Orthodontic

Garoto de 12 anos é encaminhado à delegacia após agredir duas meninas, de 6 e 14 anos

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Toninho Cury
Feed do PatosAgora

Um garoto de 12 anos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (07) após agredir duas meninas, de 6 e 14 anos, em uma escola no Bairro Alto Colina.

A Polícia Militar foi acionada pela diretora do colégio, informando que um menor de 12 anos havia agredido as duas meninas durante um desentendimento.

Inicialmente o adolescente brigou e agrediu uma criança de seis anos. Uma estudante de 14 anos decidiu intervir e foi atingida com um soco no nariz pelo menor, o que provocou um sangramento.

Segundo a PM, o mesmo adolescente havia sido detido no mês anterior, juntamente de uma menina, devido ao envolvimento em um roubo de uma aparelho celular.

Com bênção e muita fé, ponto de apoio aos romeiros é inaugurado, oficialmente

Serviços serão oferecidos pela Prefeitura até dia 14 de agosto

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A noite de sexta-feira foi marcada pela fé e devoção em Nossa Senhora da Abadia. Recebendo centenas de romeiros nos dois primeiros dias de funcionamento, o ponto de apoio aos romeiros foi inaugurado oficialmente em Patos de Minas, na última sexta-feira (04).

Para dar uma bênção às dependências, aos trabalhadores e aos romeiros, o padre Benedito Caetano de Jesus concedeu uma bênção nas dependências montadas na BR-365/km 439, após o trevo de Santana de Patos. Todos os cômodos foram abençoados: o alojamento, que conta com camas, colchões e cobertas para que os peregrinos possam descansar; o refeitório, onde os romeiros recebem as massagens, o escalda-pés e faz as refeições; a enfermaria, local onde são guardados os remédios e equipamentos de saúde; a cozinha. O espaço ainda conta com sanitários e banheiros com chuveiros quentes.

Para marcar o início dos trabalhos dos voluntários e servidores da prefeitura, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves falou aos presentes à cerimônia agradecendo a participação de todos. Ele ressaltou a peregrinação de fé dos romeiros que caminham rumo a Romaria. “Hoje é uma grande noite para todos nós, porque estamos apoiando quem acredita na interseção de Nossa Senhora da Abadia a ir a Romaria cumprir suas promessas. O que podemos fazer são coisas simples, mas esperamos que ajudem a todos em suas caminhadas de fé”, ressaltou o prefeito, que passou a palavra ao ex-prefeito de Patos de Minas (1977-1983), Dácio Pereira da Fonseca.

O ex-prefeito enfatizou a importância do ponto de apoio, destacando a montagem do espaço pela Prefeitura, mesmo com a restrição feita pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Esse ponto tem que existir, já que presta um bem a todos que vão a Romaria a pé. Imagina se não fosse essa acolhida caridosa. Estar aqui é um ato de amor, de compromisso com o povo, de estar do lado destas pessoas que buscam na Nossa Mãe a proteção e interseção. Por isso, prefeito, parabéns pelo espaço disponibilizado”, destacou Dácio Pereira.

O vice-prefeito Paulo Mota falou sobre a coragem do prefeito em manter o ponto e apoio que estava praticamente pronto antes do posicionamento do DNIT, via imprensa. “A caminhada não é fácil, é sacrificante e, por isso, é importante ter espalhados pela BR-365 estes pontos de apoio. Dessa forma, eu parabenizo o prefeito por manter este espaço e, ainda, por acolher tão bem os romeiros, não só de nossa cidade, mas de toda a região. Aqui, registramos a solidariedade, sendo materializada em serviços voltados ao próximo”, salientou.

Desde o dia 03 de agosto, o ponto de apoio da Prefeitura de Patos de Minas começou a receber os peregrinos que vão para a cidade de Romaria, conhecida como Água Suja, em suas caminhadas de fé e oração. A Prefeitura de Patos de Minas resolveu manter o serviço oferecido, tradicionalmente, na BR-365, já que não houve nenhuma notificação oficial do DNIT.

Para dar suporte a quem participa das atividades em louvor à Nossa Senhora da Abadia, a Prefeitura de Patos de Minas reuniu diversas secretarias municipais e irá oferecer um serviço que vai desde a alimentação a massagem nos pés no Ponto de Apoio, que começou a funcionar, às 12 horas do dia 3 de agosto e vai até o dia 14 na BR-365/km 439, após o trevo de Santana de Patos.

Todos os dias, o local vai funcionar 24 horas ininterruptas em que serão oferecidos uma alimentação completa com café, leite, pão e frutas; almoço; atendimento de saúde; além de escalda-pés, massagem, cama para repouso, banheiro e chuveiro.

Com grande público, socióloga renomada realiza palestra em Patos de Minas

Com vigor renovado e motivado ao trabalho, o público presente aplaudiu de pé, após o término da palestra

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Workshop com a socióloga Lourdes Atié sobre o tema “Qualidade do tempo em ambiente escolar: A Escola como comunidade de aprendizagem” realizado na semana passada foi um sucesso. Esta é a avaliação da secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira Santos. O evento aconteceu no Ginásio do bloco L do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e foi uma parceria da Semed com o Unipam e o “Programa Escolar” da Faber Castell.

A secretária de Educação, Fabiana Ferreira, informou que a expectativa de público era grande e, mesmo assim, a organização ficou surpresa com o comparecimento da comunidade escolar. “Esperávamos um público grande, é ele de fato veio, os alunos da licenciatura, os professores da rede municipal de ensino, dez secretários municipais de educação de municípios vizinhos, todos em busca de repensar a escola e melhorar a qualidade do ensino em suas instituições”, avaliou a secretária.

Segundo ela, o professor deve estar em contínua aprendizagem, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos. “Os eventos de formação continuada são pré-requisitos para que a escola consiga oferecer serviços de qualidade. Se o professor não buscar um desenvolvimento profissional contínuo, se ele não tem possibilidade de continuar estudando, trocando ideias, conversando sobre a sala de aula, sobre a Educação, nós não teremos uma escola de sucesso, atualizada, que corresponda às demandas atuais”, analisou Fabiana Ferreira.

O tema tratado pela socióloga, Lourdes Atié, que detém vasta competência na realização de palestras e capacitação de professores arrancou sonoros aplausos dos expectadores. Com bastante competência, ele levou ao Ginásio, uma discussão de qualidade que discutiu o contexto atual do mundo e suas transformações e a consequente e necessária mudança na escola. “O professor também precisa mudar, já que há um novo contexto e as novas demandas, as novas possibilidades. O profissional precisa de um novo olhar para o aluno e para o tempo de aprender, então, é uma discussão muito pertinente para os educadores de Patos de Minas e também para os alunos que estão se formando para serem professores”, completou Fabiana Ferreira.

A secretária explicou ainda que a parceria com a Faber Castell só foi possível, através do “Programa Escolar”, que é uma iniciativa de responsabilidade social da empresa, onde são ministradas capacitações aos professores do país. Segundo ela, Patos de Minas foi incluída na rota do programa e são iniciativas como essas que chegam como apoios importantes para os municípios, na capacitação dos profissionais da rede pública.

Quebrando paradigmas

A palestrante Lourdes Atiê tem um currículo rico e viaja o país pelo programa da Faber Castell. Editoria da revista Pátio, que é a maior revista de educação do país, ela faz parte das comissões julgadoras dos maiores concursos nacionais que validam a experiência exitosa de professores e gestores.

Para a professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Paulo de Amorim do distrito de Pindaíbas, Tânia Aparecida Moreira Santos, a palestra ministrada por Lourdes Atiê foi proveitosa, visto a grande experiência da palestrante que expõe em sua fala a realidade em que se vive nas escolas. “O conhecimento a palestrante é muito grande. O que ela falou é o que nós vivemos em sala de aula, já que está tudo muito ligado com a nossa realidade, com o dia a dia de nossos alunos”, avaliou a professora.

Para Lourdes Atiê, nas escolas atuais não se têm mais espaços definitivos, eles são múltiplos. Não existe mais laboratório de informática, não existe mais biblioteca, os lugares são multifuncionais, a escola é sem dúvida um espaço multiuso de estudos. “Aprende-se no pátio, na sala no corredor, na cozinha, na quadra, em qualquer lugar. A escola que nós temos que construir é simples, não precisa de um monte de equipamentos, de brinquedos. Ela precisa de gente. Confundimos brinquedo com brincadeiras, o menos vale mais, precisamos de diálogo, da relação. Isso é significativo, já que quando há o contato pessoal, a aprendizagem flui de uma maneira incrível”, explicou a socióloga em um trecho de sua palestra ministrada mais de 700 pessoas entre alunos de pedagogia, letras, história, secretários municipais, diretores e professores da rede municipal de ensino.

O coordenador e professor dos cursos de História e Pedagogia do Unipam, Marcos Rassi, elogiou bastante a palestrante devido a sua experiência, qualidade e pela forma como ministrou a palestra. “A profundidade de sua fala, o espírito transgressor, no sentido de romper os paradigmas da escola do século passado, tocaram a todos nós”, ressaltou Marcos.

Cultura da Paz e ações contra a violência serão discutidas amanhã em reunião

Dentre os assuntos debatidos haverá uma pequena explanação sobre a lei Maria da Penha, que completa 11 anos

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Com início às 8h da manhã, será realizada, amanhã (08) no auditório do bloco C do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), a segunda reunião do ano do Núcleo Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz com a comunidade patense, representantes de órgãos públicos e de entidades de classe, buscando formas para o combate, redução da violência e promoção da cultura da paz em Patos de Minas.

Os trabalhos do núcleo buscam medidas para a redução da criminalidade, formas de amenizar suas consequências, promoção da cultura da paz e fazer um raio-X da violência em Patos de Minas. As discussões têm foco em desenvolver ações através do setor de Promoção Humana do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na oportunidade, será apresentado um resumo sobre os 11 anos de existência da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 após o professor universitário e ex-marido de Maria da Penha, Marco Antônio Herredia Viveros, tentar matar a sua esposa por duas vezes, sendo a primeira em 1983, quando ele deu um tiro em Maria da Penha enquanto ela dormia, deixando-a paraplégica e a segunda quando foi vítima de eletrocussão e afogamento, Maria da Penha teve coragem para denunciar o seu agressor.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Sérgio Luiz da Mata, nesta edição serão retomados os trabalhos de discussão sobre a violência e as formas de contenção e promoção da cultura da paz e apresentado um resumo sobre as ações discutidas na última reunião e as medidas que foram tomadas. “Toda comunidade está convidada, precisamos discutir e colocar em pauta todas as questões que promovem a violência, precisamos saber onde é o foco das causas e combatê-las”, salientou.

O palestrante dessa edição será o ex-vereador, José Lucilo - Duda, que irá ministrar e debater com o público presente ações de combate a violência, buscando promover a cultura de paz.

Depois de esforços da Administração Municipal, Patos de Minas volta a receber os voos da Codemig

Anúncio foi feito no fim de semana. Hoje (07), já houve voos com escala em Patos de Minas para embarque de passageiros

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas voltou hoje (07) a receber o projeto Voe Minas. O retorno do projeto à cidade é fruto de um trabalho incansável da Administração Municipal para que a cidade passasse a integrar a rota do projeto de integração regional e foi prontamente atendido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), que dá início à quarta fase do projeto.

A partir desta segunda-feira, duas novas cidades passam a receber voos para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte: Paracatu e Salinas. O projeto também retorna ao município de Patos de Minas, já atendido em fases anteriores.

A rota de Patos de Minas havia sido suspensa em junho deste ano devido ao início do fornecimento do serviço na cidade por uma empresa privada. Após esta interrupção, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves realizou, junto à Codemig e Governo do Estado, diversos contatos para o retorno da linha. O que foi atendido devido também à descontinuidade da atividade da iniciativa privada e pela operação na rota ter apresentado bons resultados anteriormente.

Outra novidade da fase é que Teófilo Otoni, destino mais procurado no projeto, terá voos diretos para Belo Horizonte todos os dias, de segunda a sexta-feira.

Paracatu, no Noroeste do Estado, é um importante polo de mineração e de produção agropecuária. A cidade de Salinas, notória pela fabricação de cachaças, terá voos de acesso à capital e a Araçuaí, conectando o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas Gerais.

O “hub” de voos no Território Norte, que conectava os municípios de Montes Claros, Salinas e Jaíba, não apresentou procura e média de ocupação suficientes para manutenção do projeto nas localidades e será suspenso. O atendimento do Voe Minas Gerais está sendo redirecionado às cidades que apresentaram maior demanda por serviço aéreo nas fases anteriores do projeto.

Os 18 municípios atendidos na quarta fase são: Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Diamantina, Juiz de Fora, Manhuaçu, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Salinas, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa.

O Voe Minas Gerais é uma iniciativa de fomento ao transporte aéreo regional que tem como fundamento a flexibilidade das rotas, que são desenvolvidas e adaptadas para atender às demandas locais.
A malha completa e as passagens do projeto podem ser obtidas pelo site www.voeminasgerais.com.br.

Voe Minas Gerais

O Voe Minas Gerais foi lançado em agosto de 2016, ligando 12 cidades mineiras ao Aeroporto da Pampulha, na capital. Em novembro do ano passado, outras cinco cidades foram incluídas às rotas, que passaram a ter, além de voos diretos para Belo Horizonte, opções de escala, com voos que ligam os municípios do interior entre si.

Em junho deste ano, o projeto iniciou sua terceira fase, ampliando a atuação no Vale do Jequitinhonha e chegando ao Norte do estado.
Os voos são realizados em aeronaves Cessna Grand Caravan 208 B, que transportam até nove passageiros. O valor das passagens varia de R$ 130 a R$ 700, de acordo com a distância percorrida.

O projeto busca fomentar os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do estado e facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis na capital.

Para Minas Gerais, que possui uma área total de quase 600 mil quilômetros quadrados, o investimento na regionalização por meio do transporte aéreo é estratégico para atender a meta de redução das desigualdades nos 17 territórios de desenvolvimento estabelecidos pelo Governo do Estado.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac), Minas Gerais conta com 86 aeródromos públicos. A administração, a manutenção e a exploração dos aeródromos públicos são atribuições da União.

A Setop vem trabalhando em processos de delegação União-Estado, possibilitando investimentos do Governo Estadual em reformas, melhorias e posterior delegação aos municípios ou empresas, para operação e manutenção.
 

Donos de lotes vagos do bairro Chácaras Caiçaras são notificados pela Prefeitura

O proprietário tem 8 dias para realizar a limpeza e mantê-lo limpo

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Os fiscais de postura da Prefeitura de Patos de Minas realizaram um verdadeiro mutirão no fim da semana passada com o intuito de notificar os proprietários de lotes não edificados do Bairro Chácaras Caiçaras. Todos os proprietários de terrenos baldios foram notificados para limpar seus imóveis e mantê-los limpos, inclusive aqueles com os lotes roçados e capinados foi solicitado que os conservasse sem mato ou lixo.

Os fiscais trabalharam de forma conjunta para fazer o alerta aos proprietários que, pela lei, têm até 8 dias para executar a limpeza de seus imóveis. Após este prazo, se não houver a limpeza, eles serão multados. Foram expedidas cerca de 600 notificações.

O Código de Posturas do Município, em seu artigo 236, traz a seguinte redação:
“O proprietário ou possuidor de terreno urbano, de faixa de seu domínio e/ou lote vago, é obrigado a mantê-lo limpo, capinado e drenado, independente de licenciamento dos respectivos atos.
§ 1º É proibido o despejo de lixo no terreno, na faixa de domínio ou lote vago.
§ 2º O proprietário terá o prazo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação, por correio com Aviso de Recebimento ou outra forma extrajudicial, para efetuar a limpeza do terreno ou, já estando limpo, mantê-lo nessas condições.
§ 3º Decorrido o prazo acima estabelecido e constatado pelo setor competente o descumprimento da notificação, será aplicada a multa nos termos previstos no § 6º deste artigo.
§ 4º A multa aplicada será expedida anualmente a todos os proprietários de terrenos baldios constantes do Cadastro Imobiliário e será enviada e cobrada, preferencialmente, no carnê de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.
§ 5º No caso de reincidência será aplicado o valor em dobro § 6º O não cumprimento do disposto neste artigo implicará infração considerada média, ficando o infrator sujeito à multa e às demais sanções administrativas cabíveis, cujo débito será lançado em dívida ativa.”

O proprietário ainda pode fazer benefícios em seu lote como a construção de passeio e muro e pleitear, junto à prefeitura, desconto no IPTU. Outros bairros também serão fiscalizados em sistema de mutirão para que os proprietários mantenham seus lotes limpos.

Após acidente com morte, Bombeiros retiram árvores às margens da BR-354 em Rio Paranaíba

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: SG Agora
Feed do PatosAgora

Equipes do Corpo de Bombeiros começaram, na manhã de sexta-feira (4), a retirar eucaliptos que estão plantados às margens da BR-354, em Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba. A ação foi uma solicitação dos moradores juntamente com a Polícia Militar (PM) principalmente depois que uma árvore caiu sobre um carro causando uma morte.

Segundo informações dos militares, nesta época do ano, devido às queimadas e os ventos fortes, as raízes das árvores ficam fracas e caem. A ação é feita para melhorar a segurança das pessoas que passam pela rodovia. Ainda conforme os Bombeiros, não se sabe ao certo quantas árvores serão arrancadas. A hipótese está sendo avaliada enquanto o serviço é feito. Os trabalhos não têm previsão para terminar.

Casal é assaltado em estrada vicinal de Carmo do Paranaíba

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Tô na Mídia Carmo do Paranaíba
Feed do PatosAgora

Na noite deste último sábado, a polícia militar de Carmo do Paranaíba foi acionada a comparecer após um casal relatar que teriam sido assaltados.

Paulo Cesar Silvano, de 47 anos e Vanusa Oliveira, de 43 seguiam pela estrada sentido Almas quando avistaram uma motocicleta ocupada por dois indivíduos. O casal estava indo para uma festa em um rancho próximo e pararam o veículo para pedir informações. Nesse momento o passageiro desceu da motocicleta, sacou uma arma e anunciou o assalto.

Os criminosos levaram uma carteira de couro contendo R$ 450 em dinheiro, cartões e documentos pessoais, relógio, alianças, aparelho celular e um cordão de ouro.

Após levarem os pertences das vítimas, os autores tiraram a chave do veículo  e fugiram sentido Carmo do Paranaíba.

A polícia ainda segue em rastreamento na tentativa de localizar os suspeitos.

Morre o ex-vereador de Presidente Olegário, Vicente de Paula da Cunha

Familiares informaram que ele faleceu após complicação de uma cirurgia no coração. O ex-vereador faleceu em Belo Horizonte neste domingo (6).

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

O ex-vereador de Presidente Olegário, Vicente de Paula da Cunha, faleceu aos 80 anos, no Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte, neste domingo (6), por complicação após cirurgia no coração.

O ex-vereador Vicente de Paula da Cunha era produtor rural e foi vereador na Câmara Municipal de Presidente Olegário entre 1977 e 1982.

Vicente de Paula Cunha era pai do ex-vereador e ex-vice-prefeito Geraldo Paulo da Cunha “Geraldão” que atualmente é chefe de gabinete do prefeito João Carlos Castilho.

Na Câmara Municipal Vicente de Paula da Cunha teve como companheiros de legislatura: Afonso Queiroz Araújo – In memoriam -, Almir Pereira Braga – In memoriam-, Antônio Carvalho Silva – In memoriam, Clério de Deus Godinho, Hercílio Trajano Silva – In memoriam-, Jair Cardoso – In memoriam-, José de Freitas Filho “Zé Fiuca” e Marcolino Rodrigues Galvão – In memoriam, Pedro Carlos Moreira – In memoriam -, Sebastião dos Reis Cambraia – In memoriam, Valquir Boaventura de Araújo  e Vital Tomaz Correia – In memoriam

O velório está acontrcendo na Bom Pastor nesta segunda-feira (7) em Patos de Minas, e o  enterro, será às 17h30min no cemitério Santa Cruz.

Militantes picham muro do Novo Fórum em protesto ao caso de Rafael Braga

A ação provavelmente foi um protesto, que acontece a nível nacional, pedindo pela libertação do catador de material reciclável, Rafael Braga, preso no Rio de Janeiro.

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Toninho Cury / Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Na manhã desta segunda-feira (07), o muro do prédio do Fórum Olímpio Borges amanheceu pichado. A ação provavelmente foi um protesto, que acontece a nível nacional, pedindo pela libertação do catador de material reciclável, Rafael Braga, preso no Rio de Janeiro.

A frase “Libertem Rafael Braga” foi escrita no muro da entrada principal do Novo Fórum. A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. Ainda não há pistas de quem foram os responsáveis pela pichação.

Entenda o caso

Aos 28 anos, o catador de material reciclável foi condenado em primeira instância a 11 anos e três meses de reclusão por supostamente ter sido encontrado com 0,65 gramas de maconha, 9,3 gramas de cocaína, além de um rojão, no complexo de favelas da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, no dia 16 de janeiro de 2016. Para esta condenação, bastou a palavra dos policiais militares que efetuaram a prisão de Rafael.

O depoimento de uma testemunha ocular, que afirmou que Rafael não portava nada e teria sido agredido e ameaçado pelos policiais, foi completamente desconsiderado pela Justiça, além da alegação do próprio jovem, que confirmou o flagrante forjado, após ter sido intimidado.

Preso político da democracia

No dia em que foi preso, Rafael Braga usava tornozeleira eletrônica porque respondia em liberdade a uma das acusações mais esdrúxulas da história recente do Judiciário brasileiro. O caso ocorreu em 2013, mais precisamente no dia 20 de junho, quando o Brasil estava em chamas por conta dos protestos de junho que sacudiam as principais capitais do país. Após uma manifestação que reuniu centenas de milhares de pessoas no centro do Rio.

Rafael foi abordado por dois policiais civis enquanto saía do local onde guardava latas e garrafas que ele coletava pela cidade. Ele não havia participado da manifestação nem pertencia a qualquer grupo político, mas prevaleceu uma única acusação: portar uma garrafa de desinfetante Pinho Sol e outra de água sanitária que, na palavra dos policiais, seriam usadas para confecção de um coquetel molotov. Um laudo do Esquadrão Anti-bombas do Rio chegou a descartar qualquer possibilidade desse material ser transformado em artefato explosivo, mas a acusação foi mantida.

Rafael Braga entrou para a história como a única pessoa condenada no contexto dos protestos de junho de 2013, mesmo sem nunca de participado de nenhuma manifestação. Este caso tornou-se um símbolo da luta do movimento negro contra o racismo institucionalizado e a seletividade do Judiciário brasileiro em relação à população pobre, negra e da periferia.