Orthodontic

Polícia Militar prende dois autores por tráfico de drogas em Monte Carmelo

Segunda 01/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de domingo (28) a Polícia Militar de Monte Carmleo (MG) recebeu uma denúncia de tráfico de drogas ocorrendo na Rua França, bairro Montreal.

Perante as informações, foi procedida a abordagem do local, onde foram abordados dois autores, 46 e 34 anos. Após as buscas foram localizadas com os autores 08 pedras de crack e R$ 10,00.

Diante dos fatos, os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos.

 

Covid-19: 2.310 pessoas serão vacinadas com quinta remessa de vacinas

Trabalhadores da saúde e idosos de 80 a 89 anos são o público-alvo dos novos imunizantes enviados ao município

Segunda 01/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Governo de Minas Gerais recebeu nova remessa de vacinas contra Covid-19 da União e já enviou a quantidade destinada às cidades da região. Patos de Minas tem direito a 2.790 doses, mas 480 delas ficam reservadas para segunda dose. O controle é feito pela Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Do total destinado ao município, 960 são de CoronaVac/Butantan, contando primeira e segunda doses. Assim, essa quantidade é suficiente para atender 480 pessoas, sendo elas na faixa etária de 80 a 84 anos. As 1.830 demais doses, da marca Oxford/AstraZeneca, são para atender 8% de trabalhadores da saúde e 100% dos idosos de 85 a 89 anos.

Essa divisão de públicos a serem contemplados com a nova remessa foi definida pela SES-MG e será seguida pela prefeitura. A Epidemiologia faz a retirada das 2.310 primeiras doses esta manhã na SRS e, ainda esta semana, começa a convocar os cadastrados na plataforma digital para recebê-las.

Os cadastros devem ser feitos no endereço www.patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid.

Atlético vence a URT por 3x0 e com despedida do goleiro Victor

Segunda 01/03/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Pedro Souza
Feed do PatosAgora

Em noite de muita emoção e homenagens ao goleiro Victor, o Galo venceu a URT por 3 a 0, em sua estreia rumo ao bicampeonato mineiro. A partida foi disputada neste domingo (28), no Mineirão.

Os gols foram de Diego Tardelli, Marrony e Echaporã. Com o resultado, o Atlético já lidera o Campeonato Mineiro.

Victor se despede dos gramados e entra, definitivamente, para o seleto grupo dos maiores ídolos do Galo em todos os tempos.

Na próxima rodada do Estadual, o adversário será contra o Tombense, quinta-feira (4), às 21h, no estádio Almeidão, em Tombos.

Fotos: Pedro Souza

Fotos: Pedro Souza 

O JOGO

O Atlético dominou totalmente as ações no primeiro tempo e teve a primeira chance aos cinco minutos, quando Sávio sofreu falta na intermediária e Calebe cobrou por cima do gol.

No ataque seguinte, Mariano cruzou pela direita e a defesa da URT afastou o perigo. Aos 12 minutos, Mariano lançou Diego Tardelli na grande área pela direita e o goleiro Renan Rinaldi saiu do gol para fazer a proteção e impedir a sequência da jogada.

Em novo ataque alvinegro, Sávio recebeu lançamento de Gabriel na grande área, mas acabou dominando a bola com o braço.

Após cobrança de falta para a grande área, aos 19, Gabriel escorou de cabeça e Igor Rabello, também de cabeça, desviou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento de Gabriel.

Aos 20 minutos, Sávio invadiu a área pela direita e tocou para Calebe, que foi derrubado pelo seu marcador, mas a arbitragem considerou o lance normal.

O Atlético abriu o placar aos 24 minutos. No lance, Zaracho cobrou lateral rapidamente pela esquerda, Marrony dominou a bola na pequena área, cruzou rasteiro e Diego Tardelli se atirou na bola para completar para o gol: Galo 1 x 0.

 

O Galo ainda teve ótimas chances de ampliar o marcador ainda na etapa inicial. Aos 26,  Calebe recebeu passe de Sávio na entrada da área e ajeitou a bola para Dodô, que errou a finalização.

Aos 30 minutos, Dodô iniciou a jogada pela esquerda, a bola passou por Marrony e Dylan até chegar em Sávio, que concluiu para a defesa do goleiro.

Cinco minutos mais tarde, Marrony cruzou pela direita e Calebe perdeu grande chance, finalizando para fora.

A pressão alvinegra continuou na grande jogada de Sávio pela direita, mas a defesa da URT cortou o cruzamento do atacante atleticano.

Aos 45 minutos, Calebe deu ótimo passe para Marrony, ams o camisa 38 parou na boa defesa de Renan Rinaldi.

A equipe retornou com a mesma formação para o SEGUNDO TEMPO e aumentou a vantagem logo aos quatro minutos, com Marrony aproveitando ótimo passe de Calebe e tocando na saída do goleiro: Galo 2 x 0.

Aos 12 minutos, o zagueiro vacilou na saída e bola e Tardelli tentou concluir rapidamente, para fora.

Marrony cruzou pela esquerda, aos 18 minutos, e a zaga da URT conseguiu cortar a jogada.

Diego Tardelli e Sávio foram substituídos por e Felipe Felício e Echaporã, respectivamente, aos 21 minutos.

O Galo quase ampliou no cruzamento de rasteiro de Zaracho pela esquerda e a bola atravessou a pequena área.

Aos 31, Dodô e Calebe deixaram o campo para a entrada de Matheus Lima e Júlio César.

O Galo atacou pela direita no cruzamento de Mariano, cortado pela defesa da equipe de Patos de Minas. Aos 34, o próprio Mariano cobrou falta apara a grande área e o zagueiro fez o corte pelo alto.

Aos 43 minutos, Zaracho deu lugar a Iago. Em grande oportunidade, no minuto seguinte, Marrony recebeu passe de Dylan na marca do pênalti e errou a conclusão.

Já nos acréscimos, Matheus Lima fez ótimo cruzamento pela esquerda e Marrony cabeceou por cima do gol.

Aos 50 minutos, Echaporã recebeu grande lançamento de Borrero, driblou o goleiro e tocou para o gol, dando números finais ao jogo.

 

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 3 x 0 URT
Competição: Campeonato Mineiro
Rodada: 1ª
Data: 28/02/2021
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Diego Tardelli (24' - 1ºT), Marrony (4' - 2ºT), Echaporã (50' - 2ºT)

Atlético
Victor; Mariano, Gabriel, Igor Rabello, Dodô (Matheus Lima), Dylan Borrero, Calebe (Júlio César), Zaracho (Iago), Sávio (Echaporã), Marrony e Diego Tardelli (Felipe Felício).
Técnico: Lucas Gonçalves.

URT
Renan Rinaldi; Kellyton (Bernardo), Donato, Luís Felipe, Ian, João Paulo, Jean Carlos, João Diogo (Leilson), Léo Aquino (Romário), Mateus Oliveira (Paulo Renê) e Yago (Wescley).
Técnico: Wellington Fajardo.

Cartões amarelos: Marrony, Echaporã (Atlético); João Paulo, Mateus Oliveira (URT)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Árbitro Assistente 1: Celso Luiz da Silva
Árbitro Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira
Quarto Árbitro: Daniel da Cunha oliveira Filho
Inspetor: Juliano Lopes Lobato

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Como é a composição do preço dos combustíveis

Impostos e margem de lucro de vendedores elevam preço final

Segunda 01/03/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Pedro Souza
Feed do PatosAgora

Nos últimos meses, os brasileiros tem sido surpreendidos com o aumento do preço dos combustíveis. A combinação de dólar alto e de aumento da cotação internacional do petróleo tem pesado no bolso no consumidor.

O preço dos combustíveis é liberado na bomba – ou na revenda, no caso do gás de cozinha. No entanto, grande parte do que o consumidor desembolsa reflete o preço cobrado pela Petrobras na refinaria. Como num efeito cascata, alterações nos preços da Petrobras, que seguem a cotação internacional e o câmbio, refletem-se nos demais componentes do preço até chegar ao preço final.

Impostos, adição de outros combustíveis à mistura e preços de distribuição e de revenda somam-se ao valor cobrado nas refinarias. Ao sair da Petrobras, o combustível sai com o valor do produto mais os tributos federais: a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), partilhada com estados e municípios; o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Os tributos federais são cobrados como um valor fixo por litro de combustível. Há duas semanas, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que pretende zerar esses tributos, mas a medida depende de um decreto para entrar em vigor.

Ao chegar às distribuidoras, o preço sobre o combustível passa a sofrer a incidência do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Cobrado pelos estados, o ICMS incide como um percentual sobre uma tabela de preços revisada a cada 15 dias pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão formado pelas secretarias estaduais de Fazenda.

Cada unidade da Federação define a alíquota do ICMS. Quando o preço sofre reajuste na refinaria, o Confaz atualiza a tabela de preços. Dessa forma, alguns dias após o primeiro aumento, o preço sobe novamente porque os postos repassam o aumento do ICMS ao consumidor.

Um projeto de lei enviado ao Congresso no último dia 12 pretende mudar o modelo de cobrança do ICMS e introduzir valores fixos por litro, como ocorre com os tributos federais. Dessa forma, o imposto estadual não seria afetado pelos reajustes nas refinarias, reduzindo o impacto sobre o bolso do consumidor.

Composição


No caso da gasolina e do diesel, a adição de outros combustíveis à mistura eleva os preços. À gasolina que sai pura da refinaria é acrescentado álcool anidro, na proporção de 27% para a gasolina comum e aditivada e 25% para a gasolina premium.

Já o diesel sofre a adição de 12% de biodiesel. Esses custos são incorporados ao preço dos combustíveis que vai para as revendedoras, onde o preço final é definido com o custo de manutenção dos postos de gasolina e as margens de lucro das revendedoras.

A Petrobras pesquisa periodicamente os preços ao consumidor nas principais capitais. Segundo o levantamento mais recente, de 14 a 20 de fevereiro, a composição média dos preços dos combustíveis dá-se na seguinte forma:

 

Fiocruz recebe remessa de IFA para cerca de 12,2 milhões de doses da vacina Covid-19

Domingo 28/02/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Pedro Souza
Feed do PatosAgora

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), recebeu, neste sábado (27/2), uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Covid-19. Os insumos serão suficientes para a produção de cerca de 12,2 milhões de doses e chegarão a uma temperatura de -55ºC. O IFA embarcou em Xangai, na China, na sexta-feira, às 7h35 – horário local, e chegou no sábado (27/2) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, de onde seguirá para a instituição.

A nova remessa completa a quantidade de insumos necessários para a produção das 15  milhões de doses da vacina previstas para o mês de março. O primeiro lote de IFA chegou à Fiocruz no dia 6/2, em quantitativo suficiente para 2,8 milhões de doses, que já estão sendo processadas. As vacinas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após o deferimento do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cuja análise tem seguido de forma paralela à produção. Até junho, a Fundação vai receber lotes de IFA para totalizar a produção de 100,4 milhões de doses da vacina.

Processamento da vacina

Após a chegada do IFA em Bio-Manguinhos/Fiocruz, amostras serão enviadas para o controle de qualidade. Com a liberação dos resultados, será realizado o descongelamento, seguido do processamento final, que acontece em quatro etapas: formulação, envase e recravação, inspeção e rotulagem e embalagem. Na formulação, o IFA é descongelado e diluído para receber estabilizadores, responsáveis por garantir a integridade e preservação do princípio ativo.

Na etapa de envase e recravação, o líquido da vacina é inserido de forma automatizada em frascos esterilizados, sendo fechados com uma rolha de borracha específica e encaminhados para a recravação, onde recebem um lacre de segurança.

Logo após ocorre a fase de inspeção dos frascos e, por último, é realizada a etapa de rotulagem e embalagem, onde as vacinas recebem rótulos com identificação, número de lote, data de fabricação, validade e demais informações técnicas. Na sequência, as vacinas seguem para serem embaladas.

Durante o processamento da vacina, são retiradas amostras de todos os lotes, que são encaminhadas para um rígido controle de qualidade interno a fim de garantir sua segurança e eficácia. Após o resultado, as vacinas são liberadas para entrega.

Prefeitura envia nota de pesar pela morte do servidor Clério dos Reis Magalhães

Domingo 28/02/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Pedro Souza
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas lamenta a morte do servidor Clério dos Reis Magalhães, ocorrida em 27 de fevereiro. Ele foi vítima das complicações decorrentes da Covid-19.

O funcionário era agente de endemias no Centro de Controle de Zoonoses. Foi coordenador do setor, onde sempre fez um

trabalho de excelência.

Que familiares e amigos encontrem a força necessária neste momento difícil.

Jovem com dedo estrangulado por anel procura ajuda no Corpo de Bombeiros

Domingo 28/02/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Corpo de Bombeiros
Feed do PatosAgora

Na tarde deste Sábado (27/02/2021), um jovem procurou pessoalmente a sede do 12º Batalhão de Bombeiros de Patos de Minas onde pediu ajuda para retirada de um anel que estava estrangulando o dedo médio de sua mão esquerda.
Segundo o jovem, após várias tentativas frustradas de retirar o anel e devido ao dedo estar muito inchado, ele decidiu procurar a Corporação.

Os bombeiros militares buscaram primeiramente fazer a retirada utilizando uma luva descartável que, passada por entre o anel e o dedo, possibilita que o anel seja puxado e retirado, mas como o dedo já estava muito inchado a técnica não surtiu efeito.
A saída foi cortar o anel, o que foi feito com segurança pelos militares com o uso de técnicas adequadas e uma mini-retífica, liberando assim o dedo do jovem sem ferimentos.


No ano de 2020, O Corpo de Bombeiros em Patos de Minas registrou 18 ocorrências desta natureza, mas a frequência deste tipo de incidente é muito maior, visto que nesta estatística citada foram contabilizados apenas aos casos onde os bombeiros realizaram o atendimento e registraram a ocorrência, ou seja, não estão incluídos os casos onde as pessoas vão direto aos hospitais ou conseguem retirar o anel em casa com a ajuda de parentes.


A orientação é que caso um anel esteja muito justo no dedo, ele seja retirado imediatamente antes do dedo inchar. Caso contrário, pode haver o estrangulamento do dedo dificultando a circulação sanguínea no local e aumentando cada vez mais o inchaço, sendo necessário o corte emergencial do anel para evitar maiores complicações.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Revestimento comestível conserva frutas e hortaliças por mais tempo

Nanofilme prolonga o tempo de maturação dos alimentos e tem ação antimicrobiana

Domingo 28/02/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Corpo de Bombeiros
Feed do PatosAgora

Um bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) criou um nanofilme comestível, solúvel e incolor para conservar e proteger frutas e hortaliças. Jefferson Coelho Queiroz desenvolveu o produto no doutorado, cursado no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), financiado pela Fundação.

Na pesquisa, Jefferson Queiroz buscava por um produto sustentável, criado a partir da síntese de nanopartículas, que retardasse o amadurecimento e o apodrecimento de frutas e ainda inibisse o crescimento de fungos e bactérias nos alimentos. “Essas nanoemulsões atuam como películas comestíveis e antimicrobianas na superfície das frutas, o que resulta no aumento do tempo de maturação e, consequentemente, na redução de desperdício de alimentos”, explica o pesquisador.

O processo de síntese, extração e produção do filme de revestimento é feito a partir de rotas verdes, usando o extrato da folha de algaroba, planta abundante no Nordeste. O pesquisador acredita que a pesquisa possa ter impacto direto na economia do país, pois, além de reduzir as perdas de alimentos, poderá viabilizar o transporte de determinadas culturas para exportação e por todo o território brasileiro.

Segundo o cientista, os alimentos chegam a durar até 25 dias a mais em comparação com frutas e hortaliças sem o revestimento. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, oferecendo ao mercado cerca de 45 milhões de toneladas anualmente.

Homem morre esmagado por tronco de árvore na zona rural de Lagoa Formosa

Sábado 27/02/2021 - André Amâncio
Fotos: Corpo de Bombeiros
Feed do PatosAgora

Um homem de 53 anos morreu após ser esmagado por o tronco de um árvore, na última sexta-feira (26), na zona rural de Lagoa Formosa (MG).

De acordo com a Polícia Militar (PM), a esposa da vítima informou que seu marido fazia a poda de uma mangueira, momento que um galho grande despencou e esmagou seu tórax.

Uma ambulância do Hospital Municipal de Lagoa Formosa compareceu ao local e não constatou sinais vitais na vítima.

A Polícia Militar utilizou uma motosserra para cortar os galhos e liberar o corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas (MG).
 

Motorista fica ferido em mais um acidente na descida da Catiara na BR-146

Sábado 27/02/2021 - Aislan Henrique
Fotos: Corpo de Bombeiros
Feed do PatosAgora

Um motorista ficou ferido em um acidente na Serra da Catiara no KM 57 da BR-146 na noite desta última quinta-feira(25/02) no município de Serra do Salitre.

Durante a Operação Caminhos de Minas a Polícia Militar Rodoviária foi informada que na BR 146, no local conhecido como "Descida da Catiara", município de Serra do Salitre, havia ocorrido um acidente de trânsito com vítima.

No local foi constatado o fato, tratando-se de um caminhão de Guarulhos/SP, o qual encontrava-se tombado à esquerda e interditando duas faixas das três existentes.

A vítima de 31 anos, de Guarulhos/SP, estava sendo socorrida pela ambulância do Pronto Socorro de Serra do Salitre quando os militares chegaram no local, sendo ela rapidamente levada para atendimento. Já a guarnição PRv permaneceu realizando a sinalização da via.

No Pronto Socorro foi localizada uma arma de fogo na mochila do acidentado, sendo ela apreendida. A vítima foi encaminhada para tratamento médico em Patos de Minas com diversas lesões pelo corpo.

A carga, garrafas de cachaça vazias, ficaram espalhadas pela via e centenas se quebraram. Uma Retroescavadeira que fazia a limpeza da via teve dois pneus furados pelos cacos de vidro e a atividade ficou suspensa na madrugada.

Após o amanhecer uma equipe do DNIT compareceu ao local e completou a limpeza da via. Foi feito também o destombamento do caminhão e em seguida a remoção para o pátio de guincho credenciado.

A pista ficou parcialmente interditada desde às 22h do dia 25/02/2021 até às 11h30min do dia 26/02/2021, sendo que neste período a equipe da PRv manteve o sistema de Pare/Siga.

Essa equipe da PRv, composta por 4 policiais, trabalhou na Operação Caminhos de Minas e posteriormente no Pare/Siga totalizando ao todo 23 horas de serviço ininterrupto para garantir a fluidez do trânsito e evitar novos acidentes no local, este que é considerado pelos policiais o trecho de rodovia mais perigoso da região.