Orthodontic

Quebra Molas provoca acidente com vítima fatal em Guimarânia

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

GUIMARÂNIA -MG - No dia 15, por volta de 19h35min, a vítima conduzia uma motocicleta Honda CG Titan 150 pela Avenida Espírito Santo, com sua mulher, a vítima/passageira NADIR SILVA de 53 anos, momento que não visualizou o quebra-molas na pista.

Ao passar pelo obstáculo com velocidade elevada a passageira Nadir foi arremessada do banco do veículo e ao retornar desequilibrou a motocicleta, o que levou o condutor a perder o controle do veículo desviando para lateral direita da pista e colidindo com um automóvel que estava estacionado.

Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, no momento da colisão a vítima Nadir perdeu o capacete, caiu ao solo e chocou a cabeça. O condutor seguiu por mais alguns metros caindo ao solo fraturando o dedo polegar da mão direita e com suspeita de fratura no antebraço direito.

A equipe policial solicitou o socorro da Ambulância Municipal e iniciou o atendimento no local posicionando a vítima Nadir na posição de decúbito lateral esquerdo, pois esta estava sufocando com o excesso de sangue que saia por sua boca e nariz.

Ao ser socorrida a vítima Nadir faleceu na Ambulância Municipal a caminho do Pronto Socorro de Guimarânia -MG . O corpo foi liberado para os familiares e amigos junto com Atestado de Óbito lavrado pelo médico de plantão no pronto socorro e com o Boletim de Ocorrência lavrando pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A vítima condutor e marido foi socorrida pela Ambulância Municipal e encaminhada para o Hospital Regional de Patos de Minas sem mais agravantes.

A Motocicleta foi removida por estar com licenciamento vencido

Representante patense conquista cinturão peso pesado do Jungle Fight

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Patos Notícias
Feed do PatosAgora

O atleta Roggers ‘The Tiger’ Sousa (Big Fighters e Nova União/MG) conquistou o cinturão da 91 Jungle Fight na categoria pesos pesados. A disputa aconteceu na madrugada deste domingo (17/07) na cidade de Contagem (MG). Roggers venceu o atleta Marcus Vinícius “Montanha” no card principal.

A 91ª edição do Jungle Fight aconteceu na noite de sábado (16/07), mas a luta do atleta que representa Patos de Minas na categoria peso pesado teve início já na madrugada de domingo. O duelo foi de mineiros, já que Marcus Vinícius ‘Montanha’  (Gordin Fight Team) substituiu Rodrigo ‘Zé Colméia’ Nascimento (Gordin Fight Team/MG) que se lesionou.

A luta

A disputa pelo cinturão peso pesado da 91 Jungle Fight durou três rounds. No início do terceiro tempo, Roggers tentava distrair o adversário com alguns jab até que Montanha tentou um single leg. Na defesa, Roggers já travou o pescoço do adversário e lhe deu uma guilhotina, levando Montanha para a grade. Não demorou muito e o adversário bateu três vezes na perna de Roggers, rendendo a luta.

Roggers não sabe o sabor da derrota desde que entrou no MMA em 2016. Até agora foram sete lutas e sete vitórias, todas por nocaute no primeiro round. O atleta da Academia Nova União de Patos de Minas tem como treinador o mestre Douglas Humberto.

“The Tiger”

Nascido em Parauapebas/PA, Roggers “The Tiger”, 28, Souza representa e vive em Patos de Minas há cerca de dois anos. Praticante de artes marciais há mais de dez anos, o lutador começou no Jiu Jitsu e desde então passou pelo Muay Thai, Boxe, Kickboxing, Judô e Capoeira.

O atleta se destaca por ser o atual bicampeão da Copa do Mundo de Jiu Jitsu da LBJJ, Vice-campeão no Campeonato Mineiro de Kickboxing e por ter conquistado o título de Campeão do Gigantes e Aço (maior evento de Boxe profissional de Minas Gerais)

Atualmente, Roggers “The Tiger” é o 4° colocado no ranking Nacional de MMA e o 1° do ranking mineiro do esporte. O esportista está invicto há seis lutas de MMA, todas vencidas por nocaute no 1° round.

“Estou me preparando muito para esta luta e me sinto bastante confiante em conquistar mais uma vitória. Meus treinos estão cada vez mais intensos e são realizados três por dia, além da musculação e corrida”, detalhou o atleta que frequenta a Academia Nova União. 

URT empata no Rio e vai para a terceira fase da série D

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

O empate de 1×1 diante da Portuguesa, na Ilha do Governador, colocou a URT na terceira fase da série D do campeonato brasileiro. No jogo de ida, em Patos de Minas, o Trovão havia vencido por 1×0.

Maranhão, aos 9 min do 1° tempo, marcou para a Lusa Carioca. Marques, que substituiu a Ramos no 2° tempo, fez o gol de empate aos 16h, de cabeça, numa bola cruzada por Fábio Alves.

URT teve bos chances de marcar no primeiro, quando estava em desvantagem no placar. Pelo menos em três oportunidades, com Fábio Alves, carimbando a trave, Douglas Skilo e Oller, cara a cara com o goleiro Arthur, que trabalhou mais que Juninho, da Celeste.

O esquema de jogo de Rodrigo Santana funcionou e a URT arrancou esse empate com autoridade. A Portuguesa se postou à frente, pois teria que marcar mais dois gols, mas não conseguiu.

Portuguesa: Arthur, Cássio (Fabinho), Marcão, Murilo e Diego Maia; Resende, Paulo Henrique ( Muniz), Caio César e Maicon Assis; Maranhão e Romarinho (Thiago Amaral). Treinador: Edson Souza.

URT: Juninho, Rafael Ferro, Diego Borges, Victor Salinas e Fábio Alves; Leandro, Ramos (Marques) e Rafael Oller; Douglas Skillo, Marcos Vinícius (Márcio Diogo) e Thiago Brito (Jean). Treinador: Rodrigo Santana.

Excelente arbitragem de Márcio Henrique di Gois, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Fabrício Porfírio de Moura, todos da Federação Paulista. Quarto árbitro, da Federação Carioca, João Ennio Sobral.

A Equipe Bola na Rede da Rádio Clube transmitiu “ao vivo” com Adamar Gomes, Marcis Machado e Toninho Cury, direto do Rio e participação de Zuleide Siuza, no plantão.

Próximo adversário:

A URT enfrentará na terceira fase, o Villa Nova de Nova Lima, que eliminou o União de Rondonópolis, fazendo 2×1 na partida deste domingo (16) no Mato Grosso. O Leão do Bonfim havia derrotado o União no Estádio Castor Cifuentes por 2×0.

O primeiro jogo será no “Zama Maciel”, no próximo domingo (23), 16h e a partida de volta, em Nova Lima, no dia 30.

Programa Jovens Empreendedores ganha parceiros oficiais

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No dia 11 de julho, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), a Prefeitura Municipal, o Sicoob Credicopa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um convênio de parceria, em prol do Programa Jovens Empreendedores.

A assinatura do termo aconteceu no gabinete do Prefeito José Eustáquio Alves, que destacou a importância da continuidade deste Programa durante seu mandato. “É uma excelente oportunidade para despertar o potencial dos jovens, que no futuro estarão no mercado de trabalho e terão capacidade de empreender”, destacou.

O “Jovens Empreendedores” surgiu a partir de uma iniciativa do UNIPAM, da Prefeitura Municipal e do Sebrae de difundir a cultura empreendedora entre o público jovem. De acordo com a analista do Sebrae, Naiara Rodrigues, diante da atual situação econômica do Brasil o Programa ganha ainda mais relevância. “Nós sabemos que não haverá empregos para todos, então é muito importante incentivar a criação de empresas e a possibilidade desses jovens serem donos do próprio negócio”, explicou.

Segundo o Reitor do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, desde 2011, foi dado todo o suporte para que estudantes do 6º ao 9º ano, de escolas da rede municipal de ensino, recebessem aulas de empreendedorismo, e desenvolvessem suas habilidades e comportamentos empreendedores. “Ao longo das edições do Programa, nossos alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Civil, e, principalmente, do curso de Administração, atuaram como mentores dos estudantes e os auxiliaram a tirarem suas ideias do papel, juntamente com os professores das escolas”, ressaltou.

De acordo Célio Adriano, um dos professores do UNIPAM responsável pelo Programa, a última edição do “Jovens Empreendedores” contou com o envolvimento de 2400 estudantes de 13 escolas municipais. “No primeiro ano, introduzimos o projeto em três escolas e o resultado foi excelente, tanto é que ele tomou proporções tão grandes, que já está sendo desenvolvido em outras cidades da região”, comentou.

Neste ano, a novidade é a adesão do Sicoob Credicopa. De acordo com Ronaldo Siqueira, Presidente da cooperativa, além do reforço financeiro, eles serão responsáveis pela educação financeira e por repassar conceitos de cooperativismo para os jovens. “Passaremos para eles alguns conceitos básicos e mostraremos as vantagens de cooperar”, revelou.

Todos os anos, o Programa culmina em uma feira, onde os jovens empreendedores revelam a população um pouco do que foi aprendido em sala de aula, por meio da venda de produtos e da apresentação das empresas criadas por eles. Neste ano, a feira ocorrerá no dia 11 de novembro (sábado), na Praça do antigo Fórum, localizada na Avenida Getúlio Vargas e envolverá a participação de 15 escolas da rede municipal de ensino e 13 escolas da rede estadual.
 

 

 

 

 

 

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Clima seco aumenta incidência de queimadas no segundo semestre

No ano passado, os incêndios prejudicaram o fornecimento de energia para cerca de 267 mil consumidores da Cemig

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A partir de julho, a umidade relativa do ar em Minas Gerais fica muito baixa, proporcionando a ocorrência de queimadas, que podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica para os consumidores da Cemig. De acordo com informações da empresa, em 2016 ocorreram 471 desligamentos em virtude de incêndios, que afetaram mais de 267 mil consumidores no estado.

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram 79 interrupções que prejudicaram o fornecimento de energia para aproximadamente 23 mil clientes da companhia. Desse total, nove ocorrências foram registradas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e atingiram 677 clientes.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),  até o início de julho, aconteceram 880 focos de incêndios em Minas Gerais. Mas é a partir do segundo semestre que essa prática aumenta e prejudica os consumidores, além de causar sérios prejuízos à fauna e flora.

Ao atingir redes de distribuição, os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e, consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores. O gerente do Centro de Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, destaca que, nesses casos, é necessário substituir os materiais, atividade que exige um tempo maior para religar os circuitos atingidos.

“Há também o risco de curtos-circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores”, ressalta o gerente da Cemig.

Outro problema que pode contribuir para aumentar a incidência de queimadas são os balões, que podem causar incêndios de grandes proporções, quando atinge o chão ou toca a rede elétrica. A proximidade do balão das linhas de transmissão ou de distribuição de energia também provoca o aquecimento dos cabos, provocando curtos-circuitos, rompimentos e desligamentos de grandes trechos.

Para minimizar os danos causados pelas queimadas e já se antecipando ao período seco, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo cerca de R$ 4 milhões em ações de limpeza de faixa, com a poda de árvores e vegetações, execução de aceiro ao pé das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de madeira em locais de risco.

Além dos riscos para o setor elétrico, as queimadas prejudicam a visibilidade nas estradas, reduzem a produtividade da terra nas áreas de cultivo, provocam aumento da poluição e afetam a qualidade do ar. Os incêndios causam também inúmeros problemas ambientais e colocam em risco a vida de diversas espécies da fauna brasileira.

Dicas para evitar queimadas

De acordo com a Cemig, as principais causas de incêndios florestais em Minas são a queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio, especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas, atingindo a vegetação seca, e descargas atmosféricas. Para ajudar a diminuir os focos, a Empresa recomenda:

Fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo.

Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.


Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

Não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.


A Cemig ressalta que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

Consumo consciente reduz gastos com energia no inverno

Evitar desperdícios é a principal saída para economizar em dias mais frios

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Para muitos consumidores, o inverno pode significar um aumento nos gastos com energia elétrica. Neste período, em que as temperaturas são mais amenas, é comum que as pessoas prolonguem o tempo dos banhos, utilizando a potência máxima dos chuveiros elétricos, e recorram, ainda, aos aquecedores de ambientes para suavizar a sensação de frio. No entanto, para que esses equipamentos não se tornem vilões na conta de energia, medidas simples podem fazer a diferença ao final do mês.

Segundo Luciano Barreto, engenheiro de soluções energéticas da Cemig, há duas maneiras de economizar energia: “Os consumidores podem reduzir o tempo de funcionamento dos aparelhos eletrônicos e diminuir a potência desses equipamentos. O chuveiro, por exemplo, na posição verão, gera uma economia de até 30% se comparado com a posição inverno”, explica.

Reduzir os termostatos dos aparelhos, optar por lâmpadas de LED e evitar colocar panelas quentes nas geladeiras são outros exemplos do que pode ser feito para economizar energia. O especialista também ressalta os cuidados com as roupas, que devem ser lavadas uma vez por semana e passadas também de uma só vez, evitando ligar o ferro repetidamente.

Uma prática que tem se intensificado neste inverno é a utilização dos aquecedores de ambiente, o que também gera um aumento nos gastos devido à potência elevada do aparelho. Para manter uma sensação agradável dentro das residências, é recomendado que as portas e janelas fiquem fechadas. Além disso, é recomendado avaliar o consumo dos aparelhos eletrônicos na hora de comprá-los. A potência dos equipamentos pode ser observada no selo do Inmetro que os acompanham e que, preferencialmente, devem conter a letra A ou o selo Procel, da Eletrobrás, indicando que são mais eficientes em relação à eletricidade necessária para o funcionamento.

Além disso, neste mês, é preciso atentar ainda para o acionamento da bandeira tarifária amarela, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que representa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 kWh consumidos. A mudança da bandeira ocorre quando há uma elevação nos custos da geração de energia elétrica, além das condições climáticas desfavoráveis e da consequente situação dos reservatórios.

Desperdício
Para potencializar essa economia, o uso consciente dos recursos energéticos deve ser pensado nas diversas ações do dia a dia. Um hábito comum e que, muitas vezes, passa despercebido é manter os eletrônicos na tomada, no modo conhecido como standby. Quando os aparelhos são mantidos dessa maneira, o acréscimo na conta de energia elétrica pode ser de até 15%.

O desperdício de energia, resultante de práticas como essa, foi responsável, nos últimos três anos, por uma perda de R$ 61,7 bilhões em todo o Brasil, conforme relatório da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).  Isso porque a quantidade de energia desperdiçada chegou a 143,6 milhões de gigawatts-hora (Gwh). Para se ter uma ideia, essa energia poderia abastecer, por exemplo, uma cidade com 533 mil habitantes durante um mês.

Prefeito decreta luto oficial devido à morte do ex-vereador Dercílio Amorim

O decreto nº 4333 de 17 de julho de 2017 determina luto oficial no Município por três dias

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, decretou no início desta tarde (17), luto oficial no município de três dias, devido ao falecimento do ex-vereador Dercílio Ribeiro de Amorim. O político lutava contra um câncer e faleceu na noite de domingo (16), aos 79 anos.

Dercílio Amorim foi presidente da União dos Estudantes Patenses (UEP), onde se destacou elegendo-se vereador. Seu primeiro mandato aconteceu nos anos de 1963 a 1967. Após esta primeira experiência, ele foi vice-prefeito na Administração de Ataídes de Deus Vieira de 1967 a 1971. Após essa experiência, o político foi eleito vereador por mais cinco mandatos: 1973 a 1977, 1977 a 1983,1983 a 1989, 1989 a 1992 e 1993 a 1996. Durante esses anos no legislativo, Dercílio Amorim chegou à presidência da Câmara Municipal em duas gestões: 05/03/1976 a 31/01/1977 e de 01/01/1992 a 31/12/1992.

Na área da Educação, Dercílio Ribeiro de Amorim foi fundador, diretor e professor do antigo Ginásio Presidente Kennedy, na Avenida Paracatu, onde hoje se situa o Colégio Leonardo Da Vinci e fundador da Escola Municipal José Paulo de Amorim, no Distrito de Pindaíbas.

O velório do ex-vereador é realizado no Velório Bom Pastor, localizado na Avenida Paracatu. Às 14 horas, houve missa de Corpo Presente na Igreja Nossa Senhora do Rosário e o sepultamento foi realizado às 15 horas no Cemitério Municipal Santa Cruz.

Com o decreto, todas as bandeiras dos órgãos municipais deverão ser hasteadas a meio mastro. Para o prefeito José Eustáquio, a perda do ex-vereador é irreparável para Patos de Minas. “Dercílio foi um político honrado e que contribuiu muito para o desenvolvimento do município. Ele deixa um legado de dedicação e amor a Patos de Minas”, ressaltou o prefeito. 

Capacitação sobre empreendedorismo é ministrada aos professores da rede municipal de ensino

Projeto Jovens Empreendedores incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores na sala de aula

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o curso “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP)”. O treinamento foi destinado a profissionais da educação, que trabalham as bases do empreendedorismo com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para a professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Cônego Getúlio do Distrito de Pilar, Márcia Cristina, o curso é uma forma de capacitação dos docentes que irão propor novas formas de aplicação do ensino-empreendedor na escola. “É um curso voltado para os profissionais da área da educação que trabalham as bases do empreendedorismo, dando aos profissionais que estão participando dele, a parte teórica a respeito do empreendedorismo e também a parte prática que irá nos auxiliar a colocar a metodologia dentro da sala de aula, desenvolvendo a teoria trabalhada no curso com os nossos alunos”, disse a professora.

Para o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, são capacitações como essas que irão tornar alunos e professores mais próximos, para juntos vislumbrarem um futuro mais promissor. “Essas capacitações são importantes para o currículo do profissional da educação, pois elas buscam aprimorar o trabalho do professor dentro da sala de aula, enriquecendo o aluno com a cultura empreendedora”, ressaltou o prefeito.

Para a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira, ações como essas são importantes para os professores da rede de ensino municipal, pois procuram desenvolver a prática empreendedora. “Já acontecem, em todas as escolas da rede municipal, atividades voltadas para o empreendorismo, por isso é necessário que os professores conheçam e saibam mais sobre como podem trabalhar com mais frequência em sala de aula. Nesse sentido, é importante conhecer as estratégias e os conceitos para poder desenvolver um bom trabalho nas escolas”, afirmou a secretária.

O consultor do Sebrae-Minas, Sebastião Menezes, disse que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas tem sido um ganho para toda a sociedade, pois ao se trabalhar com aqueles que serão o futuro da cidade, se está construindo um futuro melhor para as gerações. “Capacitar nossos professores da rede municipal de ensino, de todos os níveis desde a educação infantil, passando pelo ensino básico, fundamental I e II, levando a introdução da cultura empreendedora, é se preparar para grandes ganhos, pois ao ser um município empreendedor, Patos de Minas conseguirá abrir novas oportunidades. Ao levar para os alunos, através dos nossos professores, para que eles possam transmitir essa capacitação, de uma forma didática e pedagógica, estaremos fortalecendo as bases do desenvolvimento econômico da cidade de Patos de Minas”, afirmou o consultor.

O prefeito José Eustáquio ainda ressaltou que o empreendedorismo caminha em dois canais ou em duas linhas: o empreendedorismo de negócios e o empreendedorismo enquanto postura de vida. “Daqui a pouco, esse aluno que receberá do professor práticas empreendedoras será estimulado e instigado a criar seu próprio negócio lá no futuro, quando ele se sentir preparado ou também possa, de repente, atuar no negócio do pai ou da mãe e, quem sabe, até nas empresas que existem na cidade”, disse o prefeito.

Participaram da capacitação, professores das seguintes escolas:
Escola Municipal Professor Aristídes Memória (CAIC)
Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz
Escola Municipal Marluce Martins
Escola Municipal Jacques Corrêa
Escola Municipal Gino André
Escola Municipal José Paulo
Escola Municipal Delfim Moreira
Escola Municipal Cônego Getúlio
Escola Municipal Coronel Osório
Escola Estadual Abílio Caixeta

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são:
*Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
*Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
*Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
*Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

No último ano (2013), 3.162 professores de 320 escolas foram capacitados para atuarem com a proposta do JEPP em associação a 80. 587 estudantes dos 9 anos do ensino fundamental em todo o Brasil. A expectativa é chegar a 696.150 estudantes do ensino fundamental no biênio 2014-2015. Em Patos de Minas, o programa da Cultura Empreendedora nas Escolas já treinou profissionais de todas as 16 escolas municipais. Só em 2016, foram 2 mil alunos beneficiados e criadas 47 microempresas.

Agenda de serviços desta 2ª feira

Operação tapa-buracos contemplou os bairros Gramado, Céu Azul e Caiçaras

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Operação tapa-buracos contemplou os bairros Gramado, Céu Azul e Caiçaras

Os serviços de roçada e capina executados, diariamente, pelos servidores municipais e pelas equipes da empresa terceirizada Limpebrás, são uma das principais atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, pois, além de manter a cidade limpa, organizada, e cuidada, proporciona também mais segurança a população, uma vez que evita o aparecimento de animais peçonhentos.

Nos serviços urbanos e rurais desta segunda-feira (17), os servidores municipais realizaram diversos serviços como roçada e limpeza de praças da cidade, poda de árvores, construção e reparo de meio fios e construção de caixas para Rede de Fibra Ótica, compactação asfáltica em trecho da Rua Major Gote com a Avenida Marabá, entre outros serviços.

Já os feitos nas áreas rurais do município vão desde o patrolamento e o encascalhamento de estradas, construção de mata-burro e construção de pontes.

A operação tapa-buracos, pela frente terceirizada, contemplou nesta segunda-feira os bairros Céu Azul, Gramado e Caiçaras. No bairro Caiçaras, a via contemplada foi a Rua Major Gote. Hoje de manhã, os servidores municipais trabalharam para finalizar a obra antes do asfalto. Já nos bairros Céu Azul e Gramado, a rua Dr. Mário da Fonseca Filho que passa pelos bairros, recebeu os serviços. Pela prefeitura, as equipes se concentram na obra de estreitamento do canteiro central na rotatória entre a rua Major Gote com Avenida Marabá. Todas as ruas que necessitarem do serviço serão atendidas.

Confira os serviços urbanos e rurais realizados nesta segunda-feira (17):

- Roçada, capina e limpeza nos bairros Alvorada e Nossa Senhora de Fátima;
- Roçada, capina e limpeza no bairro Cidade Nova, na Avenida Tancredo Neves e mediações;
- Restauração de meio fio no bairro Lagoa Grande, na orla da lagoa.
- Poda de Arvore e limpeza geral da Praça Madri no bairro Antonio Caixeta;
- Remoção de entulhos e animais mortos em diversos bairros da cidade;
- Construção de caixas em Rede de Fibra Ótica no Aeroporto Municipal.
- Reparos na Pia da Cantina da Creche Vovó Chiquinha do Bairro Brasil;
- Duplicação de Via Pública no entroncamento entre as Avenidas Major Gote e Marabá ;
- Compactação de Via Publica na Avenida Major Gote, bairro Caiçaras;

Iluminação Pública
- Colocação de postes, troca de iluminação pública e troca de IP na Av. Padre José Victor, cemitério, Campo de Futebol e proximidades no distrito de Santana de Patos.

Área Rural
- Construção de Mata-Burro na Região de Córrego Rico;
- Reforma de Ponte na Região de Córrego Rico;
- Patrolamento e Encascalhamento de Estradas Rurais na Região de Santa Maria, Bonsucesso, Serrinha, Campo Alegre, Baixadinha e Firmes.

Secretário de Desenvolvimento Social fala sobre sorteio das casa do Residencial Pizolato

Segunda 17/07/2017 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O secretário de Desenvolvimento Social Eurípedes Donizete Oliveira concedeu uma entrevista informando o posicionamento sobre as manifestações realizadas na manhã desta segunda-feira (17) de pessoas que reivindicam possíveis discrepâncias nas listas de sorteio das casas dos residenciais Pizolato I e II.

Segundo o secretário, diversos fatores podem ter influenciado para que alguns nomes não tenham aparecido nas listas divulgadas na última sexta-feira (14), dentre eles o fato dos candidatos terem declarado que possuem uma verba inferior a R$ 1800, mas que não tenham conseguido comprovar. “A renda levada em consideração não é só a do chefe de família, e sim a de todos os familiares”, lembra Eurípedes.

Outras possibilidades são as de que os candidatos não tenham conseguido efetuar o cadastro corretamente por não terem levado a documentação necessária ou que não tenham realizado a atualização do Cadastro Único da Assistência Social, necessário para a participação no sorteio de casas do residencial Pizolato.

“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tomou todos cuidados, obedecendo a legislação vigente para não cometermos nenhum tipo de injustiça às famílias participantes. Seguimos rigorosamente os critérios definidos pelos ministérios das cidades”, afirmou o secretário.

Seis critérios necessitavam de ser seguidos para que as famílias participassem do sorteio do conjunto habitacional. Três de origem federal e outros três da esfera municipal. O fator federal mais importante é o de que a renda seja inferior à 1800 reais. Outro critério significativo, desta vez de no âmbito municipal, é o de que os candidatos comprovassem que residiam em Patos de Minas a pelo menos três anos.

Eurípedes esclareceu ainda que a cota de residencias destinada para deficientes físicos e idosos leva os mesmo critérios em consideração e representa 3% do cosciente de lares a serem distribuídos durante o processo seletivo do programa.

Sobre o argumento dos manifestantes de que haviam nas listas, pessoas com renda superior ao valor máximo declarado, Eurípedes ressalta que após o sorteio, as famílias terão de comprovar mediante documentação toda a receita familiar. Em caso de fraude, a Caixa Econômica Federal entrará com um processo administrativo e a família irá perder a vaga no programa.

Outro reclamação das pessoas que não foram listadas, é a de que diversas famílias que não deveriam ter sido convocadas, por levarem condições de vida melhores do que as que ficaram de fora, foram escolhidas para participar do sorteio.

“A questão de precisar ou não precisar é muito subjetiva, iremos trabalhar com os critérios estipulados pelos ministérios das cidades. As vezes uma família com renda de 1000 reais consegue ter uma qualidade de vida melhor do que a de uma família que ganha 3000-3500 reais. Isto depende da forma que a família se comporta. Não dá para julgar, seria muita pretensão da Secretaria”, aludiu Eurípedes.

O secretário informou que cada manifestante será recebido e a situação de todos serão analisadas. “Inicialmente afirmo que se a pessoa não está na lista, provavelmente se deve a algum problema de documentação ou de comprovação da mesma. Iremos explicar os passos para regularização dos papeis e orientar as pessoas para participar de um possível novo projeto”

“Inicialmente afirmo que se a pessoa não está na lista, provavelmente se deve a algum problema de documentação ou de comprovação da mesma. De forma transparente, iremos explicar os passos para regularização dos papeis e orientar as pessoas para participar de um possível novo projeto”, esclareceu.

Finalizando, Eurípedes Donizete Oliveira alegou que nesse momento não há mais como mexer na estrutura já montada, pois tudo foi realizado mediante edital, que já foi até para o Ministério Público, e das 2100 famílias cadastradas, 800 serão contempladas no sorteio que acontecerá na próxima terça-feira (18).