Orthodontic

Sergio Moro confirma saída do Ministério da Justiça

Sexta 24/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pediu demissão do cargo, deixando o governo do presidente Jair Bolsonaro após quase 16 meses à frente da pasta. Ao anunciar sua decisão, Moro lamentou ter que reunir jornalistas e servidores do órgão em meio à pandemia do novo coronavírus para anunciar sua saída, mas esta foi “inevitável e não por opção minha”.

Em um pronunciamento de 38 minutos, Moro afirmou que pesou para sua decisão o fato de o governo federal ter decidido exonerar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo. O decreto de exoneração foi publicado hoje (24), no Diário Oficial da União. É assinado eletronicamente pelo presidente Jair Bolsonaro e por Moro, e informa que o próprio Valeixo pediu para deixar o comando da corporação.

O ministro, no entanto, afirmou que não assinou o decreto e que o agora ex-diretor-geral da PF não cogitava deixar o cargo. “Não é absolutamente verdadeiro que Valeixo desejasse sair”. Para o ministro, a substituição do diretor-geral, sem um motivo razoável, afeta a credibilidade não só da PF.

“O grande problema desta troca é que haveria uma violação da garantia que me foi dada quando aceitei o convite para ingressar no governo, a garantia de que eu teria carta branca. Haveria interferência na PF, o que gera um abalo na credibilidade. Minha e do governo. E também na PF, gerando uma desorganização que, a despeito de todos os problemas de corrupção dos governos anteriores, não houve no passado”, disse Moro.

Moro também destacou que disse ao presidente que não tinha problema nenhum em trocar o diretor-geral da PF, mas que isso deveria ser feito com base em um motivo relacionado ao desempenho do ocupante do cargo. "Eu sempe disse ao presidente  que não tinha nenhum problema em trocar o diretor-geral, mas precisava de uma causa relacionada a uma insuficiência de desempenho, a um erro grave. No entanto, o que eu vi durante todo o período, é que o trabalho é bem feito", avaliou o ministro.

Moro resssaltou que ontem conversou com o presidente sobre a possibilidade de mudança no comando da PF e que falou sobre impactos negativos relacionados à decisão. "Falei que isto teria um impacto para todos, que seria negativo, mas para evitar uma crise [política] durante uma pandemia, sinalizei: 'presidente: então vamos substituir o Valeixo por alguém que represente a continuidade dos trabalhos'”, contou o ministro, revelando que chegou a sugerir o nome do atual diretor-executivo da PF, Disney Rosseti, que é servidor de carreira da corporação.

O então ministro disse ainda que o presidente tem preferências por outros nomes. "me disse, mais de uma vez, expressamente, que queria ter [na direção-geral da PF] uma pessoa do contato pessoal dele, para quem ele pudesse ligar, colher informações, que pudesse colher relatórios de inteligência. Este, realmente, não é o papel da PF”, disse Moro.

Repercussão

Ontem (23), tão logo surgiram as primeiras informações de que Bolsonaro cogitava substituir Valeixo, entidades de policiais federais se manifestaram. Em nota conjunta, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) afirmaram que as recorrentes trocas no comando da corporação afetam sua estabilidade e credibilidade.

“O problema não reside nos nomes de quem está na direção ou de quem vai ocupá-la. Mas sim, na absoluta falta de previsibilidade na gestão e institucionalidade das trocas no comando”, afirmam as entidades. “Nos últimos três anos, a Polícia Federal teve três Diretores Gerais diferentes. A cada troca ou menção à substituição, uma crise institucional se instala, com reflexos em toda a sociedade que confia e aprova o trabalho de combate ao crime organizado e à corrupção.”

Já após a confirmação da exoneração de Valeixo, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) manifestou-se “surpresa” e “preocupada”. “É preocupante que o Executivo lance mão de sua prerrogativa de trocar o comando da PF sem apresentar motivos claros para isso. Trata-se de um episódio que gera perigoso precedente e cria instabilidade para a atividade do órgão. A Polícia Federal é uma instituição de Estado e deve seguir, com autonomia e rigor científico, em sua missão de combater o crime doa a quem doer.”

Criminoso é morto durante assalto em Vazamor, município de Vazante

Sexta 24/04/2020 - Aislan Henrique
Fonte: Montanheza
Feed do PatosAgora

Um assaltante foi morto na manhã desta sexta-feira (24), durante assalto a um estabelecimento comercial em Vazamor, distrito do município de Vazante, Noroeste de Minas. O estabelecimento já foi alvo de criminosos várias vezes.

De acordo com as primeiras informação levantadas pela reportagem da Rádio Montanheza, o fato ocorreu por volta das 9h. O autor chegou sozinho no local em uma moto com placas de Presidente Olegário. Ele entrou no estabelecimento armado de revólver e logo anunciou o assalto.

O criminoso levou o proprietário e o sogro para um cômodo nos fundos do comércio, onde estava o dinheiro. Em um momento de distração, o proprietário tentou tomar a arma do autor, entrando luta corporal com ele.

Durante a luta, o proprietário conseguir tomar sua arma e atirar contra o assaltante, que levou dois disparos no abdome. O criminoso morreu no local.

O dono também foi ferido na mão com um disparo e seu sogro foi ferido de raspão.

A Perícia da Polícia Civil foi acionada para comparecer ao local. É aguardada mais informações sobre o autor que ainda não foi identificado.

A moto usada no assalto é uma Honda/NXR 150 Bros, cor laranja. O veículo foi tomado de assalto na noite dessa quinta-feira (23), no Parque de Exposições de Presidente Olegário. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de PO à Rádio Montanheza.

PM de Patrocínio recupera carro tomado de assalto

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) recuperou na manhã dessa sexta-feira (24), um veículo VW Fox tomado de assalto no início desse madrugada, na Rua Cel. Elmiro Alves do Nascimento.

De acordo com a PM, os militares foram acionados numa ocorrência de roubo onde a vítima foi surpreendida pelo autor dentro de seu próprio carro no momento em que guardava-o na garagem da residência, na rua Cel. Elmiro Alves do Nascimento.

O autor a imobilizou com um golpe de “gravata” até que ela escapou e pediu socorro. Nesse momento o bandido assumiu a direção e evadiu no veículo Fox sentido ao Bairro Serra Negra e de imediato foram iniciados rastreamentos com intuito de localizar o autor.

Por volta de 10h 00min durante rastreamentos o veículo foi localizado na Rua João Carlos da Silva, N. Sra de Fátima, e removido ao pátio credenciado.


 

Homem que arrombou dois comércios em Patrocínio é preso pela PM

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã da última quinta-feira (23) a Polícia Militar foi acionada para atender dois empenhos e realizar o registro de dois furtos com arrombamentos a comércios, ocorridos nesta madrugada, na região do bairro Santo Antônio, nas Av. Jacarandás e na Av. Marciano Pires, em Patrocínio (MG).

Nos locais foram colhidas imagens e disseminadas informações com as características do autor nos grupos do turno. Em posse de tais informações foram realizadas diligências, sendo que no período da tarde os militares visualizaram o autor transitando a pé, com as vestimentas repassadas anteriormente no bairro Santo Antônio.

Com o apoio de outras guarnições, os militares realizaram a abordagem e prisão do autor dos furtos, 32 anos, o qual foi conduzido em flagrante delito à Delegacia de Polícia Civil de plantão.

Ressalta-se que o autor é usuário de crack e provavelmente já havia repassado os materiais e o dinheiro furtados, que não foram recuperados.

Homem tenta vender botijão de gás furtado em escola e acaba preso

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No início da noite da última quinta-feira (23) durante patrulhamento pela Av. João Mariano, bairro centro, em Serra do Salitre (MG) a Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria oferecendo botijões de gás nos comércios locais.

De imediato as equipes iniciaram rastreamentos logrando êxito em localizar o suspeito, de 25 anos, sendo relatado por ele que teria oferecido 3 botijões de gás nos comércios da cidade, mas que não conseguiu vendê-los.

Diante da denúncia e do fato que havia ocorrido furtos nos educandários municipais, o homem foi questionado sobre a procedência dos botijões, sendo relatado por ele que os 3 botijões estavam na sua casa e que dois eram de sua mãe e que 1 era seu e que teria adquirido pelo valor de R$30,00 de um indivíduo e que tal indivíduo teria furtado o botijão em uma escola de Serra do Salitre.

Diante dos fatos, o autor foi preso e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil na cidade de Patrocínio, juntamente com o botijão apreendido. Salienta-se que o autor, juntamente com o outro indivíduo qualificado, são os principais suspeitos de estarem furtando as escolas da cidade.

Polícia Militar de Patrocínio recupera celular furtado no Bairro Nações

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na segunda-feira (20) a Polícia Militar (PM) registrou ocorrência de furto de dois celulares, da Marca SAMSUNG - J4, ocorrido nas proximidades da Av. Brasil com a Rua Chile, no Bairro Nações, em Patrocínio (MG).

No mesmo dia, a Polícia Militar localizou um dos aparelhos celulares no canteiro central da Av. Brasil, próximo ao Caic, ao redor de uma árvore e escondido dentro de um pneu.

Na quinta-feira (23), por volta das 18h04min, em continuidade às diligências, a Polícia Militar obteve informação de onde poderia estar o segundo aparelho celular e feita a verificação, logrou êxito em recuperar o segundo celular, também SAMSUNG, J4 Core, furtado e pertencente a mesma vítima.

Diante dos fatos o aparelho foi apreendido para ser restituído ao seu proprietário.

Após denúncia, PM prende homem de 24 anos por tráfico de drogas

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um jovem de 24 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) no início da noite da última quinta-feira (23), suspeito de tráfico de drogas. O fato aconteceu na Rua Sapucaias, no Bairro Jardim Esperança.

De acordo com a PM, os militares receberam informações de moradores locais, de que em uma residência localizada na Rua Sapucaias estaria ocorrendo tráfico de drogas. Diante das informações, os militares montaram uma operação para averiguar a denúncia.

Durante a abordagem, foi identificado o morador da casa, de 24 anos. Durante as buscas na residência, foi localizado uma bucha de maconha próximo onde o autor foi localizado, sendo que em continuação as buscas, foi localizado na laje da casa próximo ao telhado, uma grande porção de substância semelhante à maconha/skank, vários pontos de LSD, 8 comprimidos de ecstasy, 01 tablete grande e 01 pequeno de substância semelhante à maconha envoltos em um saco plástico, também foi localizada uma balança junto aos entorpecentes.

Na residência foi localizado dois rolos de plástico PVC, utilizados para o embalo da droga, no bolso do autor de 24 anos, foi localizado a quantia de R$ 503,00 reais em dinheiro, em cédulas diversas. Ante o exposto o autor foi preso, conduzido e entregue a esta Depol juntamente com o material apreendido.
 

Proprietário de bar é preso suspeito de porte ilegal de arma de fogo

Sexta 24/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O proprietário de um bar, de 62 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) na última quinta-feira (23), suspeito de porte ilegal de arma de fogo. Um revolver calibre .38 foi apreendido com o suspeito.

Segundo informações da PM, durante operação policial, os militares receberam informações que um homem de 62 anos, encontrava-se de posse de um revólver cal.38 no bar de sua propriedade.

Diante do exposto, os militares deslocaram-se ao local, onde o autor apresentou a arma cal.38, carregada com seis cartuchos intactos, um certificado de registro e nota fiscal. Segundo o autor, comprou a arma de terceiros e não sabe quem é o titular do registro.

Diante do exposto após informado de seus direitos constitucionais foi dado voz de prisão ao autor pela posse ilegal de arma de fogo. O homem foi entregue na Delegacia juntamente com a arma, as munições, o certificado de registro e a nota fiscal.
 

Concluídas construção de rede pluvial e reforma asfáltica da Rua Jaime Ramos

São 14 bocas de lobo, e a capacidade máxima de canalização da rede é de 2.240 litros/segundo

Quinta 23/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Rua Jaime Ramos, no Bairro Caiçaras, foi reaberta para o trânsito depois de alguns meses fechada para implantação do sistema de drenagem pluvial. No início da semana, a Secretaria de Obras Públicas concluiu a pavimentação asfáltica da via e agora trabalha nas ações finais, que são limpeza de bocas de lobo e reconstrução de meio-fios, calçadas e sarjetas. Esses serviços estão previstos para serem concluídos até o fim do mês.

Segundo o secretário interino de Obras Públicas, Mateus Madureira de Melo, foram executados cerca de 150 metros de rede pluvial na Rua Jaime Ramos, sendo as manilhas com diâmetro de 1200mm e 400mm. "A capacidade máxima de canalização dessa rede é de 2.240 litros/segundo. São 14 bocas de lobo, e todo esse sistema de drenagem dará mais durabilidade ao asfalto, pois o maior volume da água da chuva vai escoar pela rede. Mas vale ressaltar que ainda é necessário realizar o prolongamento da rede para solucionar definitivamente o problema de asfalto na região."

Para o resultado dos trabalhos na região serem mais eficientes, a Secretaria de Obras Públicas irá concluir a construção do dissipador que está sendo instalado na Lagoinha, destino final de toda a captação de água dessa rede pluvial.

Asfalto - Depois da terraplanagem, compactação e imprimação, a Rua Jaime Ramos recebeu 4 cm de pavimento com concreto betuminoso à quente, cujo principal objetivo é prolongar a vida útil da pista de rolamento.

Caixa explica principais dúvidas sobre auxílio emergencial

Saiba mais sobre o benefício, poupança digital, saque, aplicativo e outros assuntos

Quinta 23/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Reprodução Internet)
Feed do PatosAgora

Valor superior a R$ 16 bilhões do auxílio emergencial já foi creditado para mais de 24 milhões de brasileiros. Os números são da Caixa Econômica Federal (CEF), que informa também a realização de mais de 44 milhões de cadastros e a abertura de 10 milhões de contas. Ainda assim restam algumas dúvidas sobre como se cadastrar, como receber, como utilizar o aplicativo, como movimentar a Poupança Digital Caixa e como sacar os valores.

Para responder essas dúvidas, a CEF elaborou as orientações a seguir.

Como utilizar a conta poupança digital?

A movimentação da Poupança Digital Caixa é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível nas lojas de aplicativos Play Store e App Store. Os beneficiários que receberem o crédito por meio dessa conta podem, pelo aplicativo, realizar pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, dentre outros, e também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CEF ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

Os beneficiários terão cartão de débito virtual que poderá ser usado em lojas habilitadas. Atualmente já são 700 empresas habilitadas ou que estão em fase de implementação, como supermercados, farmácias, empresas do ramo alimentício e de transporte. Para que o comércio possa aceitar o débito virtual da Caixa, basta que ele entre em contato com a adquirente que o atende solicitando a habilitação.

Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços. Mas também é possível realizar saques em espécie, de acordo com o cronograma divulgado.

Como proceder para sacar em espécie?

Não é necessário correr às agências ou às lotéricas para realizar os saques em espécie. Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá essa opção habilitada no aplicativo Caixa Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CEF escalonou o calendário de saque. Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados através do app Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.

Segue o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
• 28 de abril – nascidos em março e abril
• 29 de abril – nascidos em maio e junho
• 30 de abril – nascidos julho e agosto
• 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
• 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Como quem não tem internet pode utilizar os aplicativos?

As operadoras de telefonia móvel estão disponibilizando os aplicativos Caixa | Auxílio Emergencial e Caixa Tem com navegação gratuita, assim todo brasileiro pode navegar no seu telefone gratuitamente nesses aplicativos até o fim de maio.

Se o pedido do auxílio for negado é possível recorrer?

Sim. O aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial passou a disponibilizar possibilidade de nova solicitação ou contestação do resultado da análise efetuada pela Dataprev.

Para solicitação do auxílio emergencial feita depois do prazo de pagamento da parcela de abril: a quantas parcelas o cidadão terá direito?

Terá direito a três parcelas do auxílio emergencial, mesmo que faça a solicitação depois do pagamento da parcela de abril.

É possível fazer solicitação presencial do auxílio nas agências ou unidades lotéricas?

Não. Quem atende às regras do auxílio e já está no Cadastro Único ou recebe o benefício Bolsa Família receberá o auxílio emergencial automaticamente, sem precisar solicitar. Se não estiver inscrito no Cadastro Único, deve solicitar o auxílio no site auxilio.caixa.gov.br ou no aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial.