Polícia Militar prende autor com mandado de prisão em aberto
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu um homem de 26 anos no final da tarde de ontem (23), com um mandado de prisão em aberto.
Segundo a PM, durante patrulhamento pelo Bairro Enéas Ferreira de Aguiar, na Rua Geni Barbosa Boaventura, os militares visualizaram um indivíduo conhecido no meio policial por diversas passagens.
O suspeito foi abordado e, durante consulta no sistema informatizado da PMMG, ficou constatando que existia um mandado de prisão em desfavor do autor.
O autor de 26 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
PM prende mulher por comunicação falsa de crime e calúnia
No final da tarde de segunda-feira (21) uma mulher compareceu na Unidade Policial de Serra do Salitre (MG) e informou aos militares que teve seu aparelho celular furtado no dia anterior por uma mulher que estava em uma festa em sua residência. Ela disse que autora aproveitou um momento de distração para subtrair seu aparelho.
De posse das informações, os militares foram até a residência da mulher e indagou-a sob os fatos. A suspeita apresentou um carnê do referido celular e afirmou que não cometeu nenhum crime. Segundo ela, o aparelho foi entregue pela própria autora das acusações para que assumisse as parcelas restantes e que não havia necessidade de pagar qualquer adicional.
Os militares indagaram a autora das acusações quanto à veracidade dos fatos, e ela informou aos militares, que realmente não houve o furto alegado por ela anteriormente.
Ela disse que, na verdade, houve um desacordo comercial entra as partes e que agiu sem pensar e comunicou o falso crime com o objetivo de recuperar o celular que não estava sendo pago pela vítima. A autora de 21 anos foi presa em flagrante pelos crimes de comunicação falsa de crime e calunia.
Motociclista que foi atropelado por caminhão não resiste e morre no hospital
O motociclista de 40 anos, identificado como Alair dos Reis Maciel, que foi atropelado por um caminhão, no início da noite dessa segunda-feira (21), na Avenida Juscelino Kubitschek, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).
O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fraturas nos membros superiores e tórax, e suspeita de TCE.
Entenda o caso
Um motociclista de 40 anos sofreu ferimentos graves após ser atropelado por um caminhão, no início da noite dessa segunda-feira (21), na Avenida Juscelino Kubitschek.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista seguia em alta velocidade pela avenida, momento que esbarrou no retrovisor de um carro, se desequilibrou e caiu embaixo do caminhão.
O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e socorreu o motociclista com suspeita de fraturas nos membros superiores e tórax, e suspeita de TCE.
PM aborda caminhonete de luxo, localiza arma de fogo e prende mulher de 43 anos
A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo e munições e prendeu uma mulher de 43 anos, durante operação realizada na rodovia LMG 740, em Rio Paranaíba (MG), nessa segunda-feira (21).
Segundo informações da PM, durante operação realizada no km 14, os policiais abordaram uma caminhonete Toyota Hilux, conduzida por uma mulher de 43 anos. Durante busca no interior do veículo, os policiais localizaram uma revólver calibre 357, com 7 munições intactas.
Ainda de acordo com a PM, a suspeita alegou que a arma é de propriedade de seu marido, e que o mesmo tinha posse regular da arma. Contudo, ela afirmou que não portava nenhum documento que comprovasse a origem da arma.
Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzida à Delegacia de Polícia Civil.
Homem é preso suspeito de tráfico e mulher por uso de droga em Lagoa Formosa
Um homem de 25 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) suspeito de tráfico de drogas, e uma professora de 40 anos foi detida por uso de drogas, no último domingo (20), na cidade de Lagoa Formosa (MG). Os policiais também apreenderam 97 pedras de crack.
Segundo informações da PM, durante operação AntiDrogas em decorrência da Operação Narco Brasil, foi abordado um táxi onde uma usuária de drogas estava de passageira.
Durante a abordagem, ela demonstrou bastante inquietação. Quando foi submetida a busca pessoal por uma policial feminina, a abordada estava de posse de três pedras de crack e afirmou ter comprado de um indivíduo conhecido como "Neguim".
A guarnição deslocou até a casa apontada sendo o suspeito abordado entrando em sua residência. Durante busca pessoal foi encontrado dentro da cueca dele, 97 pedra de crack (47 pedras de crack embaladas pronta pra comércio e 50 pedras de crack sem embalagem).
Durante buscas na casa foi encontrado um caderno de anotações, plástico filme e resquícios de pedras de crack com uma gilete de barbear
Motociclista fica em estado grave após ser atropelado por caminhão na Av. Juscelino Kubitschek
Um motociclista de 40 anos sofreu ferimentos graves após ser atropelado por um caminhão, no início da noite dessa segunda-feira (21), na Avenida Juscelino Kubitschek.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista seguia em alta velocidade pela avenida, momento que esbarrou no retrovisor de um carro, se desequilibrou e caiu embaixo do caminhão.
O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e socorreu o motociclista com suspeita de fraturas nos membros superiores e tórax, e suspeita de TCE.
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
Imunizante da Janssen contra covid-19 tem dose única
Fonte: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (21), em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de amanhã (22), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
O anúncio foi feito após uma previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos.
Queiroga afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.
As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. O ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação - com ao menos uma dose - de todos os adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.
Para isso, a previsão é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões confirmadas pela pasta para julho. O cronograma detalhado, contudo, ainda não foi divulgado pelo ministério.
“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imunizantes nos outros meses [agosto e setembro] porque ainda não temos confirmação dos laboratórios”, disse o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.
Revacinação
O ministro Marcelo Queiroga foi questionado por senadores sobre notícias segundo as quais o Ministério da Saúde estaria preocupado com a baixa eficácia da vacina CoronaVac na população idosa, e se haveria a necessidade de revacinação dessa faixa etária.
Os parlamentares perguntaram também se o ministério considera não assinar novos contratos de aquisição do imunizante, desenvolvido pela chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.
O ministro afirmou que a necessidade de uma eventual revacinação, em qualquer faixa etária ou grupo da população, precisa ser esclarecida por estudos científicos cujas respostas só devem estar prontas no ano que vem. “Pesquisas estão em encaminhamento. E o que o Ministério da Saúde tem que fazer é se programar para ter vacinas disponíveis para aplicar, num curto espaço de tempo, no ano de 2022, se for o caso”, disse.
Ele citou um estudo em andamento na cidade de Serrana (SP), cuja população foi toda vacinada com a CoronaVac. O ministro negou haver desconfiança em relação ao imunizante. “Não há nenhum tipo de mudança de estratégia em relação a esse imunizante”, afirmou.
“O fato é que essa vacina tem sido útil para o Plano Nacional de Imunização, e essa é a posição oficial do Ministério da Saúde, até que exista algum dado científico que faça com que nós tenhamos uma posição diversa”, acrescentou Queiroga.
Outros assuntos
Durante a audiência, o ministro também negou que haja falhas no monitoramento da variante delta do novo coronavírus. Essa variante, identificada primeiro na Índia, tem sido temida por, aparentemente, apresentar maior potencial de contágio e hospitalização.
Ele confirmou a identificação de ao menos nove casos da variante delta no Brasil, mas afirmou que todos são monitorados e que “não há qualquer indício de transmissão comunitária dessa variante no Brasil”.
A respeito do retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino, Queiroga destacou que não considera necessário ter 100% dos professores vacinados, uma vez que, com percentuais superiores a 80%, já seria possível controlar a transmissão da doença por meio do monitoramento de casos.
Ele afirmou que deve se reunir em breve com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e o advogado-geral da União, André Mendonça, para discutir a possível volta de aulas presenciais em todo o Brasil a partir do segundo semestre. “Isso já tem acontecido em alguns estados e na própria iniciativa privada”, disse.
Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais
Retomada foi permitida em municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do plano Minas Consciente
Fonte: Agência Minas
Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.
Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.
A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.
Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Alegria pelo retorno
Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.
Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.
Segurança dos protocolos
Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária.
A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.
Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.
Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente.
Ondas
Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.
Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada - de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos - deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.
A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.
Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais - e assim por diante.
Suspeito de atacar desafeto com espeto de churrasco nega autoria do crime
O homem de 32 anos, suspeito de perfurar o pescoço de uma vítima de 30 anos, com um espeto de churrasco em São Gotardo (MG), na noite de sábado (19) negou a autoria do crime. Ele disse que não fez nada contra ninguém e que busca vingança pela morte de seu irmão.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), durante patrulhamento pelo bairro Boa Esperança, a PMMG foi acionada por uma testemunha, a qual narrou que seu irmão teria acabado de ser ferido gravemente no pescoço, por um indivíduo já conhecido no meio policial por crimes diversos, sendo que a vítima já estaria sendo socorrida por terceiros até o Pronto Atendimento Municipal.
A testemunha relatou ainda, que estava com seu irmão nas proximidades da praça daquele bairro e que o suspeito, sem motivo algum, teria cravado um espeto de churrasco no pescoço da vítima e evadido em seguida sentido ao bairro Lírios do Campo.
Em razão do acionamento imediato e pelo reconhecimento do suspeito por parte dos militares, ele foi alcançado, correndo, já próximo de sua casa, com sintomas de embriaguez e comportamento agressivo, momento em que foi preso em flagrante delito e encaminhado até a Delegacia da Policia Civil de plantão para as demais providências judiciárias.
Em sua defesa, o suspeito M.A.P, de 32 anos de idade, disse que não fez nada contra ninguém e que busca vingança pela morte de seu irmão. Ainda de acordo com a PM, o suspeito encontra-se no cumprimento prisão domiciliar, de onde não poderia se ausentar e nem fazer uso de bebida alcoólica.
A vítima L.F.C.V., de 30 anos de idade, não conseguia se comunicar e após estabilização no Pronto Atendimento de São Gotardo, foi encaminhada para tratamento especializado na cidade de Patos de Minas/MG, onde passaria por procedimento para remoção do objeto incrustado.
Covid-19: Patos de Minas registra 47 novos casos e mais 2 óbitos foram confirmados
Patos de Minas chegou a 14.753 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (21/06), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 47 novos casos em relação ao anterior, publicado na sexta-feira. O percentual de cura continua acima dos 94%. Foram confirmadas as mortes de um homem (66 anos) e de uma mulher (77 anos), ocorridas respectivamente nos dias 16 e 19 de junho.
O boletim informou também que 271 pessoas estão em recuperação domiciliar e 44 pacientes estão internados, sendo 16 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 13.958 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,60% de taxa de cura, e 480 óbitos foram confirmados até o momento.