Orthodontic

Brasil tem 621 casos confirmados de Covid-19 e seis mortes

Sexta 20/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

As mortes em razão do novo coronavírus subiram para seis, conforme última atualização divulgada hoje (19) pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados saíram de 428 para 621 entre ontem e hoje.

São Paulo segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em seguida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registrados casos no Paraná (23), Santa Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Sergipe (seis), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).

A partir de hoje, o Ministério da Saúde deixará de trabalhar com casos suspeitos, passando a divulgar apenas as situações confirmadas e as mortes decorrentes da doença resultante da infecção pelo novo coronavírus.

A transmissão comunitária (quando as autoridades não identificam mais a cadeia de infecção ou esta já possui cinco gerações) foi identificada no estado de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina, Pernambuco e Porto Alegre. Essa é a modalidade mais preocupante, pois ela implica em uma disseminação maior e menos controlada do vírus.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, os números mostram que o crescimento não está ocorrendo de forma localizada, mas no conjunto do país. “Estamos vendo uma tendência mais nacional. Se levantar em bloco vai ser muito mais difícil de monitorar”, declarou. Com isso, continuou o ministro, o papel dos cidadãos ganha importância nas medidas de prevenção, como higienização, e de contenção, como o isolamento. Isso porque a preocupação é com a sobrecarga do sistema de saúde.

 

O Ministério emitiu recomendação de isolamento domiciliar das pessoas com gripe ou sintomas da doença, dos familiares, das pessoas que coabitam os lares e dos idosos nos estados e cidades onde há transmissão comunitária do coronavírus.


Harzhein acrescentou que isso é mais eficaz do que fechamento de escolas, comércios e outros estabelecimentos, medidas que vêm sendo adotadas por diversos governos estaduais como forma de evitar a disseminação do vírus.

Os médicos serão orientados a fornecer atestados às pessoas com sintomas e aos seus familiares. Assim, elas poderão permanecer no isolamento em casa durante este período de duas semanas.

De acordo com Mandetta, a intenção é que nesta primeira semana essa diretriz seja uma recomendação. Contudo, é possível que ela evolua para uma determinação, caso seja necessário diante da ausência de cumprimento pelas pessoas.

A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas devem procurar os postos de saúde se manifestarem gripe ou sintomas, e não urgências ou hospitais. Um novo protocolo para os postos de saúde será divulgado.

Planos de saúde

Integrantes do governo fizeram reunião do conselho da saúde suplementar. Um dos pleitos dos planos de saúde foi a liberação de recursos retidos como garantia para atuação dessas empresas, que somariam, segundo o Ministério da Saúde, R$ 53 bilhões. A direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se reunirá para avaliar a solicitação e divulgar medidas no tocante a esses serviços.

Programa Mais Médicos

Os integrantes do Ministério da Saúde informaram que 7.167 médicos já se inscreveram no edital do Mais Médico aberto para reforçar as equipes de saúde em função da epidemia de coronavírus. A previsão é de até cinco chamadas, sendo que médicos cubanos poderão ser convocados após a 3ª chamada.

A perspectiva é que médico cheguem nos municípios até início de abril. No total, a pasta estima que a medida significará um investimento de R$ 1,4 bilhão. Esses profissionais poderão atuar em mais de uma unidade de saúde, o que deverá ser organizado pelas respectivas secretarias de saúde. Além disso, será feito recrutamento de alunos de quatro cursos: medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia. Esses serão treinados e poderão trabalhar sob supervisão dos médicos em alguns hospitais. Essa decisão foi pactuada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Na próxima semana, os municípios e estados poderão informar quais entes federados têm desejo de aderir ao programa. Os estudantes receberão um bônus nas provas de residência ou uma certificação.

Ônibus do transporte coletivo passam a ser higienizados durante a circulação

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Viação Pássaro Branco, empresa responsável pelo transporte público de Patos de Minas, está adotando uma rotina diferenciada para tentar combater a proliferação do Coronavírus.

De acordo com André, engenheiro de transportes da Pássaro Branco, desde a semana retrasada a empresa já vem intensificando a higienização interna dos veículos, com lavação de corrimãos e assentos.

E desde dessa quinta-feira (19), os ônibus também passam por um higienização com álcool a cada parada na Praça Desembargador Frederico. Os passageiros também são orientados a manterem as janelas e alçapões abertos para aumentar a ventilação.

Ainda de acordo com André, essas medidas serão tomadas enquanto seguirem as orientações das autoridades sanitárias.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Seis novas cidades apresentam casos suspeitos de Coronavírus na região

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O número de casos suspeitos de Coronavírus aumentou em várias cidades da região no último balanço da Secretaria Regional de Saúde. Em Patos de Minas, já são 10 casos suspeitos, 1 caso descartado e 5 em observação. Em São Gotardo, são 3 casos suspeitos, sendo que um foi descartado pelo laboratório.

Outra cidade que aparece com 14 casos suspeitos é Carmo do Paranaíba. Em Rio Paranaíba, são 4 casos suspeitos. Serra do Salitre, Lagamar, Presidente Olegário, Lagoa Grande, Cruzeiro da Fortaleza e Guarda-Mor aparecem no balanço divulgado com 1 caso cada. Dessas cidades, Lagamar, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre não haviam casos suspeitos anteriormente.

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou uma nota de esclarecimento sobre as divergências nos números que são divulgados pelo Boletim Diário e pelos números divulgados pela imprensa e secretarias regionais.

Segundo a nota, assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de internação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário que é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Sendo assim, pode haver diversas situações que atrasam a atualização do banco de dados para produção do Boletim: município ainda não preencheu formulário do RedCap, paciente realizou exame em laboratório particular e o resultado ainda não foi informado para o COES, formulário foi mal preenchido pelo município e necessita de mais informações, etc. Portanto, poderá haver divergências entre o número de casos que é captado pela mídia externa e o número de casos tratados pelo COES-MG.
 

Mais 10 casos de Coronavírus são confirmados em MG nessa quinta-feira (19/03)

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) divulgou nessa quarta-feira (18/03), a atualização sobre os casos de COVID-19 (Coronavírus). O número de casos confirmados passou 19 para 29 casos nessa quinta-feira (19). Dos 10 novos casos confirmados, 8 são de Belo Horizonte, onde já existe a transmissão comunitária do vírus, um em Uberlândia e um em Nova Lima.

Até o momento, foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados, 2.140 estão em investigação como suspeitos e vinte e nove (29) casos foram confirmados.

Foram notificados casos nos seguintes municípios: Belo Horizonte (18 casos); Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis (1 caso); Ipatinga (1 caso); Juiz de Fora (2 casos) Nova Lima (2 casos) Patrocínio (1 caso); Sete Lagoas (1 caso); Uberlândia (2 casos).

Em Patos de Minas, a Secretária Municipal de Saúde divulgou que 10 casos estão sendo investigados na cidade, e outros 5 estão sendo monitorados.
 

Farmácias de manipulação são autorizadas a vender álcool gel ao público

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Fórmulas caseiras do produto não são recomendadas
Feed do PatosAgora

A escassez de álcool gel nos estabelecimentos comerciais preocupa a população, mas uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende ampliar o acesso a esse antisséptico. É que, a partir de agora, as farmácias de manipulação estão autorizadas a preparar e vender o produto de forma direta ao público. A decisão é temporária e integra as ações de proteção para o enfrentamento do novo coronavírus. A Resolução 347/2020, que regulamenta o tema, foi publicada nessa quarta-feira (18).

Com a decisão, as farmácias de manipulação poderão preparar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%. Todas essas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus. Até então somente indústrias de cosméticos podiam fabricar esses produtos com autorização da Anvisa.

Fórmula caseira - A falta do álcool gel levou ao compartilhamento de uma série de receitas caseiras do produto, mas a indicação é fugir dessa dica. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, o professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Matos Coelho explica que agências regulatórias não trazem orientação nem recomendam a prática.

"O preparo do álcool gel deve ser feito de forma correta para que a atividade antimicrobiana aconteça", disse o professor. Além de potencialmente ineficazes, as receitas caseiras podem causar incidentes, como irritação da pele e mucosas, além de queimaduras.

Agências bancárias adotam medidas para combater o Coronavírus

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

As agências bancárias de Patos de Minas adotaram uma nova rotina de atendimento para poder conter o Coronavírus. Atendimento feito separadamente para minimizar as aglomerações, limpeza continua e priorização do atendimento via internet estão sendo uma das principais medidas tomadas.

Na agência da Caixa Econômica Federal, os clientes que procuram atendimento dentro da agência estão sendo colocados separados dos clientes que procuram os caixas eletrônicos. Já na agência do Sicoob Credicopa, na praça Desembargador Frederico, uma funcionária foi disponibilizada na porta de entrada para fazer uma limpeza constante.

De acordo com Sidney, gerente de negócios do Sicoob Credicopa de Patos de Minas, outra medida adotada foi a distribuição de álcool em gel para os clientes e funcionários. Sidney disse ainda que os usuários podem fazer todas as transações a partir do aplicativo, sem a necessidade de sair de casa. A princípio, as agências estarão funcionando em horário normal.

Combate ao coronavírus: é preciso mais do que lavar as mãos

Estima-se que, sem a adoção das atitudes preventivas, o número de casos da doença Covid-19 dobre a cada três dias

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Entre as medidas de higiene a serem tomadas no dia a dia para reduzir o contágio pelo coronavírus estão lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, secando-as de preferência com papel toalha, e cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar. Essas atitudes são fundamentais, mas cada cidadão pode fazer ainda mais para contribuir nessa luta coletiva.

Em orientações divulgadas na semana passada, o Ministério da Saúde recomenda reduzir o contato social para, consequentemente, diminuir a chance de transmissão do vírus, que é alta se comparada a outros coronavírus do passado. Sobretudo idosos e doentes crônicos devem evitar idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

Com base na evolução dos casos no Brasil até o momento, estima-se que, sem a adoção das atitudes propostas pela pasta, o número de casos da doença Covid-19 dobre a cada três dias. Conheça, portanto, outras medidas importantes segundo o Ministério da Saúde:

Álcool gel: Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para nove partes de água) para desinfetar superfícies.

Lenço descartável: Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Limpeza de roupas: Para higienizar louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas em geral e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem dessas peças imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Máscaras: As máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Desinfecção de objetos: Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, é indispensável para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.

Para os serviços públicos e privados, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Com informações do portal do Ministério da Saúde

Governo suspende por 120 dias bloqueio de pagamento de benefícios

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: José Cruz)
Feed do PatosAgora

O governo federal adiou por 120 dias o cronograma de bloqueio de pagamentos e de suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) cujos beneficiários não realizaram inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União  e faz parte das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a portaria, o adiamento foi determinado para evitar aglomerações de pessoas e que os beneficiários do BPC se submetam a ambientes que possam expô-los à infecção pelo vírus. A medida se aplica aos procedimentos com efeitos a partir de março de 2020 previstos no cronograma do Ministério da Cidadania

A inscrição no CadÚnico é obrigatória para beneficiários do BPC ,e a regularização deve ser feita na prefeitura ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Para isso, o governo organizou o cronograma de acordo com a data de aniversário do beneficiário. Caso não seja feito o cadastro, o benefício é bloqueado.

O BPC é um recurso destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que tenham renda familiar per capita de até um quarto de salário mínimo. No total, cerca de 4,4 milhões pessoas recebem o auxílio mensal no valor de um salário mínimo.

Patenses que moram na Europa relatam verdadeiro caos por conta do Coronavírus

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patenses que moram na Europa, atual epicentro do Coronavírus, estão relatando um verdadeiro caos com o surto da doença. Toques de recolher, hospitais lotados que não conseguem tratar todos os doentes e a falta de produtos nos supermercados são alguns dos problemas enfrentados.

De acordo com Zenon Machado de Miranda, que mora em Bruxelas, na Bélgica, a situação é assustadora. Desde semana passada todos os bares, escolas e academias estão fechadas e a partir das 12 horas começa o toque de recolher. Pessoas que são flagradas andando em grupos de três ou mais são multadas. Ainda de acordo com Zenon, já começa a faltar produtos nos supermercados. “Parece uma cidade deserta.”, comentou.

Para um patense que mora há 100 km de Barcelona, na Espanha, e não quis se identificar, a situação é ainda pior. O país é hoje um dos mais afetado pelo vírus. Ele contou a nossa reportagem que todos os bares, igrejas, restaurantes e repartições públicas estão fechadas. Desde que começou o toque de recolher, as pessoas só podem sair para ir às farmácias e supermercados. Ele contou ainda que só é permitida a entrada nesses locais de duas pessoas ao mesmo tempo. Também não é permitido tocar ou abraçar as pessoas, e uma distância mínima de 1,5 metros tem que ser mantida.

O patense segue contando que os moradores que precisam sair para trabalhar só podem andar sozinhas nos carros. Caso a polícia flagre alguém desrespeitando as normas impostas pelas autoridades, pode acarretar em multa que varia de 600 euros, podendo chegar até a 1.200 euros ou até mesmo em prisão.

“Estamos realmente orando e pedindo a Deus, misericórdia, pois não sabemos como vai ser. E a situação, infelizmente, tende a piorar. Me parece que no Brasil a coisa ainda está muito tranquila, mas quando explodir aí é melhor vocês estarem preparados.”, alertou.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Pedestre fica gravemente ferido após ser atropelado por motociclista que estaria participando de racha

Quinta 19/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 36 anos sofreu ferimentos gravíssimos na tarde da última quarta-feira (18), após ser atropelado por um motociclista que estaria participando de um “racha”. O fato aconteceu na Avenida Paranaíba, no Bairro Brasil. Os suspeitos negaram que tivessem participando de uma corrida ilegal, porém foram presos.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma testemunha que presenciou o acidente informou que Paulo Henrique Nunes da Silva e Santos, de 24 anos, que atropelou a vítima, estava participando de um racha, juntamente com Antônio Resende Oliveira, de 23 anos. A testemunha disse ainda que os suspeitos haviam passado pelo local na direção contrária momentos antes, em alta velocidade.

Em conversa com Paulo Henrique, ele alegou que seguia pela Avenida Paranaíba na motocicleta Kawazaki/Z1000 e, no cruzamento com a Rua Paraná, o pedestre Kenzo Rosa Rodrigues atravessou a pista sem observar o fluxo de veículos. Ele disse ainda que nem chegou a acionar os freios. Após atropelar o pedestre, o motociclista perdeu o controle e caiu ao solo, sofrendo escoriações e suspeita de fratura na clavícula.

O pedestre ficou inconsciente e sofreu politraumatismo pelo corpo e foi socorrido ao Hospital Regional em estado gravíssimo. Ele foi submetido a cirurgia emergencial e se encontra sedado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Em conversa com a Polícia Militar (PM) os condutores envolvidos negaram que tivessem participando de um racha. Entretanto, eles acabaram presos em flagrante pelo crime de disputa de corrida não autorizada.

 

Atualização: 12:03

 

Kenzo se encontra internado no CTI do hospital Antônio Dias, seu estado de saúde não foi informado.