Orthodontic

3º Rally Minas Brasil começa neste final de semana; a largada será no Arraial dos Afonsos

Sexta 06/03/2020 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje (foto de capa: Doni Castilho)
Feed do PatosAgora

Com muita lama, trilhas complicadas e velocidade, assim será a 3ª edição do Rally Minas Brasil em Presidente Olegário e Patos de Minas neste final de semana.

A largada será no Arraial dos Afonsos – Patos de Minas – passando por Presidente Olegário, região do Distrito de Santiago, Prata, Chapadão do São Pedro, Vargem Grande e Trinta Paus com chegada no centro de apoio no Parque de Exposições em Patos de Minas. O percurso será de 290 km.

A 3ª edição do Rally Minas Brasil começa neste sábado (7) e termina no domingo (8), reuni até o momento 50 veículos inscritos – motos, quadriciclos, UTVs e carros – de pelo menos 8 estados. O trajeto dos competidores ficará interditado durante as provas.

De acordo coma  organização todo o trajeto está sinalizado e os produtores rurais das localidades foram avisados da interdição no sábado (6), entre 7h30 e às 14h, no domingo entre 7h e 13h. A Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG- auxilia a organização. Todo o trajeto possui equipes.

O 2º Rally Minas Brasil é realizado pela Rallymakers, conta com apoio logístico das prefeituras de Presidente Olegário e Patos de Minas.

Aplicativo Salve Maria será aliado no combate à violência contra mulher

Processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses

Sexta 06/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O combate à violência contra a mulher em Patos de Minas ganhará importante reforço: o aplicativo para celular Salve Maria. A ferramenta facilita as denúncias por meio de um ambiente seguro e de atendimento rápido, uma vez que a própria vítima pode apertar o Botão do Pânico e automaticamente acionar a Polícia Militar (PM), enviando ao mesmo tempo a sua geolocalização.

O aplicativo oferece também o Botão Denúncia, por meio do qual terceiros podem acionar a PM diante de situações de violência, emitindo um alerta com a localização geográfica para que policiais verifiquem a ocorrência. Os chamados enviados por meio do Salve Maria são vinculados à mesma central dos registros via 190, sendo de exclusiva gerência da PM o controle das denúncias e a prioridade dos atendimentos.

A implantação do aplicativo em Patos de Minas será possível graças à parceria com o governo de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Governo desse município. A pasta fornecerá a ferramenta gratuitamente e dará assessoria para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir quanto ao Salve Maria. O processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses.

A iniciativa de disponibilizar o aplicativo Salve Maria à população envolve esforços da prefeitura, por meio do Centro de Referência da Mulher, da Polícia Militar, da 45ª Subseção da Ordem de Advogados do Brasil - OAB Patos de Minas - e do vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior. Cada um dos envolvidos enviou representantes a Uberlândia para conhecer em detalhes como a ferramenta contribui para evitar a morte de mulheres por feminicídio e agressões diversas.

O Salve Maria foi desenvolvido pelo Governo do Piauí, por meio de parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O aplicativo para celular expandiu-se para outros estados do país, como Maranhão, Santa Catarina e Minas Gerais, sendo Uberlândia a cidade pioneira na implantação entre os municípios mineiros.
 

Grande operação da PM, com equipes de várias cidades, prende homem suspeito de assalto à fazendas

Sexta 06/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma grande operação da Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo, Patrocínio, Iraí de Minas, Romaria Douradoquara e Uberlândia terminou com a prisão de um suspeito de assaltar duas fazendas. Outros dois suspeitos foram identificados e estão sendo procurados.

De acordo com informações da PM, em Monte Carmelo, na última quarta-feira (04), três autores armados assaltaram a fazenda Santa Bárbara. Eles roubaram um veículo Fiat Uno e grande quantidade de materiais, levando o proprietário da fazenda e deixando a vítima próxima à Região dos Pachecos, amarrado.

Os autores em ato contínuo, esconderam o veículo e materiais roubados próximo à região rural de Pachecos, cidade de Romaria, e assaltaram a Fazenda Pachecos, levando diversos materiais eletrônicos.

Diante aos fatos a Polícia Militar realizou uma grande Operação na região, que terminou nessa sexta-feira (06). Um homem foi preso por roubo, e um por favorecimento pessoal. Um veículo foi apreendido, além de duas armas de fogo e vários materiais foram recuperados.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Mulher de 41 anos é presa suspeita de tráfico de drogas em Patrocínio

Sexta 06/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma mulher de 41 anos foi presa pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) no final da noite da última quinta-feira (05), suspeita de tráfico de drogas. O Fato aconteceu na Avenida Padre Matias.

De acordo com a PM, após denúncias indicando intenso tráfico de drogas, perpetrado por um casal, foi realizado monitoramento do local. Durante esse período, notou-se quando alguns suspeitos iam ao local e eram atendidos no portão por uma mulher.

Os policias realizaram abordagem, a suspeita foi identificada e se mostrava bastante nervosa. Após buscas na residência, foram encontrados dentro de um rádio dois invólucros brancos com substância análoga ao crack, sendo: 15 pedras já fracionadas, prontas para o comércio; 01 pedra grande e mais 10 dolinhas da mesma substância, moída e embalada para serem comercializadas.

Em seguida, foram localizados sobre o guarda-roupas do quarto 01 potinho com substância branca, semelhante à cocaína, e também 01 lâmina de "Gillete" com resquícios de crack, ainda foram encontradas 02 pedras da mesma substância, já fracionada e embalada em tamanho comercial, também foi localizada nos pertences da autora a quantia de R$ 110,25 em notas e moedas diversas. A autora foi presa e conduzindo à presença da autoridade de polícia judiciária.
 

Eleições 2020: termina em maio prazo para eleitor regularizar título

Sexta 06/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Termina no dia 6 de maio o prazo para que cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado regularizem a situação. Quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Como regularizar o título
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina em 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

Comissão debate potencial brasileiro para produção de medicamentos a base de maconha

Sexta 06/03/2020 - Aislan Henrique
Fonte: Câmara
Feed do PatosAgora

A comissão especial sobre Medicamentos feitos com Cannabis  (PL 399/15) debate nesta terça-feira (10) o potencial brasileiro para o cultivo da maconha. Após o debate haverá a deliberação de requerimentos. A realização do debate foi solicitada por diversos parlamentares que integram o colegiado.

O deputado Luciano Ducci destaca que a maioria dos produtos à base de Cannabis são importados e custam muito caro, então muitos pacientes buscam na justiça o direito de ter o tratamento pago pela união. "A judicialização da saúde já é um problema no orçamento do SUS e a importação de Cannabis está aumentando essa despesa, que seria muito menor se houvesse uma produção nacional", afirma.

Foram convidados:

- a farmacêutica, membro da Comissão de plantas medicinais e fitoterápicos do CRF/SP, Renata Monteiro;
- o farmacêutico Bioquímico, mestre em produtos naturais e sintéticos bioativos e doutor em agronomia - produção vegetal - Euclides Lara Cardozo;
- o doutor em Biologia molecular e pós-doutor em fitoquímica aplicada à alelopatia, Fabian Borghetti;
- o engenheiro Agrônomo, Geógrafo e especialista em Agroecologia, Sérgio Rocha; e
- o pesquisador em Recursos Genéticos e Biotecnologia na Embrapa, Roberto Fontes Vieira.

A reunião será às 14 horas, no plenário 3.

O evento será interativo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

PC apreende maconha e arma de fogo em Guarda dos Ferreiros

Quinta 05/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil (PC) realizou a apreensão de cerca de 8 kg de maconha e uma arma de fogo nessa quinta-feira (05), em Guarda dos Ferreiros (MG). Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

De acordo com informações da PC, o suspeito preso estava ocultando 10 tabletes de maconha pesando cerca de 8 KG em meio à mata próximo ao Distrito de Guarda dos Ferreiros.

Com o preso ainda foi encontrada uma arma de fogo e um rádio comunicador. Seguem os trabalhos para identificar outros criminosos envolvidos com o tráfico de drogas na região.
 

Censo 2020 abre 200 mil vagas para agentes em todo o país

Quinta 05/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (5) as inscrições para o processo seletivo do Censo 2020. São 200 mil vagas temporárias para os cargos de agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores, ambos de nível médio, e para recenseadores, que exige nível fundamental.
As vagas são para todos os municípios do Brasil e as inscrições vão até 24 de março, somente pela internet, pelo site da organizadora do Processo Seletivo, Cebraspe.

A taxa, no valor de R$ 35,80 para as funções de nível médio e de R$ 23,61 para recenseador, pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. O trabalho será na coleta de informações do Censo 2020, com entrevistas aos moradores de todos os domicílios do país.

A duração prevista dos contratos será de três meses, com possibilidade de renovação em caso de necessidades do IBGE e de acordo com a disponibilidade orçamentária. Os profissionais terão direito a férias e 13º salários proporcionais. Não há restrição para quem já prestou serviço temporário para o IBGE ou outros órgãos públicos.

Vagas
No total, são 5.462 vagas para agente censitário municipal, com salário de R$ 2.100, e 22.676 vagas para agente censitário supervisor, que vai receber R$ 1.700 por mês. Segundo o IBGE, a vaga de agente censitário municipal de cada cidade será ocupada pelos melhores colocados no concurso em cada município. Eles serão os responsáveis pela coordenação da coleta do Censo 2020 naquela cidade, enquanto os demais agentes irão supervisionar as equipes de recenseadores.

Os recenseadores serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados e entrevistas feitas com os moradores. O cálculo leva em conta também as características do município, o tempo médio de duração das entrevistas e o deslocamento para o trabalho de coleta.

O IBGE disponibilizou um simulador para calcular o valor que o trabalhador pode receber. Por exemplo, um recenseador na cidade do Rio de Janeiro que trabalhe 30 horas semanais pode chegar a uma remuneração de R$ 2.092,56 ao mês. Já em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a mesma carga horária pode render R$ 4.399,48.

As vagas serão distribuídas por áreas de trabalho específicas e o IBGE recomenda que os candidatos morem nas localidades em que irão atuar. As provas, marcadas para maio, serão feitas em todos os municípios onde houver vagas.

Para os cargos de agente censitário a prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório será no dia 17/05, com dez questões de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico quantitativo, cinco de ética no serviço público, 15 de noções de administração em situações gerenciais e 20 questões de conhecimentos técnicos.

Os candidatos a recenseadores farão a prova no dia 24 de maio, também de objetiva e de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática, cinco sobre ética no serviço público e 25 questões de conhecimentos técnicos.

Solenidade em Comemoração ao Aniversário de 45 anos do Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar

Quinta 05/03/2020 - Aislan Henrique
Fotos: PMMG
Feed do PatosAgora

Aconteceu nesta quinta-feira às 09:00 horas, dia 05 de março de 2020, no Espaço Multiuso da 10ª Região da Polícia Militar a solenidade em comemoração ao Aniversário dos 45 anos do Décimo Quinto Batalhão De Polícia Militar.

O 15° BPM foi instalado no dia 04 de março de 1975, criado a partir da 4ª companhia, do 4º batalhão da Polícia Militar. De sua instalação até os dias atuais, a unidade vem prestando relevantes serviços à comunidade do Alto Paranaíba, nos municípios sob sua responsabilidade, completando seus 45 anos de existência.

A solenidade foi cercada de homenagens, onde militares, funcionários civis e parceiros da Instituição receberam o reconhecimento pelos trabalhos prestados em prol da segurança pública ao longo destes 45 Anos.

O Comandante do 15° BPM, Ten Cel Marcus Vinícius durante seu pronunciamento parabenizou todos os militares que fazem parte do 15° BPM pelo brilhante trabalho prestado ao longo destes 45 anos, e reforçou o compromisso de todos os integrantes do 15º BPM, de buscar ainda mais resultados positivos quanto a segurança pública.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Veículo da Saúde atola na lama em estrada rural de Andrequicé

Quinta 05/03/2020 - André Amâncio
Fotos: PMMG Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

Um veículo da Prefeitura de Presidente Olegário atolou em uma estrada rural de Andrequice nesta quinta-feira (5), área rural do município. Com isso o atendimento a pacientes da comunidade começou com atraso.

De acordo com integrantes da equipe médica eles saíram de Presidente Olegário às 7h da manhã, passaram pela BR-365 e pegaram a estrada de terra que liga Varjão de Minas ao povoado Andrequice, 6 km próximo à comunidade atolaram o veículo, e com isso o atendimento iniciou no final da manha.

A rota alternativa foi feita devido à vários atoleiros na rodovia LMG-726 – Prefeito Natal José Fernandes. Estava previsto 26 atendimentos, mas o médico cancelou 8 que será agendado para outra data. A Prefeitura informou que foi feita a retirada da lama no início da semana e que o problema retornou, e que outra manutenção será feita no local.

Segundo a Prefeitura desde o final do ano de 2019 e início deste ano, o município tem recebido um grande volume de chuva, e tão logo que parar de chover as estradas serão recuperadas, já que não dá para operar às máquinas com o solo encharcado.

Quanto ao veículo que ficou atolado, segundo a prefeitura, ele foi retirado pelos ocupantes e terceiros que usaram ferramentas manuais. O carro perdeu o para-choque traseiro e a placa dianteira.

Nestes cinco dias do mês de março já choveu 85,1 milímetros, no mesmo período em 2019, foram 63,8 milímetros. De 1º de janeiro até esta quarta-feira (4), já choveu 599,2 milimetros, no mesmo período em 2019 foram 422,3 mm, sendo 177 mm maior.