Orthodontic

Conferência Municipal de Saúde discute prioridades para a saúde de Patos de Minas

No primeiro dia, foram realizadas duas palestras e, no sábado, os delegados e participantes, que foram divididos em 4 grupos, apreciaram 108 propostas para a saúde municipal

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no auditório do bloco C, do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), teve como tema “Saúde: direito de todos, dever do Estado e responsabilidade de cada um”. O evento contou com a presença de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores patenses, prestadores de serviços, gestores municipais, autoridades da região e representantes das gerências e superintendências regionais de saúde.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves fez a abertura da conferência ressaltando a importância de ouvir a comunidade para melhoria dos serviços de saúde do Município. Durante o primeiro dia de conferência, os palestrantes abordaram dois pontos relevantes para a área.

O secretário municipal de saúde, José Henrique Nunes Borges abriu a conferência, José Henrique Nunes Borges falou aos presentes sobre a “Atenção Primária como Porta de entrada da rede Assistencial do SUS e sua correta utilização”. Ele ressaltou o atendimento realizado na UPA que deveria ser de Urgência e Emergência, mas ainda leva muita gente ao local, sem estar enquadrado nessas duas categorias, o que gera espera e tumultos.

O advogado Rodolpho Gomes destacou sobre a judicialização da saúde, ressaltando que a população deve se preocupar com o bem comum. “Precisamos dar um pouco de si para o muito de todos. Pensar nas pessoas é pensar no bem comum de uma população, sendo esse bem umas das mais importantes metas para se conquistar”, disse Rodolpho.

O secretário municipal, José Henrique Nunes Borges, complementou a fala do advogado, abordando medidas de prevenção para que se possa evitar a superlotação da UPA porte III e do Hospital Regional. “Precisamos nortear medidas para que nossas unidades de saúde possam atender a população de forma ágil, evitando as superlotações”, afirmou.

Durante a manhã de sábado, os participantes foram divididos em grupos para discutir, votar e propor sugestões de melhorias para a saúde pública nos próximos anos. Os delegados eleitos nas pré-conferência votaram as prioridades, que vão compor o Plano Municipal de Saúde.
Os delegados e participantes, que foram divididos em 4 grupos, apreciaram 108 propostas dentro dos seguintes eixos: Redes Assistenciais; Atenção Primária/Promoção a Saúde; Gestão SUS/Educação Permanente e Participação Popular. A proposta aprovada pelos 4 grupos será, agora, encaminhada como prioridade, na sequência serão as propostas aprovadas em 3 grupos. As propostas reprovadas pelos grupos serão descartadas do relatório final. Sete propostas foram rejeitadas; outras tiveram prioridade 4, 3 e 2. Essas passarão a compor o Plano Municipal de Saúde. A relatoria da Conferência elabora para os próximos dias o documento final.

A finalidade da Conferência era de ampliar e aprofundar o debate sobre gestão Municipal do sistema de Saúde no Município de Patos de Minas, mobilizando pessoas e entidades organizadas da sociedade civil, instituições e entidades de saúde e população em geral, garantindo assim a participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da Conferência Municipal de Saúde; de reorganizar o modelo de atenção à saúde e formular diretrizes para construção de políticas públicas de saúde, através da discussão dos problemas de Saúde do Município, que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual (PPA); e de fortalecer o Controle Social no SUS e reestruturar o Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Bem-estar animal é tema de Dia de Campo

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Os alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveram na manhã do último sábado (10), no Centro Clínico Veterinário, um Dia de Campo, que teve como tema o Bem-Estar Animal.

O projeto foi desenvolvido ao longo do semestre nas disciplinas de Projeto Integrador (PI) e de Bem- Estar animal.  Segundo a professora Cristiane Quitéria Caldeira, o objetivo do projeto foi a troca de conhecimentos de um tema que está presente em todas as categorias de atuação do Médico Veterinário. 
As 14 equipes participantes apresentaram seus trabalhos, cujos temas se aplicaram ao bem-estar animal das diversas espécies.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Alice Pratas Glycério de Freitas, ressaltou a importância dos alunos participarem de eventos como esse. “É importante que eles participem, pois é o Médico Veterinário o responsável por garantir o bem-estar dos animais e orientar a sociedade para isso ocorra de forma correta.”

O aluno do 1º período Gustavo Henrique Chagas, assistiu as apresentações e disse que o dia de campo é uma experiência única. “O evento é uma oportunidade de adquirir conhecimento, assim, já podemos pensar em qual área iremos nos especializar”.

Governo do Estado irá capacitar trabalhadores

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), irá oferecer curso gratuito de formação e capacitação profissional para trabalhadores. O objetivo do treinamento é contribuir para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.

O curso irá atender 25 pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, os participantes terão noções sobre economia solidária e funcionamento de cooperativas. Dentre o público-alvo do curso, estão negros, quilombolas e a comunidade LGBT.

Para a instrutora do curso, Lílian de Cássia Oliveira, gerente da Farol Incubadora de Empresas e diretora da Rede Mineira de Inovação, o curso de Economia Popular Solidária oferece oportunidade de trabalho e  qualificação à uma população que às vezes não tem acesso a trabalho, a educação e renda. “Esse curso apresenta um direcionamento e uma possibilidade para que as pessoas possam se conhecer e talvez se associar através dos ensinamentos sobre associativismo e cooperativismo, de modo que os participantes tendo objetivos em comum, concentrem esforços em um mesmo propósito, destaca.

A proposta do curso é que por meio do cooperativismo, todos sejam donos do seu negócio. Diferente do sistema de capitalismo adotado na maioria das empresas hoje. A ideia do projeto é a criação de um modelo com vários donos, onde todos trabalhem de maneiras diversas, oferecendo cada um, seus talentos, seus conhecimentos, suas competências e duas habilidades, e assim todos são remunerados de maneira igualitária. “No momento em que as pessoas se associam e criam uma cooperativa, elas estão empreendendo, gerando seus próprios postos de trabalho e com o crescimento desses negócios, elas podem criar novos empregos”, ela finaliza.

Após se prepararem e qualificarem, a expectativa é que os participantes consigam ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a SEDESE está em fase de negociação de uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) para garantir um suporte técnico na área de incubação de empreendimentos de economia popular solidária.

Aula Magna

A aula magna de abertura do programa aconteceu no dia 1º de junho e foi ministrada pela secretária de Estado Adjunta, Karla França. Estavam presentes, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a diretora Regional da SEDESE de Patos de Minas, Carolina Assis Cambraia Diniz Campos Rêgo, o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Peterson Elizandro Gandofi, a Vereadora Maria Beatriz Alves Savassi e a gerente da Farol Incubadora, Lílian de 

 

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam estação de tratamento de esgoto

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Alunos do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram no mês de maio, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Patos de Minas, sob orientação do professor Tiago Santos e Souza, que ministra a disciplina Saneamento Ambiental.

Na oportunidade, os alunos conheceram as estruturas e os processos de coleta e tratamento de efluentes da cidade. Sendo recepcionados pelo instrutor da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA - MG), Júlio César Caetano da Silva.

Para Samir Antunes, aluno do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, a visita foi muito importante para sua formação. “A visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto foi de real importância para mim, pois senti na prática, como o planejamento urbano é de vital importância para a nossa cidade e, quando gestor público, saberei muito bem os princípios de um bom funcionamento”, afirmou o aluno.

Segundo o professor Tiago Santos, o UNIPAM demonstra, mais uma vez, sua atenção com a formação de profissionais qualificados para o mercado, e também para o trato de ações responsáveis que regulem as ações do homem sobre os recursos do meio ambiente.

 

II edição do “Café com Arquitetura” será realizada no UNIPAM

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoverá no dia 17 de junho, às 8h, no Salão do Júri da instituição, a II edição do evento “Café com Arquitetura”.

Na oportunidade, a professora Adriene Sttefáne Silva, ministrará uma palestra com o tema “Postura e técnicas de apresentações acadêmicas e corporativas”, onde serão abordados assuntos referentes ao comportamento e a postura em apresentações e seminários.

Menor é apreendido transitando em motocicleta furtada

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde de domingo (14h28min), na Rua Canjeranas, Bairro Jardim Esperança, um menor de 14 anos foi apreendido e uma motocicleta furtada foi recuperada.

Durante patrulhamento com atenções voltadas para a recuperação de uma motocicleta furtada na data de 08/06/2017, policiais militares depararam com a motocicleta YBR estacionada na Rua Canjeranas com o motor quente, sendo confirmado através do sistema que era furtada.

Ao verificarem nas proximidades, os militares depararam com o menor assustado e querendo correr. Ele foi abordado e relatou que estava conduzindo a motocicleta furtada e que a encontrou nas casas desocupadas do conjunto habitacional do bairro Jardim Esperança, que fez ligação direta e passou a circular pelo bairro com ela.

O menor foi apreendido e conduzido à Delegacia e a motocicleta foi removida ao pátio de veículos credenciado.

Mulher de 21 anos é presa por embriaguez ao volante

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na madrugada de sábado (05h21min), na Rua Ataualpa Dias Maciel, Bairro Rosário, uma mulher de 21 anos foi presa por conduzir veículo sob influência de efeito de álcool.

Durante patrulhamento pelo citado endereço, policiais militares depararam com o veículo GM/Corsa transitando pela contramão de direção na via.

A condutora foi abordada, sendo constatado que apresentava sinais notórios de ter ingerido bebida alcoólica. Ela relatou que realmente fez uso de bebidas durante toda a noite, contudo não soube precisar a quantidade.

Durante a fiscalização, também foi constatado que o veículo não estava devidamente licenciado, bem como o arame de selagem do lacre de identificação estava violado.

A condutora foi presa e conduzida à Delegacia e o veículo foi removido para o pátio de veículo pela empresa de guincho credenciada. Foram lavradas autuações para as devidas infrações.

Homem é preso por parte ilegal de arma de fogo

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de sexta-feira (23h56min), na Rua Ceará, Bairro Cristo Redentor, um homem de 28 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Durante patrulhamento, policiais militares avistaram o autor em atitude suspeita, descendo de uma motocicleta em um local escuro. O indivíduo foi abordado, sendo encontrado com ele uma garrucha cal .22 municiada com 02 munições intactas, 02 porções de maconha, 01 porção de cocaína e um telefone celular com várias conversas em aplicativos relatando sobre comércio de drogas e assaltos.

Ainda foi constatado que a motocicleta, que estava sem placa de identificação, era produto de furto. O autor foi preso e conduzido à Delegacia, juntamente com os materiais apreendidos, e a motocicleta foi removida para o pátio credenciado.

Vândalos quebram vidraças do velório municipal em Carmo do Paranaíba

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Fonte: Tô na Mídia Carmo do Paranaíba
Feed do PatosAgora

O velório municipal que atende a população de Carmo do Paranaíba, foi alvo de vândalos neste final de semana.

De acordo com a funcionária, que faz a limpeza do local, diversas janelas do estabelecimento foram quebradas.

Ao chegar pela manhã para trabalhar, percebeu os danos e comunicou o responsável. Até o momento não se sabe quem teria praticado o crime.

A Policia Militar foi Acionada para o registro da ocorrência e para as demais providencias.

Prefeitura de Patos de Minas recebe três ambulâncias do Governo Estadual

Segunda 12/06/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues, assinou, junto à Secretaria de Estado de Saúde, o termo nº 1413/2017, que oficializa a doação de três ambulâncias no valor de R$363.900,00, para auxiliarem nos serviços municipais de saúde. O termo de doação foi oficializado no início do mês de junho de 2017.

As ambulâncias são todas novas de modelo Ducato Maxi 12 2.3 M e custam unitariamente R$121.300,00, Os veículos serão usados para atender às demandas de saúde municipal.

Em ofício encaminhado pela prefeitura à Secretaria de Estado da Saúde, o chefe do Executivo Municipal destacou a responsabilidade do município em manter o atendimento de saúde à população de referência, promovendo os serviços assistenciais de Urgência e Emergência. “A doação das três ambulâncias vai, certamente, possibilitar a melhoria da assistência em toda a Região de Saúde em que nosso Município está inserido, de forma a oferecer aos cidadãos uma prestação de saúde de mais qualidade”, destacou o prefeito.

Com a chegada das ambulâncias, que deverão ser incorporadas ao patrimônio municipal, o bom atendimento à população será mantido, promovendo os serviços assistenciais de saúde da cidade de Patos de Minas.