Nível do Paranaíba tem expressiva elevação, e realocação de famílias ribeirinhas recomeça
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Corpo de Bombeiros)
A vice-prefeita Sandra Gomes e representantes das secretarias de Governo, Administração, Desenvolvimento Social e Obras Públicas, da Procuradoria-Geral, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil reuniram-se, na tarde de ontem (8/2), para atualizar o Plano de Ação em Auxílio às Vítimas das Enchentes. O Rio Paranaíba já está a 9,7 metros acima do nível normal, o que coloca as regiões ribeirinhas em sinal de alerta.
Inclusive já houve transbordamento do rio em alguns pontos. Vinte famílias deixaram seus imóveis esta semana. Parte delas dirigiu-se para a residência de parentes, enquanto quatro estão nos locais definidos pelo município para receber desabrigados: a Associação Beneficente Doutor Paulo Borges e a Associação Comunitária Vila Rosa. Outros pontos, caso necessário, também serão utilizados.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão monitorando o nível de rios e córregos que cortam as áreas urbana e rural, levantando informações que auxiliam na tomada de decisões e nas ações por parte do Executivo local. As previsões climatológicas preveem volume considerável de chuvas para os próximos dias, o que consequentemente elevará o nível das águas novamente no município.
Governo ajuda a reduzir em quase 11% o número de lixões em Minas
Secretaria de Meio Ambiente apoia municípios na regularização e destinação de resíduos sólidos
Fonte: Agência Minas (foto: Prefeitura de Iguatama/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vem desenvolvendo ações para auxiliar os municípios no encerramento de lixões em todas as regiões de Minas Gerais. Desde que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas a resíduos sólidos no estado, em 2019, o Estado já conseguiu reduzir o número de lixões em MG de 360 para 321.
“Investir em gestão sustentável de resíduos é investir não apenas em meio ambiente, mas também em saúde pública e qualidade de vida, além de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. É garantir dignidade a todos os mineiros”, frisa a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Além de reduzir em quase 11% o número de lixões, a Semad também firmou 14 Termos de Cooperação Técnica. Os documentos, assinados junto a consórcios públicos intermunicipais, têm como objetivo a promoção de ações compartilhadas de manejo e destinação ambientalmente regular de RSU.
Neste contexto, segundo a secretária, a articulação entre Estado e municípios é essencial para garantir a universalização dos serviços de coleta e destinação ambientalmente regulares em Minas Gerais.
Regularização
Iguatama, no Centro-Oeste, é um dos 452 municípios mineiros que encerraram seus lixões e regularizaram a destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) com apoio da Semad. Atualmente, o município conta com uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) que gera cerca de R$ 20 mil mensais, além de 25 empregos diretos e indiretos na região.
Em janeiro de 2021, representantes da Prefeitura de Iguatama identificaram sinais de fim da vida útil do lixão que atendia o município, com ameaça de interrupção da coleta na cidade. Visando encerrar o ciclo de degradação ambiental provocado pela estrutura irregular, a prefeitura entrou em contato com a Semad buscando orientações para dar início ao processo de encerramento do lixão e licenciamento da UTC municipal.
“O material acumulado inviabilizava a utilização do local, com lixo chegando à área de apoio e condições inapropriadas de processamento. Nesse momento, entramos em contato com o Estado para viabilizar as ações necessárias à regularização ambiental da estrutura”, relata o secretário de Meio Ambiente de Iguatama, Éder Rezende.
Triagem
A partir da orientação técnica da Semad foi iniciado o processo de encerramento do lixão local e, após capacitação, uma equipe com oito integrantes foi formada para realizar a triagem dos resíduos. “Em menos de um mês, todo o lixo da cidade já estava sendo triado por uma equipe devidamente treinada”, acrescenta Rezende.
Atualmente, das quase sete toneladas de RSU gerados diariamente em Iguatama, cerca de 35% são encaminhados a empresas de reciclagem após triagem, gerando uma renda de R$ 240 mil anuais ao município. O restante do material é encaminhado a um aterro sanitário terceirizado localizado no município de Bambuí, distante 20 km de Iguatama.
A área do antigo lixão encontra-se em processo de recuperação, com vegetação de sucessão primária cobrindo o local após introdução de espécies nativas. A prefeitura já deu início também à formulação do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) visando o encerramento definitivo do lixão.
De acordo com o prefeito de Iguatama, Lucas Lopes, o apoio da Semad foi fundamental para a correta tomada de ações e regularização da coleta de resíduos no município. “A participação da Semad ao longo de todo o processo fez toda a diferença, instruindo e acompanhando todos os trâmites em intensa interlocução com nossos técnicos”, salienta.
Incentivo
Ainda no contexto das ações de saneamento básico, a Semad lançou, em 2021, edital público para composição do Banco de Projetos de Saneamento Básico, que mantém como uma de suas áreas de atuação a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.
O objetivo, segundo a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais da Semad, Juliana Pacheco, é promover apoio aos municípios e consórcios públicos intermunicipais do estado na captação de recursos, articulação e orientações técnicas para a efetivação de seus projetos vinculados ao manejo sustentável de resíduos.
Os municípios que destinam os resíduos sólidos urbanos de, no mínimo, 70% da população urbana para aterros sanitários ou UTCs recebem ainda, como parte da política de incentivo ambiental do Governo de Minas, uma ampliação do repasse relativo ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também conhecido como ICMS Ecológico, o benefício se dá em função da adoção de sistemas ambientalmente adequados e devidamente licenciados de destinação de RSU, desde que atendidos critérios específicos de seleção.
Saneamento Legal
Outra iniciativa que pretende ampliar o quantitativo de municípios com serviços de destinação de resíduos ambientalmente regulares é o Programa Saneamento Legal, também lançado em 2021. Por meio dele, os municípios receberão apoio técnico da Secretaria para caracterizar os empreendimentos com impactos ambientais locais, apontar os estudos necessários para requerer o licenciamento ambiental e instruir de forma adequada os processos administrativos.
Tendo como um de seus eixos de atuação a destinação de RSU, o programa visa tornar o processo de regularização ambiental cada vez mais acessível e objetivo.
URT x Atlético-MG: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
Tudo o que você precisa saber sobre a partida da quinta rodada do Campeonato Mineiro
Fonte: GE ( Foto: Brio/Ascom URT)
Na lanterna do Campeonato Mineiro, a URT recebe o líder Atlético-MG nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília-DF), no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. A partida é válida pela quinta rodada da competição.
No último domingo, a URT empatou em casa com o Uberlândia por 1 a 1. O Galo ganhou do Patrocinense por 3 a 0, no Mineirão.
Com apenas um ponto após quatro rodadas, a URT está na lanterna do Estadual e tem a pior defesa com oito gols sofridos. O Atlético-MG tem 10 pontos, lidera a competição de forma isolada e tem o melhor ataque com 11 gols marcados.
O Atlético-MG manteve a liderança do Campeonato Mineiro na rodada passada, ao vencer o Patrocinense sem dificuldades. Naquele jogo, Antonio Mohamed utilizou força máxima. Para descansar os titulares, o Galo viajou para Patos de Minas com 20 jogadores, todos reservas.
O ge acompanha a partida em Tempo Real. Clique aqui para acessar.
URT – Técnico: Paulo César Catanoce
Para o jogo contra o Galo, o técnico Catanoce terá dois jogadores que voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão: o lateral-direito Ferrugem e o atacante Denis Macedo. Outra novidade é o meia Bruno Camilo, contratado nesta semana pelo Trovão Azul. O jogador de 24 anos foi regularizado no BID nesta terça-feira e pode estrear pelo time patense diante do Atlético-MG.
Provável URT: Gustavo, Nininho (Ferrugem), Davy, Breno Calixto e Jhonatan Moc; Derlan, Iago Barbosa, Jessé e Evair; Frank e Matheus Oliveira
Desfalques: não tem
Pendurados: Nininho, Cebolinha e Mateus Oliveira
Atlético-MG – Técnico: Antonio "El Turco" Mohamed
O rodízio de jogadores do Atlético será mantido. O técnico Mohamed adiantou que usará titulares contra o América, na próxima rodada, e relacionou 20 jogadores reservas para Patos de Minas. Otávio, recém-chegado, ficou em BH, assim como Keno, que ainda não foi usado na nova temporada. Fica a dúvida se Castilho será titular no meio de campo, e qual será a formação tática utilizada.
Covid-19: boletim informa 216 novos casos
O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
+ 14 positivos em 8/2
+ 91 positivos em 7//2
+ 81 positivos em 6/2
+ 30 positivos em datas anteriores
Não houve confirmação de óbitos. Quanto à ocupação de leitos públicos, 16,66% das enfermarias e 31,11% das UTIs estão ocupados por pacientes com Covid-19.
Ponte de acesso à Santana de Patos é interditada devido a alagamento
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O grande volume de chuvas que atingem a região desde o último final continuam causando transtornos em Patos de Minas. Na manhã desta quarta-feira (09), a Prefeitura Municipal informou que a ponte de acesso à localidade de Santana de Patos está interditada.
De acordo com a prefeitura, a estrada de Santana de Patos, sentido Campo Alegre está inundada. Outros locais na zona rural também já foram afetados. Na segunda-feira (07), a passagem que interliga a comunidade da Onça à Bebedouro das Posses/Boassara foi invadida pelo córrego que corta a região. Somente veículos 4x4 conseguiam transitar nessa via.
Na BR-352, no km 160 (próximo ao acesso à BR-365), o trecho está totalmente interditada devido à precariedade do piso. O Dnit iniciou os reparos no trecho danificado da via.
Presidente Olegário libera quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos com 18 anos ou mais nesta quarta-feira (9)
Fonte: PO Hoje
A Prefeitura de Presidente Olegário liberou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid para imunossuprimidos que tenham completado quatro meses da aplicação da dose 3 (dose reforço). Este grupo vai receber uma dose adicional do imunizante da Pfizer. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (8).
Segundo a secretária de Saúde, Vanessa Queiroz a liberação da quarta dose segue nota técnica do Ministério da Saúde, para pessoas imunossuprimidas com 18 ou mais, que tomaram a terceira dose (dose de reforço) há quatro meses.
Em Presidente Olegário, 95 pessoas imunossuprimidas estão aptas a serem imunizadas, elas podem procurar a UBS Aeroporto na Rua Pimpim Moreira, 670 nesta quarta-feira (9), de 8h às 16h, para receber a quarta dose da vacina. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante da dose de reforço.
São considerados imunossuprimidos as categorias abaixo:
-Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
Transplantadas de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
Pessoas vivendo com HIV/Aids
Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias
Pacientes em hemodiálise
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias), entre outros.
Vacinas de 1ª, 2ª e Dose Reforço (3ªdose)
Também vai estar disponível nesta quarta-feira (9) na UBS Aeroporto de 8h às 16h, vacinas para 1ª, 2ª e dose de reforço. É necessário a apresentação de um documento de identificação e do comprovante de aplicação das doses anteriores (2ª dose e reforço).
Primeira e segunda dose
Podem receber a primeira dose pessoas com 12 anos ou mais, sendo necessário apresentar documentação de identificação, cartões do SUS e de Vacinas. Já a segunda dose será aplicada para as pessoas vacinadas há 21 dias com a primeira dose.
Dose de reforço (3ª dose)
A dose de reforço será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de aplicação das doses anteriores. Podem ser imunizados aqueles que receberam a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há quatro meses.
Vacina nas comunidades rurais
Segundo a Prefeitura, a vacinação das pessoas das comunidades rurais, obedecem cronograma estabelecido pelo setor de Epidemiologia, caso tenham alguma dúvida pode entrar em contato com seu agente de Saúde ou na Secretaria através do telefone 34 3811 01 79.
Doses para Crianças de 5 a 11 anos.
O município já iniciou a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, já foram vacinadas 300 crianças. O município deve anunciar em breve o cronograma para vacinar as crianças.
Condutor de 30 anos morre ao colidir em caminhão durante ultrapassagem na MG 188
Um condutor de 30 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido no km 132 da rodovia MG 188, município de Paracatu (MG), na tarde de terça-feira (08).
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), durante patrulhamento pela rodovia a viatura policial deparou com um acidente de trânsito envolvendo dois veículos, colisão frontal entre um caminhão e um veículo Fiat Strada. Devido à colisão, o condutor do da picape faleceu no local. Já o passageiro, de 19 anos, sofreu escoriações leves no braço. O motorista do caminhão, 38 anos nada sofreu.
Segundo versão apresentada pelo passageiro do veículo Fiat Strada, o condutor tentou realizar uma ultrapassagem em um caminhão que estava no mesmo sentido, no entanto, no momento que o condutor percebeu que vinha outro caminhão no sentido contrário, tentou frear o veículo e retornar para a sua faixa, porém não foi possível e acabou colidindo com o caminhão que vinha na faixa contrária.
O condutor do caminhão informou que estava sentido Paracatu quando o veículo Fiat Strada realizou manobra de ultrapassagem, no entanto, não conseguiu completar a manobra e colidiu frontalmente com o seu caminhão. Foi realizado teste com o etilômetro no motorista do caminhão e não foi constatado o uso de bebida alcoólica.
Compareceram no local o Corpo de Bombeiros que providenciou socorro para as vítimas e a retirada do corpo da vítima. A Perícia da Polícia Civil compareceu ao local e realizou os seus trabalhos.
PRF com apoio da Polícia Militar apreende grande quantidade de crack na BR 365 em Patos de Minas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de crack que estava escondida no painel de um veículo, na noite de ontem (08), na rodovia BR 365, em Patos de Minas (MG). Um homem de 29 anos foi preso.
Segundo a PRF, os policiais abordaram um veículo Hyundai IX35, com placas de Belo Horizonte/MG. Durante buscas no veículo com apoio de policiais militares da Ronda Ostensiva Com Cães (ROCCA), foram apreendidos 23 tabletes de crack, pesando 23 kg.
O autor, que já possui várias passagens policiais, relatou que pegou a droga em Ituiutaba (MG) e levaria até Belo Horizonte (MG). Ele disse ainda que receberia 5 mil reais para realizar o transporte. A droga e o autor foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
Nível do Rio Paranaíba sobe cerca de 20 centímetos em poucas horas
Fotos: Aislan Henrique
O grande volume de chuvas que atingem a região desde o último final de semana fez que as águas do Rio Paranaíba voltem a transbordar. Em pouco mais de 6 horas, o rio subiu cerca de 20 centímetros.
Segundo informações, uma medição realizada no final da tarde constatou que o rio está 9,50 metros acima do normal. A água do rio já atingiu os fundos de duas residências no Bairro Vila Rosa.
Um das casas estava desabitada. Na outras, os moradores já retiraram os pertences e deixaram o local. A Prefeitura Municipal prestou auxílio à família.
Na ponte sobre o Córrego do Monjolo, na Rua Vereador João Pacheco, as águas também estão acima do leito normal. Já na ponte sobre o Rio Paranaíba, na Rua Joaquim Fubá, a água ainda nãos transbordou.
Fátima Porto: finalizar canalização do Córrego do Monjolo é prioridade
Secretaria de Planejamento está atualizando o projeto da obra, uma vez que a primeira parte da canalização ocorreu há cerca de dez anos
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A importância de terminar a canalização da Avenida Fátima Porto volta à tona depois de o Córrego do Monjolo transbordar novamente no último sábado (5/2), data em que Patos de Minas foi atingida por forte temporal, com precipitação de 41mm. Em vídeo abordando o ocorrido, o prefeito Luís Eduardo Falcão destacou que a obra será executada, como já havia sido anunciado pela atual gestão.
A Secretaria Municipal de Planejamento já trabalha nesse sentido. “À época foi elaborado projeto completo da obra, mas ela não foi realizada em toda a extensão da via. Devido ao decurso de prazo de sua elaboração, cerca de dez anos, e à alteração da norma de cálculo estrutural NBR 6118, estamos revisando o projeto e atualizando a planilha orçamentária”, explica o secretário municipal de Planejamento, Hamilton Francisco.
A previsão para entregar o projeto revisto da canalização é março desde ano, para logo em seguida iniciar a licitação. “É uma obra grande, cujo investimento gira em torno de R$ 20 milhões. É, sim, prioridade para a nossa gestão, e vamos executá-la. Os R$ 7 milhões de indenização da Vale destinados ao município serão empregados nesse projeto, havendo também recursos próprios”, complementa o prefeito Falcão.