Orthodontic

Ciclista fica ferida ao entrar na frente de veículo na Av. Juscelino Kubitschek

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma ciclista de 26 anos ficou ferida após ser colidida por um veículo na manhã dessa terça-feira (05), na Avenida Juscelino Kubitschek. A vítima foi socorrida ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o Toyota SW4 seguia pela avenida sentido à BR-365, momento que a ciclista entrou repentinamente na frente do veículo e foi atingida.

Com o impacto, a ciclista chegou a ficar desacordada. O condutor, de 37 anos, da SW4 prestou socorro e acionou os bombeiros. Os militares socorreram a mulher já consciente ao HRAD.

Acidente entre duas motos deixa passageira ferida na Rua Tiradentes

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um acidente envolvendo duas motocicletas na tarde dessa terça-feira (05/01), na Rua Tiradentes, deixou uma passageira ferida. A vítima foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com informações apuradas no local, o condutor de 44 anos da Yamaha Factor preta, e a passageira, de 40 anos, seguiam pela Rua Tiradentes na faixa da direita, momento que um carro que estava à frente freou no sinal aberto.

Nesse momento, o condutor desviou para o lado do corredor e foi atingido na traseira por um entregador, de 22 anos, que também estava em uma Yamaha Factor e seguia na retaguarda.

Com a batida, a passageira sofreu ferimentos e precisou de atendimento médico. Já o motofretista recusou atendimento e o motociclista de 44 anos não precisou de atendimento.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Covid-19: boletim epidemiológico confirma novo óbito em Patos de Minas

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 4.348 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (05/01), pela Vigilância em Saúde. Foram 67 novos casos nas últimas 24 horas e um novo óbito confirmado. A morte de número 102 é de um homem na faixa etária de 40 a 49 anos que ocorreu no dia 27/12.

O boletim informou também que 250 pessoas estão em recuperação domiciliar e 19 pacientes estão internados, sendo 5 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 3.977 pessoas já se recuperaram da doença, representando 91,45% de taxa de cura, e 102 óbitos foram confirmados até o momento.

 

PETI chama atenção para o combate ao trabalho infantil doméstico

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A pandemia da Covid-19 acarretou inúmeras consequências para a sociedade, e dentre elas está o aumento da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Atento a esse problema, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) inicia 2021 dando continuidade às ações de enfrentamento desse problema social, chamando atenção especial para uma forma de exploração da mão de obra desse público bastante comum em nosso país: o trabalho infantil doméstico.

De acordo com o Decreto 6.481/2008, essa atividade é classificada como uma das piores formas de trabalho infantil. Isso porque trata-se de uma das ocupações em que crianças e adolescentes ficam ainda mais vulneráveis a diferentes tipos de violência, entre elas a sexual, e por acarretar sérios prejuízos que comprometem o pleno desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e moral desses indivíduos.

Segundo dados da PNAD Contínua sobre Trabalho de Crianças e Adolescentes, divulgados em dezembro passado, há mais de 90 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos ocupados no serviço doméstico no país. Embora a pesquisa revele queda significativa – em 2014 esse número era superior a 170 mil – ainda há longo caminho a ser percorrido, como alertou a técnica de referência do PETI, Amanda de Oliveira Alves. Ela também ressaltou a gravidade dessa forma de atividade: “No trabalho doméstico, os menores estão submetidos a uma sobrecarga de serviço por executarem todos os afazeres da casa, como limpar, cozinhar, passar e lavar. Tudo isso sem receber remuneração ou ganhando muito abaixo do salário de mercado, como apontam pesquisas sobre o assunto”.

Amanda ainda reforça a necessidade de a população enfrentar esse problema social, destacando os órgãos que atuam no combate ao trabalho infantil. “Em nosso município, a rede de atenção e proteção da criança e do adolescente tem trabalhado para combater a violação dos direitos desses indivíduos. Por exemplo, citamos o Conselho Tutelar, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Cultura, a Polícia Militar, o Ministério Público do Trabalho, a Auditoria Fiscal e a Vara da Infância e Juventude”.

Ela finalizou ressaltando a importância de o trabalho infantil ser denunciado: “É preciso que a sociedade abrace essa causa. Toda prática de trabalho infantil deve ser denunciada. Para isso, há o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e os números 3822-9694 e 99668-3714 do Conselho Tutelar de Patos de Minas. Há ainda o site https://mpt.mp.br/pgt/servicos/servico-denuncie, que também recebe denúncias”.

Trabalho infantil doméstico – A exploração do trabalho doméstico de crianças e adolescentes tem suas raízes na sociedade escravista e patriarcal. É uma forma de atividade invisível e naturalizada na sociedade brasileira, o que dificulta ainda mais sua erradicação. Dessa maneira, muitos patrões pensam que a menina ou adolescente está à disposição para se submeter a todo tipo de situação, ou minimizam a exploração alegando que são tratadas como se fossem da família.

As consequências dessa forma de ocupação são tanto físicas como emocionais: cansaço, severas alergias, problemas respiratórios, dores na coluna, lesões por esforços repetitivos, abusos sexuais, baixa autoestima. Esses são apenas alguns exemplos de impactos sofridos. Além disso, a maioria dos trabalhadores domésticos infantis abandonam os estudos ou possuem baixíssimo desempenho escolar devido à dupla ou tripla jornada. É  importante ressaltar ainda que esse tipo de trabalho perpetua o ciclo da pobreza, pois quanto menos oportunidades de estudo essas crianças e adolescentes possuem, menores são as chances de ascenderem economicamente.

Trabalho doméstico infantil X afazeres domésticos – É importante que as famílias compreendam que trabalho infantil doméstico é diferente de afazeres domésticos. O primeiro acontece quando a criança ou o adolescente assume a responsabilidade de um adulto pelos cuidados da casa ou presta serviços a terceiros, sejam eles remunerados ou não. Seu caráter é exploratório. Já os afazeres domésticos são uma espécie de divisão solidária das tarefas de casa, na qual crianças e adolescentes aprendem sobre as responsabilidades do lar de acordo com sua idade e suas condições físicas e psicológicas, colaborando, assim, com a coletividade. Nesse caso, a atividade tem caráter educativo.

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

Inscrição, hora e data do Enem estão no cartão

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje (5) o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do qual os inscritos podem consultar o local onde devem fazer a prova.

O cartão está disponível desde o início da manhã, segundo o Inep. No documento, constam também informações como número de inscrição e o registro da hora e data do Enem. Consta, ainda no cartão, a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.

O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem. O Inep aconselha quem vai fazer as provas que imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com o documento oficial com foto.

Segundo o Inep, o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.

Datas
A atual edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.

Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade. Em todas as situações, o resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março.

As datas da atual edição do Enem foram divulgadas em junho, após o Ministério da Educação anunciar o adiamento do exame, que seria realizado em novembro, em razão da pandemia de covid-19. À época, estudantes fizeram campanha para que o governo ou o Congresso adiassem as provas.

Reaplicação por doença
Também poderá pedir para participar da reaplicação da prova em fevereiro quem estiver diagnosticado com covid-19, nas primeiras datas de realização das provas. A solicitação poderá ser feita na Página do Participante do Enem.

O mesmo serve para outras doenças infectocontagiosas. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.

O Inep orienta o participante que seja acometido por sintomas de qualquer dessas doenças no dia ou na véspera da realização do Enem a entrar em contato também pela Central de Atendimento, no número 0800-616161, de modo a agilizar a análise do caso.

Sombreamento e resfriamento favorecem a pecuária leiteira

Prática de promover o bem-estar animal vem se mostrando benéfica para a pecuária leiteira

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Pesquisas desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já demonstram que garantir conforto aos animais é também uma estratégia para aumentar volume e qualidade da produção.

Estudos recentes demonstraram que ambiente com temperaturas elevadas e altas taxas de umidade são fatores estressantes para os rebanhos leiteiros, por exemplo.

Pesquisador da Epamig, Marcos Brandão afirma que o estresse térmico ocorre quando as condições ambientais exigem do animal ajustes para manter a temperatura corporal em níveis aceitáveis. Quando a temperatura do ambiente ultrapassa de 26 a 28 ºC, o animal começa a transpirar em excesso (sudorese), aumentar a frequência respiratória (hiperventilação pulmonar) e a circulação sanguínea periférica. Essas condições estão associadas, ainda, à redução da ingestão de alimentos, diminuição da atividade locomotora e até mesmo da fisiologia reprodutiva.

"Vacas sob estresse térmico, além de perder dois terços da água evaporativa por meio do suor, e um terço por meio da respiração acelerada, perdem também mais minerais via suor do que vacas em zonas de neutralidade. Outros fatores como motilidade retículo-ruminal e taxa de passagem total também são reduzidos. Além disso, ocorre a redução do tempo de ruminação e mudanças no padrão de fermentação ruminal, o que ocasiona menos produção de nutrientes", aponta Marcos Brandão.

Assim, em ambientes tropicais de produção, a melhor maneira de potencializar a produção das vacas leiteiras é proporcionar sombra, resfriamento e água de qualidade. Também pesquisadora da Epamig, Beatriz Cordenonsi ressalta que o sombreamento diminui a incidência de radiação sobre o animal, beneficia o conforto térmico e, quando bem projetado, pode reduzir a carga de calor total em 30% a 50%.

Sistema silvipastoril

Pesquisadores da Epamig apostam no sistema silvipastoril, que fornece conforto térmico ao rebanho, como método eficiente para criação de animais produtores de leite.

Marcos Brandão chama a atenção para estudos já publicados que evidenciam os impactos positivos do aumento da oferta de sombra em sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Os estudos concluíram que a produção de embriões das doadoras manejadas em ILPF foi mais de 50% superior àquelas manejadas em pastagens sem sombra.

Resfriamento

Associado ao sombreamento natural ou artificial, o resfriamento potencializa o bem-estar e traz benefícios às vacas leiteiras. Beatriz Cordenonsi destaca o uso de aspersores de baixa pressão, nebulizadores de alta pressão ou placas de resfriamento para dissipar calor e resfriar os animais.

Uma vez implantado, o sistema influencia positivamente na longevidade das vacas, melhora a fertilidade no verão, conduz a menores intervalos entre partos, melhora a eficiência alimentar e reduz a quantidade de alimentos requeridos para produção de leite sob condições de estresse calórico.

A Epamig publicou uma edição do Informe Agropecuário totalmente dedicada à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Para fazer o download gratuito, clique aqui. A empresa de pesquisa é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Prefeitura inicia obras no trecho da Rua Major Gote que apresentou fissuras no asfalto

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Nesta manhã, Luís Eduardo Falcão visitou a área da Rua Major Gote que apresentou fissura no asfalto, no trecho próximo à Praça Champagnat.

Funcionários da prefeitura começaram a atuar no local ontem para solucionar o problema. Acompanhado do secretário de Obras Públicas, Paulo Henrique Caixeta, o prefeito conversou com a equipe para entender o que ocorreu e como a questão está sendo solucionada.

O asfalto da via cedeu devido à infiltração causada em terreno particular situado ao lado da Major Gote. Portanto o problema não tem relação com a qualidade do recapeamento recém-realizado na via.

"A Secretaria de Trânsito interditou o local, e a equipe da Obras está executando as devidas adequações, que consistem em cortar o asfalto, cascalhar e recompor o pavimento adequadamente", explicou Paulo Henrique Caixeta. 

De acordo com informações apuradas pelo Patos Agora, o outro lado da pista também terá que passar pelos procedimentos para que a via seja devidamente recuperada. 

 

Polícia Militar prende um maior e apreende um menor infrator por tráfico de drogas

Quinta 16/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

No final da tarde de quarta-feira (15) em razão do recebimento de diversas denúncias de tráfico de drogas intenso ocorrendo na Rua Infante Vieira, bairro São Benedito, a Polícia Militar diligenciou para expedição e cumprimento do mandando de busca e apreensão no referido endereço.

Durante execução do mandado, foram realizadas buscas e localizadas várias pedras de crack, bem como a prisão do autor, 27 anos, e apreensão do menor infrator, 16 anos.

Diante dos fatos, o maior e o menor infrator foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos:

PM prende dupla por consumo de drogas e desobediência em Patrocínio

Terça 05/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Dois jovens, de 18 e 21 anos, foram presos pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) na tarde da última segunda-feira (04), suspeitos de uso de drogas e desobediência. Os militares apreenderam dinheiro, um celular e um cigarro de maconha.

De acordo com a PM, diante de levantamentos realizados pelas equipes, constatou um possível tráfico de drogas na Rua Marília Cecília, Bairro Amir Amaral. Sendo assim, os militares realizaram uma operação e, ao chegarem no local, os suspeitos empreenderam fuga ao avistar as guarnições.

Foi realizado o acompanhamento e contidos os suspeitos, porém, estes, resistiram a prisão sendo necessário usar da força moderada para contenção, imobilização e algemação.

Foi constatado também uso e consumo de droga, bem como localizado aparelho celular de origem duvidosa. Diante dos fatos os autores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.

Após boato na internet, Falcão confirma ex-prefeito de Lagoa Formosa como diretor de obras

Segunda 04/01/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O prefeito de Patos de Minas conversou com o Patos Agora para comentar sobre a escolha do ex-prefeito de Lagoa Formosa, Zé Amorim, para assumir o cargo de diretor de obras do município.

De acordo com Luís Eduardo Falcão, a escolha de Zé Amorim surgiu após um boato na internet, onde internautas afirmavam que o ex-prefeito de Lagoa Formosa assumiria a secretária de obras de Patos de Minas.

Falcão explicou que, como Zé Amorim foi prefeito, secretário e sempre trabalhou com obras, percebeu que seria uma boa ideia e fez o convite para Zé Amorim assumir a diretoria de obras. O novo diretor já começou a trabalhar nessa segunda-feira (04). Veja mais no vídeo abaixo: