projeto, e o cronograma será divulgado em breve.
Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina na quinta-feira
Pedido deve ser feito no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro
Fonte: Agência Brasil
O eleitor que perdeu o título eleitoral ou teve o documento extraviado tem até esta quinta-feira (22), 10 dias antes do primeiro turno do pleito, para solicitar a segunda via no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a emissão da segunda via do título o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.
Neste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.
Documentos
O título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.
Ex-professora tenta entrar em estrada vicinal, é atingida por caminhão prancha e morre em grave acidente na MG 230
Fonte: Paranaíba Agora
Uma professora de 70 anos morreu em um grave acidente no km 29 da MG 230, em Rio Paranaíba, na tarde desta segunda-feira (19). Conforme as informações, ela dirigia uma VW Gol quando foi atingida por um caminhão prancha. Uma testemunha disse aos policiais que Lindaura Maria de Souza estava parada na via aguardando para entrar na estrada vicinal que dá acesso à comunidade de São João no momento do fato.
Assim que passou um caminhão, a idosa então começou a manobra à esquerda, mas acabou sendo atingida na lateral pelo caminhão prancha que seguia atrás do outro caminhão. O motorista do caminhão confirmou a versão apresentada pela testemunha. Ele não teve ferimentos e contou que ainda tentou desviar para evitar a batida.
Com a força da batida, tanto o VW Gol de cor verde quanto o caminhão foram jogados para fora da pista. Lindaura não resistiu aos ferimentos e faleceu na hora. Militares do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foram chamados para retirar o corpo da idosa do veículo e a perícia técnica da Polícia Civil também compareceu e realizou os trabalhos de praxe, liberando o corpo para o IML de Patos de Minas.
Lindaura será sepultada às 15h no Cemitério de Rio Paranaíba, conforme informou a Funerária São Francisco.
Homem comete roubos em sequência mas acaba preso pela PM
Fonte: Agência Regional de Comunicação da 10ª RPM
Na madrugada do último sábado (17) a Polícia Militar (PM) foi acionada por uma mulher de 32 anos, a qual relatou que um indivíduo, homem de 39 anos, havia roubado seu aparelho celular em um bar no Bairro Jardim Paulistano.
No local dos fatos, os policiais foram informados que o autor subtraiu da vítima um aparelho celular e de outra vítima, um homem de 23 anos, certa quantia em dinheiro e também seu aparelho celular, após agredi-lo na cabeça com a coronha da arma utilizada.
Durante as diligências, o mesmo autor realizou outro roubo no Jardim Peluzzo, a outras três vítimas, sendo homens de 35, 23 e 26 anos, sendo subtraídos celulares e documentos pessoais.
A Polícia Militar localizou o autor e lhe deu voz de prisão, sendo localizados em sua posse os bens subtraídos e a arma utilizada, tratando-se de um simulacro.
PM prende autores de homicídio tentado no bairro Coração Eucarístico
Fonte: Agência Regional de Comunicação da 10 RPM
No final da tarde de ontem (18) a Polícia Militar (PM) foi acionada no Bairro Lagoinha, onde teria ocorrido disparos de arma de fogo.
No endereço dos fatos, os policiais foram informados que dois indivíduos em uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo sem, contudo, acertar nenhuma vítima.
Durante as diligências, a Polícia Militar foi informada que a vítima, uma mulher de 49 anos, havia sido atingida por disparos de arma de fogo no Bairro Coração Eucarístico, sendo outro fato, porém, com o envolvimento dos mesmos autores.
Em continuidade às ações policiais, foram presas cinco pessoas pelo envolvimento no crime e apreendidos três revólveres, 21 munições, três barras e 21 tabletes de maconha, cinco celulares, um carro e uma motocicleta.
Acidente entre duas carretas e uma caminhonete deixa dois feridos na BR 365
Um acidente envolvendo uma caminhonete e duas carretas na BR 365 deixou dois feridos no último sábado (17).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta Scania seguia sentido Patos de Minas, momento que na altura do km 90, próximo à curva da morte, perdeu o controle do veículo e invadiu a contramão de direção.
Ao retornar para a pista, a parte traseira da Scania colidiu contra uma VW Amarok. Em seguida, a Scania invadiu a contramão novamente e colidiu contra outra carreta que seguia no sentido oposto.
Dois ocupantes da caminhonete foram levados a um hospital particular de Patos de Minas (MG).
Sobe para três o número de mortos após batida frontal entre carros na MGC-497
Vítimas são um jovem de 28 anos, a companheira dele, de 26, e o filho dele, de 10 anos. Outras cinco pessoas ficaram feridas no acidente registrado no domingo (18).
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Subiu para três o número de mortes confirmadas após a batida frontal entre dois carros na MGC-497, em Uberlândia, na tarde de domingo (18). Outras cinco pessoas ficaram feridas.
No local do acidente, foram constatadas as mortes de Sara Cardoso, de 26 anos, e o enteado dela, Caio Pietro de Oliveira Lima, de 10 anos.
Já Iury Lima Alves, de 28 anos, pai de Caio Pietro, chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).
A batida ocorreu por volta das 16h, próximo ao km 10. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista de um dos carros perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu no outro veículo que seguia no sentido contrário. O acidente deixou oito vítimas.
Cinco pessoas estavam no carro que perdeu o controle, sendo dois adultos e três crianças. Iury, Sara e Caio Pietro estavam nesse veículo. As outras duas crianças foram socorridas com vida e levadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
No outro carro, estavam pai, mãe e filha. A menina entrou em parada cardiorrespiratória e recebeu o primeiro socorro pelo próprio pai, que é médico. Os bombeiros fizeram o atendimento e conseguiram reverter o quadro. Ela foi encaminhada para o HC-UFU em estado grave.
Os adultos estavam conscientes e orientados, sem fraturas expostas. A mulher se queixou de muita dor no quadril e o homem teve uma possível fratura interna no tornozelo esquerdo. Ele foi levado para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Planalto.
Os nomes e idades dos feridos não foram divulgados, por isso, não foi possível saber o estado de saúde deles.
A rodovia ficou totalmente interditada durante o atendimento às vítimas. Os bombeiros disseram que houve derramamento de óleo na pista.
Começou nessa segunda-feira (19) a Semana Nacional do Trânsito 2022
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Juntos salvamos vidas”. Com este tema, foi dado início nesta segunda-feira (19/9) à Semana Nacional do Trânsito 2022.
No primeiro dia de SNT em Patos de Minas, foi realizada abordagem educativa na MGC- 354 KM 171. Motoristas que passaram pelo local foram orientados sobre cuidados que devemos ter enquanto condutores e sobre o fato de que cada um é responsável pela segurança de todos, por isso devemos estar atentos aos riscos e proteger nossa própria vida e a dos demais ao nosso redor.
A SNT tem o intuito de promover reflexões sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e a necessidade de participação de todos para atingir esse objetivo. É um momento para pensarmos a respeito de nossas atitudes e mudarmos comportamentos inseguros.
Justiça condena homem por invasão a WhatsApp da namorada
Vítima teve celular invadido pelo ex-namorado, que usou as informações para ofendê-la
Fonte: TJMG
A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Uberlândia que condenou um empresário a indenizar a ex-namorada, por danos morais, em R$ 10 mil, devido à invasão do aplicativo de WhatsApp e da mídia social Instagram dela. A decisão é definitiva.
A mulher ajuizou ação contra o ex-namorado pleiteando indenização por danos morais. Ela manteve um relacionamento de quatro meses com o homem, com ela residindo na cidade no Triângulo Mineiro e ele morando em Guarulhos, em São Paulo. No entanto, romperam porque ela considerou que o comportamento dele era ciumento, abusivo e tóxico.
Segundo a mulher, o ex-parceiro, aproveitando-se da posse da senha, pegou o aparelho dela com o pretexto de dar uma manutenção na bateria do equipamento. De posse do objeto, acessou o aplicativo de WhatsApp e foi até a lista de contatos com o objetivo de interagir com uma terceira pessoa, com quem a mulher já havia tido um relacionamento, passando-se por ela. Ele também passou a ofendê-la diretamente, com base nas mensagens.
O juiz José Márcio Parreira entendeu que houve invasão de privacidade e fixou o valor da indenização. De acordo com o magistrado, o réu negou ter obtido acesso ao celular da autora de maneira ardilosa. Porém, não contestou a alegação de que enviou mensagens a contatos da ex-namorada com o intuito de descobrir eventual relacionamento extraconjugal.
“A questão atinente à utilização pelo réu do celular da autora para envio de mensagens a terceiros com intuito de identificar suposta traição foge do contexto particular do casal e leva o imbróglio a terceiros. Nessa ordem de ideias, o ato ilícito é caracterizado pelo desrespeito à privacidade e intimidade da autora, sendo incontrastáveis os efeitos deletérios à dignidade de sua pessoa humana decorrentes da situação vivenciada”, disse o magistrado.
O juiz acrescentou que o empresário sequer procurou justificar o teor das mensagens enviadas a terceiros, argumentando no sentido de que possuía acesso ao dispositivo móvel da autora, o que evidencia que ele tinha ciência da gravidade do ato ilícito que lhe foi imputado.
O profissional recorreu ao TJMG, alegando que, embora tenha tido uma atitude reprovável, não se caracteriza invasão à privacidade, pois a ex-namorada já havia compartilhado com ele a senha para ingressar no aplicativo.
O relator da apelação, desembargador Arnaldo Maciel, manteve o entendimento de 1ª Instância, ponderando que, apesar de o réu insistir na tese de que não teria violado a privacidade ao acessar o celular da ex-namorada, porque utilizou sua senha pessoal, livremente concedida, anteriormente, não há como concordar com tal argumentação.
Isso porque a transcrição das conversas via aplicativo foi objeto de registro em cartório que consta dos autos. O material, segundo o relator, deixa evidente que, muito embora a autora tenha, inicialmente, dado acesso à senha do seu telefone pessoal, na fase em questão do relacionamento ele se serviu de artimanha para ter acesso ao celular.
Para o desembargador Arnaldo Maciel, a versão de que o equipamento estaria precisando de manutenção mostra que a mulher não permitia que ele o acessasse livremente e, “muito menos, que adentrasse à sua agenda de contatos com o objetivo de obter o número de terceira pessoa com a qual ela possa ter se relacionado”.
No entender do magistrado, isso confirmava que, mesmo que em outro momento a mulher tivesse de fato permitido que o companheiro soubesse a senha do celular dela, nunca houve a autorização para ele buscasse no aparelho informações sobre situação que a proprietária optou por não compartilhar com ele.
Os desembargadores João Cancio e Sérgio André da Fonseca Xavier votaram de acordo com o relator.
Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir de hoje
Agora, 22 capitais contam com nova tecnologia
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
A partir de hoje (19), mais sete capitais passam a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
A decisão foi aprovada na última quarta-feira (14) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel. Agora, 22 capitais têm acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da Região Norte continuam sem a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.
O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.
Parâmetros
Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais da faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, precisam instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deve ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.
Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.
Adiamentos
Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite. Os gargalos logísticos após a pandemia de covid-19 e a política de lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, importados na maior parte do país asiático.
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vem habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.