Orthodontic

MISTÉRIO: Pistola de bombeiro militar é devolvida no quartel com bilhete de desculpas e 25 reais

A pistola apareceu intacta dentro do armário de onde foi furtada.

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A devolução de uma pistola de um bombeiro militar que foi furtada dentro da sede da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros em Patos de Minas se tornou um mistério. A pistola foi encontrada na manhã desta quarta-feira (07) dentro do armário onde teria sido levada na semana anterior. O sumiço e depois reaparecimento do aparelho é investigado pela Polícia Civil.

Veja mais : Bombeiro militar tem pistola furtada dentro da sede da 3ª Companhia de BM

Segundo o delegado de Polícia Civil, Luís Mauro Sampaio, a pistola Taurus prateada de calibre 380 apareceu no armário de onde havia sido levada. A arma estava carregada com 13 munições, estava dentro de uma sacola e juntamente com um bilhete de desculpas. Além disso, o autor do furto ainda deixou a quantia de 25 reais, referente às duas munições que estavam faltando no pente da pistola.

O delegado explicou ainda que as investigações continuam para tentar localizar o autor do crime de furto. Luís Mauro informou ainda que o suspeito pode responder por furto simples ou qualificado, porém terá pena reduzida, já que devolveu o armamento. Além disso, o delegado também suspeita que o furto possa ser uma brincadeira de muito mau gosto. “Neste caso não haveria crime, mas para isso, a vítima e o autor devem entrar em consenso e ambos procurar a Polícia Civil”, explicou.

Luís Mauro ressaltou ainda que a divulgação do furto e a repercussão do caso na mídia podem ter sido o motivo que levou o autor a voltar atrás e devolver o armamento.

A perícia da Polícia Civil agora será fundamental para descobrir o autor do crime. O delegado explicou que os peritos vão colher as digitais na arma, na sacola e no bilhete e compará-las com algumas pessoas suspeitas. Todo o material foi recolhido pelo perito. A vítima do furto, um bombeiro militar, disse para os policiais que após o crime deixou o armário aberto para que o autor se arrependesse e devolvesse o armamento.

Nossa equipe entrou em contato com o comando da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros em Patos de Minas que preferiu não comentar sobre o assunto. O tenente Maia disse apenas que há uma investigação feita pelo comando da companhia para identificar o responsável. Ressaltamos que a atitude enaltece ainda mais a índole dos bombeiros militares de Patos de Minas que prestam trabalho exemplar de salvar vidas.

Autor: Igor Nunes

Ministério Público Federal realiza Audiência Pública para analisar situação da Comunidade Cigana

A Audiência teve por base o Inquérito Civil nº 1.22.000.000064/2015-22 que apura problemas envolvendo as comunidades ciganas.

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Fotos: 07/10/2015
Feed do PatosAgora

Numa iniciativa do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Município de Patos de Minas, realizou-se, no plenário da Câmara Municipal, cedido pela Presidência da Casa, na última sexta-feira (02/10), uma Audiência Pública para discutir a execução de políticas públicas voltadas às comunidades ciganas e também com vistas a estimular a desconstrução de preconceitos quanto aos ciganos.

Participaram da audiência o Procurador da República no Município de Patos de Minas, Sérgio de Almeida Cipriano; o Subprocurador da República, Luciano Mariz Maia; o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior; o Prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues; o Procurador-Geral do Município de Patos de Minas, Damião Borges da Silveira; o Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm; o Diretor Executivo da Pastoral dos Nômades, Padre Wallace do Carmo Zanon; o representante da Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas, Jéferson Vieira Lima; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudio Antônio Pacheco; o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas, Virgílio Ferreira Borges; o Presidente da Câmara de Vereadores de Patos de Minas, Francisco Carlos Frechiani; o representante da Comunidade Cigana, André Soares; a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar e os Vereadores João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) e Otaviano Marques de Amorim; o Presidente da Associação dos Quilombolas, José Antônio Ventura; o Capitão Sócrates, representando o Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Patos de Minas; o Coordenador do Curso de História do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Marcos Antônio Caixeta Rassi; a Defensora Pública de Patos Minas, Raquel Assunção Ivar do Sul, além de outros cidadãos.

Durante a reunião, foram apresentadas diversas exposições sobre o tema e assumidos compromissos que deverão facilitar a solução de conflitos. Houve a participação do público presente, sendo que fizeram uso da palavra o Procurador da República no Município de Patos de Minas, Sérgio de Almeida Cipriano, que presidiu a audiência; o Subprocurador da República, Luciano Mariz Maia; o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues; o Bispo Dom Cláudio Nori Sturm; o Vereador Francisco Carlos Frechiani; o Padre Wallace do Carmo Zanon; o Procurador Edmundo Antônio Dias Netto Júnior; o representante da comunidade cigana, André Soares; o representante dos Quilombolas, José Antônio Ventura; o Professor Jeferson Vieira Lima; o Secretário Municipal Cláudio Antônio Pacheco; o Capitão Sócrates; o Tenente Leandro Cambraia; o agente cultural Vane Pimentel; o Professor Marcos Antônio Caixeta Rassi; e a Defensora Pública Raquel Assunção Ivar do Sul.

Na sequência, acolhendo sugestão do MPF, o Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, elaborou o Projeto de Lei 4211/2015, instituindo o Dia Municipal dos Povos Ciganos, a ser comemorado anualmente no dia 24 de maio, com o desenvolvimento de atividades e campanhas de conscientização, sensibilização e informação sobre a cultura cigana, podendo haver debates, palestras e seminários, inclusive nas escolas.

Ao final, ficaram definidos como encaminhamentos a realização de visitas por parte do Ministério Público, em parceria com a Defensoria Pública, aos órgãos públicos de Patos de Minas com a finalidade de desenvolver uma pauta propositiva de acolhimento à comunidade cigana; e a realização de estudos e/ou de um seminário pela Secretaria Municipal de Educação para tratar do documento produzido pelo Ministério da Educação, lançado no dia 29 de maio, que traça diretrizes quanto à educação dos ciganos. A Audiência foi encerrada com a assinatura de um documento pelos representantes do Ministério Público Federal.

Veja a seguir, alguns trechos referentes aos pronunciamentos:

Procurador da República no Município de Patos de Minas, Sérgio de Almeida Cipriano: disse que manteve o inquérito para analisar que tipo de política pública estaria sendo desenvolvida para a comunidade cigana, e que um dos objetivos da audiência é demonstrar que os ciganos existem e que, embora tenham um modo particular de vida, eles também têm direitos e deveres.

Subprocurador da República, Luciano Mariz Maia: afirmou que está envolvido com a causa cigana há mais de 20 anos e que a sua vinda foi provocada pela atitude muito importante do Ministério Público de proteger as crianças. Falou das peculiaridades da comunidade cigana, pontuando que “não existe a história de criança abandonada, pois os ciganos cuidam uns dos outros, mas sim cigano abandonado”, citando o caso de um bebê retirado do convívio de sua mãe e entregue ao Poder Público, sob a alegação de que ela não teria condições de cuidar da criança.

Prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues: parabenizou ao Ministério Público pela iniciativa. Disse que há pouco tempo, Patos de Minas recebeu a comunidade cigana e que, logo em seguida, o Procurador Sérgio o contatou solicitando apoio aos migrantes. Informou que os ciganos ocuparam por, aproximadamente, dois meses uma praça pública. Concordou que há, de fato, uma resistência quanto aos ciganos, no entanto, acredita que essa resistência deve ser vencida, assim como também devem ser superados os preconceitos. Finalizou afirmando que o Poder Executivo Municipal, no âmbito de sua competência, está apto a empreender políticas públicas voltadas para os ciganos.

Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm: falou sobre a necessidade de mudança de postura para que haja a superação de preconceitos e resistências, especialmente no que se refere aos ciganos; disse que a primeira etapa deve ser uma atitude de acolhida e de respeito à própria cultura cigana e, por fim, informou que é descendente de uma família de imigrantes, fazendo votos de “que possamos globalizar a solidariedade  para que que sejamos uma sociedade mais acolhedora e mais aberta.”

Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Frechiani:  ressaltou o prazer de a Casa Legislativa de Patos de Minas ceder o plenário para a realização dessa importante audiência; cumprimentou o Ministério Público pela nobre iniciativa; concordou que há culturalmente preconceito com relação aos ciganos; colocou a Câmara Municipal à disposição para colaborar no que for necessário;  e concluiu proferindo os seguintes dizeres: “É uma obrigação nossa, como integrantes do Poder Público e como cidadãos, garantir os direitos dos ciganos”.

Diretor Executivo da Pastoral dos Nômades, Padre Wallace do Carmo Zanon: disse que a função da Pastoral dos Nômades é ser presença de Igreja na vida dos ciganos; que o cigano é um cidadão brasileiro como qualquer outro e que não acolher as pessoas é um pecado social. Citou a fala de Nelson Mandela de que “ninguém nasce preconceituoso, as pessoas aprendem a ser preconceituosas”, como forma de demonstrar que a sociedade precisa e tem condições de vencer o preconceito; lembrou que o destino final de todas as pessoas é a morte e que aquilo que realmente permanece é o bem que se faz para o outro, por isso “não podemos deixar de acolher as pessoas pelo receio do que a sociedade irá dizer, ou agimos como cristão, ou nos tornamos cristãos medíocres”, finalizou.

Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior: falou sobre a cidade mítica da obra Cem Anos de Solidão, do autor Gabriel Garcia Marquez, e que hoje, em pleno século XXI, ainda há acepção, em dicionários, de que os ciganos são pessoas desonestas, que enganam outras, cujo “preconceito acaba gerando consequências, como a dor no coração daqueles que são vítimas dele”; citou trechos da Constituição Federal e a existência de um Decreto Federal, o qual define o dia 24 de maio como Dia Nacional do Cigano; lembrou a história do surgimento da cidade de Patos de Minas, demonstrando que o Município tem uma responsabilidade social sobre os quilombolas e ciganos; explicou que, embora haja a concepção de que sejam nômades, os ciganos necessitam de territórios, tendo em vista que as maiorias deles já se sedentarizaram, pois, sem a sua dimensão territorial, eles não conseguem ter os direitos protegidos; informou que o Ministério da Educação - MEC lançou este ano, no dia 29 de maio, um documento traçando diretrizes quanto à educação dos ciganos e que há a estimativa de que existem no país um contingente de 800 mil ciganos, sendo que Minas Gerais está em primeiro lugar com relação aos municípios em que há acampamentos de comunidades ciganas; disse que a política pública que existe com relação ao cigano é a política de mantê-lo em movimento e que ainda há um enorme caminho a percorrer para se vencer o preconceito: “não é preciso ter pressa, mas não podemos perder tempo”. Finalmente, conclamou o Município de Patos de Minas “a começar uma longa caminhada para acolher esse grupo formador da nossa cidade”.

Representante da comunidade cigana, André Soares: iniciou sua fala dizendo: “no nosso grupo, um cuida do outro, por isso luto em nome de todos os ciganos. Infelizmente, não encontramos apoio na Prefeitura, pois procurei o Prefeito inúmeras vezes e não consegui sequer falar com ele”. Disse que, lamentavelmente, a maioria da sociedade pensa, de forma equivocada, que os ciganos são desonestos; e afirmou que eles não buscam luxos, mas somente o essencial para a sua sobrevivência, como teto, água e energia elétrica; que espera que após essa audiência pública as portas sejam abertas para eles, não somente como ciganos, mas como serem humanos; e que se sentiram humilhados aqui em Patos de Minas, não sendo, pois, bem recebidos, por isso saíram daqui.

Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), José Antônio Ventura: ressaltou que as políticas públicas não seriam necessárias se cada um olhasse para próximo como seu irmão e que os quilombolas estão procurando resgatar os direitos dos cidadãos, pois “onde há um quilombola, os negros e ciganos são acolhidos”.

Representante da Secretaria Municipal de Educação - Semed, Jeferson Vieira Lima: afirmou que a educação tem um papel muito importante para a superação dos preconceitos, sendo necessário, para tanto, vontade política; que algo que dificulta muito é o pouco conhecimento da maioria das pessoas sobre a cultura cigana; e que é um desafio para educadores oferecer uma escola que respeite a pluralidade cultural. Pediu desculpas ao André Soares por fazer parte da sociedade que excluiu a comunidade cigana; fez convite à comunidade cigana que compartilhe a sua riqueza com a Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas; e, por fim, manifestou o compromisso de, a partir de hoje, incluir a discussão referente à cultura cigana nos cursos de formação continuada da Semed.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudio Antônio Pacheco: também fez um pedido de perdão ao André pelo comportamento dos patenses com relação aos ciganos; reconheceu a falta de entendimento de grande parte das pessoas sobre a cultura cigana; disse que o Município fez o levantamento do número de pessoas ciganas existentes em Patos de Minas; e falou da importância da audiência como o início da construção de uma política pública voltada para a comunidade cigana.

Capitão Sócrates, representando o Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Patos de Minas: disse que a Polícia Militar busca melhorar a prática profissional no dia a dia, sendo que, em todo o curso de formação da Polícia Militar de Minas Gerais, é enfatizada a necessidade de se respeitar o direito de todas as pessoas, como seres humanos; que essa audiência constitui uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco mais sobre a comunidade cigana, para garantir, cada vez mais, o direito de todas as comunidades envolvidas.

Representante da Polícia Ambiental, Tenente Leandro Cambraia: disse que iria falar não como Polícia Militar, mas como cidadão, e que, em consonância com a fala do Senhor Ventura, é preciso que cada um faça a sua parte e que gostaria que fosse sensibilizada a maior parte da população para se buscar soluções para a comunidade cigana.

Ex-Diretor de Patrimônio Cultural, Vane Pimentel: disse que, quando esteve na Prefeitura, não teve muito apoio com relação ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), do qual foi um dos criadores; e que sempre buscou fazer um trabalho de defesa de todas as culturas, momento em que pediu desculpas ao André pelo tratamento dado pela comunidade branca à comunidade cigana.

Coordenador do Curso de História do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Marcos Antônio Caixeta Rassi: lembrou-se da passagem do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que, antes de falecer, fugiu do hospital para concluir a sua obra “O povo brasileiro”, a qual trata das  matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural da população brasileira. Disse que é longa a distância a ser percorrida para se reconhecer o outro; chamou a atenção para o fato de como a escola vê a comunidade cigana e as minorias; e, ao concluir, felicitou o Ministério Público pela iniciativa.

Defensora Pública de Patos Minas, Raquel Assunção Ivar do Sul: colocou-se como parceira dentro das possibilidades da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Piscicultores de Presidente Olegário participam do curso de Beneficiamento de Peixes

Piscicultores de Presidente Olegário solicitaram o curso de Criador de Peixes/ Beneficiamento, oferecido pelo SENAR MINAS em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Fotos: 07/10/2015 Fonte: Bárbara Gonçalves Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Feed do PatosAgora

Segundo a mobilizadora Iolanda Araújo, os criadores receberam a capacitação do Senar quando fizeram o curso com conteúdo focado na criação do peixe, e agora, foram em busca do aprendizado de técnicas de aproveitamento e preparo do pescado para comercialização dos peixes. Eles também aprenderam a transformá-los em outros produtos como: hambúrguer, quibe e almondega.

O treinamento foi realizado na cozinha comunitária e teve duração de 24 horas. “Foi um dos melhores cursos que tive oportunidade de participar”, contou Arlindo André dos Santos, um dos dez participantes.

Adão Marcos está criando os peixes no sistema de tanque escavado na Fazenda São João, que fica 20 km de Presidente Olegário. O principal intuito dele é aprender a tirar os filés dos peixes, que pretende vender separadamente para aumentar a renda. “Saí satisfeito e com uma bagagem importante”, completou ele.

O gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho destacou que “o conhecimento traz transformações significativas, o fato dos produtores procurarem o SENAR MINAS e terem recebido dois cursos diferentes que afetam o mesmo negócio, os colocam numa posição de vantagem em relação à concorrência. Nossa intensão vai além, ainda podemos oferecer a eles cursos na área de administração, proteção de nascentes, organização comunitária, dentre outros que contribuirão ainda mais com a geração de renda destes produtores”.

Projeto Arte em Cena chega a Patos de Minas

Iniciativa do SESI percorrerá, até dezembro, 10 cidades mineiras levando teatro e dança aos industriários; a programação é gratuita

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Fotos: 07/10/2015
Feed do PatosAgora

Depois de estrear com sucesso em Montes Claros, o projeto Arte em Cena segue em direção a Patos de Minas. O Teatro Municipal Leão de Formosa (Avenida Getúlio Vargas, 78) será palco das duas apresentações gratuitas do evento, nos dias 13 e 14 de outubro, às 20 horas.

No primeiro dia (terça-feira), os industriários terão oportunidade de conferir o espetáculo “A Hora do Brasil – Uma Chanchada Nacional”, um monólogo encenado pelo ator Ederson Miranda, que conta a história do Brasil, desde 1500 até hoje, a partir de sete personagens típicos. “A Hora do Brasil” já rendeu a Ederson Miranda duas indicações no II Prêmio Copasa/Sinparc 2015, sendo melhor ator e melhor figurino. No segundo dia (quarta-feira) será a vez da apresentação de dança “Pequenos atos de rua”, do Grupo 1º Ato. (Veja abaixo as sinopses das peças e a ficha técnica).

Com o objetivo de diversificar e ampliar o alcance da cultura nos principais polos industriais do Estado, o “Arte em Cena” percorrerá 10 cidades mineiras até dezembro deste ano, são elas: Araguari, Barbacena, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Montes Claros (já contemplada), Patos de Minas, Timóteo e Uberaba.

Discutindo a temática “Encontros”, o projeto celebra a união que o teatro e a dança proporcionam ao colocar em contato artistas e espectadores ao vivo. Os dois espetáculos convidados para o “Arte em Cena”, segundo o SESI, cumprem excelência em qualidade artística, acessibilidade e recepção, e trazem ao público um encontro com aspectos do nosso cotidiano.

O Sistema FIEMG, por meio do SESI, tem atuado como agente transformador, criando e promovendo programas que investem no aumento da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e de seus familiares. As ações realizadas pelas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Responsabilidade Social Empresarial garantem uma estrutura que oferece suporte para o crescimento da produção industrial com responsabilidade, segurança e competitividade.

O SESI Cultura desenvolve ações e projetos nos segmentos das artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, dança e música que contribuem para a formação do industriário e seus dependentes. Com este trabalho regular, reafirma o compromisso em contribuir para que o seu público alvo seja mais motivado, criativo e dinâmico no processo de inovação e desenvolvimento dos negócios da indústria.

O “Arte em Cena” é apresentado pelo Governo de Minas com realização do SESI/FIEMG. O projeto conta com o patrocínio da Souza Cruz, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio das Regionais FIEMG.



Saiba mais sobre os espetáculos

Grupo 1º Ato | Espetáculo “Pequenos atos de rua” (Classificação 16 anos)
Inspirada em contos e no realismo fantástico, a cena cotidiana é matéria-prima para quadros que se movem e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades. Os oito bailarinos envolvidos na criação e no desenvolvimento do trabalho buscam aproximar o público na identificação e na transcendência dos movimentos.

Ficha Técnica:
Concepção, Encenação e Direção Coreográfica: Suely Machado
Estudos coreográficos e Elenco: Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcela Rosa, Marcella Gozzi, Pablo Ramon, Vanessa Liga
Figurinos: Pablo Ramon
Produção: Regina Moura
Trilha sonora: Pesquisa do Grupo de Dança Primeiro Ato
Duração: 40 minutos.

“A hora do Brasil: Uma chanchada nacional” (Classificação 16 anos)
Uma comédia sobre a história do Brasil encenada pelo ator Ederson Miranda. Em apenas uma hora, sete personagens típicos do nosso cotidiano recontam de forma hilariante e inédita a trajetória da nossa gente. Nessa aventura cômica, a história não é contada por seus 'ícones históricos' como temos costume de ver nos livros oficiais e sim por seus verdadeiros protagonistas: o povo. Inspirado nas tradições da comédia popular, o espetáculo nos mostra com muito humor a formação do povo brasileiro.

Ficha Técnica:
Atuação: Ederson Miranda
Direção e Dramaturgia: Ederson Miranda e Felipe de Moraes
Figurino: Daniel Ducato
Iluminação: Daniel Hazan
Diretor de Produção: Marcelo Carrusca
Produção: Lima Produções Culturais
Duração: 70 minutos

Outubro Rosa mobiliza público feminino contra o câncer de mama em Patos de Minas

Mulheres poderão realizar mamografias em todo mês de outubro no Centro Viva Vida; outras ações desenvolvidas em parceria com o poder público acontecem em Patos de Minas

Quarta 07/10/2015 - Aislan Henrique
Fotos: 07/10/2015 Fonte: ASCOM Prefeitura Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas está no clima do Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama. A iluminação especial na fachada da cidade administrativa chama a atenção de quem passa pelo local à noite. O tom rosa cor marcante da campanha mudou a visual do prédio.

O Município e a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Centro Viva Vida, em parceria com o Senac e a Asapac (Associação de Apoio à Pessoa com Câncer), realizarão de 5 a 29 de outubro, mamografias a todas mulheres entre 50 a 69 anos de idade que queiram fazer o exame. Lembrando que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença.

Além disso, será oferecido no dia 19 de outubro, às 15h, um café da tarde para as mulheres dessa faixa etária (50 a 69 anos), que forem ao Centro Viva Vida para realizarem suas mamografias; elas ainda poderão esclarecer suas dúvidas sobre o câncer de mama num bate papo com o mastologista Dr. Flávio Rocha Gil. E também, participar do sorteio de brindes, como massagens, escova, corte de cabelo, etc.

As mulheres interessadas em realizar as mamografias devem ligar no (34) 3822-9808 e agendar o horário. O Centro Viva Vida fica localizado na rua Doutor Noé Ferreira, 121, bairro Bela Vista.

A carreta do MedSesc também está realizando exames gratuitos de mamografia até o dia 30 deste mês. O caminhão itinerante está localizado no Espaço do Produtor Rural, no bairro Lagoa Grande, ao lado do terminal rodoviário de Patos de Minas. Mais informações pelo (34) 3821-3994.

A previsão é de realizar 620 procedimentos, entre exames de ultrassom ginecológico, abdominal, mamário, vias urinárias e mamografia. O atendimento será direcionado aos pacientes selecionados e encaminhados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde. O acolhimento será realizado entre os dias 29/9 e 6/10, no Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas (SindComércio), na Rua Dores do Indaiá, 17, 4° Andar, Centro.

A ação, em parceria com o Sindicato do Comércio de Patos de Minas e a Prefeitura Municipal, visa desenvolver atividades de educação em saúde, com orientações voltadas à saúde da mulher, oficinas educativas sobre DST/Aids, planejamento familiar, higiene pessoal para idosas, além de teatro para crianças. A programação será realizada no SindComércio e na Casa das Meninas, instituição de apoio a crianças, adolescentes e idosas afastadas das famílias por medidas protetivas.

Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Ela acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Motorista se descuida e acaba provocando acidente na Rua Potiguares

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Fotos: Jhonathan Jhaimy Via Whatsapp
Feed do PatosAgora

Um motorista de 45 anos acabou provocando uma colisão de trânsito na última segunda-feira (05), na Rua Potiguares, após se descuidar e não perceber a aproximação de um motociclista, que acabou atingindo o veículo e sofrendo ferimentos.

Segundo informações, o condutor do veículo GM/Marajó relatou que seguia pela Rua Potiguares, sentido Bairro Caramuru/Alvorada 2. Na parada obrigatória existente no cruzamento com a Rua Caiçaras, parou seu veículo, em seguida iniciou deslocamento, porém, devido a outro carro que circulava pelo local, não observou o deslocamento do motociclista e acabou provocando o acidente.

Com o impacto, o motociclista de 35 anos caiu ao solo e sofreu diversas escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido por uma ambulância do SAMU ao Hospital Regional Antônio Dias.

Texto : André Corrêa

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Caminhão para na faixa de pedestres, motociclista se assusta e acaba colidindo na traseira

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Fotos: Elias e Igor Nunes
Feed do PatosAgora

Um motociclista de 27 anos ficou ferido após se chocar na traseira de um caminhão que parou na faixa de pedestres na Avenida Paracatu, na última segunda-feira (07). O motociclista foi socorrido por uma unidade do Samu ao HRAD e queixava-se de fortes dores na perna esquerda, clavícula e apresentava um hematoma na face.

Segundo informações, o caminhão seguia pela Av. Paracatu e, ao parar na faixa de pedestres existe no cruzamento com a Av. Araguaia, foi chocado na traseira pela motocicleta que seguia logo atrás. Com o impacto da batida, o motociclista caiu ao solo e a motocicleta continuou o trajeto, só parando ao bater em uma árvore. Segundo o motociclista, ele se assustou quando o caminhão parou, não conseguindo evitar a colisão.

Texto : André Amâncio
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Carmo do Paranaíba: PM recebe denúncia anônima, prende jovem e apreende um menor acusados de tráfico

Quarta 07/10/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar de Carmo do Paranaíba apreendeu um adolescente de 13 anos e prendeu dois jovens, de 18 e 21 anos, acusados de tráfico de drogas, por volta das 18h da última terça-feira (08). Os militares apreenderam também várias pedras de crack.

Segundo informações da polícia militar, após receberem denúncia anônima relatando que dois garotos estariam comercializando drogas nos bairros Santa Cruz e Paranaíba, intensos rastreamentos foram feitos e os jovens foram localizados. Ao receber ordem de parada, os suspeitos evadiram em direções opostas. Ao serem alcançados, os policiais localizaram com um dos autores várias pedras de crack.

Em conversa com os militares, o menor de idade acabou confessando quem seria o traficante que fornece drogas pra ele, que também acabou preso.

Texto : André Amâncio

Ouça o áudio com o Sargento Bruno da Policia Militar de Carmo do Paranaíba.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Peixe de 30 Kg é retirado da Lagoa Grande durante a despesca

Quarta 07/10/2015 - Aislan Henrique
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Os peixes da Lagoa Grande são retirados do local para que as obras de desassoreamento sejam executadas. A diretoria municipal de Meio Ambiente concluiu o serviço de despesca e agora faz um levantamento com as espécies encontradas.

No entanto, o trabalho revelou uma surpresa: uma Pacu-caranha, de 32 quilos, foi capturada. O peixe foi levado para o UNIPAM e será objeto de estudo. A espécie é encontrada, comumente, no norte do país e seu peso chega, no máximo, a 25 quilos. 

Todos os peixes da Lagoa Grande forma catalogados. Na próxima quinta-feira, uma nova reunião da diretoria municipal de meio ambiente definirá o destino nas espécies encontradas.

Os peixes foram retirados pelos pescadores da Colônia de Pescadores.

Parte do site da matéria feita pela Prefeitura.

Na primeira etapa, foram retiradas várias espécies para análise, com intuito de viabilizar a soltura dos peixes e o consumo humano; através do resultado, viu-se a possibilidade de liberá-los na natureza. Na segunda fase foi feito um inventário da Lagoa, que é condicionante para depois solicitar a licença para despesca final. E agora, mais espécies estão sendo retiradas.

De acordo com a bióloga Eni Amaral, um estudo com uma amostra das espécies presentes na Lagoa será apresentado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o propósito de conseguir a licença. O objetivo é salvar os peixes nativos para reintroduzi-los no rio Paranaíba e destinar os exóticos para pesquisa no Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam.

Um exemplar de cada espécie será depositado em caráter permanente no laboratório de Zoologia do Unipam, que servirá de material testemunho, deixando registrada a existência delas naquele ambiente.

Uma vez que é crime ambiental soltar as exóticas em curso d’água natural, e a Vigilância Sanitária não autoriza o consumo, elas serão eutanasiadas de forma correta e encaminhadas para pesquisa e aulas práticas.

Assim que forem retiradas da Lagoa, as espécies serão colocadas em tanques com água do próprio lago, para evitar o choque térmico sendo transportadas até o laboratório onde será dissolvido um anestésico na água, provocando um estado de dormência e após este período os peixes receberão um choque térmico com água a uma temperatura de 3 graus negativos.

De acordo Ana Maria Rodrigues, funcionária do laboratório do Unipam, finalizado tal procedimento elas morrerão e será feita uma impregnação com formol naquelas que serão conservadas. “As excedentes serão destinadas para aulas práticas dos cursos de biologia”, explicou.

Já as espécies nativas da bacia do Rio Paranaíba serão devolvidas ao ambiente natural. Um monitoramento continuará sendo feito na Lagoa e se houver a necessidade de retirar toda água para as obras, todos os peixes serão capturados.

Para isso será observada diariamente a evaporação de água e a diminuição do oxigênio.

PM encaminha dois para delegacia, apreende drogas e localiza estufa artesanal no bairro Nova Floresta

Quarta 07/10/2015 - Aislan Henrique
Fotos: Toninho Cury || Clube Noticia Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Dois indivíduos foram presos, na noite de terça-feira, com tabletes e vasos de maconha, cultivados em estufa, no Bairro Nova Floresta.

A equipe do GEPMOR estava em patrulhamento pelo Bairro Nova Floresta. Ao passar pela Rua Silvério Marques da Silva, os militares encontraram três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceber a presença policial, dois deles tentaram fugir dispensando algo na rua.

A dupla foi abordada; no chão, os militares encontraram um saco plástico com dois tabletes e uma bucha de maconha. No momento da abordagem, Willian da Silva Nunes, de 23 anos, ficou um pouco nervoso, enquanto o amigo Wellington Gaspar Silva de Oliveira Junior, de 18 anos, assumiu ser o dono da droga.

Desconfiados da atitude de Willian, a equipe resolveu ir a casa onde ele reside. Com autorização da esposa, os militares entraram e, no corredor, foram encontrados quatros vasos de maconha sendo cultivados em uma estufa artesanal.

Diante dos fatos, a dupla foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil e os materiais apreendidos.

Fonte:Clube Notícia

Fotos:Toninho Cury

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net