Orthodontic

PM localiza arma de fogo na casa de um dos suspeitos de assalto em loja de celulares

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo na casa de um dos suspeitos de ter cometido um assalto a uma loja de celulares localizada no Centro da cidade na última terça-feira (31).

De acordo com informações, a polícia teve conhecimento que um indivíduos de nome Franklin seria um dos envolvidos no assalto. Os militares foram até a casa do suspeito, localizada na Rua dos Balsamos, no Bairro Jardim Esperança.

No local, uma moradora permitiu a entrada dos policias e, durante buscas, foi localizada uma pistola Bereta 635 calibre .22. Ainda de acordo com a PM, Franklin não foi encontrado na casa e encontra-se foragido.

Romeu Zema mobiliza secretários para prestar assistência a municípios afetados pelas chuvas

Sexta 31/01/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora


O governador de Minas, Romeu Zema, recebeu nesta sexta-feira (31/1), na Cidade Administrativa, 22 prefeitos, que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), que tiveram suas cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Junto com os secretários Marco Aurélio Barcelos (Infraestrutura e Mobilidade), Elizabeth Jucá (Desenvolvimento Social) e Bilac Pinto (Governo), além do coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas, tenente-coronel Flávio Godinho, Zema explicou aos prefeitos como o estado tem atuado para facilitar o acesso a recursos federais, obter doações dos órgãos estaduais e apoio para a reconstrução dos municípios.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, disse que, além do adiantamento de três meses da verba do Piso Mineiro de Assistência Social, a pasta já está em contato com o Ministério da Cidadania para obter recursos destinados a desabrigados. “Estamos em contato com as equipes municipais, estamos fazendo um treinamento para que vocês consigam o acesso rápido a esse dinheiro que deve ser utilizado para alimentação, compras de colchão e roupa de cama, recursos humanos e outras necessidades dos abrigos”, explicou.

Elizabeth Jucá afirmou, ainda, que está em busca de outros recursos federais, como um reforço na contratação de recursos humanos de Assistência Social e na área de habitação. “O governo federal possui um voucher habitacional para municípios com menos de 50 mil habitantes. Estou em contato com o ministério para que avaliem a possibilidade de testarem essa política em Minas Gerais para os nossos desabrigados. Temos que sair dessa crise de mãos dadas, o mais rápido possível”, finalizou a secretária.

Doações

Coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Flávio Godinho informou que subiu para 196 o número de municípios que decretaram situação de emergência. Segundo ele, a Cedec está com uma quantidade significativa de doações para serem encaminhadas aos municípios. Para isso, orientou os prefeitos como devem proceder para receber o mais rapidamente possível o material arrecadado, além do maquinário disponibilizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

“O instrumento jurídico adequado para que os municípios recebam qualquer ajuda em recurso ou humanitária é ter seu decreto de situação de emergência. A Cedec está disponível para apoiar na formatação do decreto. É necessário ainda um plano de trabalho bem detalhado para que os recursos para obras públicas sejam disponibilizados”, explicou.

Infraestrutura

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, enfatizou que o estado está buscando soluções e alternativas que possam minimizar os prejuízos e favorecer a reconstrução das cidades. “Em relação às rodovias estaduais, nós já fizemos todos os levantamentos dos danos causados. Nós temos, hoje, 98 ocorrências em todas as regiões do estado, de gravidades distintas. O pessoal do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) tem trabalhado 24 horas por dia para promover a liberação das pistas”, disse.

O secretário lembrou que é necessário aguardar o término das chuvas para que se inicie o processo de reconstrução. “Algumas dessas obstruções nós vamos procurar atacar também com os recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Dessa forma, eu queria transmitir uma mensagem de tranquilidade: por hora, a situação está sob controle. Mesmo aqueles eventos mais graves, todos eles já estão catalogados e precificados pelo DER-MG e nós vamos, agora, buscar os recursos necessários para iniciarmos as obras o mais rápido possível”, afirmou.

Barcelos voltou a lembrar a parceria firmada entre o Governo de Minas e o Sicepot sobre o emprego das máquinas e equipamentos para auxiliar na desobstrução das vias e possíveis obras.  “É casar a demanda com a oferta. A gente precisa racionalizar e entender quais os lugares em que há a necessidade desses maquinários, para que a gente possa fazer os atendimentos o mais rápido possível”, explicou.

“Nós criamos um e-mail ([email protected]) que será destinado só para os pedidos de maquinário. É muito importante que esse pedido venha acompanhado o máximo possível de informações, para que a gente identifique quais máquinas são necessárias, como fotos, endereço e descrição das condições”, alertou.

Demandas

O governador reforçou aos prefeitos a importância de se demandar apenas o que for necessário. “Solicitar além do necessário vai demandar mais espaço e mais mão de obra de vocês, o que pode prejudicar neste momento. Todos esses processos que foram explicados pelos secretários deverão ser centralizados em Belo Horizonte. Quem precisar, solicita e receberá rapidamente”, explicou. Romeu Zema alertou os prefeitos, ainda, de que as obras de reconstrução deverão ser feitas com mais resistência, robustez e capacidade para não voltar a ocasionar os mesmos danos.

Já o secretário de Governo, Bilac Pinto, enfatizou o empenho do Executivo estadual em relação aos municípios atingidos pelos temporais dos últimos dias. “Por determinação do governador, nós estamos empenhados e fazendo o que for possível para apoiá-los neste momento de dificuldade. Devemos ser um facilitador para os municípios. Vocês terão todo o nosso apoio para que a gente possa minimizar essa situação que vocês estão passando”, frisou.

Comércio na Av. Brasil é vitima de assaltantes

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um estabelecimento comercial localizado na Avenida Brasil foi vítima de assaltantes nessa sexta-feira (31). Até o momento ninguém foi preso.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), dois indivíduos em uma motocicleta vermelha, que foi furtada durante a madrugada, chegaram no comércio e anunciaram o assalto. O garupa desceu com uma arma em punho e subtraiu o dinheiro de dois funcionários e uma cliente.

Após a ação, os bandidos evadiram sentido ao Cristavo. A PM foi acionada e segue em rastreamentos no intuito de localizar e prender os suspeitos.

Motociclista fica ferido em acidente no Bairro Jardim Centro

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um motociclista de 46 anos ficou ferido no início da tarde dessa tarde dessa sexta-feira (31), após se envolver em um acidente no cruzamento da Rua Antônio Tomaz de Magalhães com Avenida Ivan Borges Porto, no Bairro Jardim Centro. O local possui alto índice de acidentes.

De acordo com informações apuradas no local, o motorista de Ford Fiesta estava atravessando a pista, momento que foi colidido pelo motociclista que seguia pela Avenida Ivan Borges Porto. Com o impacto da batida, o motociclista bateu a cabeça no solo e sofreu um ferimento no ombro.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência compareceu ao local e prestou os primeiros atendimentos à vítima.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Homem dorme na porta de bar, esquece onde estavam seus pertences e aciona a PM relatando falso crime

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 39 anos acabou sendo preso por falsa comunicação de crime na última quinta-feira (30), após dormir na porta de um bar, esquecer onde estavam seus pertences e acionar a Polícia Militar (PM) relatando que havia sido assaltado. O fato aconteceu na cidade de Guimarânia (MG).

De acordo com a PM, uma suposta vítima, um homem de 39 anos, acionou os policiais na Rua Tupinambás, Centro, informando que dois indivíduos em um veículo VW/Gol teriam se aproximado, descido do carro e com emprego de arma de fogo, teriam roubado o celular e a carteira do indivíduo.

O homem confirmou toda versão, enfatizando que um dos autores estava portando uma pistola modelo 635, dizendo que tinha certeza que era esta arma, pois seria conhecedor de arma de fogo. De imediato, várias equipes policiais foram deslocadas para os rastreamentos a fim de localizar e prender os supostos autores. Entretanto, após diversas verificações, os militares não conseguiram encontrar nenhuma pista dos autores.

Nos levantamentos os militares perceberam que a suposta vítima apresentava sinais de haver ingerido bebida alcoólica. Durante a procura de testemunhas do fato, os policiais militares verificaram, através de uma testemunha que narrou que, na madrugada, presenciou a suposta vítima deitar e dormir no chão, do lado de fora do bar em que esteve bebendo.

A testemunha relatou que guardou os bens da suposta vítima e lhe disse que quando ele acordasse, procurasse-o no bar para pegar seus bens. Diante da situação, os militares constataram que o indivíduo não era vítima, mas sim autor de uma falsa comunicação de crime. Ele confirmou que realmente não sabia o que havia acontecido e admitiu que não foi abordado por ninguém, e, portanto, fez uma falsa comunicação de crime, motivo pelo qual foi preso.

Com a atitude do autor, a Polícia Militar movimentou, em razão da falsa comunicação de crime, um grande número de policiais e recursos logísticos, os quais poderiam estar sendo utilizados em situações preventivas ou de emergência a quem realmente precisasse. Enfatiza-se ainda que casos como esse vem sendo comuns. Muitas vezes algumas pessoas alegam situações de crimes que não são verídicos, para se eximirem de obrigações, criar direitos, (como seguros por exemplo) ou para outros fins ilícitos. Diante da constatação dessas situações, serão tomadas todas as providências legais pela Polícia Militar.
 

Homens invadem casa de idoso, agridem e roubam a vítima mas acabam presos

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Dois homens foram presos pela Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo na última quinta-feira (30), suspeitos de invadirem a casa de um idoso, agredir a vítima e roubar certar quantia em dinheiro.

De acordo c om a PM, um senhor de 67 anos, compareceu à sede da 157ª Cia e relatou que na data de 29/01/2020, por volta das 23h00min, se encontrava em sua residência, momento em que ouviu alguém bater na porta de sua casa.

Acreditando ser algum conhecido seu, ele abriu a porta, momento em que dois autores, magros, altos, aparentemente jovens, com rostos cobertos por panos, armados com facas, adentraram bruscamente à residência e anunciaram o assalto.

Um dos autores segurou a vítima, a enforcando e segurando a faca contra seu pescoço, enquanto o outro a revistava, vindo tal autor a subtrair a quantia de R$70,00 (setenta reais) em dinheiro que se encontrava no bolso da vítima, além das chaves de sua residência.

O idoso tentou lutar contra os infratores e começou a gritar, momento em que os bandidos o soltaram e evadiram sentido à parte de cima do bairro São Sebastião, não sendo mais vistos. A vítima sofreu um hematoma no lábio inferior e um corte na parte de trás da orelha direita.

O fato foi comunicado à rede de rádio e a vítima foi levada ao Pronto Socorro Municipal devido às lesões sofridas. Após levantamentos de informações, os militares iniciaram rastreamentos e diligências, sendo localizados e presos os 02 autores, e com eles apreendidos a quantia de R$70,00 reais e um aparelho celular.
 

PM de Coromandel apreende porção de maconha após denúncia anônima

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última quinta-feira (30), a Polícia Militar (PM) de Coromandel (MG) apreendeu uma porção de maconha após receber uma denúncia anônima. Ninguém foi preso.

Segundo informações da PM, durante operação policial a guarnição deslocou à Rua São Miguel, bairro Padre Lázaro de Menezes, para averiguar denúncias de tráfico de drogas envolvendo um indivíduo suspeito.

Ao ser informado da denúncia, o pai do suspeito, disse que não aceitava o filho fazer nada de errado na residência e autorizou os militares a realizarem uma busca na propriedade, sendo encontrada uma porção de substância esverdeada semelhante à maconha que estava na gaveta do guarda-roupas no quarto do autor.

Diante do exposto, o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, sendo que o autor não foi localizado.
 

Mamoré já conta com oito jogadores no BID

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Ascom Mamoré
Feed do PatosAgora

O Esporte Clube Mamoré já registrou oito jogadores no  Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Nessa quinta-feira (30/01), os atletas tiveram suas respectivas documentações registradas.

Foram regularizados os goleiros Caio e Marcão;  os volantes Guilherme Zanetti e Gilson; o atacante  Guilherme Teixeira; o volante Gilson; o lateral esquerdo Gustavo Cristo;  o zagueiro Anderson Schmoeller e o lateral direito Matheus Batalhão.

A expectativa do Grupo Gestor do Mamoré é que mais jogadores possam estar inscritos no BID nesta sexta-feira(31/01) ainda no final da tarde e que os demais atletas sejam inscritos no início da próxima semana, para que o técnico Toninho Cajuru possa contar com todo o elenco para a estreia da equipe esmeraldina no Campeonato Mineiro - Módulo II.

Homem de 57 anos é preso dirigindo embriagado na rodovia MG-235

Sexta 31/01/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 57 anos foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) durante Operação Lei Seca na altura do km 86 da rodovia MG-235, no município de São Gotardo (MG).

De acordo com a PMRv, os policiais abordaram a caminhonete Fiat/Strada, conduzida por A.G.L.A de 57 anos, devidamente habilitado.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o condutor apresentava visíveis sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas, sendo ele submetido ao teste de alcoolemia com o aparelho Etilômetro, tendo o primeiro teste com resultado de 0,31 mg/l, após alguns minutos foi realizado um segundo teste com resultado de 0,39 mg/l, configurando crime de trânsito previsto no artigo 306 do CTB.

O condutor A.G.L.A foi preso em flagrante delito sendo conduzido para delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, junto com a CNH recolhida. Foi lavrado o auto de infração de dirigir sob a influência de álcool, a caminhonete estava com a documentação regular, foi liberada para um condutor devidamente habilitado.


 

Placas com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país

Sexta 31/01/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Após sucessivos adiamentos, começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todos os estados concluam os procedimentos para implantar a nova placa do Mercosul.

A data está de acordo com o que estipula a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento. Para quem tiver o modelo antigo, a troca deverá ser feita no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Nas outras situações, a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veículo.

placa_mercosul_caracteristicas
Novo padrão de placas veiculares - Detran
O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar por mais de 100 anos.

Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para carros de passeio, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prata para veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador do produto. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de sua autenticidade.

"O novo emplacamento seguirá a lógica da livre concorrência, não havendo definição de preços por parte do governo federal. Na prática, os Detrans estaduais vão credenciar empresas capacitadas para não só produzir as placas como também vendê-las ao consumidor final. Portanto, o proprietário do veículo poderá buscar o valor mais em conta na hora de adquirir o item", informou o ministério.

Desde que foi decidida a adoção da placa do Mercosul, a implantação no registro foi adiada seis vezes. A decisão foi anunciada em 2014, e a medida deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Disputas judiciais levaram ao adiamento da adoção da placa para 2017. Mais prazo foi dado para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

As novas placas já são usadas na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram ao modelo Mercosul o Acre; o Amazonas; a Bahia; o Espírito Santo; a Paraíba; o Paraná; o Piauí; o Rio de Janeiro; Rondônia; o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.

"Atualmente são quase 5 milhões de veículos emplacados com a nova PIV. O governo federal estima que, até o fim de 2023, o Brasil já esteja com quase toda sua frota circulando com a nova placa", informou a assessoria do Ministério da Infraestrutura.

Edição: Nádia Franco
Tags: MERCOSULPLACA VEICULARPLACA DE IDENTIFICAÇÃO VEICULARCONTRANDETRAN