Orthodontic

Polícia Militar prende 5 pessoas e apreende grande quantidade de drogas em Monte Carmelo

Segunda 25/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã de domingo (25) a Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) montou uma operação e abordou um GM Meriva com três passageiros na MG 190, onde os policiais apreenderam diversos tabletes de maconha.

Em continuação às diligências, foram realizadas buscas na rua Bananal,  bairro Lagoinha, onde foram localizados mais drogas e outros materiais com um casal.

Foram localizados e apreendidos os seguintes materiais:  37 tabletes grande de maconha, 3 tabletes menores de maconha, 1 revólver .32, duas munições de .32 intactas, um veículo GM Meriva, 1 veículo GM Corsa, R$ 283,00 reais em dinheiro e 5 telefones celulares.

Os 5 autores de 23,24, 28 e 58 anos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Falcão disse que não tem a intenção de interferir no comércio e pede a colaboração de todos

Segunda 25/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O prefeito eleito Luis Eduardo Falcão usou as redes sociais neste domingo (24/01) para esclarecer alguns pontos sobre o fechamento e não fechamento do comércio em Patos de Minas,

Leia a nota na íntegra

O objetivo da nossa gestão não é interferir nas atividades de ninguém, muito menos fechar. Ao contrário, desde o início da pandemia, antes mesmo da campanha eleitoral, sempre defendemos o funcionamento das mais variadas atividades com a adoção de protocolos. Inclusive nos próximos dias iremos liberar mais atividades, mas pra isso precisamos da colaboração de todos.

Os protocolos são necessários para controlar o aumento de casos e permitir tudo funcionando.

Neste momento o número de infecções preocupa, estamos com mais de 70% dos leitos de UTI públicos e privados ocupados. A única maneira de manter todas as atividades funcionando é contar com a colaboração de todos. Não é justo que muitos, como o setor de eventos, vans escolares, as escolas,etc, fiquem sem trabalhar, que tantos outros mantenham seus estabelecimentos funcionando com os protocolos, com menor número de clientes, e alguns descumpram essas normas a legislação municipal.

Excesso de público, pessoas aglomerando sem máscara, mesas sem o distanciamento correto e principalmente a reincidência em notificações pela vigilância sanitária, tudo isso contraria os protocolos e a lei municipal.

É chato, desagradável, não é o ideal, mas é a maneira que se estabeleceu para manter tudo aberto. Nesta semana nós convidamos os estabelecimentos reincidentes para uma reunião na prefeitura, debatemos os protocolos, mostramos a legislação e pedimos a colaboração de todos.


Importante ressaltar que a não fiscalização pode acarretar sanções para o município, uma vez que este também é fiscalizado e cobrado pelo Ministério Público.

A prefeitura não tem um grande número de fiscais e está contando como apoio da PM. Todas as denúncias recebidas estão sendo processadas. Não há privilégio ou vista grossa. Não faremos a covardia de fechar tudo.

Vale repetir: para que todos possam trabalhar, todos precisam colaborar. O momento é difícil, mas precisamos enfrentá-lo. Logo estaremos vivendo um momento muito melhor.

Homem é morto e outro fica ferido após serem baleados, um menor foi apreendido e um maior preso

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Presidente Olegário prendeu um suspeito e apreendeu um menor na tarde deste domingo (24), suspeitos em atirar contra duas pessoas na represona que fica às margens da  MG -354 – próximo a Presidente Olegário, na mesma data.  Um homem morreu e um ficou ferido durante o ataque.

Segundo a PM, no local foi alvejado com pelo menos 4 tiros a vítima Robertinho Sousa, 41 anos que faleceu no local e outra pessoa de 30 anos, foi atingido com um tiro na face, sendo socorrido por uma ambulância do Hospital Municipal Darci José Fernandes e posteriormente encaminhado para o Hospital Regional em Patos de Minas. As unidades não informaram o estado de saúde Edson Bertoldo dos Santos.

 

A perícia técnica foi acionada e após os trabalhos de praxe o corpo de Robertinho Sousa foi liberado para o Serviço Funerário São Vicente de Paulo para necropsia no Instituto Médico Legal – IML – Patos de Minas.

Ao Pohoje o tenente Rodrigo Souza , comandante do 5º Pelotão PM, disse que um menor foi apreendido, ele é suspeito de atirar contra as vítimas foi localizado no bairro Andorinhas.

Um homem de 49 anos, foi preso por dar fuga. Os crimes serão investigados pela Delegacia da Polícia Civil, a motivação do homicídio não foi divulgada. 

Homem morre e outro fica ferido após serem baleados na represona em Presidente Olegário

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Dois homens foram baleados em uma represa próximo de Presidente Olegário na tarde deste domingo(24/01), um deles chegou a ser socorrido até o Hospital Regional em Patos de Minas e o outro morreu no local.

A Polícia Militar está local para que fica as margens da MGC-354 cerca de 3 quilômetros de Presidente Olegário.

 

Mais detalhes em instantes.

Minas Gerais disponibiliza 12 leitos de UTI em Uberaba para amazonenses com covid-19

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Minas Gerais recebe na cidade de Uberaba, na região do Triângulo, 12 pacientes para tratamento de covid-19 em sua rede pública de saúde. O transporte está sendo feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e os pacientes diretamente conduzidos ao Hospital Regional José de Alencar em ambulâncias do Estado devidamente equipadas e mobilizadas. A operação é um esforço conjunto realizado pelo Governo de Minas Gerais e o município.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, a decisão de receber estes pacientes, além de ser um gesto de solidariedade, baseou-se em critérios técnicos do plano Minas Consciente, que sinaliza, semanalmente, como está o cenário epidemiológico de macro e microrregiões de Minas Gerais.

"Para nós, é muito importante poder atender estas pessoas em um momento tão crítico para elas”, afirma Amaral.

Uberaba está na macrorregião Triângulo do Sul, a única em Minas Gerais, neste momento, na onda verde do plano estadual, na qual é possível o funcionamento de atividades não essenciais em virtude do controle do contágio na região. A ocupação dos leitos de UTI na macrorregional Triângulo do Sul está em 54% e a ocupação da rede pública de saúde em decorrência da covid-19 é de 13%

O secretário lembra, ainda, que a transferência de pacientes dentro do mesmo estado ou até de um estado para outro se baseia nos princípios de integralidade, universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). .

Segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, disponibilizar os 12 leitos de UTI para os doentes foi uma resposta positiva à solicitação do Governo do Estado de Minas Gerais, tomada conjuntamente entre o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura e a Câmara de Vereadores.  “Uberaba está em situação confortável em relação ao resto do país. Por isso fomos escolhidos para receber estas pessoas”, explica a prefeita.

Hospital

O Hospital Regional José de Alencar é referência no tratamento do SARS Cov-2, na macrorregião Triângulo do Sul, e de atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde. Para receber os amazonenses, a prefeitura informou que todos os internos não-covid-19 foram conduzidos a outras unidades hospitalares. Desta forma, o hospital regional passou a ser integralmente destinado ao tratamento do coronavírus, com capacidade garantida, pelo Estado, para habilitar mais leitos.

Desde o início da pandemia Minas Gerais quase dobrou seus leitos de UTI; ampliou de 2.072, no início de fevereiro, para os atuais 4.033 leitos de UTI cadastrados no SUSFácil.

Indicadores de monitoramento do Minas Consciente

Taxa de Incidência - covid-19;
Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
Taxa de Ocupação por covid-19;
Leitos por 100 mil habitantes;
Positividade atual RT-PCR;
% de aumento da incidência;
% de aumento da positividade dos exames PCR.

Covid-19: perguntas e respostas sobre cadastramento para vacinação

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Após dúvida da população, prefeitura de Patos de Minas tira duvidas devido ao cadastramento daa vacinação contra o COVID-19.

VEJA AS PERGUNTAS E RESPOSTAS

 


1- Por que a Prefeitura de Patos de Minas está cadastrando a população?


O procedimento, específico para a vacinação contra a Covid-19, serve para auxiliar na dinâmica e organização da campanha. O cadastramento é uma espécie de “fila on-line”, ou seja, seguindo a ordem em que os cadastros foram realizados, a Secretaria de Saúde fará contato com o usuário para agendar data e horário da aplicação da dose. A intenção é que, dessa forma, evite-se a formação de enormes filas na porta das USFs, como ocorreu na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O agendamento ocorrerá mediante a chegada de novos lotes da vacina, obedecendo à ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 


2- Quem deve cadastrar-se?


A prefeitura vai liberar o cadastramento conforme o andamento do plano vacinal e a chegada de mais doses por parte dos governos federal e estadual. Neste primeiro momento, o cadastro abrange idosos acima de 75 anos e servidores da saúde de forma geral. Isso porque esses grupos estão entre os primeiros na escala de prioridades para vacinação.

 


3- Então por que idosos asilados e profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 não se cadastraram?


Pois são um público menor, e a prefeitura sabe onde encontrá-los. Por isso as doses para esses dois grupos estão sendo aplicadas diretamente nos asilos e nos locais de trabalho deles.

 


4- Por que isso não será feito com os outros profissionais de saúde?


O município tem milhares de profissionais da saúde, principalmente atuando na área particular, como, por exemplo, em clínicas e consultórios de médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Diante disso, não é possível que a prefeitura vá aos locais de trabalho vaciná-los, daí a importância de cadastrar-se. Esses profissionais receberão a dose na USF de referência selecionada no momento do cadastramento. 

 


5- Como efetivar o cadastramento?


A forma preferencial para efetivar o cadastramento é por meio on-line.

Para isso, basta acessar www.patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid (menu disponível também no portal principal da Prefeitura de Patos de Minas). Nessa página, deve-se seguir os seguintes passos, tendo em mãos CPF, identidade e endereço da pessoa a ser vacinada:

 

1- Clicar em “Cadastre aqui”.

2.1- Quem já tem cadastro na plataforma de processos digitais pode fazer login diretamente.

2.2- Quem não tem cadastro deve clicar em “Criar conta” e preencher o formulário. Depois disso, será enviado um link para confirmação no e-mail informado. Basta acessar o e-mail e clicar no link. Usuário e senha estão criados, e agora o acesso é feito normalmente na plataforma.


3- Escolher a opção com o grupo prioritário a que pertence a pessoa a ser vacinada.

4- No alto da página, clicar em “Novo +” e, a partir daí, os próprios campos do formulário vão direcionando o usuário.

5- Depois de tudo preenchido e conferido, concluir clicando em “Finalizar processo”, na parte inferior da página.

 


6- E agora, o que fazer?


Depois de concluir o cadastramento no site, o usuário deve aguardar o contato da UFS de referência comunicando a data da vacinação. Não adianta ir até a unidade antes disso. E, no dia marcado, a pessoa a se vacinar deverá ter em mãos documento com foto e número do CPF.

 


7- Outra pessoa pode cadastrar o idoso, por exemplo, ou quem tenha dificuldade de acessar o site?


Sim. Qualquer pessoa com usuário e senha cadastrados na plataforma de processos digitais da Prefeitura de Patos de Minas pode efetuar o cadastramento em nome de outra que esteja no grupo prioritário.


8- Há outra opção de cadastramento além da digital?



Sim. A preferência pelo formato on-line é justamente para evitar o deslocamento e possível aglomeração nas unidades de saúde. Contudo, em último caso, o usuário ou alguém com os dados pessoais dele em mãos, deve ir à UFS de referência para cadastrá-lo. O atendimento para essa finalidade será das 13h30 às 16h30.

 


9- E quando chegam mais vacinas?



O cronograma de entrega das vacinas contra Covid-19 não compete à prefeitura. As vacinas são recebidas primeiramente pelo Governo federal, que as envia para o Governo estadual. Na sequência, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais é quem define a quantidade de doses para cada cidade mineira e o dia em que elas serão enviadas. Portanto não há como fazer planejamento a longo prazo para aplicação.

 


10- Qual será a ordem de vacinação?


Seguindo a ordem de grupos prioritários estabelecida no Plano Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde até o momento divulgou o seguinte:


Fase 1-A: Profissionais da saúde (linha de frente do enfrentamento à Covid-19), idosos institucionalizados, funcionários de instituições de longa permanência.

Fase 1-B: Demais profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos.
Fase 2: Pessoas acima de 60 anos.
Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos.
As demais fases serão divulgadas de acordo com o andamento do plano vacinal.

 

 

 

Higienização das mãos na assistência à saúde

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.

Para que higienizar as mãos?

Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas. Para a higienização das mãos utiliza-se: água e sabão, preparação alcoólica e antisséptica, de acordo com as situações, a saber:

Água e sabão:

- ao iniciar o turno de trabalho;
- após ir ao banheiro;
- antes e depois das refeições;
- antes do preparo de alimentos;
- antes do preparo e da manipulação de medicamentos.

Preparação alcoólica:

- antes do contato com pacientes para evitar a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde;
- após o contato com pacientes para proteção do profissional e das superfícies e objetos imediatamente próximos a ele, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente. Ex: exames físicos (determinação do pulso, da pressão arterial, da temperatura corporal); contato físico direto (aplicação de massagem, realização de higiene corporal);
- antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, tais como: contato com membranas mucosas (administração de medicamentos pe¬las vias oftálmica e nasal); com pele não intacta (realização de curativos, aplicação de injeções); e com dispositivos invasivos (cateteres intravasculares e urinários, tubo endotraqueal);
- antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico;
- após risco de exposição a fluidos corporais;
- ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente, como: troca de fraldas e subsequente manipulação de cateter intravascular;
- após contato com objetos ou superfícies imediatamente próximas ao paciente, por exempo: manipulação de respiradores, monitores cardíacos, troca de roupas de cama, ajuste da velocidade de infusão de solução endovenosa;
- antes e após remoção de luvas (sem talco);
- outros procedimentos, tais como: manipulação de invólucros de material esterilizado.

Observações importantes sobre luvas:

- devem ser usadas somente quando indicado;
- usar antes de entrar em contato com sangue, líquidos corporais, membrana mucosa, pele não intacta e outros materiais potencialmente infectantes;
- trocar de luvas sempre que entrar em contato com outro paciente;
- trocar as luvas durante o contato com o paciente se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo;
- nunca tocar desnecessariamente superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas) quando estiver com luvas;
- observar a técnica correta de remoção de luvas para evitar a contaminação das mãos;
- seu uso não substitui a higienização das mãos.

Uso de antissépticos:

Estes produtos associam detergentes com antissépticos e se destinam à higienização antisséptica das mãos e degermação da pele. Devem ser utilizados nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes e nos casos de surtos.

Degermação da pele:

No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda a equipe cirúrgica); antes da realização de procedimentos invasivos, tais como: inserção de cateter intravascular central, punções, drenagens de cavidades, instalação de diálise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em setembro de 2.016.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Hot site: higienização das mãos em serviços de saúde.

 

 





OUTRAS DICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

A prevenção de doenças está em suas mãos


​​Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. Veja nesta página como e em que momentos higienizar as mãos para se prevenir de doenças no hospital e fora dele. Saiba por que isso é tão importante, os erros mais comuns e o que fazer para que a limpeza seja de fato eficiente.

Lavar ou higienizar: qual a diferença entre os dois?

O termo “lavagem das mãos” é melhor substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento.

O termo engloba tanto o uso de água e sabonete quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).

Por que higienizar as mãos é importante?

Usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microorganismos. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias.

Água com sabonete ou preparações alcoólicas: o que usar?

A higienização das mãos com preparações alcoólicas e com água e sabão são igualmente eficazes. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, água e sabão deverão ser utilizados.

Quando higienizar as mãos?

Em casa: Há várias situações em que a higienização de mãos é obrigatória: antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca do bebê; antes e depois de pegar numa pessoa doente; após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a ​se limpar; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo.

No hospital: Ao chegar ao quarto do paciente para visitá-lo, higienize as mãos para não trazer micro-organismos de fora. Ao sair do quarto, também. Se for participar de algum cuidado ao paciente, lembre-se de que é necessário higienizar as mãos antes e depois do conta​​to. Acompanhantes também podem observar se o profissional de saúde está higienizando suas mãos em pelo menos cinco momentos:

Como higienizar de forma eficiente?

Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos.

Para a higienização com água e sabonete ou com preparações alcoólicas ser de fato efetiva, é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

Veja abaixo o jeito correto de higienizar as mãos para evitar infecções.

Como fazer

Com preparações alcoólicas (gel ou solução)

Duração de todo o procedimento: 20-30 segundos

A​plique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos.
Friccione as mãos entre si.
Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas.
Espere suas mãos secarem.


Com água e sabonete

Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos
Molhe as mãos com água.
Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de​ preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.
Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si.
Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas.
Enxague bem as mãos com água.
Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.


Como calcular a quantidade certa de produto?

A quantidade vai depender do tipo de solução usada e do tamanho da mão. Em geral, 2 ml do produto são suficientes

É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool-gel).

Quais são os erros mais comuns?

Muitas pessoas se esquecem de retirar joias, como anéis, antes d​e iniciar a limpeza das mãos. Sob esses objetos, frequentemente, acumulam-se microorganismos.

Há ainda os que preferem borrifar álcool comum nas mãos. Isso não é recomendado, pois pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias. As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida.

Áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e polegar são, em geral, as mais negligenciadas.

Motorista com sintomas de embriaguez capota carro na MGC-354 em Patos de Minas

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Divulgação
Feed do PatosAgora

Um capotamento foi registrado na noite deste sábado(23/01/21) na MGC-354 próximo do trevo de acesso a Avenida Afonso Queiroz.

De acordo com informações o acidente aconteceu no KM 174 onde segundo versão do condutor 40 anos, transitava em seu veículo GM CORSA, placa  de PATOS DE MINAS/MG, pela referida rodovia, no sentido crescente da via (trevo da Av. Marabá sentido Escola Agrícola), quando em dado momento, ouviu um estouro e em seguida, perdeu o controle direcional do veículo, vindo a chocar em um barranco a sua direita e em seguida a capotar o veículo, parando com as rodas do veículo voltadas para o ar.

Após o acidente, o condutor teve o auxilio de algumas pessoas e conseguiu sair debaixo do veículo e em seguida, deixar a chave com uma das testemunhas que estava no local e saiu, alegando que iria pedir socorro. O local foi sinalizado e o trânsito controlado até a chegada no local, do serviço de guincho credenciado que removeu o veículo, devido o genitor do condutor de 40 anos , alegar que não tinha condições de solicitar guincho particular para remover o veículo da pista, já que o mesmo encontrava-se devidamente licenciado. Por volta das 23h40min, o condutor L.A.A, apareceu em sua residência, sendo feito contato com ele, o qual alegou que sentia dores no tórax, pescoço e cabeça.

O motorista foi encaminhado a UPA, para atendimento e após atendido, foi convidado e realizou o teste do etilometro sendo aferido o valor de 0,18 mg/l. Ele foi preso e encaminhado para delegacia.

"Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída".

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Órgãos estaduais se unem no enfrentamento ao fura fila no processo de vacinação

Ouvidoria-Geral do Estado e Controladoria-Geral atuam em parceria para combater o desrespeito à ordem prioritária de imunização contra covid-19

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Divulgação
Feed do PatosAgora

O Canal Coronavírus da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), criado no início do isolamento social, é o meio pelo qual a população pode registrar manifestações relacionadas à covid-19. É este o caminho, também, para denúncias relacionadas ao processo de vacinação, como a questão do "fura fila" na ordem prioritária de imunização.

Para coibir interferências e o desrespeito à estratégia de vacinação, o Governo do Estado adotou medidas severas. Por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG), a determinação é de que, rigorosamente, seja garantido o cumprimento das regras e dos critérios de imunização, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Direcionamento

A Ouvidoria-Geral do Estado é a porta de entrada para solicitações, sugestões, elogios, denúncias e reclamações do cidadão no que se refere aos serviços prestados pelo governo estadual. Como principal instrumento de controle social e responsável pela interlocução entre o cidadão mineiro e Governo de Minas, a OGE/MG acolhe as manifestações da população mineira e encaminha aos órgãos competentes para as devidas providências. O procedimento é o mesmo com relação aos registros protocolados sobre o processo de vacinação, a partir do Canal Coronavírus.

À Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) cabe o julgamento administrativo e penalização dos servidores que burlarem a fila da vacina. O desrespeito à ordem prioritária de vacinação contra a covid-19, além de ofender os princípios e valores fundamentais da conduta ética (Decreto n° 46.644/2014) e a dignidade da pessoa humana (CR/88), é passível de responsabilização por "valer-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função" (217, IV). É, ainda, prática passível de aplicação da pena de suspensão de até 90 dias por se tratar de falta grave (246, I), nos termos da Lei n° 869/1952 (Estatuto dos Servidores Públicos).

Canal Coronavírus

Desde a criação do canal na OGE/MG, a sociedade tem participado ativamente do controle social, em nível estadual, encaminhando demandas que são prontamente analisadas, com prioridade, e direcionadas para providências e soluções. O Canal Coronavírus foi a novidade criada para auxiliar a sociedade na fiscalização dos serviços públicos estaduais de Minas Gerais no enfrentamento à covid-19.

O aplicativo MG App - que facilita o acesso a diversos serviços públicos estaduais - também agrega o Canal Coronavírus. Disponível para smartphones (sistemas operacionais Android e iOS), o MG App Ouvidoria - na palma da mão tem como objetivo central facilitar a comunicação de dúvidas e eventuais irregularidades relacionadas à pandemia.

Vale lembrar que a Ouvidoria-Geral do Estado também consolida todas as manifestações recebidas em relatório diário, como forma de orientar a tomada de decisão dos principais gestores estaduais, garantido, assim, maior transparência aos usuários. Os documentos elaborados estão disponíveis para consulta em www.transparencia.mg.gov.br.

OGE

A Ouvidoria-Geral do Estado conta com nove ouvidorias especializadas: Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social e o Canal Coronavírus.

Confira, a seguir, a relação dos canais de atendimento da OGE/MG disponíveis para a população:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br;
Canal Coronavírus;
MGApp, Ouvidoria na palma da mão (baixe o aplicativo para Android ou iOS);
Disque - Ouvidoria: 162;
Disque – Saúde: 136;
WhatsApp: (31) 99802.9713.

Mulher morre em acidente entre carro e moto em Patrocínio

Domingo 24/01/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Divulgação Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Na manhã deste sábado (23/01/21) por volta das 07h30min, os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para atenderem uma colisão entre uma Honda Biz preta e um carro no bairro Belvedere.

Segundo os militares a vítima Neiva Gonçalves Resende, de 53 anos, transitava em uma Biz pela rua José Honorato Borges, quando ao atravessar a avenida Pedro Bernardes Dias foi atingida e atropelada pelo carro, que dava ré no momento do acidente.

O condutor do veículo prestou os primeiros socorros à vítima acionando o Corpo de Bombeiros.

Neiva ficou gravemente ferida e teve TCE, sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros até o Pronto Socorro Municipal.

Segundo informações durante o socorro ao Pronto Socorro a vítima deu parada respiratória e estava desacordada dando e dentro do hospital evoluiu para parada cardiorrespiratória.

A vítima era funcionária pública da Prefeitura Municipal e tinha acabado de sair da casa de sua filha, minutos antes do acidente.

Neiva não resistiu aos ferimentos e faleceu.