Orthodontic

Venda de lâmpadas incandescentes de 60w está proibida a partir de hoje

Quarta 01/07/2015 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

A partir desta quarta-feira (1), as lâmpadas incandescentes com potência de 60W vão sair de circulação. Agora é proibido produzir, importar e vender este tipo de lâmpada no Brasil. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O motivo da retirada do produto do mercado é sua baixa eficiência energética, já que consome muita energia para iluminar pouco. O processo de funcionamento das chamadas lâmpadas quentes exige temperaturas elevadas para gerar luz. A maior parte desse calor é perdido para o ambiente. “Somente 5% da energia gasta é usada para iluminação. O resto é usado para aquecer a lâmpada. É muita energia para pouca luz”, esclarece o professor de engenharia elétrica, Luciano Duque.

Para Duque, o maior obstáculo para a troca por tecnologias mais eficientes, como as lâmpadas fluorescentes compactas ou as de LED, ainda é o preço. “É possível encontrar lâmpadas de LED a partir de 20 reais. “Se você comparar com uma incandescente de 4 reais, realmente a diferença é muito grande, mas a economia na conta de luz vale a pena”.

O engenheiro Marcos Borges afirma que a previsão do Inmetro é que, com a saída das lâmpadas de 60W do mercado, e o início da produção em larga escala de lâmpadas fluorescentes e de LED, a tendência é que os preços caiam. Nos últimos anos a população tem se conscientizado sobre a questão, por causa das desvantagens da outra. “Em 2010, 70% dos lares brasileiros eram iluminados por lâmpadas incandescentes. Hoje, esse número inverteu. Agora, somente 30% das residências usam as incandescentes.”

Segundo Borges, o fim do consumo de lâmpadas incandescentes nas casas brasileiras pode gerar uma economia de 4% de toda a energia elétrica usada para abastecer residências. A previsão do Inmetro é que, com a saída das lâmpadas de 60W do mercado, e o início da produção em larga escala de lâmpadas fluorescentes e de LED, a tendência é que os preços caiam.

Para as famílias que não têm condições de trocar todas as lâmpadas incandescentes de uma só vez, o professor Duque tem uma dica: trocar aos poucos, de acordo com o orçamento familiar, a começar pelo cômodo da casa que fica mais tempo aceso. “A cada lâmpada trocada, a família vai ver a economia na conta de luz”. A troca de uma lampada de 60W incandescente por uma de LED com luminosidade equivalente, ligada 4h por dia, vai economizar em média 36 reais por ano na conta da luz, informou.

O processo de retirada de lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro teve início em 2010. Desde então, as lâmpadas incandescentes de 100W, 150W e 200W já foram retiradas do mercado. Com a proibição das de 60W, ficam faltando apenas as de potência entre 25W e 40W, previstas para deixarem de ser comercializadas em 30 de junho de 2016.

Se comparada a tecnologias mais modernas, como as lâmpadas fluorescentes compactas e as de LED, o uso das incandescentes não se justifica, explica o professor de engenharia elétrica. Uma lâmpada incandescente de 60W, ligada 5h por dia, por 30 dias, consome em média 9kw/h. Uma fluorescente de 20w, que gera a mesma intensidade de luz, ligada pelo mesmo tempo, consome 3,6kw/h. Uma lampada de LED de 8W, também ligada por 5h por 30 dias, consome 1,2 KW/h.”, destaca.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) informa que a diferença de duração das lâmpadas é grande. Segundo o Procel, as incandescentes duram em média 1000 horas, as fluorescentes 6 mil horas e as de LED duram cerca de 25 mil horas.

Veja as bandas que vão participar da seletiva do Festival Marreco.

Quarta 01/07/2015 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Com intuito de estimular a criação autoral e a formação de novas bandas em Patos de Minas e região, vem aí mais uma Seletiva do Festival Marreco.


Acompanhe as bandas que estão concorrendo a 2 vagas para o Festival!


Ruga (Araxá) http://tnb.art.br/rede/ruga
Waryguana (Patos) http://tnb.art.br/rede/waryguana
Murder Worship (Patos) http://tnb.art.br/rede/murderworship
Radio Velho (João Pinheiro) http://tnb.art.br/rede/radiovelho
Tortisse (Patrocinio) http://tnb.art.br/rede/tortisseofficial
Lingbneto (Patos) http://tnb.art.br/rede/lingbneto


*E para fechar a noite show com a Banda "Radioactive" fazendo um Tributo do Kings of Leon!
--> O público também vota!


Evento: http://migre.me/ql2ru

Servidores municipais começam a cumprir nova jornada de trabalho

Quarta 01/07/2015 - Aislan Henrique
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Insatisfeitos, servidores públicos municipais estão trabalhando em novo horário. Conforme decreto publicado pelo poder Executivo Municipal, o centro Administrativo e as Secretarias Municipais funcionarão das 07h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00.

Na Secretaria Municipal de Infraestrutura o horário é diferenciado. De segunda a quinta-feira, das 07h00 as 11h00 e das 12h00 as 17h00 e na sexta-feira, das 07h00 as 11h00.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) o horário permanecerá inalterado, sendo das 6h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Este novo horário não atinge as educadoras infantis, prevalecendo a decisão judicial da 1ª Instância da Comarca de Patos de Minas, até nova decisão.

A decisão, no entanto, não agradou aos servidores municipais. Enquanto era candidato o prefeito Pedro Lucas tinha entre suas promessas de campanha a proposta de “regulamentar e manter a carga horária de seis horas dos servidores públicos municipais”.

O sindicato da Categoria, SINTRASP, promete não se calar diante do caso. O presidente do SINTRASP, Paulo Augusto Corrêa, afirmou que os servidores não estão satisfeitos com a decisão e, além disso, estão decepcionados com o Prefeito Pedro Lucas.

Os advogados representantes da categoria aguardam uma nova decisão da justiça que possa reverter o quadro.

Novo sistema libera centenas de policiais civis para investigação em Minas

Curso vai capacitar 600 servidores da Seds para que possam assumir atribuições que vinham sendo desempenhadas pela Polícia Civil

Quarta 01/07/2015 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Cerca de 600 servidores de unidades prisionais do Estado começaram um treinamento para fazer consultas a possíveis impedimentos para liberação de presos provisórios e também sobre concessão de benefícios judiciais, como saídas temporárias e progressão de regime. O curso tem duração de três meses e possibilitará aos servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social assumir atribuições que vinham sendo desempenhadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Já o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais fará as pesquisas para ratificar ou não alvarás de soltura.

Com a mudança, centenas de policiais civis poderão se dedicar a atividades finalísticas, como a investigação de crimes. Atualmente, a PCMG confere cerca de dez mil alvarás de soltura por mês, equivalentes a uma média de 450 consultas por dia útil.

Hoje, quando um preso tem prisão temporária fixada pela Justiça em 10 dias, por exemplo, cabe à Polícia Civil fazer uma consulta no seu sistema para verificar se não há nenhum impedimento para a sua liberação, como, um outro mandado de prisão.

Feita essa etapa, o documento com a liberação do preso é levado pelo oficial de Justiça à unidade prisional onde o preso está. Daqui para frente, funcionários do próprio presídio farão a pesquisa, liberando ou não o detento. 

O treinamento dos servidores começou nessa segunda-feira (29/6) com a participação de 24 funcionários das unidades prisionais da 4ª Região Integrada de Segurança Pública. Realizado em Belo Horizonte, o curso terá duração de 16 horas/aula, com capacidade para atender cerca de trinta pessoas, divididas em duas turmas.

Ao longo de noventa dias, servidores de todas as 149 unidades prisionais do estado participarão da capacitação e estarão aptos a realizar as consultas. Os servidores capacitados serão multiplicadores do conhecimento adquirido.

O diretor de Gestão da Informação Penitenciária da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Gleidson César Costa Tavares, observa que a inovação é um ganho muito grande para as unidades prisionais. “Esta vitória para o sistema agilizará o cumprimento da ordem de soltura e trará mais segurança na execução desta atividade, tendo em vista que a unidade trabalhará de forma integrada com a Polícia Civil por meio da comunicação entre os sistemas de informações das instituições”, disse.

Segundo Tavares, haverá simplificação do trabalho do oficial de justiça que agora irá diretamente à unidade prisional, levando, inclusive outros documentos emitidos pela Justiça de execução criminal. Para a sociedade, acrescenta o diretor, o ganho é duplo: atende-se melhor o preso e libera-se policiais civis dessa tarefa.

O diretor-geral da Penitenciária José Edson Cavalieri, de Juiz de Fora, Daniel Luís da Silva integra a primeira turma de treinamento. Ele comemora a nova medida, que atende ao Provimento 295/2015 da Corregedoria Geral de Justiça. “Observaremos uma maior agilidade na soltura dos presos. O procedimento de soltura, que antes podia demorar até 24 horas, poderá ser realizado em até dez minutos”, diz o diretor.

E não são somente os servidores da Seds que saúdam a novidade. A delegada responsável pelo Setor de Arquivo e Informação Policial da Polícia Civil, Tatiane Garcia, diz acreditar numa maior rapidez na consulta às restrições aos benefícios judiciais e prisões temporárias, principalmente no interior do estado. “Haverá agilidade na prestação do serviço. Além disso, se beneficiará o efetivo da Polícia Civil, que terá mais tempo para realizar outras tarefas da sua rotina de trabalho”, ponderou a delegada.

Pimentel sanciona lei do Piso Nacional e diz que qualidade da educação depende de valorizar professores

Quarta 01/07/2015 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, sancionou nesta terça-feira (30/6), durante evento na Assembleia Legislativa, lei que assegura o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os servidores da educação mineira. Pimentel classificou o ato, que contou com a presença das principais lideranças da educação do Estado, como a garantia para o início da construção de uma educação de qualidade.

“É uma vitória da nossa educação, e educação não tem dono, é do povo. Não existe educação de qualidade se os profissionais não são reconhecidos, não são bem remunerados, não são adequadamente estruturados para essa função. Estamos recuperando, aqui, uma dívida histórica dos governos anteriores para com esses profissionais e, portanto, uma dívida com a nossa juventude, uma dívida com o futuro de Minas Gerais”, afirmou.

A nova lei é fruto do acordo histórico assinado em maio entre o Estado e representantes dos trabalhadores da educação e garante o pagamento, até 2017, do Piso Nacional, além de uma série de outras vantagens para os trabalhadores, como o reajuste anual dos vencimentos, seguindo a atualização do Piso Nacional e o descongelamento das carreiras, com a consequente retomada das promoções.

Segundo o governador, a conquista obtida é um exemplo de uma mudança na forma de administrar Minas Gerais. “Isso não é mérito meu, nem dos secretários, nem dos deputados que estão nos ajudando aqui. É um mérito da sociedade mineira, que construiu esse momento. Nós demoramos muito para chegar e não vamos errar”, disse.

Pimentel ainda declarou que a cada “calúnia, acusação e situação maldosa” contra ele e o governo será respondida com trabalho. “Vamos responder com mais participação popular, com mais democracia, com mais diálogo e com mais resultados concretos”, finalizou.

Também durante a cerimônia foi promulgada a Emenda à Constituição nº 94, originária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/15, que garante o pagamento de vantagens, adicionais e gratificações aos servidores da educação.

Valorização

A coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores na Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, ressaltou que a conquista celebrada nesta terça-feira é uma luta de muitos anos, mas que só agora foi alcançada. “O dia de hoje é um começo, daqueles que não desistiram da luta pelo piso quando nos impuseram o subsídio. Hoje é um dia em que celebramos lutas importantes. Vamos celebrar hoje para continuar na luta amanhã”, ressaltou.

Ainda de acordo com a representante do Sind-UTE, um dos avanços obtidos diz respeito a abrangência de todas as oito carreiras da classe. “Nós, hoje, nos sentimos vencedores. Mas quero que todos saibam que nós vamos continuar na luta, pois temos muita coisa para recuperar na educação pública de Minas Gerais, para a nossa dignidade e para os nossos alunos”, afirmou.

O presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, cumprimentou o governador por estar cumprindo “rigorosamente” o que prometeu durante a campanha eleitoral: ouvir para governar. “Vamos vencer com trabalho”, assegurou.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou que esse é um momento importante para a recuperação da educação no Estado, que viverá, agora, em um novo ambiente. “Melhorar a qualidade, reduzir a evasão, melhorar a aprendizagem não se faz se nós não tivermos os profissionais remunerados com dignidade”, avaliou, lembrando, em seguida, que o próximo passo é o início do debate do plano estadual de educação.

Também participaram da solenidade o vice-governador Antônio Andrade, secretários de Estado, deputados estaduais, além de lideranças políticas e representantes de movimentos sociais e da educação mineira.

Nota de Falecimento/Obituário para Patos de Minas e região.

Terça 28/03/2017 - Thais Ketley
Feed do PatosAgora

FUNERÁRIA GRUPO SÃO PEDRO

 

Nome: Tereza Ramos Ribeiro

Data de Falecimento: 27/03/2017

Velório: VELÓRIO PRÍNCIPE DA PAZ (RUA OURO PRETO, 798 - BAIRRO VÁRZEA - PATOS DE MINAS - MG)

Sala: 2

Local do Sepultamento: CEMITÉRIO PARQUE DA ESPERANÇA EM PATOS DE MINAS - MG

Data do Sepultamento: 28/03/2017

Horário do Sepultamento: 10:00h

FALECEU COM 58 ANOS.

DEIXA AS FILHAS: CLEUZA, IVANILDE (IVANILDINHA) E ANDREIA, GENROS, NETOS, BISNETOS, IRMÃOS, SOBRINHOS E DEMAIS FAMILIARES.



FUNERÁRIA BOM PASTOR

 

Nome: Maria Conceição Da Silva
Data Falecimento: Cruz 27/03/2017
Velorio: Residência
Cidade: Joao Pinheiro
Local Sepultamento: João Pinheiro
Hora Sepultamento: 10:00
Data Sepultamento: 28/03/2017


Nome: Eliete Almeida Barbosa
Data Falecimento: Cruz 27/03/2017
Velorio: Residência
Cidade: Presidente Olegario
Local Sepultamento: Presidente Olegário
Hora Sepultamento: 12:00
Data Sepultamento: 28/03/2017


Nome: Otacílio Lopes Da Silva
Data Falecimento: Cruz 27/03/2017
Velorio: Bom Pastor
Sala: 3
Cidade: Patos De Minas
Logradouro: Av Paracatu
Numero: 578
Bairro: Rosário
Local Sepultamento: Jardim Parque Da Esperança
Data Sepultamento: 28/03/2017

Casa abandonada pega fogo no centro da cidade

As chamas atingiram todos os cômodos da residência.

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Fotos: Patos Agora
Feed do PatosAgora

Uma casa abandonada pegou fogo na Rua Major Jerônimo, no centro da cidade, na noite dessa terça-feira (30). A casa era usada por usuários de drogas e ainda não se sabe as causas do incêndio. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações do corpo de bombeiros, a construção possui uma estrutura antiga e o teto é de madeira, o que possibilitou que as chamas se propagassem rapidamente, atingindo todos os cômodos do imóvel. Dois caminhões do corpo de bombeiros foram ao local para realizar o combate às chamas.

No trabalho de combate ao fogo foram montadas duas linhas de atuação. No primeiro momento os militares realizaram o isolamento do fogo, para que o incêndio não atingisse os imóveis vizinhos e, extinguido o risco de propagação, os bombeiros se concentraram no confinamento, resfriamento e posteriormente o respaldo.

Ainda segundo os bombeiros foram observados trincas e rachaduras nas paredes do imóvel e o teto ameaça ceder. A defesa civil de Patos de Minas será acionada e se constatado que a estrutura está comprometida o imóvel deverá ser demolido.

Texto : André Amâncio
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Professora do UNIPAM participa de Conferência Internacional em São Paulo

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Fotos: Patos Agora
Feed do PatosAgora

Rejane Afonso Burgos, professora e responsável técnica pela Clínica do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participou de 24 a 27 de junho do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e da 37ª Conferência Anual da Associação Internacional de Psicologia Escolar, organizado pela Associação de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e Associação Internacional de Psicologia Escolar (ISPA).


O evento teve como objetivo discutir questões teóricas e práticas relativas à Psicologia Escolar e Educacional no Brasil e internacionalmente. Além de congregar profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais da área da Psicologia Escolar e Educacional, sensibilizar a sociedade sobre a importância da Psicologia na educação como forma de promover a saúde humana, enfrentando o fracasso escolar, as dificuldades vividas no processo de escolarização, contribuir para a formação de psicólogos escolares e de educadores, considerando as características regionais, nacionais e internacionais e, ainda, favorecer a melhoria dos serviços psicoeducacionais, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a professora Rejane Burgos, apresentou os trabalhos “A relação da escuta na sala de aula de um curso superior” e “Brincando na Clínica. Vai... vai... vai começar a brincadeira”. Para a professora, participar de um Congresso é ter a oportunidade de conhecer e apropriar de estudos, pesquisas e práticas que estão acontecendo, nesse caso, no país e no mundo. Além do mais é uma oportunidade diferenciada para se pensar na educação de qualidade no Ensino Superior e como o psicólogo escolar e educacional pode contribuir e atuar neste contexto.

Alunos de Psicologia realizam projeto com adolescentes

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Fotos: Patos Agora
Feed do PatosAgora

Alunos do 7º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram durante o primeiro semestre deste ano, práticas vivenciais e grupos de discussão com adolescentes da Escola Estadual “Dona Guiomar de Melo”. A atividade foi orientada pela professora Mariza Ferreira Leão, por meio da disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas e contou com a participação de aproximadamente 160 alunos da escola.

O objetivo da atividade foi favorecer um espaço de reflexão sobre a morte e as diversas formas pelas quais o adolescente entra em contato com elas. Encorajar a reflexão pessoal sobre a vida, promover o fortalecimento dos recursos internos facilitando a percepção de que é possível fazer escolhas e ter controle de suas vidas, adquirir compromisso e responsabilidade em relação à sua vida.

Segundo a professora Mariza Leão, os adolescentes sentem-se invulneráveis e raramente manifestam a noção de perspectiva da morte. As estatísticas brasileiras apontam índices alarmantes de mortes por causas externas (incluindo homicídios, acidentes e suicídios) entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. “É importante que os jovens conheçam e reflitam sobre essa realidade já que ele está imerso nela, mas não há espaço na escola, na família ou outros contextos para refletir e expressar seus sentimentos e crenças acerca da morte”, afirmou a professora.

Já a professora Joana D’arc dos Santos, coordenadora do curso de Psicologia, acredita que educar os adolescentes para lidar com a morte e permitir que vivenciem seu sofrimento, são aspectos fundamentais para o desenvolvimento emocional e mental deles. Ela acrescenta ainda que, oportunizar espaços como esse para a discussão e interlocução de conhecimento, favorece uma formação diferenciada aos alunos de Psicologia.

Alunos de Agronomia realizam plantio de horta medicinal

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Fotos: Patos Agora
Feed do PatosAgora

Alunos do 3º período do curso de Agronomia  do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram no dia 20 de junho, o plantio de uma horta medicinal na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, em Patos de Minas (MG).

Na oportunidade, os alunos realizaram o plantio das espécies alfazema, capim limão, canela, cravo-da-índia, erva cidreira, erva doce, louro, malva, noni e stévia. Além disso, foi criado um manual para cada espécie ressaltando o valor medicinal e a sua forma de utilização.

Vale ressaltar que as plantas poderão ser utilizadas para futuras pesquisas, tanto na área agronômica, como na área farmacêutica.