Orthodontic

Travesti é preso por suspeita de tráfico de drogas no bairro Novo Horizonte

Quinta 19/11/2015 - Aislan Henrique
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Durante patrulhamento realizado pelo bairro Novo Horizonte, a Polícia Militar conduziu para a delegacia de Polícia Civil, o transexual Johnatan Guilherme Borges (Claudia) acusado de tráfico de drogas.

Conforme consta no boletim de ocorrências, Claudia foi abordada na Avenida Fátima Porto e com ela foram encontrados 75 reais em dinheiro, quatro papelotes de cocaína e um cigarro de maconha.


Os policiais passavam pelo local e visualizaram um grupo de pessoa em volta de uma motociclista. Eles se aproximaram e solicitaram a identificação dos indivíduos.

A proprietária da motocicleta apresentou documentação do veículo, passou por busca, mas com ela nada foi encontrado – foi liberada em seguida. Quando os militares verificaram a bolsa de Claudia, foram encontrados os materiais ilícitos. Diante dos fatos, Claudia foi levada para a delegacia.

Dois homens são presos com arma, munições e drogas na Rua Duque de Caxias

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar realizou a prisão de dois homens na tarde desta quarta-feira (18) na Rua Duque de Caxias, no Bairro Brasil. Na casa dos suspeitos, os militares apreenderam um revolver com numeração raspada, munições de diversos calibres, três balanças de precisão, droga, rádio na frequência da polícia e dinheiro.

Segundo o tenente Saraiva da Polícia Militar, devido quantidade de crimes violentos que tem ocorrido em Patos de Minas, os militares começaram a fazer levantamentos a fim de localizar os possíveis autores destes crimes. Os policiais conseguiram informações que o suspeito Gelcimar  Nunes Ramos, de 30 anos, estaria envolvidos nos crimes de assaltos a mão armada, utilizando uma motocicleta YAMAHA/Fazer de cor preta.

Através das informações, os policiais montaram uma operação e foram até uma residência na Rua Duque de Caxias. Ao fazer o cerco da residência, os militares encontraram Gelcimar escondido dentro do banheiro. Outro morador da residência, Wallisson Dias da Silva, de 22 anos, percebeu a presença da polícia e tentou evadir pulando os muros. Ele foi alcançado e preso.

Os militares encontraram duas balanças pequenas de precisão, uma meia com diversas munições de arma de fogo no quarto de Gelcimar. Ao todo, são 13 munições intactas e uma deflagrada de calibre .45 (uso restrito às forças armadas), duas munições intactas e uma deflagrada de calibre .22, dez munições intactas e uma deflagrada de calibre .38 e cinco munições intactas de calibre .32.

Os policiais encontraram no quarto de Wallisson um revolver calibre .38 com numeração raspada que estava escondido dentro do guarda-roupas, enrolado em um pano. Os militares ainda localizaram na casa quatro tabletes de maconha, uma balança grande de precisão e um rádio amador sintonizado na frequência da Polícia Militar. A equipe da ROCCA esteve no local dando apoio.

Wallisson tem passagens no Estado de Goiás e disse que mora em Patos de Minas há três anos. Já o Gelcimar mora em Patos de Minas há cinco meses e é foragido na justiça pelo crime de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Crime este cometido na cidade de Coração de Jesus, na região Norte de Minas Gerais, próxima a Montes Claros (MG).

Autor : Igor Nunes

Envolvidos na operação “Impacto Digital lll” depõem em audiência

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Aconteceu nesta no salão de júri do Fórum Olimpio Borges, audiência de instrução e julgamento dos envolvidos na operação impacto digital lll.

O delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Luiz Mauro Sampaio, disse que essa operação estava relacionada a um grupo de pessoas que estava atuando no bairro Nossa Senhora Aparecida. Todos os envolvidos foram indiciados por diversos crimes, principalmente pelo delito de organização criminosa.

Vinte pessoas foram indiciadas na operação, alguns estão presos no presídio Sebastião Satiro e outros respondem ao processo em liberdade. Todos foram denunciados pelo Ministério Público e serão julgados.

Autor :  Toninho Cury

Mãe aciona polícia após flagrar filho com droga

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde desta quarta-feira, uma mãe registrou um boletim de ocorrências contra o próprio filho. Ela flagrou o garoto com canos (usados para consumo de entorpecentes) e uma porção de cocaína. O fato foi registrado no Bairro Gramado.

Na delegacia, ela relatou que desconfiava das atitudes do filho de 15 anos. A mãe relatou para polícia que há meses o garoto emagreceu muito, chegava tarde da noite e andava com pessoas estranhas.

Nesta semana, três canos usados para consumo de droga foram encontrados por ela. Hoje, ao ver o filho chegar pelos fundos da casa resolver averiguar. Para surpresa, ela acabou achando uma porção de cocaína escondida na garagem.

A mãe, decepcionada com a atitude do filho, não pensou duas vezes: acionou a polícia militar. Uma guarnição compareceu ao local e realizou a apreensão da droga. O menor foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil.

Autor : Toninho Cury

Pesquisa sobre política de cotas da UFU é premiada pela FGV

Estudo desenvolvido por professor do campus Patos de Minas comparou desempenho dos alunos cotistas e não cotistas

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Fonte: www.comunica.ufu.br
Feed do PatosAgora

Na última sexta-feira, 13/11, a Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) promoveu o Dia da Pesquisa. Docente lotado no campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Peterson Gandolfi foi premiado neste evento como autor do melhor projeto na categoria “Conexão Local”, cujo foco são iniciativas que levam estudantes de graduação da FGV a ambientes socioeconômicos e culturais distintos dos seus usuais. A pesquisa, intitulada “Implementação da Política de Cotas na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas”, foi desenvolvida pelo professor Peterson em conjunto com dois estudantes de graduação da Escola de Administração Pública da instituição paulista, Luca Cohen e Marina Exner, e um estudante de doutorado, Paulo Paganini.

Durante o último mês de julho, a UFU, por meio da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) e do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), recebeu três grupos de acadêmicos da FGV para realizarem suas pesquisas de campo. Para tal, eles vivenciaram experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento econômico local, com foco nas áreas de políticas públicas, combate à pobreza e promoção da cidadania.

Além do levantamento sobre a política de implementação das cotas no campus Patos de Minas, também houve trabalhos nos campi de Ituiutaba – junto à Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (APAC) – e de Uberlândia – com foco nos movimentos de Luta pela Terra. Este último estudo analisou e discutiu os movimentos sociais organizados em torno da luta pela terra na região do triângulo mineiro, apontando os desafios encontrados nas etapas de produção e comercialização de suas mercadorias. O trabalho, assinado pelos estudantes Beatriz Negri e Felipe Ferro (graduandos de Administração Pública) e Renata Cherém (doutoranda) – e que teve o apoio e a orientação da professora da Fagen e diretora do Cieps Cristiane Betanho – foi mais um dos premiados no Dia da Pesquisa, recebendo uma menção honrosa.

Resultados

De acordo com o professor Peterson, o estudo realizado em Patos de Minas não manteve a proposta original. Em um primeiro momento, a intenção era constatar se havia diferença no desempenho dos alunos cotistas e não cotistas. “Através de uma análise estatística das notas dos alunos, a partir do primeiro semestre de 2013, notou-se que não havia diferença significativa no desempenho dos alunos e chegou-se à conclusão que apenas a variável quantitativa ‘desempenho’ não era suficiente para avaliar o aluno, sendo importante uma reflexão acerca de variáveis qualitativas, como o comprometimento, o interesse e a participação do mesmo na universidade”, relata.

Com base neste princípio, optou-se por um estudo sobre como se estabelece a relação de pertencimento do aluno cotista e do não cotista com a universidade. A pesquisa de campo foi executada com 55 entrevistas qualitativas semiestruturadas. “Apesar das limitações do estudo, acredito que tivemos uma resposta muito importante sobre a questão da nossa política de cotas na UFU, pelo menos no campus de Patos de Minas. A proposta agora é ampliar esse estudo para toda a UFU”, reforça Gandolfi, acrescentando que a parceria de trabalhos com a FGV vem ocorrendo há 6 anos: “Iniciamos em 2009, com o programa de Dinter, e hoje já temos vários trabalhos, grupos de pesquisas em conjunto, além das ações de pesquisa com interface à extensão, como é o caso dos projetos Conexão Local.”

Asfalto estragado na porta de casa há meses incomoda morador que não pode guardar o carro na garagem

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um leitor entrou em contato com o Patos Agora para relatar a situação que vem passando há vários meses. Segundo ele, o asfalto da Rua Rodrigo Dilva de Almeida, no Bairro Cidade Nova, em frente sua residência está todo quebrado. Ele conta que já entrou em contato com a prefeitura diversas vezes, mas o problema nunca é resolvido.

Por causa do asfalto quebrado em frente a garagem de sua residência, ele tem que deixar o carro de fora durante a noite, correndo risco de perder o patrimônio. Ele espera que com a divulgação da situação da rua na imprensa a prefeitura resolva o problema.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Cemig investe R$ 26 milhões em melhorias para Patos de Minas e região

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig investiu R$ 26 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores de Patos de Minas e região.

Para reduzir o impacto das chuvas de verão no sistema elétrico da região, a Cemig aumentou a disponibilidade de energia, instalou novos equipamentos automatizados e fez manutenção preventiva.

Segundo o gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição de Patos de Minas, Adelino Leandro Henriques, o intuito é reduzir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas durante o período chuvoso.

Obras e manutenção

Em Patos de Minas e região, a Cemig ampliou a potência instalada das subestações Patos de Minas 1, Ibiá 2, São Gotardo 2, Rio Paranaíba e Araxá 1, que permitirá a interligação do sistema de transmissão no eixo que compreende os municípios de Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gotardo, Ibiá e Araxá. Esses investimentos garantem maior confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico para atendimento aos atuais e novosconsumidores.

Em Patos de Minas e região foram inspecionadas 100% das redes urbanas, feito limpeza de faixa e podadas 1.614 árvores em conflito com rede urbana e rural.

Em 2015, foram instalados mais 89 religadores telecontrolados no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, alcançando a marca de  792 equipamentos automatizados na região. Os religadores são equipamentos que protegem o sistema elétrico, agilizam o restabelecimento em caso de falta de energia e aumentam a flexibilidade operativa em situações de emergências.

Oito sedes municipais e distritos, entre eles Lagamar e Rio Paranaíba, foram beneficiadas com a implantação da transferência automática do fornecimento de energia para fontes alternativas. Outros cinco locais devem receber o benefício ainda neste ano. Essa alternativa permite atender os clientes dessas localidades por fonte reserva, em caso de perda da fonte principal de abastecimento.

Desempenho do sistema

Nos 27 municípios da região de Patos de Minas, até outubro, a Cemig reduziu em 8% o índice de duração (DEC) e em 47% a frequência (FEC) média de interrupção do serviço prestado em relação ao limite estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. “O fornecimento de energia prestado em Patos de Minas e região pela Cemig está com menos interrupções e, quando as interrupções acidentais acontecem, os consumidores ficam menos tempo sem energia”, afirma Adelino.

A Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é composta por 73 municípios e mais de um milhão de clientes. Para abastecer todos esses consumidores, a Cemig conta um sistema elétrico robusto. As linhas de distribuição de alta tensão da empresa somam 3,6 mil km de extensão, 71 mil km de redes de distribuição e 54 subestações.

Pesquisadores da UFU Patos integram equipe que identificou genoma do barbeiro

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma equipe internacional de cientistas, com a participação de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, sequenciou e analisou pela primeira vez o genoma do inseto Rhodnius prolixus, uma das espécies dos popularmente conhecidos como barbeiros e apontados como principais vetores da doença de Chagas.

Professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lotados no campus Patos de Minas, Matheus de Souza Gomes – do Instituto de Genética e Bioquímica – e Laurence Rodrigues do Amaral – da Faculdade de Computação – fazem parte da equipe que realizou os estudos e assinou artigo publicado na edição da última segunda-feira, 16/11, do periódico científico “Proceedings of the National Academy of Science” (PNAS), um dos mais conceituadas da área.

Os dados levantados durante as pesquisas apontam características únicas deste grupo da subfamília dos Triatomíneos e podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção da transmissão do mal provocado pelo parasita Trypanosoma cruzi, que afeta cerca de sete milhões de pessoas no mundo, a maioria na América Latina. “A publicação deste artigo tem um impacto muito grande para sociedade, uma vez que a doença de Chagas é uma das mais estudadas no Brasil, devido seu impacto principalmente nas comunidades mais carentes”, aponta Gomes, acrescentando que ele e Amaral utilizaram a estrutura do Laboratório de Bioinformática e Análises Moleculares da UFU em Patos de Minas durante o desenvolvimento do trabalho.

Constatações

Fazendo uma comparação com os genomas de outros insetos transmissores de doenças, verificou-se que do barbeiro apresenta diversas regiões “estendidas” que explicam sua evolução para se tornar hematófago, isto é, que se alimenta de sangue.

Nestas regiões estão genes responsáveis pela produção de proteínas para identificação de odores que os ajudariam a encontrar suas presas, além de proteínas na saliva com propriedades anticoagulantes e anestésicas que permitem ao barbeiro se alimentar sem ser notado, e proteínas no sistema digestivo para que ele possa digerir o sangue de suas vítimas.

A relação “silenciosa” que se estabelece entre o sistema imunológico do barbeiro e o protozoário causador da doença é tida como aspecto chave para auxiliar no combate ao Chagas.

Experimentos iniciais que bloquearam duas das mais comuns vias de reação imunológica existentes nos insetos, e também nos barbeiros, não tiveram influência na contagem dos parasitas no seu abrigo, o sistema digestivo dos barbeiros.

A expectativa dos cientistas é de que futuros estudos com base nos dados do genoma encontrem maneiras de afetar esta relação para evitar ou dificultar que os barbeiros transmitam a doença.

Uma nova pesquisa em curso tem como principal objetivo identificar quais genes do barbeiro são mais ou menos ativos com a presença do parasita. A ideia é utilizar as novas descobertas sobre como se dá a interação dos organismos do inseto e do parasita para interferir nesta relação e, assim, adotar uma nova estratégia de prevenção à doença de Chagas.

Patos de Minas lança disque árvore

Placas foram afixadas em frente a imóveis sem árvores na porta.

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, lança o Programa Disque Árvore com o objetivo de estimular e incentivar a população ao plantio voluntário de mudas para arborização urbana.

O município possui o Programa Permanente de Arborização Urbana de Patos de Minas (Proaupa) lançado no ano passado com o plantio de 300 espécies de árvores no prolongamento da avenida Fátima Porto, em parceria com o IEF, Unipam, Fundação Promam e Câmara Municipal.

A programação da 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente contou com várias atividades, como a inauguração do Viveirinho do Mocambo que funciona desde junho deste ano, como Posto de Distribuição de Mudas para Arborização Urbana, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas.

Existe também o Mutirão Verde que nos últimos dois anos introduziu em área do Parque Municipal do Mocambo, mais de 3 mil árvores de espécies nativas do cerrado e mata atlântica. O mutirão de plantio no Parque Municipal do Mocambo também conta com importante parcerias público-privadas e apoio técnico do IEF, a participação de estudantes, universitários e grupos de ambientalistas como matéria de educação ambiental e mão-de-obra da Prefeitura Municipal.

"O novo programa Disque Árvore foi criado com o propósito simples de promover a rapidez de entrega e facilitar a população adquirir mudas de árvores para o plantio em calçadas, principalmente na porta das residências que é uma das grandes carências de Patos de Minas no setor ambiental. As áreas verdes são muito importantes para o convívio humano com a climatização de espaços urbanos e com isso a melhoria da qualidade de vida da população", explica Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente, idealizador do projeto.

O Disque Árvore também prevê, em casos específicos, a entrega em domicílio de mudas de espécies para a arborização urbana em Patos de Minas.

O programa fez parte das ações de lançamento do projeto Futuro Verde dos alunos do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipam, que busca despertar a consciência ecológica da população e incentivar o plantio de árvores nas calçadas.

As ações ambientais do Futuro Verde dentro do Projeto Integrador aconteceu na manhã de sábado, 7 de novembro, com a distribuição de cartilhas e mudas de árvores, além da instalação de placas educativas em frente a imóveis, comércios e residências no centro de Patos de Minas, chamando a atenção para a importância da arborização urbana.

Vários moradores de condomínios e residentes em áreas urbanas têm procurado a Diretoria de Meio Ambiente para aquisição de mudas de árvores para plantio em espaços públicos. Como manda o figurino da ecologia: "Plantar agora, para depois colher bons frutos".

Futuro Verde: Que cidade queremos no futuro? Disque Árvore.

Bandidos invadem empresa e arrombam cofre no bairro Cidade Nova

Quarta 18/11/2015 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique || Patos Agora
Feed do PatosAgora

Bandidos aproveitaram essa madrugada para entrar em uma empresa na Avenida Tancredo Neves no bairro Cidade Nova e arrombar o cofre.

Os bandidos entraram por um portão lateral, cortaram a energia do local, entraram por uma janela e ficaram a vontade para arrombar o cofre que fica dentro da empresa.

Segundo o empresário, o cofre continha pouco dinheiro e ele usava para guardar outras coisas. Os bandidos fugiram. A policia militar foi acionada logo pela manhã na chegada dos funcionários na empresa.

A policia civil deve investigar o caso. 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net