Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Semed sedia Exposição A Caixa de Dandara

Iniciativa é uma parceria da secretaria com a organização da Semana da Consciência Negra, data recém-instituída na cidade

Sexta 25/11/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Semed sedia Exposição A Caixa de Dandara
Sicoob Credipatos 3

O saguão da Secretaria Municipal de Educação está especialmente decorado em alusão à Semana da Consciência Negra. No local estão expostas ilustrações que Davi Dallariva criou especialmente para o livro “A Caixa de Dandara”, de autoria da professora e pedagoga da rede municipal de ensino Eliane Alves Silva. Nesta sexta-feira (25/11), a exposição foi levada para a praça em frente à Semed de modo a facilitar e ampliar o acesso dos visitantes.

Também hoje, estudantes da Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa e das escolas estaduais Zama Maciel, Marcolino de Barros e Antônio Dias Maciel (Normal) participaram de caminhada para chamar a atenção da população quanto à importância de promover a igualdade racial.

Sobre o livro – “A Caixa de Dandara” é um convite para percorrer a história do Brasil a partir das descobertas de uma menina negra que, ao chegar mais cedo na escola, depara-se com uma caixa responsável por apresentá-la à contribuição dos indígenas e afro-brasileiros na formação do país.

A leitura é uma proposição para que as instituições de ensino possam trabalhar a interdisciplinaridade em favor de práticas eficientes de combate ao preconceito racial e racismo. É possível encontrar o livro infantil para empréstimo na Biblioteca Municipal João XXIII ou para compra em diferentes sites.

Durante a exposição na Semed, os visitantes têm a opção de ouvir a narração da história em áudio e/ou baixar o arquivo para leitura pelo código Q.R. disponibilizado no local. Os banners com as ilustrações da obra literária pertencem ao acervo da E.M. Norma Borges Beluco, instituição em que a autora é lotada como professora.

Ao incentivar a exposição, a secretária municipal de Educação, Sônia Silveira, tem o objetivo de valorizar a obra escrita por uma autora patense, mulher negra que busca contribuir para a desarticulação do currículo hegemônico em prol de um outro multicultural. As ilustrações permanecem na Semed até 1º de dezembro.


Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Zeppelin Lanches