Associação Esperança Azul comemora o Dia da Conscientização do Autismo com carreata e palestra
Fotos: Aislan Henrique/Eduardo Santoro
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado pela Associação Esperança Azul de Patos de Minas. Durante toda a semana, os membros da associação distribuíram panfletos e expuseram banners na Praça do Coreto. Na tarde desta quarta-feira (02), uma carreta foi realizada com balões azul, cor símbolo do autismo. O trajeto começou na Orla da Lagoa Grande e terminou no Parque de Exposições.
Segundo o presidente da Associação Esperança Azul de Patos de Minas, Paulo César de Oliveira, o dia 02 de abril é conhecido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a associação realizou diversas comemorações durante a semana. Nesta quarta-feira (02) a programação foi ainda mais extensa e contou com carreata e palestras.
Paulo explica que o autismo é simbolizado pela cor azul porque de cada cinco crianças que desenvolvem a doença, quatro são do sexo masculino. “Como o sexo masculino é representado por esta cor, o autismo também ficou”, ressaltou.
O autismo é um distúrbio cerebral que afeta antes dos três anos de idade e que prejudica o comportamento, a comunicação e a interação social. O autista tem dificuldade de se comunicar e tem um comportamento restritivo.
O objetivo da associação é, além de montar um Centro de Tratamento Intensivo para os autistas em Patos de Minas, também é divulgar o autismo e mostrar para a população que não é uma doença e muito menos contagioso.
As 19h, foram realizadas palestras com o promotor de justiça, Paulo Henrique Delicoli, e com a psicóloga Hélida Luana. O evento aconteceu no Teatro Municipal Leão de Formosa. Os temas abordados pelo promotor Paulo Henrique Delicoli foram a respeito dos direitos que os autistas tem na sociedade entre outros temas. A psicóloga Hélida Luana já abordou a fundo como vive um autista, as leis que foram conquistadas, além de como eles se vivem quando estão na escola e outros locais fora do âmbito familiar.
Autor: Igor Nunes
Cemig firma parceria com Emater-MG para beneficiar consumidor rural
Fotos: Aislan Henrique/Eduardo Santoro
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG assinaram, na tarde desta terça-feira, no edifício-sede da Concessionária, um convênio para que a empresa de assistência técnica prepare laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais pela interrupção de energia elétrica. A parceria visa agilizar os pedidos de ressarcimento dos produtores pela via administrativa e evitar os processos judiciais.
Segundo termos do convênio, o produtor que tiver algum tipo de prejuízo por interrupção de energia deve procurar primeiramente a Cemig, que irá acionar a Emater-MG para que seja elaborado o laudo técnico. Atualmente, existem cerca de 400 ações judiciais em todo o Estado envolvendo pedidos de indenização por danos a produtores rurais decorrentes de falha no sistema elétrico.
Para o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel, a parceria com a Emater-MG vai permitir um avanço considerável no relacionamento da Companhia com os produtores rurais em todo o Estado. “A Cemig atende 96% do território do Estado e possui mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios, com mais de 670 mil clientes rurais. Tínhamos a necessidade de contratar uma empresa com a expertise da Emater-MG, que tem vasta experiência nessa área e presença nas cidades onde prestamos serviços”.
De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, o grande beneficiado com esse convênio será o produtor. “A Emater-MG vai funcionar como uma facilitadora para que os sinistros relatados pelos agricultores sejam comprovados por meio de laudo técnico. Por outro lado, esses documentos darão à Cemig a possibilidade legal de indenizar os produtores”, afirmou.
O contrato tem duração de cinco anos e é válido em todo o Estado. Pelo convênio, a Emater-MG fica responsável pela elaboração de laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais por falta de energia elétrica. Em alguns casos, os laudos ajudarão a dimensionar o valor do prejuízo.
Produtos patenses contarão com selo municipal de qualidade
A implantação do Serviço de Inspeção Municipal, criando o Selo de Qualidade de Patos de Minas, é uma questão de tempo, conforme ficou definido na Audiência Pública que tratou do assunto.
Fotos: Ascom Câmara
Realizada na tarde dessa terça-feira (1º de abril), no auditório Antenor Pedreira Caixeta do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, a Audiência Pública sobre a implantação em Patos de Minas do Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal. Trata-se de iniciativa conjunta do Legislativo Municipal e do Ministério Público Estadual, por meio da 5ª Promotoria do Meio Ambiente e de Proteção ao Consumidor, com a coordenação do Vereador Lindomar Francisco Tavares.
Produtores rurais, comerciantes, representantes de entidades, de órgãos públicos e da imprensa compareceram em grande número, deixando claro o interesse pelo tema.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, a Presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar; Prefeito Pedro Lucas Rodrigues; Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior (5ª Promotoria do Meio Ambiente e Proteção ao Consumidor); Vereador Lindomar Francisco Tavares (Coordenador da Audiência Pública); Rogério Luciano de Oliveira (Representante da Associação Mineira de Supermercados – Amis); Cilas Pacheco (Representante do Sindicato dos Produtores Rurais); Mariah Figueiredo (Diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e representante do Secretário Dirceu Deocleciano Pacheco) e Sebastião Geraldo da Silva – Barão da Feira Livre (representando os produtores rurais).
O Vereador Lindomar Francisco Tavares, abriu a reunião e explicou o objetivo da audiência pública. Em seguida, todos os demais integrantes da mesa fizeram da palavra. O prefeito Pedro Lucas Rodrigues, além de reconhecer a necessidade da criação de um selo de qualidade para os produtos do município, garantiu que é possível implantar o SIM com agilidade, sem deixar desguarnecidos os produtores e comerciantes, resolvendo em definitivo essa pendência de anos.
O Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, fez uma exposição bastante detalhada da legislação que regula o assunto. Além disso, enfatizou a importância da criação do serviço de inspeção em face da quantidade de produtos oriundos do município e exigência do mercado consumidor. Segundo a autoridade, havendo um serviço de qualidade, os produtores daqui poderão ampliar seus horizontes comerciais, auferindo maior renda e evitando problemas dado o rigor da fiscalização.
No final da audiência, os presentes puderam tirar últimas suas dúvidas por meio de perguntas, a maior parte envolvendo questões práticas, como os primeiros passos, orientações técnicas, custos de melhorias nas fazendas, aquisição de equipamentos, taxas e mais informações sobre as normas legais.
De acordo com o Vereador Lindomar Francisco Tavares, o balanço da audiência pública é positivo e realça alguns pontos a serem considerados, por exemplo: o pequeno produtor será o grande beneficiado com a certificação do SIM; não há como atrasar mais a implantação do serviço, pois se trata de exigência do mercado; o consumidor está protegido por leis cada vez mais rigorosas; o SIM é questão de saúde pública; o custo do SIM será repassado ao consumidor; a fiscalização é de responsabilidade da administração municipal e deve ser feita por pessoal capacitado e concursado; a necessidade de pensar também no selo de qualidade para produtos de origem vegetal.
O nível da discussão, com abertura democrática e todos – organizadores e participantes – comungando o mesmo objetivo, agradou ao Ministério Público e ao Legislativo de Patos de Minas. O próximo passo será a elaboração do Projeto de Lei de criação do Sistema de Inspeção Municipal para ser discutido e votado no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
PC de Presidente Olegário apreende drogas com jovens de Patos de Minas
Fotos: André Mendonça
Foram apreendidos trinta buchas de crack, uma bucha de maconha prensada, dois celulares, dinheiro e um veículo.
Dois jovens foram presos na tarde desta quarta-feira (02) suspeitos de tráfico de drogas no centro de Presidente Olegário. Agentes da Polícia Civil suspeitaram de dois jovens em um veículo gol prata rebaixado com placas de Patos de Minas.
Danilo Henrique da Rocha Santos, 19 anos e G.P.E de 17 anos, ambos de Patos de Minas foram abordados na Rua Santa Rita próximo ao Fórum, sendo encontrado nas parte íntimas do menor 30 pedras de crack e com Danilo uma bucha de maconha prensada.
A droga, dois aparelhos, dinheiro e o veículo foram apreendidos. Danilo Henrique da Rocha Santos foi recolhido ao Presídio de Presidente Olegário já o menor foi liberado.
Autor: Hamilton Amorim
Inscrições para concurso da Copasa terminam no dia 17/04/2014
Fotos: André Mendonça Fonte: Pci Concursos
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disponibilizou a segunda retificação do concurso público 015/2014, na qual informa que foram alterados os programas de provas da área de Engenharia Mecânica PR I; os conteúdos programáticos da área de Engenharia de Segurança do Trabalho PR I, Economia PR I e de Analista de Marketing I.
Antes disso, a Copasa divulgou a primeira retificação alterando alguns detalhes da formação exigida, no que se refere às áreas de formação dos cargos de Analista de Sistema de Gestão - SAP PR, Pedagogia PR, Engenharia de Segurança do Trabalho PR e Analista de Marketing PR.
Além disso, a jornada de trabalho da especialidade de Medicina (4h) UN passou de 40h para 20h semanais e não haverá necessidade de viagens. Por fim, houve mudança no programa de provas para Analista de Gestão SAP PR I e Engenheiro de Segurança do Trabalho PR I.
São disponibilizadas 116 vagas e cadastro reserva de diferentes níveis, para os seguintes cargos:
Nível Médio/ Técnico - Programador de Sistemas Informatizados I (1), Técnico em Eletricidade I, (1), Técnico em Mecânica I (1), Técnico em Projetos e Obras I (1), Técnico em Química I (1), Técnico em Eletrônica I (1), Técnico em Recursos Hídricos I (1), Técnico em Informática I (1), Técnico em Infraestrutura Computacional e Cabeamento Estruturado I (1), Técnico em Telecomunicação I (1), Auxiliar de Apoio Administrativo (3), Auxiliar de Serviços de Saneamento (22), Eletricista de Manutenção de Equipamentos (1), Leiturista (10), Operador de Serviços de Saneamento (30), Mecânico de Manutenção de Equipamentos (1), Motorista (1) e Operador de ETA / ETE (7).
Nível Superior - Administração PR (1), Advocacia PR (1), Analista de Desenvolvimento de Sistemas PR (1), Analista de Marketing PR (1), Analista de Produção de Informática PR (1), Analista de Segurança da Informação PR (1), Analista de Suporte de Informática PR (1), Analista de Sistema de Gestão SAP PR (1), Analista de Telecomunicação PR (1), Arquitetura PR (1), Biologia PR (1), Ciências Contábeis PR (1), Comunicador Social PR - habilitação em Jornalismo (1), Comunicador Social PR - habilitação em Relações Pública (1), Comunicador Social PR - habilitação em Publicidade e Propaganda (1), Economia PR (1), Engenharia Ambiental PR (1), Engenharia de Controle e Automação PR (1), Engenharia Civil PR (1), Engenharia de Segurança do Trabalho PR (1), Engenharia Elétrica PR (1), Engenharia Florestal PR (1), Engenharia Mecânica PR (1), Engenheiro de Projetos PR (1), Hidrogeologia PR (1), Hidrologia PR (1), Medicina do Trabalho UN (1), Psicologia PR (1), Pedagogia PR (1), Química PR (1) e Serviço Social PRI (1).
O contrato de trabalho é firmado em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os salários disponibilizados variam de R$ 944,21 a R$ 4.731,08 em jornadas de 40h semanais.
Para participar o interessado deve efetuar inscrição por meio do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, no período entre às 9h do dia 19 de março de 2014 até às 20h do dia 17 de abril de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para função de nível médio, de R$ 40,00 para médio técnico e de R$ 70,00 para superior.
As oportunidades são para atuar na região de Belo Horizonte e distritos de Estrada Real, Contagem, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Alto da Mantiqueira, Alto Jequitinhonha, Alto Pará, Alto Paranaíba, Alto Paraopeba, Alto Rio das Velhas, Alto Rio Grande, Alto Rio Pomba, Alto São Francisco, Baixo Jequitinhonha, Baixo Pardo, Baixo Rio Grande, Caratinga, Gorutuba, Médio Paranaíba, Médio Piracicaba, Médio Rio das Velhas, Médio Rio Grande, Médio Rio Pomba, Médio São Francisco, Mucuri, Paracatu, Rio Verde, Sudoeste Mineiro, Vale do Aço, Vale do Piranga, Vale do Sapucaí e Verde Grande.
Organizado pela empresa Gestão de Concursos, o certame será composto por prova objetiva sobre conteúdos constantes no edital, além de prova de redação para as especialidades de Advocacia e Comunicador Social, exame prático de capacitação física para Auxiliar de Serviços de Saneamento, Operador de Tratamento de Água e Esgoto, Operador de Serviços de Saneamento e Leiturista. No final também haverá avaliação médica.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de maio de 2014, em local e horário a serem definidos e divulgados com antecedência.
O concurso tem validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação e pode ser prorrogado uma vez e por igual período.
Para mais detalhes consulte o edital.
Jornalista: Iara Valiente
CDL lança campanhas promocionais com palestra motivacional
Fotos: Aislan Henrique
A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Patos de Minas realizou na noite desta terça-feira (01) o evento de lançamento das campanhas promocionais de 2014. Ao todo, cinco campanhas serão realizadas com os comerciantes de Patos de Minas, com objetivo de promover o comércio local. Após o lançamento, os presentes puderam conferir uma palestra motivacional.
A CDL Patos fará cinco campanhas promocionais durante o ano de 2014, sendo em comemoração ao Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal.
A novidade para este ano é que em todas as campanhas os vendedores do comércio lojista também serão premiados.
O lançamento também contou com uma palestra motivacional. O especialista em psicoligia pela USP – Universidade de São Paulo e consultor de RH – Recursos Humanos, vendas, conhecimento e carreiras, Maximiliano Coelho, realizou uma palestra bem divertida com o tema “Sonhar é bom, acordar para o mercado é melhor ainda!”.
Segundo o presidente da CDL – Patos, Eduardo Castanheira, o objetivo é atrair não só os patenses, mas também aqueles que residem nas cidades vizinhas e que tem costume de fazer as compras em Patos de Minas.
Autor: Igor Nunes
Homens passam atirando e acerta rapaz de 21 anos na porta de casa no bairro Alto Colina
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Igor Nunes/Patos Notícias
Um rapaz foi baleado no fim da manhã desta quarta-feira (02) na Rua dos Cedros, no Bairro Alto da Colina. A vítima foi levada para o Hospital Regional Antônio Dias – HRAD por terceiros.
Segundo o sargento Rogério da Polícia Militar, a vítima estava na porta de casa na Rua dos Cedros quando os suspeitos passaram num carro PEUGEOT/206 de cor prata e efetuaram diversos disparos.
A vítima de 21 anos, foi atingida por apenas um tiro, que acertou a cocha esquerda. Os suspeitos do crime ainda não foram encontrados. A Polícia Militar faz rastreamentos para localizar e prender os autores. O rapaz fez exames e já foi liberado.
Um senhor morreu e uma mulher ficou ferida em um acidente na BR-365 próximo do Posto da PRF
Fotos: Toninho Cury/Igor Nunes
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros registraram na manhã desta quarta-feira (02), um grave acidente na BR 365, KM 414 em Patos de Minas. Dois veículos de passeio se envolveram neste acidente e o saldo foi uma vitima fatal.
Lacerdino Salomão Pimenta de 68 anos morreu no local e a vítima de ferimentos foi Nivia Caixeta dos Santos de 34 anos.
A motorista do Fiat Punto de cor branca, Nivia Caixeta seguia na rodovia no sentido Patos de Minas/ Guimarânia e no referido KM acabou batendo de frente em uma GM Caminhoneta S10 de cor prata que seguia no sentido contrario.
O motorista da caminhonete Lacerdino Salomão Pimenta morreu ficou preso as ferragens e morreu no local, já a motorista do Fiat Punto Nivia Caixeta foi socorrida por uma unidade do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional com ferimentos. Uma unidade do SAMU também esteve no local dando apoio.
A pericia da Polícia Civil esteve no local e o perito Marcelo Piau juntamente com o Léo do IML realizaram os trabalhos técnicos. O corpo de Bombeiros teve que usar aparelhos desencarcerador para retirar o corpo das ferragens.
Motocicleta é recuperada no bairro Jardim Esperança em menos de 24 horas do furto
Fotos: Aislan Henrique
Uma guarnição da policia militar localizou uma motocicleta na manhã desta quarta-feira(02) no final da Rua Araças.
Segundo informações do Sargento Saturnino a guarnição passava pela Rua Dos Bálsamos no bairro Jardim Esperança quando notaram que havia algo no final da Rua Araças.
Quando eles foram verificar o que seria notaram que seria uma motocicleta Yamaha/YBR 125 prata que havia sido furtada na Rua Manoel Soares Silveira no bairro Novo Horizonte.
O proprietário disse que teria deixado a moto na porta da residência e por volta de 22 horas sentiu falta da motocicleta. Ele disse que ela estava trancada, porém ela foi levada. A motocicleta foi removida para o pátio do Detran.
Mulher furta dentro de banheiro de funcionários no Mini Hospital
Fotos: Aislan Henrique
Uma aproveitou o descuido de alguns funcionários do Mini Hospital para furtar dentro de um banheiro do funcionários. A mulher teria entrado no local e ficou dentro do Mini Hospital e em determinado momento teria ido até um dos banheiros das funcionárias e teria subtraído 4 reais de um armário e 27 reais de outro armário.
Ela saiu do local sem ninguém notar o furto. Quando as funcionárias estavam indo embora é que notaram o furto. A policia militar foi acionada, porém nenhuma funcionária quis fazer a ocorrência de furto.