Governo do Estado anuncia 30 escolas estaduais selecionadas no Minas Bilíngue para 2026
Projeto amplia ensino bilíngue na rede estadual e fortalece oportunidades acadêmicas e profissionais
Fonte: Agência Minas
O Governo de Minas divulgou, nesta terça-feira (13/1), a lista das 30 escolas estaduais selecionadas para a primeira etapa de implantação do Minas Bilíngue, projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) que foi lançado em 2025 e passa a ser implementado a partir do ano letivo de 2026.
A iniciativa promove o ensino bilíngue e intercultural, ampliando as oportunidades acadêmicas, profissionais e formativas dos estudantes da rede pública. As unidades estão distribuídas em diferentes regiões do estado e vinculadas a 18 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), assegurando abrangência territorial e diversidade de contextos educacionais.
O programa integra a política educacional do Estado, voltada à formação integral dos estudantes e à preparação para atuação em um mundo cada vez mais globalizado, articulando competências linguísticas, cognitivas, culturais e socioemocionais para escolas que oferecem Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), sem aumento da carga horária dos estudantes.
"Com o Minas Bilíngue, os estudantes podem aprender o conteúdo tradicional usando a língua portuguesa, mas também essa segunda língua. Isso é importante, pois mais oportunidades se abrem aos estudantes mineiros e tenho certeza que será um salto importante de qualidade para a nossa rede", destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Além das escolas bilíngues, o projeto também contempla os Centros de Estudos de Línguas, que irão fortalecer a oferta gratuita de cursos de idiomas no contraturno escolar, ampliando o acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras para estudantes e profissionais da rede estadual.
Idiomas aplicados
As aulas terão início no dia 4/2, conforme o Calendário Escolar 2026 da SEE-MG, marcando o início da execução do projeto em sala de aula. Nas escolas bilíngues, a língua estrangeira adicional — escolhida pela comunidade escolar — passa a ter carga horária ampliada e é integrada a outros componentes curriculares.
"Nós teremos uma matriz curricular específica, quadro de pessoal e professor de referência, adequações no espaço físico da nossa escola, material didático específico para bilíngue", conta Sandro Ângelo, diretor da Escola Estadual Professora Maria Amélia Guimarães, em Belo Horizonte, uma das 30 participantes do Minas Bilíngue. "O espaço físico da nossa biblioteca foi reformado no ano passado e iremos disponibilizar livros em inglês para os estudantes praticarem. A comunicação visual também passará a contar com as duas línguas", completa.
Além das aulas específicas de idioma, parte de disciplinas da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos será ministrada parcialmente na língua adicional, em uma abordagem interdisciplinar. O currículo inclui ainda os Estudos Interculturais, que abordam aspectos históricos, culturais, artísticos e sociais dos países falantes do idioma.
A seleção das instituições considerou critérios como a adesão da comunidade escolar, a capacidade de oferta do ensino em tempo integral e o diagnóstico da proficiência linguística dos profissionais da rede. A Escola Estadual Maria Ilydia Resende de Andrade, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi uma das escolhidas. "Esses projetos inovadores são sempre muito bem aceitos pelo corpo docente quando vêm para a escola, e, principalmente, pela nossa comunidade escolar. Tenho certeza que teremos um ano de muito aprendizado e rendimento", relata a diretora Marinez Miranda.
O projeto está estruturado em três frentes: a implantação das 30 escolas estaduais bilíngues a partir deste ano, a oferta de cursos gratuitos de idiomas nos Centros de Estudo de Línguas, voltados a estudantes e profissionais da rede, e a possibilidade de intercâmbio internacional, em períodos de dois a seis meses, para estudantes com melhor desempenho e professores mais engajados, por meio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
"Ter acesso a esse tipo de ensino em uma escola pública é ainda mais especial, é a prova de que a educação de qualidade pode e deve ser acessível a todos", analisa Flávia Núbia, diretora da Escola Estadual Antônio Canela, em Montes Claros, no Norte de Minas. "Essa oportunidade nos enche de orgulho e gratidão, pois sabemos que nem todos teriam condições de estudar em uma escola bilíngue particular".
Comentários
Últimas notícias

Jovem de 25 anos morre após colidir motocicleta contra placa de sinalização na Avenida JK

Picape tomba em cruzamento do bairro Laranjeiras após desrespeito à sinalização em Patos de Minas

Polícia Militar fecha ponto de tráfico e recupera moto furtada no bairro Sebastião Amorim

Homem em prisão domiciliar é preso em flagrante após furtar ventilador e colidir com viatura em Patos de Minas

Operação Última Parada apreende carga de contrabando e descaminho na BR-146

Veículo furtado em Uberlândia e usado em roubo de café é encontrado carbonizado em Patrocínio

Homem é baleado pelas costas e sobrevive a tentativa de homicídio no bairro Coração Eucarístico

PM prende dois indivíduos por tráfico de drogas no Bairro Brasil

Membros de organizada da URT agridem e roubam torcedor do Mamoré
Outras notícias

Mulher é presa em ônibus com 25 kg de maconha e pasta base

Após trauma em acidente na BR-365, crianças recuperam bicho de estimação dado como morto

Homem é preso em Patos de Minas após agredir vítima e tentar roubar pedestres

Polícia Militar atende ocorrência de suspeita de agressão contra criança de quatro anos em Patos de Minas

Atirador abre fogo contra veículo e atinge adolescente de 17 anos em Patos de Minas

Discussão entre companheiras termina em agressões mútuas e prisão no bairro Alto da Serra

Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas

Por que proibir o estacionamento na Avenida Fátima Porto?

PCMG indicia investigados por esquema de furto e revenda de contentores rurais

Governo de Minas dá dicas de prevenção a golpes envolvendo o IPVA 2026

Homem é preso após furtar televisão de hotel e tentar vender o aparelho em via pública

Ação da Polícia Militar em Patos de Minas resulta em prisões e recuperação de moto furtada

PC indicia cinco pessoas por plantação de maconha em Coromandel

Colisão frontal entre dois carros deixa feridos na rodovia BR-365

Passageiro é preso com carregamento de drogas em ônibus na MG-188

Motorista de Patos de Minas morre em grave acidente na rodovia MA-006 no Maranhão






