Orthodontic

Ladrões assaltam idosos em fazenda e capotam o veículo roubado durante fuga

Sexta 23/08/2019 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

Ladrões assaltaram uma fazenda, nesta quinta-feira (22), próximo ao Distrito de Galena, área rural de Presidente Olegário. Enquanto fugiam da Polícia Militar, os envolvidos capotaram o veículo roubado.

Segundo o comandante do 5º Pelotão PM, tenente Rodrigo Souza, três bandidos armados chegaram na fazenda, renderam um casal de idosos e roubaram um Fiat/Uno de cor vermelha, placas de Patos de Minas – MG -.

A Polícia Militar fez o cerco nas principais vias, sentido Varjão de Minas, Patos de Minas e Presidente Olegário. Uma guarnição da PM deparou com o veículo na estrada vicinal sentido ao distrito de Santiago de Minas.

“O veículo estava em alta velocidade na região de Tiririca quando perdeu o controle de direção ao passar por uma lombada e capotou”, disse o comandante Rodrigo Souza.

Os suspeitos entraram em uma mata, foram feitas buscas pela Polícia Militar auxiliador por cães, e até o fechamento da reportagem ninguém foi localizado.

Ainda segundo o tenente Rodrigo Souza as buscam continuam para localizar os suspeitos. O veiculo foi periciado pela Polícia Civil e liberado para o proprietário.

Operação conjunta da PM e PC prende fazendeiro por furto e receptação

Sexta 23/08/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil resultou na prisão de um fazendeiro por furto e receptação na zona rural de Rio Paranaíba, na última quinta-feira (22). Uma picape furtada em Uberlândia e um bag de fertilizantes foram recuperados no local.

De acordo com informações da 216 ª CIA PM, visando combater os crimes de furtos na zona rural, equipes da Policia Civil e da Patrulha Rural de Rio Paranaíba deslocaram até a fazenda Olhos Dágua, onde avistaram o fazendeiro Marcos Paulo tentando esconder um veículo Fiat Strada de cor prata em meio a uma mata.

De imediato foi procedida a abordagem e após verificação de numeração de motor e carroceria, foi descoberto que o veículo estava com placas frias e que na verdade se tratava de um veículo furtado na cidade de Uberaba em 22/11/2018. Em seguida foi localizado debaixo de lonas plásticas um “bag” totalmente cheio de adubo/fertilizante.

Verificando as últimas ocorrências registradas foi verificado que no dia 16/08/2019, uma pessoa ocupando um veículo Fiat Strada de cor prata tinha furtado aproximadamente uma tonelada de adubo no lote 55 do Padap. O proprietário do adubo compareceu no local da ação policial e reconheceu o bag de fertilizantes como sendo seu, havendo então a imediata restituição a vítima.

O autor foi preso em flagrante delito por furto de fertilizante e receptação de veículo furtado sendo apresentado na Delegacia de Plantão na cidade de Patos de Minas.

Polícia Civil realiza operação Free Boi e prende homem de 39 anos em Rio Paranaíba

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fonte: Gilberto Martins/Paranaíba Agora
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Ibiá deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) em Rio Paranaíba, a Operação Free Boi e cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. De acordo com as informações, as investigações iniciaram após diversas ocorrências de furtos de gado em cidades como Ibiá, Campos Altos e Pratinha.

Segundo a Polícia Civil, os autores agiam sempre durante a madrugada e usavam caminhonetes de pequeno porte para praticarem o crime. Os autores sempre furtavam entre duas a três cabeça de gado por vez.

Diligências investigativas foram realizadas e a Polícia Civil conseguiu identificar um dos autores, identificado como Daliano Borba de 39 anos, o qual teve a sua prisão preventiva decretada pela Juiz da comarca de Ibiá, após uma representação da autoridade policial.

Ainda de acordo com as informações, a Polícia Civil também cumpriu mandados de buscas e apreensão e apreendeu cerca de 54 cabeças de gado, sob a suspeita de que os animais seriam produtos de furto.

Outras pessoas que estavam no local que não foi revelado também foram levadas para Delegacia para prestarem depoimentos. Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar os demais integrantes desta quadrilha especializada.

Secretaria de Trânsito realiza pintura da sinalização viária em ruas e avenidas da cidade

As ações fazem parte da programação da Settram e visam revitalizar as pinturas de sinalização, desgastadas devido ao uso e à passagem do tempo

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Settram) tem se esforçado para cuidar da sinalização e do trânsito em diversas áreas da cidade. No decorrer desta semana, a Settram realizará a pintura viária da avenida e de diversas ruas as quais ficam próximo à orla da Lagoa.

Devido ao grande número de pedestres e veículos que transitam pelo local, houve a necessidade de reforçar a pintura (que já estava desgastada) das Ruas Acre, Ouro Preto, Vereador João Pacheco, Dona Luiza, Prefeito Camundinho, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Carmo do Paranaíba, Paraná, Minas Gerais e da Avenida Piauí.

De acordo com o secretário de Trânsito, Roberto Carlos de Campos, as medidas são necessárias para evitar acidentes. “Além das vias que já passaram por revitalização, nós expandiremos essas ações para os novos bairros que ainda não possuem a sinalização viária. Essas medidas são necessárias para o controle e respeito às normas de trânsito”, destacou o secretário.

Educação Empreendedora: Secretaria de Educação promove diversos cursos para formação dos educadores

As capacitações vêm acontecendo desde o primeiro semestre deste ano

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria de Educação de Patos de Minas (Semed), por meio do Comitê Municipal de Educação Empreendedora (CoMEE), em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vem realizando, neste ano de 2019, diversas capacitações dentro do contexto da educação empreendedora.

Até o momento, já foram promovidos cinco cursos, cujo público-alvo é constituído por professores, supervisores educacionais e diretores. O principal objetivo dos cursos ofertados aos educadores é proporcionar formação teórica sólida no que tange à temática do empreendedorismo para que eles sejam disseminadores da cultura empreendedora nas instituições de ensino e desenvolvam competências empreendedoras nos jovens.

O empreendedorismo foi instituído como tema transversal do currículo da educação fundamental da rede municipal de ensino de Patos de Minas pela Lei 7390, de 21 de outubro de 2016. As capacitações fazem parte de um processo de preparação dos profissionais envolvidos na formação de crianças e jovens para que a cultura empreendedora seja implantada de maneira eficaz nas escolas.

Durante este ano, os cursos já ofertados foram: Plano de Ação - voltado para diretores e supervisores escolares; Educação Cooperativa (Dia D - Dia de Cooperar) - destinado aos supervisores escolares e aos professores de 5º a 9º ano; Despertar - desenvolvido com professores da rede estadual; Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) - voltado para professores e supervisores; e Curso de Estratégias Educacionais Vivenciais (CEEV) - cujo público-alvo foi formado por professores das redes municipal e estadual. Em setembro deste ano, acontecerá, ainda, o curso Inovation Camp, capacitação voltada para professores do município e do Unipam. Aproximadamente noventa educadores participaram dos cursos já realizados.

Para a supervisora da Escola Municipal Cônego Getúlio, Isabel Cristina do Nascimento Brito, que participou de alguns dos cursos oferecidos e coordena o projeto de empreendedorismo na escola, essas capacitações são importantes para os profissionais, pois permitem que eles criem estratégias de ensino capazes de fazer os alunos agirem de forma empreendedora. A supervisora destaca, ainda, que "os alunos, os quais têm contato com o empreendedorismo na escola, aprendem, desde cedo, o conceito de mobilização. Os jovens desenvolvem a autonomia e a liderança ao terem que distribuir funções entre os colegas, compartilhando com eles um objetivo em comum".

Além das capacitações promovidas, o Programa de Educação Empreendedora prevê a culminância das atividades desenvolvidas nas escolas com a Feira do Jovem Empreendedor, que este ano acontecerá no dia 26 de outubro, na Praça do Coreto.

Defesa Civil de Patos de Minas acompanham teste sonoro no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Nesse dia 20 de agosto, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas (COMPDEC), por meio do Comitê Cidade Resiliente (CCR), realizou uma nova visita à empresa Yara Brasil Fertilizantes, no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre. A visita faz parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro para a Campanha Mundial das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR). Esse trabalho, intitulado "Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando", tem o papel de identificar e prevenir possíveis riscos e ameaças (objetivando reduzir os riscos de desastres na região), principalmente aqueles decorrentes do funcionamento de barragens nesses locais, cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM.

Nessa visita, de acordo com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, segundo-tenente BM Fernandes, no contexto da busca de uma cultura de resiliência a desastres, foi realizado, durante o período da manhã, um teste sonoro das sirenes, após a instalação de sete torres no complexo mineroindustrial. .

Equipes da empresa foram alocadas nos pontos de reunião para encontro, a fim de testar a amplitude sonora das sirenes. Durante os testes, foi detectada a necessidade de alguns ajustes no nível da sonoridade das sirenes em alguns pontos, o que será prontamente atendido pela empresa.

Durante a tarde, a empresa apresentou aos membros do Comitê Cidade Resiliente, o Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM) e o Plano de Contingência do Complexo Mineroindustrial, o qual já foi devidamente protocolado na Defesa Civil em Patos de Minas, bem como no 12º Batalhão de Bombeiros Militar e também no 2º Pelotão em Patrocínio/MG. Esses planos foram elaborados por meio da contratação, pela Yara Brasil Fertilizantes, de uma empresa internacional especializada na elaboração de estratégias para gestão de riscos de desastres. Os planos estabelecem medidas em caso de rompimento de barragem, bem como um Plano de Segurança de Barragens (PSB).

Além disso, a empresa apresentará, no mês de setembro, um cronograma de reuniões preparatórias para a realização de um simulado em caso de um rompimento hipotético da barragem, o qual está planejado para o mês de novembro de 2019 e contará com a participação de vários órgãos. O simulado estará fundamentado em um plano de ação de resposta a desastres ou plano de gerenciamento de emergências e acontecerá sob a supervisão do CBMMG, da Defesa Civil e de membros do Comitê Cidade Resiliente de Patos de Minas. As atividades no Complexo Mineroindustrial foram acompanhadas pelo vereador Nivaldo Tavares, representando a Câmara Municipal de Patos de Minas, por Paulo Duarte, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), pelo segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta e pelo capitão BM Arthur Fábio Ferreira do 12° Batalhão de Bombeiros Militar.

Padrasto suspeito de ter matado bebê é preso com mandando de prisão em aberto.

Quinta 22/08/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Após o homicídio consumado, em que a vítima foi um recém-nascido, ocorrido na Rua Diogenes Nascimento, bairro Santa Rita, em diligências, a Polícia Militar, por volta das 10h30min, recebeu informações que tal indivíduo estaria na zona rural deste município, mais precisamente na região do Areado.

Foi montada a operação de cerco ao local indicado. Após intensas buscas, o suspeito de 31 anos, foi localizado e preso. O suspeito do homicídio havia evadido logo após o fato, no entanto com a ajuda da população foi localizado. Contra este indivíduo havia ainda um mandando de prisão em aberto.

VEJA TAMBÉM:

PRF aborda veículo com três ocupantes em Patos de Minas e localiza grande pedra de crack

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fotos: PRF
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três indivíduos na noite da última quarta-feira (21), suspeitos de tráfico de drogas. Foi apreendida ainda, uma grande pedra de crack pesando cerca de 75 gramas.

De acordo com a PRF, durante fiscalização na rodovia BR 365, km 413, em frente à Unidade Operacional da PRF de Patos de Minas, foi dada ordem de parada a um veículo VW/ Golf.

Durante fiscalização minuciosa no veículo, foi encontrado um embrulho de sacolas plásticas, que ao ser aberta pela equipe PRF, foi encontrada uma pedra pesando 75g de crack. O veículo era conduzido por C.AA. de 41 anos, passageiros D.M.S. de 18 anos e M.H.O. de 19 anos.

Os suspeitos, a droga e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil de Patos de Minas para as devidas providências.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Condutor embriagado é preso após capotar veículo na rodovia MGC-352

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fotos: PRF
Feed do PatosAgora

Um condutor de 33 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Tiros (MG) na noite da última quarta-feira (21), suspeito de embriaguez ao volante.

De acordo com informações da PM, Marcelo Elias Silva relatou que fez uso de bebida alcoólica na cidade de Matutina e voltava para Tiros. Em uma curva na altura do km 308, da rodovia MGC-352, perdeu o controle do carro e capotou.

Marcelo foi socorrido por uma ambulância ao Pronto Socorro Municial de Matutina e, posteriormente, foi transferido ao Hospital Municipal de São Gotardo. Ao ser submetido ao teste do etilômetro, ficou constatado 0,54 mg/l de álcool por litro de ar expelido.

Diante dos fatos, Marcelo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.


 

Juiz considera legítima ação de atirador de elite da PMMG

Inquérito sobre morte de assaltante por policial em loja de BH é arquivado

Quinta 22/08/2019 - André Amâncio
Fotos: PRF Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Feed do PatosAgora

O juiz sumariante do 1º Tribunal do Júri, Marcelo Rodrigues Fioravante, determinou o arquivamento do inquérito policial de um homicídio ocorrido em  junho de 2018, quando um policial militar atingiu um assaltante na cabeça, no interior de uma loja de calçados na Av. Paraná, no Centro de Belo Horizonte.

De acordo com o inquérito, no dia 5 de junho de 2018, após realizar um assalto, Paulo Henrique Correia se refugiou na loja tentando escapar dos policiais. Ao ser surpreendido no interior da loja, efetuou disparos de arma de fogo e agarrou uma das clientes, mantendo-a como refém.

Com base nos depoimentos colhidos, o inquérito concluiu que foram esgotadas todas as tentativas de negociação e não havia outro meio de proteger a integridade física da cliente tomada como refém. Uma das testemunhas relatou que o assaltante estava irredutível e chegou a ligar para a mãe e anunciar que se mataria porque não queria voltar para a prisão.

O Ministério Público opinou pelo arquivamento e, analisando os autos, o juiz Marcelo Fioravante concluiu que a ação “precisa e eficiente” do policial militar repeliu a “injusta e iminente agressão” contra a vítima, que se encontrava totalmente subjugada.

Legalidade

Para o juiz, a atuação dos integrantes das forças especiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) ocorreu dentro da “estrita legalidade e foi pautada de acordo com todos os protocolos nacionais e internacionais para a crise instalada”.

O juiz ainda salientou que a ação refletiu o preparo técnico daqueles que estavam na linha de frente, seja do negociador que tentava demover a intenção homicida e suicida do assaltante, do comandante que autorizou o tiro como último recurso, e do militar que “executou, com absoluto esmero e precisão, um único disparo que preservou a vida de uma cidadã inocente”.

Diante das provas colhidas, o juiz acolheu o parecer do Ministério Público e determinou o arquivamento do inquérito policial, considerando a excludente de ilicitude, prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal Brasileiro, assim como nos artigos 42 e 44 do Código Penal Militar.

O juiz determinou ainda que seja oficiado ao comandante-geral da PMMG e ao comandante do Policiamento Especial da Capital cópia da decisão e solicitação para que seja lançada nota elogiosa nos registros funcionais do tenente comandante da ação, do sargento que atuou como negociador e do cabo PM, atirador de precisão, em razão de sua atuação técnica exitosa.