Orthodontic

Patos de Minas adere ao Programa Saúde na Escola

As ações em Patos de Minas irão ocorrer em 30 unidades de ensino da rede municipal, estadual e CMEIs

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O município de Patos de Minas faz parte de 90% dos municípios brasileiros que implantaram o Programa Saúde na Escola (PSE) nas unidades educacionais. As atividades do programa terão ações com o foco na atualização vacinal, prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física, prevenção de DST/AIDS, entre outras.

O Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

O Secretário municipal de saúde, José Henrique Nunes, destacou a importância dessa parceria entre Saúde e Educação. “Queremos cuidar da saúde visual, auditiva, da saúde bucal das crianças, da vacinação, da obesidade e ajudá-las a ter uma alimentação saudável, para cresceram com saúde”, afirma o secretário.

O Ministério da Saúde e da Educação estabeleceram doze ações a serem cumpridas pelos gestores pelos próximos dois anos. Outra medida foi a mudança no formato de adesão ao Programa Saúde na Escola. A partir da nova portaria publicada este ano, os municípios farão adesão por escola, e não mais por níveis de ensino como era feito antes. A expectativa é que o programa atenda o maior número de estudantes, com monitoramento mensal, pelos profissionais de saúde dos municípios.

Dentre as ações do Programa Saúde na Escola estão: ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, direito sexual e reprodutivo, prevenção de DST/AIDS, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração, verificação e atualização da situação vacinal e prevenção da violência e dos acidentes.

O acompanhamento das ações do PSE será feito exclusivamente pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), sistema alimentado pelas equipes de saúde da Atenção Básica. No ciclo de dois anos para execução do programa, o Ministério da Saúde acompanhará o desempenho dos municípios por meio do registro de ações do programa e indicadores de resultados. Caso os recursos não sejam integralmente executados, os valores deverão ser devolvidos à pasta. 

Ações de combate à dengue são realizadas no bairro Cerrado

As ações se concentraram no bairro Cerrado com o recolhimento de materiais inservíveis

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (10), foi realizada pelo Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) ações de prevenção, combate e eliminação de focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, febre amarela, chikungunia e zika vírus.

As ações se concentraram no bairro Cerrado, com o recolhimento de materiais inservíveis, cumulativos de água, e de uma grande quantidade de lixo doméstico que havia sido descartada nos terrenos baldios. Todo o material foi acondicionado em sacos plásticos, de forma adequada, para o recolhimento pelo caminhão de coleta.

A conscientização de toda a população em dar a destinação adequada ao seu lixo doméstico e demais materiais inservíveis cumulativos é fundamental, pois só assim podemos combater o mosquito Aedes aegypti. O PMCD lista 10 ações e recomendações para conscientizar a população no combate ao mosquito, confiram:

1. Evite o acúmulo de água: A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

2. Coloque areia nos vasos das plantas: Toda vez que regar suas plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.

3. Faça furos nos pneus velhos: Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

4. Cuidado com a caixa d’água: A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos do mosquito da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que acumulam água.

5. Remova folhas e galhos das calhas: Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

6. Evite cultivar plantas aquáticas: A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução do mosquito da dengue. Sempre que possível, utitlize outros tipos de planta.

7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo: Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

8. Use telas protetoras: A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

9. Cuide das piscinas: As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

10. Preste atenção ao lixo: Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Débitos em atraso com a prefeitura já podem ser negociados com vantagens

Benefícios vão desde desconto de 100% nos juros e multas a pagamentos parcelados com descontos e valem também para Semana de Conciliação Judicial

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Quem tem algum débito em atraso com a prefeitura, já pode procurar a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, na Diretoria de Receita, para fazer sua negociação. É que foi sancionada dia 7 de agosto, a Lei Complementar nº 558/2017, que dispõe sobre o Programa de Recuperação Fiscal e tem como destaque o pagamento das dívidas municipais com desconto em multas e juros.

O período para adesão aos benefícios da lei começou hoje (16) e até o 29 de setembro. Os descontos concedidos nos juros e nas multas variam em:
- 100%, quando o pagamento for realizado à vista;
- 80%, se for parcelado em duas vezes;
- 60%, se o pagamento for realizado em 4 vezes.

O valor principal da dívida e a correção monetária não serão atingidos com os benefícios concedidos pela lei. A lei também beneficiará os débitos já parcelados, como também, após viabilidade da Procuradoria Municipal, os débitos ajuizados.

Semana de Conciliação Judicial

Com relação às execuções fiscais em curso, a procuradoria da Secretaria Municipal de Finanças esclarece que foi firmado Protocolo de Intenções com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no mês de maio, que trata de uma parceria institucional em busca da redução dos processos judiciais.

Assim, em cumprimento ao protocolo assinado, será realizado em dois períodos, 28 a 31 de agosto e 18 a 20 de setembro, a Semana de Conciliação Judicial, que tem por objetivo a diminuição do acervo das demandas. Os acordos firmados judicialmente poderão ser feitos com os benefícios da lei aprovada.

Desta forma, todos os cidadãos em débito com o Município e que têm ação judicial em curso, poderão procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que fica localizado na sala 319 do novo Fórum, no final da avenida Padre Almir, para agendar uma audiência de conciliação.

PMCD realiza atividade de conscientização na Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros do bairro Alto Colina

Os alunos receberam informações sobre como eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas residências

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Os agentes de combate às endemias, do Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD), realizaram na última quarta-feira (09), uma palestra para os alunos da Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, do bairro Alto Colina. Na oportunidade, houve distribuição de panfletos com diversas informações sobre o mosquito Aedes aegypti.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, as doenças que ele transmite e seus sintomas. Os alunos receberam informações sobre como eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas residências e também a respeito da necessidade de tirar 10 minutos durante a semana para vistoriar seu quintal.

Após a apresentação da palestra, os alunos esclareceram dúvidas, receberam panfletos e foram orientados a dividir as informações com os pais e familiares. “É importante levar informação a todos, pois um mosquito que mede apenas meio centímetro é vetor transmissor da dengue, febre amarela, chikungunia e zika vírus”, ressaltou uma das palestrantes.

Apesar de serem amplamente divulgadas, muitas pessoas ainda não têm todas as informações sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus, por isso a prefeitura de Patos de Minas realiza campanhas de conscientização da população sobre as medidas necessárias que se devem tomar para prevenir a manifestação das doenças transmitidas pelo mosquito.

Prefeitura realiza a entrega das primeiras escrituras de casas

A intenção é regularizar os imóveis de quem tem o sonho da casa própria com escritura em dia

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O sonho de regularizar a casa própria tornou-se realidade para famílias em Patos de Minas. A Prefeitura de Patos de Minas realizou a entrega das primeiras escrituras de casas, dentro do compromisso de regularização fundiária e escrituração de imóveis feito pelo Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.

Os dois primeiros títulos de propriedade entregues são o início de uma ação que pretende beneficiar centenas de famílias, a fim de regularizar suas residências, junto ao Cartório de Imóveis. A entrega objetiva contemplar famílias que já quitaram seus imóveis ou participaram de projetos de casa própria e ainda não haviam conseguido a tão sonhada escritura.

Foram entregues os documentos para a senhora Rejane Aparecida dos Reis e senhor Geraldo Rodrigues da Costa. O recebimento da documentação foi motivo de comemoração para as famílias.

O trabalho continua e o objetivo é beneficiar mais famílias de Patos de Minas. “Queremos implantar um serviço de atendimento especial para essas pessoas que já quitaram seus imóveis ou participaram de projetos de casas populares e estão esperando apenas a entrega da escritura para que possam fazer a regularização fundiária e a escrituração junto ao Cartório de Imóveis. Queremos realizar muitos sonhos nos próximos meses e ao longo de nosso mandato”, ressaltou o prefeito municipal.

Em audiência pública, Prefeitura de Patos de Minas discute orçamento para 2018

População ainda pode opinar pelo site da prefeitura em formulário on-line

Quarta 16/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas realizou, na última quinta-feira (10), audiência pública para discussão do orçamento participativo, com o objetivo de colher, junto à população, as demandas de cada região do Município. Além de envolver o cidadão na definição dos serviços e obras a serem realizados pela Prefeitura, o orçamento participativo visa à legitimação das ações do governo municipal. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A Prefeitura disponibiliza em seu portal, um link para o formulário do orçamento participativo. Para ter acesso ao formulário, basta o cidadão entrar no site da prefeitura (http://www.patosdeminas.mg.gov.br) e clicar no ícone do Orçamento Participativo no canto inferior esquerdo, que será direcionado ao formulário.

As principais solicitações do público presente na audiência foram a continuidade e progressividade na construção, reforma e manutenção de estradas e pontes do perímetro rural, reformas de mata-burros, reforma e manutenção de postos de saúde e locais de atendimentos médicos, utilização dos espaços de escolas desativadas para implantação de atendimento médico, conclusão de asfaltamento em vias urbanas e rurais, perfuração de poços artesianos, reforma e manutenção de iluminação de quadras poli-esportivas e praças, obras de pavimentação asfáltica em vias do município, apoio às associações de bairros, construção de quadras esportivas, recapeamento de ruas e construção de unidades de ensino infantil.

A Lei Orçamentária para o exercício de 2017 é da ordem de R$ 477 milhões, incluindo as receitas próprias, transferências constitucionais e recursos vinculados. “Mesmo que os recursos sejam limitados e que nem toda demanda da população seja atendida, é necessária a participação popular na elaboração das peças orçamentárias, para cumprimentos legais e viabilizar a democracia”, explica a Secretária Municipal de Finanças e Orçamento, Marisa Peres.

Além da elaboração do Orçamento para o exercício de 2018, a Administração Municipal irá elaborar também o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão dispostas as ações para os próximos três anos da atual gestão e para o primeiro ano do próximo mandato.

Vagas de Emprego para Patos de Minas e Região(16/08/2017)

Quarta 16/08/2017 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

ADMINISTRATIVO: (1090)

Descrição: Atendimento ao público, efetuar matrículas e lançamentos ao sistema, prospecção de público, ligações para prospects.

Requisitos: Acadêmicos ligados à administração, marketing, publicidade, sistemas, perfil comercial, ter carro será considerado diferencial.

Horário: estágio 6 horas 14:00 as 20:00

Salário: R$700,00

 

ENTREGADOR: (1089)

Descrição: Entrega de água e gás, conhecer bem a cidade, nome dos bairros.

Requisitos: Curso de motofretista, disponibilidade de horário, experiência com entregas.

Horário: A combinar

Salário: A combinar

 

OPERADOR DE CAIXA: (1088)

 

Descrição: Operações do caixa, organização do setor, reposição de produtos

Requisitos: Boa dicção, comunicação, dinamismo, entusiasmo, agilidade, proatividade

Horário: Escala 6X1- Segunda a domingo

Salário: R$ 1.015,30

 

VENDEDOR MEDICAMENTOS: (1087)

Descrição: Dispensação de medicamentos, aferição de pressão, aplicação de injetáveis, organização do setor.

Requisitos: Ambos os sexos, acima de 18 anos, Boa dicção, comunicação, dinamismo, entusiasmo, experiência em vendas de medicamentos, 2º grau completo

Horário: Escala 6X1- Segunda a domingo

Salário: Comercial + comissão + vale transporte.

 

VENDEDOR PERFUMARIA: (1086)

 

Descrição: Vendas de produtos de perfumaria, presentes e conveniência, organização do setor.

Requisitos: Feminino, acima de 18 anos, 2º Grau Completo, boa dicção, comunicação, dinamismo, entusiasmo, experiência em vendas.

Horário: Escala 6X1- Segunda a domingo

Salário: Comercial + comissão + vale transporte.

 

AUXILIAR DE CONTABILIDADE: (1085)

 

Descrição: Rotinas contábeis, Escrituração de notas fiscais, conciliação entre outros.

Requisitos: Ambos os sexos, superior ou cursando ciências Contábeis, CNH desejável.

Horário: 07:30 as 11:30 13:00 as 17:45 Segunda à Sexta

Salário: A combinar

 

AUXILIAR DE PRODUÇÃO: (1084)

Descrição: Auxiliar na produção de vidros temperados

Requisitos: Agilidade, força física, responsabilidade, atenção, compromisso, masculino, idade 25 anos, ensino fundamental completo.

Horário: 07:00-11:00 e 12:30 as 17:30 Segunda à Sexta-feira

Salário: R$1.000,00 + vale transporte+ plano de saúde.

 

RECEPCIONISTA: (1083)

Descrição: Atendimento telefônico, e-mails, anotar recados, receber clientes, compras em geral, controle de correspondências, emitir e arquivar documento, marcar reuniões, controle de chaves, manter o local limpo e organizado.

Requisitos: Experiência com secretariado, agendamento, atendimento ao cliente, via telefone, e-mail.

Horário: 44 horas semanais segunda à sábado

Salário: A combinar

 

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL: (1082)

Descrição: Fechamento de folha, 13º admissão, rescisão, férias, fechamento de ponto, controle de exames periódicos.

Requisitos: habilidade Excel, experiência em rotinas departamento pessoal, feminino, maior de 25 anos, superior em administração, ciências contábeis

Horário: 07:30 as 17:30

Salário: R$1.500,00 + vale transporte+ vale alimentação

 

ESTOFADOR E AJUDANTE DE ESTOFADOR: (1081)

Descrição: Fabricação de estofados em geral como sofás, poltronas puffs etc.

Requisitos: ter compromisso trabalho em equipe, experiência em fabricação de estofados em geral.

Horário: Segunda à quinta 07:30 as 17:30 sexta 07:30 as 16:30

Salário: A combinar + comissão

 

ASSISTENTE JURÍDICO: (1080)

Descrição: Recém-formado, ou cursando ano de Direito.

Requisitos: informática básica, boa comunicação, discrição, bom relacionamento interpessoal, habilidade de preferência B, noções de processos jurídicos e administrativos.

Horário: Segunda à Sexta.

 

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: (1078)

Descrição: Elaboração de programas de segurança, controle e entrega de EPI’s, elaboração de APR’s, verificação do uso de EPI’s e procedimentos de segurança, desenvolver políticas de segurança e meio ambiente, CAT’s, ministrar treinamentos internos (NR’s 06,10,12 e 35)elaborar mapas de risco.

Requisitos: Experiência com documentos e programas de segurança (PPRA,PPR, PCA e PCMSO), treinamentos em NR10,12,35), ambos os sexos, acima de 18 anos, CNH desejável A, formação técnica, experiência mínima de 1 ano.

Salário: R$1.719,00 + Vale alimentação

Horário: 07:30 as 17:30 Segunda a sexta-feira

 

MOTORISTA: (1077)

Descrição: Ramo loja de material de construção

Requisitos: Masculino, acima de 20 anos, CNH D, experiência como motorista

Salário: R$1.364+ comissão + plano de saúde.

Horário: Comercial Segunda à Sábado.

 

ARTE FINALISTA: (1076)

Descrição: domínio com Corel Draw

Requisitos: Ambos os sexos, acima de 18 anos, desejável experiência com gráfica.

Salário: A Combinar

Horário: Segunda A Sábado comercial

 

VENDEDOR: (1069)

Descrição: Ramo: clínica odontológica, vendas diretas com clientes.

Requisitos: Acima de 20 anos, boa comunicação, experiência com vendas, disponibilidade de horário

Salário: A combinar

Horário: A combinar

 

BIOMÉDICO: (1037)

Requisitos: Experiência com análise clínicas, ambos os sexos, disponibilidade para trabalhar em plantões 12x36, formação biomedicina ou áreas afins.

Salário: A combinar

Horário: A combinar

Vizinha flagra homem com as calças abaixadas e em cima de menina de 10 anos

A mãe também foi presa e encaminhada para delegacia

Quarta 16/08/2017 - Aislan Henrique
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), na Rua João Pinheiro, Bairro Santa Terezinha. Marco Aurélio Ferreira da Cruz, 39 anos, está sendo acusado de molestar a enteada de 10 anos. A mãe da menina, Jocimari dos Santos, 35 anos, também foi conduzida por conivência ao crime.

Sargento Antonio Carlos disser que a Polícia Militar foi acionada pela vizinha relatando que flagrou Marco molestando a menina em cima da cama. A vizinha disse que ao flagrar os dois deitados na cama, Marco pulou da cama com a calça abaixada e a menina estava também com o short abaixado.

Imediatamente, a Polícia Militar foi ao local e em conversa com a menina, a mesma disse que o Marco é namorado da mãe e que esse tipo de fato vem acontecendo há algum tempo e que nesta data, a vizinha a flagrou mantendo relação e que ele estava embrulhado em uma coberta.


A menina disse ainda que nas outras vezes que contou o ocorrido para mãe, ela não acreditou.  O conselho Tutelar esteve no local e encaminhou a menina ao hospital para realização de exames.

Em entrevista a reportagem da Rádio Clube (veja o vídeo) Marco negou os fatos, disse que é inocente. Ele falou que essa historia começou no momento que foi a casa da namorada levar uma carne e que depois foi ao quarto da amásia resolver alguns questões  em relação ao seu serviço de vendas pela internet  porque no quarto tem o WI-FI.

No momento que estava no quarto, a menina chegou e pediu dinheiro  para comprar um lápis e que devido a liberdade que tem ela deitou na cama junto com ele. Marco falou ainda que a casa estava totalmente aberta e que o irmão dela se encontrava na sala assistindo televisão e que podia mesmo ter tido mais prudência. “inclusive levei meu filho para brincar com ela, nunca tive problema nenhum e que ela nunca relatou nada disse para a mãe”, finalizou Marco.

Já a mãe da menina disse que nunca percebeu nada. “Agora me trouxe para a delegacia e que eu não quis ouvir minha filha, como que se ela nunca contou nada pra mim”, disse a mãe na cela da delegacia. Os dois estão juntos há nove meses e sempre tinham confiança na relação.

Arma de fogo é localizada em galinheiro

Quarta 16/08/2017 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Ontem, dia 15 de agosto, a polícia militar recebeu denuncias de que havia uma festa em uma residência no bairro Jardim Quebec e que um dos participantes estava com uma arma de fogo na cintura.

No local não foi localizado arma de fogo, sendo relatado que apenas um dos participantes do evento, residente na Rua Doze, no Bairro Jardim Quebec, teria deslocado para sua residência.

De modo que a Equipe policial deslocou-se até a mencionada residência sendo recebidos pela esposa do autor que afirmou que ele havia saído de bicicleta uns vinte minutos antes de nossa chegada, sendo localizado no passeio em frente ao portão da residência uma munição intacta calibre .22.

Questionada, a esposa do autor disse não saber se ele possuía arma de fogo. Os policiais militares adentraram na residência e após buscas foi localizada no galinheiro uma garrucha calibre .22 com uma munição intacta.

O autor não foi localizado, sendo apreendida a arma de fogo e as munições e entregues a delegacia. Segundo os militares a esposa do autor foi qualificada no Boletim de Ocorrência, porém, não foi conduzida pois está no fim de uma gestação com complicações gestacionais graves.

Perigosa curva entre as cidades de São Gotardo e Matutina provoca novo acidente com vítima fatal na LMG-764

Terça 15/08/2017 - André Amâncio
Fonte: SG Agora
Feed do PatosAgora

Na início da manhã desta terça-feira (15/08) na LMG-764 entre as cidades de São Gotardo e Matutina, mais um grave acidente envolvendo um caminhão carregado de adubos, foi registrado na perigosa ponte em curva que liga as duas cidades no Alto Paranaíba. O motorista do caminhão de 39 anos, não resistiu ao impacto da batida e morreu no local do acidente. O homem estava sozinho no veículo de transporte de cargas.

Segundo apurações do Portal SG AGORA, o grave acidente ocorreu por volta das 07:30 da manhã. O caminhão carregado com adubos seguia sentido São Gotardo à Matutina, quando provavelmente se descontrolou na ponte em curva e acabou caindo dentro do córrego que passa em baixo da rodovia. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, as causas do acidente ainda são desconhecidas.

Ainda segundo a PMR, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Perícia Técnica da Policia Civil de Patos de Minas, foram acionados até o local do acidente. O corpo da vítima Geovanni Nunes da Rocha, de 39 anos, será encaminhado para o IML na cidade de Patos de Minas, e posteriormente liberado para seus familiares. Mesmo após a instalação de radares próximos a curva, o local continua causando vários acidentes.