Criança morre na zona rural de Presidente Olegário
Uma ocorrência da morte de uma criança esta sendo acompanhada pela Polícia Militar de Presidente Olegário na noite desta terça-feira(08/11).
Nossa equipe apurou algumas informações, mas aguarda os detalhes da Polícia Militar.
O caso aconteceu na zona rural de Presidente Olegário e quando a ambulância chegou a criança estava sem vida, porém foi levada as pressas para tentar a reanimação.
O perito foi acionado para atender a ocorrência e a criança ser levada para o IML para saber da causa morte.
Mais detalhes em instante:
Polícia Civil publica edital para locação de nova sede para o 10º Departamento de Polícia e da 1ª Delegacia Regional
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Aquições/SPGF/PCMG, publicou Edital de Chamamento Público para Locação sob Medida em Patos de Minas, visando abrigar a sede do 10º Departamento de Polícia e da 1ª Delegacia Regional.
A abertura de Chamamento Público permite a qualquer particular interessado (desde que atenda aos requisitos do instrumento convocatório) a construir ou adaptar imóvel para locação que atenda a necessidade da PCMG, em prédio com tamanho, número de salas, espaços e estacionamento ideal para uma boa prestação do serviço à população.
Os interessados devem apresentar Carta Proposta e documentação - previstas em edital - no dia 12 de dezembro deste ano, às 9h, na Diretoria de Aquisições da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF), que fica no 4º andar do prédio Minas, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.
A íntegra do edital pode ser obtida das seguintes formas: no Portal de Compras MG (seção de notícias do sítio www.compras.mg.gov.br); solicitado por e-mail à Diretoria de Aquisições (DA) no [email protected]; ou por escrito, no Prédio Minas, da Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), na Rodovia Papa João Paulo II, nº 4.143, bairro Serra Verde, 4º andar – Belo Horizonte/MG.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31)3915- 7104; (31)3915-7132; (31)3915-7133; (31)3915-7105; (31)3915-7234.
Foragido da Justiça é preso durante Operação Divisa Segura Fase VII, em Serra do Salitre
Na madrugada desta terça-feira (08), em Serra do Salitre (MG), durante execução da Operação Divisa Segura Fase VII, a Polícia Militar visualizou um homem em atitude suspeita na Av. João Mariano, Centro.
Foi realizada a abordagem e constatado que o homem, de 33 anos, possuía um mandado de prisão em seu desfavor.
O foragido da justiça, que possuía passagens por homicídio, furto, receptação e porte ilegal de arma branca, recebeu voz de prisão, foi informado dos seus direitos constitucionais e conduzido Delegacia de Plantão de Patrocínio (MG).
Menor é apreendido por tráfico de drogas após agredir a namorada
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um menor de 17 anos na noite de ontem (08), suspeito de tráfico de drogas e de agredir a namorada.
Segundo a PM, os militares compareceram na Avenida Juscelino Kubitschek, onde segundo informações, havia um indivíduo agredindo a namorada.
Ao chegar no local, o indivíduo já havia evadido, porém, uma guarnição PM, após rastreamento, conseguiu localizar o autor próximo de um bar. Durante a abordagem, foram localizados com o autor oito pedras de crack, R$52,00 em dinheiro e um aparelho celular.
Diante dos fatos, o menor foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido.
PM prende indivíduos que furtaram sacas de café na zona rural de Patrocínio
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu três indivíduos na madrugada de ontem (08), que furtaram diversas sacas de café, em uma fazenda na zona rural do município.
Segundo a PM, durante Patrulhamento Rural na região dos Martins, os militares visualizaram uma Kombi transitando em atitude suspeita. Foi realizada a abordagem do veículo, que estava ocupado por três homens, de 34, 58 e 69 anos.
Durante a abordagem foi constatado que no interior do veículo haviam diversas sacas de café em coco. Os indivíduos entraram em diversas contradições a respeito da origem do café.
Após diligências os indivíduos confirmaram que o café foi furtado de uma fazenda da região, sendo posteriormente localizada a vítima. Diante dos fatos, o veículo utilizado pelos autores foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran. O café foi restituído para o proprietário, após o encerramento da ocorrência.
Criança de 3 anos fica com dedo preso em cofrinho em Montes Claros
Na noite de ontem (07) o Corpo de Bombeiros de Montes Claros (MG) atendeu uma criança de 3 anos e meio, que estava com um dedo preso em um cofrinho.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os pais da menina de três anos e meio a levaram à Sede do Batalhão de Bombeiros solicitando ajuda, pois sua filhinha estava com o dedo mínimo da mão direita preso em um cofrinho.
Os militares acalmaram a criança e, utilizando uma mini retífica e alicates próprios, realizaram a retirada segura do cofre que prendia o dedo da criança. Apesar de dolorido o dedo da menininha, não apresentou ferimento.
A magia do Natal está nascendo de novo em Patos de Minas...
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Em 2021, Patos de Minas foi agraciada com a união de diferentes empresas, entidades e voluntários para a execução do projeto Renascer Natalino. Um projeto que nasceu grande oferecendo para a população decoração natalina e atrações no período mais mágico do ano. Foi emocionante, um verdadeiro renascimento pós-pandemia, que movimentou o comércio, a cultura e o turismo local.
Para 2022, o Renascer Natalino será ainda maior e mais bonito! São 10 praças iluminadas, cada uma com uma temática e objetos instagramáveis enormes que enchem os olhos e o coração dos participantes! Além disso, duas orquestras filarmônicas, cortejos de personagens, projeção mapeada em 3D na Catedral da cidade, Casinha e Trenzinho do Papai Noel, são outras atrações.
As luzes já se acendem neste sábado, dia 12 de novembro de 2022, às 19 horas no Coreto Municipal da Av. Getúlio Vargas. Em seguida, o Coral Jovem Sesc fará uma apresentação natalina na Catedral de Santo Antônio.
Para acompanhar todas a programação, acompanhem o perfil no Instagram @renascernatalino
Prefeitura e Senac oferecem cursos gratuitos; veja como se inscrever
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Pra você que procura profissionalizar-se, a Prefeitura de Patos de Minas em parceria com o Senac oferece cursos totalmente gratuitos. Para inscrever-se, basta entrar em contato pelo telefone (34) 2106-3700.
Fique atento às datas de início dos cursos e não perca tempo.
-VENDEDOR - 9/11
-ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO NA COZINHA - 16/11
-TÉCNICAS DE SERVIÇO DE BARMAN -16/11
-TÉCNICAS DE CONFEITARIA - 16/11
-ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 16/11
É só escolher o curso e fazer sua inscrição. Confira os detalhes
Período de chuvas aumenta os riscos de acidentes com animais peçonhentos
revenção é fundamental para evitar ocorrências envolvendo, por exemplo, escorpiões, cobras, aranhas e abelhas
Fonte: Agência Minas (foto: Rafael Mendes/SES-MG
Apesar de acontecerem ao longo de todo o ano, os acidentes causados por animais peçonhentos são mais frequentes durante o período chuvoso e quente. Eles ocorrem mais frequentemente com cobras, escorpiões, aranhas, lagartas, lacraias, abelhas e vespas, que se abrigam tanto em áreas urbanas quanto rurais, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques. Dependendo do tipo do animal e do tempo para atendimento médico adequado, alguns casos podem levar à morte.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registram, desde 2018, o número total de acidentes por animais peçonhentos ultrapassa 243 mil casos, com média de 48.750 notificações por ano. Em 2022, até o momento, já foram registrados 37.998 acidentes. Os casos envolvendo escorpiões representam mais de 70% do total das 243.716 ocorrências registradas entre 2018 e outubro de 2022.
Também entre 2018 e 2022, foram registrados 336 óbitos no estado, envolvendo os diversos tipos animais peçonhentos da fauna local, dos quais 66 ocorreram em 2022. Os principais animais relacionados aos óbitos ocorridos nesse período são escorpiões (177 casos); serpentes, como jararaca, urutu-cruzeiro, cascavel, coral verdadeira, responsáveis por 71 óbitos, e abelhas (56 casos).
A referência técnica de Acidentes por Animais Peçonhentos da SES-MG, Andréia Kelly Santos, explica que os acidentes por animais peçonhentos são classificados como leves, moderados e graves de acordo com o tipo e intensidade de sinais e sintomas apresentados pelo paciente. “A maioria dos acidentes causados por escorpiões, aranhas e lagartas são classificados como leves e não possuem necessidade de aplicação de soro”, afirma.
“Os soros indicados para o tratamento dos acidentes por animais peçonhentos são específicos para cada tipo de animal causador do acidente. Porém, para alguns acidentes, como aqueles causados por abelhas, lacraias, vespas e outros animais, ainda não existe soro”, completa a técnica da SES-MG.
Por isso, em caso de acidentes com qualquer animal peçonhento, a orientação é procurar o mais rápido possível atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliação correta do tratamento adequado ao paciente, se é indicada a administração de soro e qual o tipo de soro recomendado.
“Estes soros antipeçonhentos estão disponíveis apenas em unidades públicas de saúde para que todos os pacientes tenham a mesma oportunidade de atendimento. Estas unidades são comumente chamadas de unidades de soroterapia e estão presentes em alguns municípios de todo o Estado, de acordo com a capacidade de atendimento de cada uma e o número de acidentes que ocorrem nos municípios de cada Unidade Regional de Saúde”, informa Andréia.
Mais informações sobre as unidades de soroterapia no Estado estão disponíveis neste link.
Diferentemente dos animais venenosos, os peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões, ou aguilhões – que são as estruturas por onde o veneno pode ser introduzido no corpo dos indivíduos. O veneno de animais peçonhentos pode causar, por exemplo, reações como vermelhidão, irritação local, bolhas e coceira.
Com o objetivo de alertar para as medidas de prevenção, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomenda uma série de cuidados, que podem reduzir a presença desses animais e, consequentemente, as chances de acidentes.
Como prevenir acidentes com animais peçonhentos
Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Caso seja necessário, use um pedaço de madeira, enxada ou foice;
Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estes estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local competente para a remoção;
Inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes, antes de usá-los;
Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure a autoridade de saúde local para orientações;
Utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) em locais ou situações de risco;
Olhar com atenção o local de trabalho e caminhos a percorrer;
O que fazer em caso de ocorrência de acidentes com animais peçonhentos
Procure atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima;
Mantenha o acidentado em repouso, deitado e com o membro acometido elevado em relação ao resto do corpo, enquanto aguarda por socorro. A vítima deve evitar correr ou se locomover por meios próprios;
Caso seja possível, e não atrase a ida do acidentado à Unidade de Saúde, lave o local do acidente com água e sabão, apenas;
Não tente sugar o local com a boca para extrair o veneno ou amarrar o membro acidentado. Não aplique algum tipo de substância (como álcool, pó de café, ervas, terra, querosene ou urina) no local da ferida. Tais procedimentos não têm efeito sobre o veneno e só aumentam o risco de infecções;
Procure atentar para a cor e o tamanho do animal causador, pois suas características podem auxiliar no diagnóstico e no tratamento do agravo.
Procon promove evento para servidores municipais alusivo ao Novembro Azul
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Procon, realizou hoje evento alusivo ao Novembro Azul. Voltada aos servidores municipais, a iniciativa buscou sensibilizá-los quanto à importância de cuidar da própria saúde.
Na ocasião, os servidores puderam tirar dúvidas com o médico Everton Edjar Atadeu da Silva. Já o advogado Paulo Henrique Rodrigues Moreira compartilhou informações importantes sobre o amparo legal no âmbito da saúde.
Para o coordenador do Procon, Rafael Godinho, o evento atendeu às expectativas. "A ação faz parte do compromisso da atual gestão de preservar a vida e saúde dos servidores. Ficamos felizes com o interesse dos homens em participar conosco", disse ele.