CMEI do Coração Eucarístico começa a funcionar na segunda-feira
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Os 102 alunos da educação infantil atendidos no CMEI Cebolinha II estarão em novo espaço a partir de segunda-feira (4/4): o CMEI Vereador José Augusto Ferreira, no Bairro Coração Eucarístico. As crianças serão recepcionadas pela vice-prefeita Sandra Gomes às 6h30, e uma breve solenidade marcará o primeiro dia de aula na unidade.
Edificado em terreno de 3.305 m², com aproximadamente 1.510 m² de área construída, o Centro Municipal de Educação Infantil do Coração Eucarístico possui estrutura ampla e moderna. O prédio é composto, dentre outras áreas, por secretaria, diretoria, salas de atividades com solário, sala de professores, lactário, vestiários masculino e feminino, cozinha, despensa e refeitório.
A maior parte da obra foi concluída em 2020, mas o imóvel foi completamente finalizado na atual gestão, quando realizaram-se, por exemplo, reparos hidráulicos e melhorias na estrutura das placas de gesso. “Além disso, foi necessário elaborar e executar novo projeto elétrico e o Projeto de Combate à Incêndio e Pânico, para aquisição do AVCB perante ao Corpo de Bombeiros”, explica o diretor de Obras Terceirizadas, Eduardo Pains.
A secretária municipal de Educação, Sônia Silveira, comemora a ativação de mais esse CMEI. “É de fato uma construção bastante adequada para o público-alvo, proporcionando ambiente mais aconchegante para funcionários e alunos. As crianças estarão muito bem servidas, e estamos felizes por isso. Os desafios da educação são muitos, mas, aos poucos e sempre, vamos avançando”, disse ela.
Covid-19: boletim confirma 3 novos casos
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:
1 positivo em 6/4
2 positivos em 5/4
Não houve confirmação de óbito. Até o fechamento deste informe, não tinha pacientes com Covid-19 em leitos públicos.
Profissionalização de jovens do sistema socioeducativo e familiares é foco de novo programa estadual
Mobilizações serão iniciadas na próxima semana; objetivo é geração de renda e autonomia financeira das famílias
Fonte: Agência Minas
Pensando em fortalecer a renda e a independência financeira das famílias de jovens em conflito com a lei, a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e o Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse) lançaram, nesta semana, o programa Pemse nas Famílias. As atividades serão ministradas em 14 Casas de Semiliberdade e incluem a realização de cursos profissionalizantes tanto para os adolescentes quanto para seus familiares.
O objetivo também é fomentar parcerias com instituições e empresas para encaminhamentos ao mercado de trabalho ou até oportunidade de compra de materiais produzidos por eles, por meio de confecção própria. Haverá uma formação básica voltada ao empreendedorismo, em parceria com Sebrae, e oficinas profissionalizantes. As atividades serão propostas conforme desejo, interesse e habilidades dos participantes de cada unidade socioeducativa. A mobilização junto aos adolescentes e familiares para adesão começa já na próxima semana.
Pemse nas Famílias
O anúncio do programa foi feito na terça-feira (29/3), último dia do evento Mulheres que Inspiram, promovido pelo Pemse, em parceria com a Suase. Nos encontros anteriores (15 e 22/3), profissionais, comunidade, familiares e as adolescentes que cumprem medida de semiliberdade debateram sobre os direitos da mulher, o atendimento ao público feminino no sistema socioeducativo de Minas Gerais, o papel das mulheres no mundo do trabalho e o empreendedorismo social.
Na oportunidade, quatro mulheres receberam reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no socioeducativo junto ao público feminino, entre elas Érika Vinhal Rodrigues, superintendente de Atendimento ao Adolescente da Suase. “O novo projeto irá agregar esforços no empreendedorismo do adolescente com a suas referências, potencializando o eixo da família e da convivência comunitária na medida socioeducativa de semiliberdade”.
O coordenador do Pemse, Alexandre Rocha, conta que a ideia de lançar o programa no Mulheres que Inspiram se deu em razão de estudos apontarem que 85% dos adolescentes atendidos nas unidades de semiliberdade que o Pemse atua, junto ao estado, a chefe de família é uma mulher. “Focamos no empreendedorismo porque normalmente essa mãe ou esse familiar tem outras atribuições de responsabilidade em suas vidas, como trabalho, estudo e cuidado com outros dependentes, e o empreendedorismo facilita isso. Essas pessoas poderão utilizar o tempo da melhor forma”.
Referências familiares
Paula Fernandes*, é mãe de um adolescente de 16 anos que está na Casa de Semiliberdade Letícia, instalada na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Para ela, boas oportunidades não são jogadas fora. Ela interrompeu os estudos quando se casou. Após o divórcio, não perdeu tempo e concluiu o ensino fundamental e o médio. Agora pretende prestar vestibular para algum curso na área da saúde.
Ela, que já trabalhou como doméstica e auxiliar de produção, busca se qualificar cada vez mais para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho. “Tenho que fazer o possível para administrar o meu tempo. Não é fácil, mas a vontade de fazer dar certo é maior. Nunca tive contato com uma máquina de costura, por exemplo. Encontrei uma dificuldade, mas não desisti. O projeto pode ser importante para me dar suporte para um emprego melhor e incentivar os meus filhos a continuar estudando e se capacitando. Quero ser esta referência positiva na vida deles”, destaca.
A avó de um outro jovem, de 16 anos, que cumpre medida na Casa de Semiliberdade São João Batista, na região de Venda Nova, concorda. Carla Regina*, de 56 anos, é a referência familiar do adolescente e de sua outra neta de 12 anos. O pai do garoto está preso e a mãe residindo em outro estado. Ela acredita que poderá aprender muita coisa com o projeto, além de incluir o neto em um trabalho e, quem sabe, realizar um sonho: abrir a sua própria confecção de roupas.
*Os nomes dos familiares são fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira (4/4)
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A partir de segunda-feira (4/4), as unidades básicas de saúde de Patos de Minas começam a ofertar a vacina contra a gripe para idosos com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde.
Essa será a primeira etapa da campanha, que acontece nacionalmente. A imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza.
Os moradores de Patos de Minas que pertencem ao grupo prioritário dessa etapa inicial podem procurar as unidades de saúde (exceto Várzea) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. As USFs Nova Floresta, Sebastião Amorim, Itamarati e Padre Eustáquio têm horário estendido até 18h30.
É necessário levar documento de identidade e, no caso dos trabalhadores da saúde, documento que comprove o vínculo com o segmento (por exemplo, contracheque/holerite, contrato de trabalho atualizado ou cartão de ponto).
Gripe: vacinação para idosos e trabalhadores da saúde começa dia 4/4
Vídeo: funcionária de supermercado é agredida durante assalto em Lagoa Formosa
Uma funcionária de um supermercado em Lagoa Formosa (MG) foi agredida durante um assalto na manhã de ontem (30). Os dois suspeitos foram localizados e presos pela Polícia Militar (PM).
Segundo a PM, foi possível observar nas imagens que um dos autores agarrou a vítima pelo pescoço, tendo ambos caíram ao solo. Em seguida, o bandido arrancou um cordão de outro que estava no pescoço dela, levando parte dele, considerando que este havia se fragmentado.
No decorrer da luta corporal o autor abriu a caixa registadora e subtraiu aproximadamente R$ 300,00 reais em cédulas variadas, evadindo com o seu comparsa.
Após o roubo, a PM foi acionada e os militares iniciaram o rastreamento dos autores. Após horas, um dos suspeitos foi localizado próximo a uma ponte existente entre os bairros Nossa Senhora do Rosário e Cidade Nova. Conforme o autor, após a prática do roubo, permaneceu escondido em uma área de mata localizada próxima ao local da prisão.
Ao ser indagado, o autor confirmou a identidade do comparsa e informou que teria entregue parte do cordão de ouro a ele, o qual teria sido trocado por drogas, não sabendo na ocasião informar o paradeiro do indivíduo. Ante ao exposto, o autor foi preso em flagrante delito e apresentado a autoridade de polícia judiciária.
PM prende homem andando armado no Bairro Nossa Senhora Aparecida
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 34 anos e apreendeu uma arma de fogo na última quarta-feira (30), na Rua São João Batista, Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Patos de Minas (MG).
Segundo informações da PM, durante operação de batida policial os militares receberam informações de um transeunte relatando que na rua São João Batista teria um indivíduo andando armado pela rua.
Diante da denúncia os policiais iniciaram rastreamentos e localizaram o suspeito, que ao visualizar a guarnição policial, adentrou rapidamente para o interior da residência.
Ele foi perseguido e arremessou uma arma de fogo no quintal da residência. Diante dos fatos a arma foi localizada carregada com sete munições intactas. O autor foi preso e entregue na Depol juntamente com a arma e munições.
PM prende em flagrante mulher que praticou furto a interior de residência
A Polícia Militar (PM) de Lagoa Formosa (MG) prendeu uma mulher de 41 anos na manhã desta quinta-feira (31), suspeito de cometer furto em um residência localizada no Bairro Ginásio.
Segundo a PM, os militares foram acionados na residência localizada no Bairro Ginásio, onde o morador relatava que havia ocorrido um furto do interior do imóvel.
De imediato iniciaram-se os rastreamentos que resultaram na prisão da autora e recuperação do bem furtado. Em consulta ao sistema informatizado foi constatado que havia em mandado de prisão em desfavor da autora do furto.
A mulher foi presa em flagrante delito e encaminhada a Delegacia da Polícia Civil e o bem furtado recuperado.
PM prende 5 pessoas suspeitas de envolvimento em roubo na zona rural
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG), prendeu quatro maiores e apreendeu um adolescente suspeitos de participação em um roubo ocorrido na região de Lemos, zona rural do município. Os policiais conseguiram recuperar um veículo utilizado na ação e um aparelho de TV.
Segundo a PM, durante operação de cerco e bloqueio, uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual deparou com um veículo Fiat Uno, utilizado pelos autores para fuga, na rodovia próximo à Cruzeiro da Fortaleza.
Durante a abordagem, os indivíduos embrearam-se em um matagal nas margens da rodovia. Posteriormente, a PM recebeu informações sobre um veículo suspeito na beira da rodovia dando carona aos demais autores.
O veículo foi abordado na cidade de Serra do Salitre, sendo localizado os 4 autores do roubo e o comparsa que daria fuga a eles.
Foi recuperada uma televisão roubada. A vítima reconheceu prontamente os autores, os quais foram presos em flagrante delito e conduzidos para a delegacia.
Seis homens são indiciados por morte de detento em Patos de Minas
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, na última segunda-feira (28/3), o inquérito que apurou a morte de um detento, de 55 anos, ocorrida no dia 13 deste mês, em um presídio em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Seis pessoas, que dividiam cela com a vítima, foram indiciadas por homicídio triplamente qualificado.
No dia do crime, a PCMG foi acionada pelo sistema prisional para investigar a morte do homem, supostamente um caso de suicídio, entretanto, a perícia identificou no local indícios de homicídio. Por meio de análises periciais, coleta de informações e depoimentos, foi constatado o envolvimento dos seis investigados no crime.
A mando de uma organização criminosa, os suspeitos se juntaram, dividiram as funções e atacaram a vítima enquanto ela dormia. Em seguida, com a intenção de dificultar as investigações e ainda forjar um suicídio, o grupo pendurou o corpo da vítima na janela da cela.
PM Rodoviária registra acidente envolvendo caminhão e dois carros na MGC 354
Um passageiro ficou ferido na manhã desta quarta-feira (30), em um acidente envolvendo dois carros de passeio e um caminhão, na altura do km 136 da rodovia MGC 354, município de Presidente Olegário (MG).
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor do caminhão eguia sentido decrescente da rodovia quando deparou com uma lentidão no tráfego e diminuiu a velocidade.
Neste momento, o condutor de um Ford Fiesta, que seguia logo atrás do caminhão, também reduziu a velocidade, porém foi colidido em sua traseira por uma Fiat Strada que estava em sua retaguarda e não coseguiu parar a tempo.
Com a colisão, o Fiesta foi lançado contra a traseira do caminhão. Um dos passageiros, de 60 anos, sofreu um ferimento no braço e optou por procurar atendimento médico por meios próprios.