Unipam topo-vestibular

Condutor embriagado é preso durante operação na rodovia MG 235

Quarta 11/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segeura realizada no km 87 da rodovia estadual MG 235, município de São Gotardo (MG), na noite de terça-feira (10) foi abordado veículo Fiat Toro, que era conduzida por M. X. C, 25 anos, o qual apresentava olhos vermelhos e hálito etílico.

Em fiscalização ao veículo, no console ao lado do condutor havia uma garrafa de cerveja parcialmente cheia. Questionado se havia ingerido bebida alcoólica e a quantidade, o condutor relatou que sim, na quantidade de três garrafas.

O condutor foi convidado a realizar teste com aparelho etilometro, o qual aferiu 0,60 mg/l de ar alveolar expelido pelos pulmões em concentração de álcool.

Mediante flagrante, condutor recebeu voz de prisão em flagrante por dirigir sob a influência de álcool, sendo sua CNH recolhida e o veículo liberado para condutor habilitado.

PC indicia homens que tentaram matar desafeto dentro de ônibus coletivo

Quarta 11/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nessa quarta-feira (11) a Polícia Civil em Patos de Minas concluiu o inquérito policial que tratava de uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 30 de julho de 2021.

Segundo consta no inquérito, a tentativa ocorreu dentro de um ônibus de linha. Foi verificado indícios que duas pessoas, após premeditarem  os atos, entraram no ônibus onde estava a vítima e, em comunhão de ações e desígnios, dividindo tarefas, iniciaram várias facadas contra a vítima, vindo perfurar os pulmões.

Após a ação, o jovem foi levado ao Hospital Regional para cirurgia. Os autores possuem 18 e 23 anos. O motivo do crime foi por conta de uma desavença anterior entre a vítima e um dos autores.

Os autores foram indiciados pelo artigo 121 parágrafo segundo inciso II e IV do CP. O motivo dos autores terem atacado a vítima foi por raiva da vítima ter brigado com um dos autores, dias antes.

Entregador com sintomas de embriaguez fica ferido após colidir em caminhão

Quarta 11/08/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um entregador de 33 anos ficou ferido após colidir na traseira de um caminhão na Avenida das Paineiras no bairro Alto Colina em Patos de Minas.

De acordo com informações o motorista do caminhão seguia pela Avenida sentido bairro, momento em que sentiu uma pancada, quando ele olhou no retrovisor viu o motociclista caído no chão.

Ele parou o caminhão e acionou o SAMU que prestou os primeiros socorros para o entregador que sofreu uma fratura no joelho direito.

O homem foi encaminhado para o Hospital Antônio Dias(HRAD) onde precisou passar por uma cirurgia. Durante a ocorrência ficou constatado que ele estava com sintomas de embriaguez. Em alguns momentos ele se apresentava agressivo com as equipes médicas e policiais.

Foram tomadas as medidas devido a embriaguez. A motocicleta estava com a documentação em dia e foi liberada.

Filho é preso suspeito de tentar matar o pai no Alto Paranaíba

Quarta 11/08/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Durante operação intitulada Tora de Madeira, realizada na segunda-feira (9/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de prisão preventiva expedido contra um homem, de 32 anos, suspeito de tentar matar o pai, de 58. O crime ocorreu no dia 1º de agosto deste ano, na zona rural de Campos Altos, no Alto Paranaíba.
Investigações apontam que, no dia dos fatos, o suspeito teria discutido com o pai e, em posse de uma tora de madeira, atingiu a vítima com inúmeros golpes,

provocando várias fraturas no homem. Mesmo desmaiado, o suspeito ainda teria desferido pontapés e socos no pai. As agressões só pararam após a intervenção de pessoas que chegaram ao local, impedindo que o filho matasse a vítima.

De acordo com a equipe responsável pelas investigações, há informações de que o suspeito queria passar com o carro por cima da vítima. Ainda segundo os policiais, é notável a desproporcionalidade de força entre os envolvidos, não só pela idade, como também pelo porte físico do filho, que tem mais de 2 metros de altura.

O investigado, que irá responder por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, foi encaminhado ao sistema prisional, onde está à disposição da Justiça. A vítima segue internada na UTI.

Câmara dos Deputados rejeita PEC do Voto Impresso

Matéria foi arquivada por não atingir número suficiente de votos

Quarta 11/08/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação. A matéria será arquivada.

"Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", disse o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao encerrar a votação.

Discussão
Todos os partidos de oposição votaram contra a proposta. Segundo o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição, os parlamentares contrários à proposta evitaram se manifestar durante a votação para acelerar o tempo de análise da proposta. “Foi correto que rechaçássemos essa proposta porque seria um grave retrocesso no país. Não houve um caso de fraude comprovada nos 25 anos de uso da urna eletrônica no país”, disse. 

O deputado Carlos Sampaio, vice-líder do PSDB (SP), citou que, em 2014, a sigla solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria nas urnas após a vitória de Dilma Rousseff, do PT, sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. Segundo o parlamentar, novas resoluções da Corte Eleitoral em 2019 deram mais transparência ao processo de votação.

"Tudo o que o nosso partido colocou na auditoria de 2014, melhor, finalizada em 2015, constou dessa resolução. Pode não agradar grande parte dos que estão me ouvindo, talvez grande parte dos meus eleitores, mas esses são os fatos como eles são. E quando disse que o TSE tinha, em 2015, urnas não auditáveis, eu disse com embasamento técnico e científico, com base em perícias. E se hoje venho aqui dizer que esse voto é auditável e ele é aferível, é porque tem a mesma resolução, essa de 2019, a respaldar o que eu estou dizendo", afirmou Sampaio.

Ao defender a proposta, a autora do texto, deputada Bia Kicis (PSL-DF), argumentou que o sistema atual não permite ao eleitor verificar se o voto foi corretamente computado pela urna.

"A verdade é que, quando imprimimos o voto, ainda que seja impresso pelo mesmo software, o eleitor é capaz de ver com os próprios olhos. E é nisto que ele acredita: nos seus olhos, e não num software que está cercado pelo segredo da urna. Ninguém consegue enxergar dentro do software. Então, o boletim de urna traz apenas o resultado final, a soma dos votos, mas ele não permite ao eleitor enxergar o próprio voto. Por isso essa impressão é tão importante e torna todo o sistema auditável", afirmou a deputada.

Histórico

A proposta que previa o voto impresso foi derrubada em comissão especial na sexta-feira (6), por 22 votos a 11. No entanto, por considerar que os colegiados não são conclusivos, Arthur Lira (PP-AL) decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Na ocasião, o presidente da Casa, argumentou a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”.

Ao recomendar a rejeição da proposta, o deputado Raul Henry (MDB-PE) afirmou que havia risco potencial de fraudes com manipulações de comprovantes em papel, empecilhos derivados do acoplamento de impressoras em urnas eletrônicas e efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos.

“A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, justificou Henry. “Diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período”.

Hospital Regional Antônio Dias terá novo tomógrafo em funcionamento ainda neste mês

Em visita a Patos de Minas, o secretário de Saúde Fábio Baccheretti anunciou a instalação do novo equipamento para suprir demanda da região

Quarta 11/08/2021 - Aislan Henrique
Fonte: Por Michèlle de Toledo Guirlanda - ​​​​​​​Fotos: Fábio Ma
Feed do PatosAgora

Em visita ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), no último sábado (7/8), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a instalação de um novo tomógrafo para a unidade. “Ainda neste mês, o equipamento estará em funcionamento para ajudar nos atendimentos da região, já que o HRAD é referência para casos de traumas e urgências clínicas, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), por exemplo. Com essa aquisição, teremos dois tomógrafos na unidade, já que o antigo passou recentemente por uma reforma”, explica.

O planejamento e o início do processo começaram há cerca de um ano, como explicou a presidente da Fhemig, Renata Dias. “A obra do tomógrafo foi planejada pelo secretário, quando esteve à frente da Fhemig. O equipamento já havia sido comprado, demos continuidade à implementação e hoje estamos aqui concretizando um sonho há muito tempo esperado pela população”, diz.

A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, concorda que será uma grande contribuição para a qualidade do atendimento prestado aos usuários. “Nosso antigo equipamento já está com a vida útil comprometida e sozinho não suporta o volume de exames que realizamos, principalmente na urgência. Com um aparelho mais moderno, esperamos melhorar o fluxo dos atendimentos de forma considerável”, avalia.

O HRAD ocupa uma posição estratégica, com grande capacidade de resposta aos usuários. Mesmo assim, devido à escassez de outros prestadores na região e pelo fato de ser referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos atendimentos de alta complexidade, sua sobrecarga tem sido frequente nos últimos meses, principalmente por causa do dos casos da covid-19, que também são referenciados no hospital. 

“Além de novos equipamentos, que contribuem para a qualidade e a agilidade da assistência, também trabalhamos com um Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) específico para o HRAD, nos mesmos moldes do documento padrão da Fhemig,  que é um norteador para contingenciar e organizar a gestão de leitos e o fluxo hospitalar”, informou a diretora assistencial Lucineia Carvalhais. O PCPH entrou em implantação há 30 dias e já foi acionado na unidade.

Os gestores,  acompanhados pelo diretor clínico do HRAD, Alfredo Nakao, percorreram o hospital, visitaram os setores de atendimento aos casos de covid-19, as Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica, a Maternidade (especializada em gestações de alto risco), entre outros locais. Ainda em Patos de Minas, o secretário, a presidente e a diretora da Fhemig participaram do lançamento da Santa Casa no município, ao lado do Governador Romeu Zema, do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e de autoridades da região.


Perfil assistencial do HRAD

O HRAD realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em Urgências e Emergências, atendendo a cerca de 700 mil habitantes de 33 municípios circunscritos na Macrorregião Noroeste. O hospital conta com UTI Adulto e Neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral, cirurgias oncológicas, ortopedia, bucomaxilofacial, neurologia e ginecologia e obstetrícia. O hospital ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes egressos em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, ginecologia e obstetrícia, entre outros.

Goiás: Garoto de 2 anos fica com a cabeça presa em uma panela de pressão

Quarta 11/08/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

 Equipes de Salvamento do Corpo de Bombeiros de Goiás, em Ceres, atenderam ontem, na cidade de Carmo do Rio Verde, uma ocorrência bem inusitada. Um garoto de 2 anos ficou com a cabeça presa em uma panela de pressão.

A criança brincava com o item em casa quando o incidente aconteceu.  Apesar do susto, o menino não se feriu e ficou calmo durante todo o trabalho de resgate dos bombeiros. Foram utilizadas técnicas de busca e salvamento e com o uso de um alicate e movimentos leves o objeto foi retirado sem provocar ferimentos na vítima.

A família, aliviada, agradeceu o trabalho dos bombeiros.

Veículo colide em guard-rail durante ultrapassagem e tomba na Av. Fátima Porto

Terça 10/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um veículo Fiat Palio parou com as quatro rodas para cima na noite dessa terça-feira (10) ao realizar uma ultrapassagem a uma carreta na Avenida Fátima Porto, no bairro Antônio  em Patos de Minas. O motorista de não se feriu.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o condutor de 20 anos seguia pela avenida e, ao tentar realizar uma ultrapassagem, acabou ficando sem espaço na pista e colidindo contra o guard-rail existente às margens do Córrego do Monjolo.

Após o impacto o veículo acabou tombando. Ninguém ficou ferido no acidente. A PM controlou o trânsito no local até a retirada do veículo.

O trânsito foi desviado para o trabalho do guincho e posteriormente para o trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros.

VÍDEO INSTAGRAM COM ENTREVISTA E DESTOMBAMENTO DO VEÍCULO

 

 

 

VÍDEO FEITO AO VIVO:

 

AQUI

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM já realizou 247 autuações por conduzir veículo sem descarga livre em 2021

Terça 10/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Na cidade de Patos de minas, nos meses de janeiro a julho de 2021, foram realizadas diversas Operações de Fiscalizações de Trânsito, executadas por equipes policiais militares, ações estas preventivas e repressivas pelas principais ruas e avenidas, onde os militares depararam com diversas infrações de trânsito.

Dentre as principais destacam-se a infração: CONDUZIR O VEICULO COM DESCARGA LIVRE OU COM SILENCIADOR DO MOTOR DE EXPLOSÃO DEFEITUOSO, DEFICIENTE OU INOPERANTE, Art. 230,XI do CTB, enquadramento 6653-1. Durante as fiscalizações foram confeccionados 247 AITs, conduzir veículo com descarga livre, no período de janeiro a julho de 2021, no município de Patos de Minas.

Essa infração é de natureza grave, pontuação 05 pontos, com multa no valor de R$ 195,23.

Devido ao grande número de condutores de motocicletas transitando com a descarga livre, a Polícia Militar visando a melhoria na qualidade de vida da comunidade, orienta os proprietários/condutores motocicleta, que evite transitar em via pública com veículo com a descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, pois além de cometer infração de trânsito, causa poluição sonora devido o nível de ruido extremamente alto, bem estridente e agudo, como também a emissão de poluentes.

Governo lança estratégia para combate à obesidade infantil

Plano destina recursos para que municípios promovam hábitos saudáveis

Terça 10/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O Ministério da Saúde lançou hoje (10) estratégia nacional para combater a obesidade infantil e campanha educativa sobre o tema. As iniciativas pretendem promover a alimentação saudável entre crianças e adolescentes.

A Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil – Proteja disponibilizará recursos a municípios para o desenvolvimento de ações de combate ao problema e promoção de hábitos saudáveis.

Na primeira etapa, poderão aderir até mil prefeituras. A participação do programa implicará o compromisso de implantar uma série de iniciativas, como a vigilância alimentar e nutricional com mapeamento da situação das crianças e adolescentes na cidade, e campanhas de comunicação para discutir com a sociedade a importância de hábitos mais saudáveis.

Também estão previstas entre as ações da estratégia a formação de equipes de saúde para lidar com as crianças e adolescentes do município e a articulação com a comunidade para que as recomendações para evitar a obesidade infantil sejam acolhidas no cotidiano das famílias.

Serão disponibilizados R$ 90 milhões de reais. “É muito pouco. Nós queremos mais. Para isso vamos trabalhar para alocar os recursos do orçamento de Saúde. Se não contemplarmos a Atenção Primária à Saúde de forma adequada, vai cair nos nossos hospitais e vamos ter que botar recursos lá e é muito mais difícil”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na cerimônia de lançamento.

Campanha

A Campanha de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil de 2021 terá como foco a promoção do consumo de alimentos in natura e redução do consumo de comidas ultraprocessadas.

As peças de campanha também chamam a atenção para a importância de realizar atividades físicas desde os primeiros anos de vida, sejam elas nas brincadeiras e atividades lúdicas ou na prática de esportes.

A campanha também mira o grande tempo que crianças e adolescentes passam em frente a telas, assistindo à TV, interagindo pelos smartphones ou utilizando apps em computadores e tablets.

“Essas ações são importantes porque já vinha aumentando e na pandemia cresceu mais por motivos óbvios, com as pessoas em casa. A obesidade é uma doença por si só e aumenta risco de outras doenças”, declarou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Parente.

Cenário nacional

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente há 6,4 milhões de crianças com até 10 anos com excesso de peso e 3,1 milhões de crianças nessa faixa etária com obesidade. Na faixa de até cinco anos, o índice é de 15,9%, enquanto na de cinco a nove é de 31,8%.

Entre os adolescentes, há 11 milhões de indivíduos com excesso de peso e 4,1 milhões com obesidade, um índice total de 31,9%.