Décima Região da Polícia Militar forma 27 novos soldados
Na manhã desta sexta-feira, dia 25 de novembro, no Pátio do Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar, aconteceu a Solenidade de Formatura do Curso de Formação de Soldados 2022 na Décima Região da Polícia Militar.
A Solenidade contou com a presença do Comandante da 10ª RPM, Coronel André de Oliveira Coli, além de autoridades civis e militares, bem como os familiares e amigos dos formandos. Para os que não compareceram, a solenidade contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da 10ª RPM.
Um total de 27 militares concluíram o Curso de Formação de Soldados, que foi realizado integralmente na sede da 10ª RPM, em Patos de Minas. A solenidade foi marcada por momentos emocionantes, sendo um deles o momento em que os padrinhos e madrinhas realizaram a aposição de divisas nos formandos. Na ocasião, também foram premiados os três soldados melhor classificados no curso.
Os novos soldados irão reforçar o efetivo dos municípios que compõem a 10ª RPM, com objetivo de implementar portfólios de serviços da PMMG, contribuindo para a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população do Alto Paranaíba. A Décima Região da Polícia Militar deseja aos formandos sucesso nesta nova etapa de suas vidas.
Campanha Novembro Roxo lembra importância da sensibilização sobre prematuridade de bebês
Fhemig conta com quatro maternidades, localizadas na capital e no interior do estado, que são referências em gestação de alto risco
Fonte: Agência Minas
Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. Segundo o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de 340 mil nascimentos por ano no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. O acompanhamento por meio de exames de pré-natal é a principal forma de prevenir que isso aconteça, pois possibilita a identificação de fatores de risco e, quando possível, dar início a algum tratamento específico.
De acordo com a pediatra neonatologista da maternidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), Letícia Coelho e Souza, manter hábitos que não sejam saudáveis durante a gravidez pode contribuir para o aumento das chances de prematuridade. “O consumo de bebidas alcoólicas e cigarros é um grande causador de partos prematuros. Além disso, fatores genéticos e mães que já passaram pela experiência em outras gestações têm um risco aumentado de ter o bebê antes do tempo”.
No entanto, a médica explica que, com o acompanhamento correto, é possível identificar alguns alertas. “Quando o pré-natal é realizado de maneira adequada, podemos detectar alguns sinais e sintomas, como aumento de pressão, diabetes gestacional, infecções maternas, além de perda de líquido amniótico, que podem indicar um início de trabalho de parto”.
Complicações
Quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascer, maior o risco de complicações e mortalidade. “Hoje em dia, está estabelecido que bebês acima da idade gestacional de 25 semanas têm uma chance satisfatória de sobreviver, enquanto aqueles que nascem antes de 22 semanas são considerados muito imaturos, mesmo com os avanços da medicina. Já os bebês com 23 e 24 semanas entram no grupo de alto risco, sendo levado em consideração um conjunto de fatores para a definição de condutas clínicas”, explica a neonatologista do HJK.
As complicações em decorrência do nascimento precoce vão depender do organismo de cada bebê, sendo difícil prever a evolução a curto e longo prazo. “Bebês prematuros têm risco aumentado de infecções, sangramentos intracranianos e, muitas vezes, precisam de suporte, pois não conseguem respirar sozinhos. A equipe do CTI Neonatal está preparada para ajudar os prematuros e suas famílias neste início de vida, dando todo o suporte que eles precisam”, afirma Letícia.
Superação
Samuel Jhon nasceu com apenas 26 semanas, na Maternidade Odete Valadares (MOV), e passou por várias complicações ao longo da sua internação. Hoje, com três meses de vida, a mãe, Mayra Gabriela Gonçalves de Oliveira, se mostra confiante na recuperação do filho. “Foi minha segunda gestação com parto prematuro, devido a uma questão relacionada ao meu útero. Infelizmente, minha primeira filha não resistiu, pois nasceu com apenas 23 semanas. Mas o Samuelzinho vem tendo um desenvolvimento excelente e sendo muito bem cuidado. O hospital e os profissionais daqui são realmente muito bons e dedicam muito carinho aos nossos filhos. Sou muito grata a todos”, relata.
Aline Souza de Oliveira também vem passando pela difícil experiência de ter um filho prematuro internado. Mãe do Joaquim, nascido com 31 semanas e um dia e apenas 1 quilo e duzentos gramas, ela visita o filho todos os dias no Hospital Júlia Kubitschek. “Como tenho outra filha, venho sempre no período da tarde para fazer o canguru (posição em que o bebê é colocado em contato direto com o corpo da mãe) e tirar o leite para ele”.
Ela conta que a gestação correu bem até a 28ª semana, quando foi diagnosticada com pré-eclâmpsia. “Fiquei alguns dias internada recebendo a dosagem máxima de medicação, mas não adiantou e foi necessário induzir o parto”, lembra.
Hoje, com Joaquim pesando quase 3 quilos, Aline respira mais aliviada e sonha com o dia de levar seu bebê para casa. “No início foi tudo muito difícil, mas agora, graças a Deus, ele está bem e sei que está em boas mãos”, afirma ela, que só tem elogios à maternidade. “Fico admirada de ver como os bebês são bem cuidados. É o que me conforta na hora que preciso voltar para casa. A obstetra que cuidou de mim e as demais profissionais da UTI Neonatal, incluindo as responsáveis pela limpeza, estão sempre muito dispostas a nos ajudar de todas as formas. Sou grata a todas que daquela porta para dentro tornam a vida de uma mãe cheia de esperança”, afirma Aline.
Maternidades da Fhemig
As quatro maternidades da Rede Fhemig (Fundação Hospitalar de Minas Gerais) são referências no atendimento à gestação de alto risco. As UTIs Neonatais contam com infraestrutura completa e equipes multidisciplinares especializadas, formadas por profissionais como médicos de diversas especialidades, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e fonoaudiólogos.
As unidades dispõem, ainda, de protocolos clínicos para as principais patologias presentes na prematuridade, como retinopatia, displasia broncopulmonar, icterícia neonatal, distúrbios glicêmicos e metabólicos, persistência de canal arterial, hemorragias periventriculares, administração de surfactante, reanimação neonatal para prematuros e recém-nascidos a termo, sepse neonatal precoce e tardia, infecções congênitas, nutrição enteral e parenteral, entre outros.
Alunos da E. M. Professora Madalena Maria de Melo plantam 300 mudas na Mata do Catingueiro
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Diretoria de Meio Ambiente segue as ações para arborizar a Mata do Catingueiro, e esta semana o plantio foi realizado por alunos da E. M. Professora Madalena Maria de Melo. Trezentas mudas de ipê, ingá, jenipapo, pitomba, mutamba e outras espécies foram plantadas pelos estudantes.
É importante ressaltar que grande parte das mudas plantadas é frutífera e, no futuro, esses frutos serão alimento para a fauna local. Espécies exóticas (como manga, abacate, laranja, mexerica) não são indicadas para o local.
O plantio ocorrerá todas as quintas e sextas-feiras até meados de dezembro. A iniciativa contempla também o Parque Municipal do Mocambo. As escolas que desejarem participar podem fazer contato pelo telefone 3822-9691 das 7h às 13h (dias úteis).
Após acidente de trânsito, jovem não sofre lesões aparentes mas morre após ir para casa
Um rapaz de 23 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido na manhã da última quarta-feira (23), no cruzamento da Av. João Cirino com Rua Zeca Mota, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Após o acidente o jovem não sofreu lesões aparentes, porém após ir para casa, teve uma miocardiopatia dilatada e acabou falecendo.
Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor de um VW Gol transitava pela Rua Zeca Mota e, ao chegar no cruzamento com a Av. João Cirino, parou na parada obrigatória. Quando começou a deslocar novamente, devido a forte chuva, não visualizou o Fiat Uno conduzido por Victor Augusto Alves Camargos, de 23 anos, ocasionando a colisão.
Após o acidente, ambos os condutores levaram seus veículos para uma oficina e, em seguida, Victor foi para casa. Pouco tempo depois o jovem teve dificuldade de respirar. A mãe dele chegou a fazer massagem cardíaca e acionar o SAMU, porém Victor acabou falecendo. Ele sofreu uma miocardiopatia dilatada.
Operação policial em Monte Carmelo resulta na prisão de 5 suspeitos de tráfico de drogas
No dia (24) a Polícia Militar realizou uma operação pontual na cidade de Monte Carmelo e também em área rural, após realização de intensos trabalhos de inteligência policial.
A Operação foi executada com foco na repressão qualificada do crime e contou com apoio do Ministério Público e Poder Judiciário.
Participaram da Operação militares de Monte Carmelo, Patrocínio e de Patos de Minas, os quais cumpriram 14 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar. Também foram utilizados cães farejadores da Polícia Militar, através da ROCCA do 15º BPM, o que foi fundamental para localização de entorpecentes que estavam escondidos em locais onde não seriam encontrados facilmente.
Ao final da Operação, 05 autores de tráfico de drogas foram presos, 48 sacas de ração bovina, produto de furto, foram recuperadas e foram apreendidos os seguintes materiais:
13 cartelas de LCD com 25 unidades cada cartela
02 dolas de cocaína;
03 porções de crack;
27 pedras de crack de tamanho comercial;
23 pedras grandes de crack;
02 dolas de resquício de crack;
02 barras de maconha;
10 tabletes pequenos de maconha;
04 buchas de maconha;
R$930,85 em dinheiro;
02 cédulas de 420,00 produzidas por criminosos (fazendo menção à maconha);
04 balanças digitais;
01 rolo papel filme;
04 celulares;
01 simulacro de arma de fogo.
PCMG conclui inquérito da Operação Covardes 5 e indicia 3 pessoas
Na última quinta-feira (24) a Polícia Civil de Minas Gerais finalizou os inquéritos relacionados à operação COVARDES 5 - fase FAROESTE.
Foram indiciados três indivíduos, sendo duas pessoas pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, perigo comum, dificuldade de defesa da vítima), tudo na forma do artigo 14 inciso ll do CP (Tentado) e também no crime de organização criminosa armada da lei 12.850/13, com pena que pode chegar a mais de 15 anos de reclusão. O terceiro indivíduo foi indiciado pelo crime de homicídio tentado qualificado (motivo torpe e dificuldade de defesa da vítima).
A operação covarde 5 -faroeste teve por objetivo extirpar uma guerra por espaço no tráfico de drogas entre indivíduos da facção criminosa e o terceiro indivíduo que também atuou para matar mediante disparos de arma de fogo em via pública.
A PCMG continua as investigações para revelar novos indivíduos que possam estar envolvidos em crimes de tamanha envergadura e conta com a população para obter quaisquer informações sobre crimes em Patos de Minas.
Brasil vence a Sérvia na estreia da Copa do Mundo 2022
Fonte: CBF (foto: Lucas Figueiredo/CBF)
A espera acabou! A Seleção Brasileira estreou nesta quinta-feira (24) na Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Diante da Sérvia, no Estádio Nacional de Lusai, a Canarinho venceu por 2 a 0. Em grande jogo coletivo, o Brasil pressionou os sérvios e conquistou o primeiro passo rumo ao hexacampeonato. Richarlison foi o responsável por balançar as redes do Brasil com direito a golaço de voleio.
Com o resultado, o Brasil é líder no Grupo G com três pontos e dois gols de saldo, seguido da Suíça com os mesmo três pontos, mas um de saldo. Na sequência, Camarões e Sérvia. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta os suíços na segunda-feira (28), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha.
Policiais militares de Minas começam a utilizar câmeras nas fardas
Corporação distribuirá 1.040 equipamentos; Governo também anuncia concurso para 10.268 novos policiais para os próximos quatro anos
Fonte: Agência Minas (foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai começar a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) nas fardas dos agentes nos próximos dias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24/11), pelo secretário-geral do Estado, Professor Mateus, durante a segunda edição da Feira de Inovação Tecnológica, na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.
São 1.040 equipamentos adquiridos, que foram entregues à instituição em outubro e serão implementados até 8 de dezembro. Desta forma, mais de 4 mil policiais de todas as regiões do estado farão uso da tecnologia, em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da PMMG.
"Nos próximos dias, serão mais de 4 mil policiais que estarão nas ruas portando as câmeras, que acompanharão em tempo integral as operações, facilitando a apuração dos crimes. Integrando isso ao Olho Vivo, que é um projeto que ajuda no monitoramento da situação de segurança nas ruas, continuaremos comemorando a redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais", afirmou Professor Mateus.
Investimento
O investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
As 19 regiões da PMMG receberão as câmeras com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
"A Polícia Militar, ao longo dos 247 anos, se mostra uma instituição aberta à inovação e que se atualiza constantemente. Fizemos um aprofundamento do uso das câmeras e agora a entrega é uma realidade. A ideia é ter uma aquisição continuada e progressiva", adiantou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. "O equipamento será uma ferramenta que vai complementar a atuação do policial, para que seja prestado um serviço de qualidade à população, além da transparência e da legitimidade que as imagens proporcionarão", completou.
Concurso
Na ocasião, o Governo de Minas também anunciou concurso para a incorporação de 10.268 novos policiais militares para os próximos quatro anos, dos quais 3.250 se somarão ao efetivo já em 2023. "O nosso reconhecimento vai além do reforço tecnológico. O reforço humano da atividade policial é central. Conseguimos integrar mais de 4 mil agentes no último mandato e temos o compromisso de garantir a reposição do efetivo ao longo de cada ano. São concursos contínuos, como sempre deveriam ter acontecido", reforçou o secretário-geral de Estado.
Integração
A corporação ainda assinou um contrato com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio da a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para produção da primeira Encomenda Tecnológica de Segurança do país.
A ideia é desenvolver um sistema para integrar as etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das unidades da Polícia Militar, modernizando assim sua gestão operacional.
"Temos muita satisfação de ter o apoio da Fapemig, da UFMG e do Governo de Minas, que direcionou recursos da ordem de R$ 4,2 milhões para pesquisa. Estamos fazendo uma encomenda tecnológica, que será um sistema que fará a gestão dos processos, nosso efetivo e ordem de serviços, o que facilitará o nosso dia a dia. Essa encomenda é uma pesquisa, um teste para que possa sair um produto final que vai otimizar o nosso trabalho", afirmou o comandante-geral.
Motorista foragido por tráfico internacional de drogas é preso na MGC 462
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prendeu um foragido da Justiça por tráfico internacional de drogas durante operação realizada na tarde de ontem (23), no km 28 da rodovia MGC 462, em Patrocínio (MG).
Segundo a PMRv, os militares abordaram uma carreta conduzida por W A C, de 36 anos. No decorrer da abordagem e fiscalização, em consulta a sistema informatizado, foi verificado que em desfavor do condutor, havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico internacional de drogas emitido pela Justiça Federal da cidade de Dourados (MS).
A unidade tratora que ele conduzia estava com o licenciamento em atraso, sendo esta removida pelo serviço de guincho de plantão ao pátio credenciado junto ao DETRAN/MG.
Diante do exposto, o foragido após ser cientificado de seus direitos constitucionais foi preso em virtude do mandado judicial e encaminhado a delegacia de Polícia Civil de plantão em Patrocínio a fim das demais providências de polícia judiciária.
Indivíduo suspeito de cometer diversos furtos é preso pela PM
Um homem de 37 anos suspeito de cometer diversos furtos nos últimos dias foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG), na última quarta-feira (23).
Segundo a PM, a vítima relatou que saiu de casa e ao retornar por volta de 19 horas, percebeu que a porta da cozinha estava com o vidro quebrado e aberta.
Ao averiguar os itens da casa, verificou-se que foram subtraídos os seguintes materiais: 01 par de tênis, peças de roupas, R$200,00 reais e diversas joias, cujo valor total se aproxima de R$10.000,00 (dez mil reais).
Os militares verificaram que o modus operandi da ação criminosa se assemelha ao utilizado por um suspeito, o qual vem sendo visto em câmeras de filmagens de diversos furtos que ocorreram nos últimos dias.
De posse das informações do furto ocorrido, os militares realizaram intensos rastreamentos, localizaram e prenderam o autor no Santa Terezinha de posse do colar dourado que foi reconhecido pela vítima. O autor de 37 anos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.