.png)
Publicado decreto que prevê benefício fiscal para empresas aéreas em Minas Gerais
Companhias poderão ter redução ou isenção do ICMS sobre querosene de aviação
Fonte: Agência Minas (foto: SEF-MG / Banco de Imagens)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais desta sexta-feira (27/1) o Decreto 48.566, que prevê a concessão de isenção ou redução de base de cálculo do ICMS sobre querosene de aviação (QAV) às companhias aéreas que aderirem ao protocolo de intenções com o governo mineiro. A alíquota modal do combustível em Minas é 18%, mas o benefício pode variar de isenção do imposto à aplicação de alíquotas de 2%, 4%, 5% ou 7%, a depender do cumprimento total ou parcial das regras estabelecidas no regulamento.
O decreto atende às empresas que implementarem um Centro Internacional de Conexões de Voos, chamado hub aéreo, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana da capital.
As regras gerais são:
ter centro de manutenção de aeronaves em operação no estado;
ter, no mínimo, 80 decolagens diárias do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte com interligação nacional;
operar, no mínimo, três destinos internacionais semanais até 31/12/2023, em duas aeronaves de corredor duplo e uma de corredor simples;
operar, no mínimo, cinco voos internacionais semanais até 31/12/2023, em aeronaves de corredor duplo;
ter voos regulares em, no mínimo, 14 cidades de Minas Gerais, a serem implantados até 31/12/2023.
"As companhias que conseguirem cumprir todos os requisitos terão o ICMS do QAV zerado. Mas o decreto prevê também a redução da base de cálculo do imposto para as empresas que consigam atender ao regramento de forma proporcional, com a carga efetiva do ICMS podendo variar de 2% a 7%, o que já representa um benefício bastante atrativo", detalha o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.
"Para pleitearem o benefício fiscal, as empresas devem procurar a Invest Minas e assinar o protocolo de intenções com o Estado, fixando as regras dos compromissos para as partes. Feito isso, as companhias vão receber um Regime Especial de Tributação concedido pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF)", afirma Scavazza.
Minas Gerais já possui um Tratamento Tributário Setorial (TTS) voltado ao modal aéreo. Esse TTS prevê cargas tributárias para o QAV que variam de 4% a 10%, também com vinculação ao cumprimento de metas, válidas para operações a partir de qualquer aeroporto mineiro.
"Os benefícios vão coexistir, pois o regime especial voltado ao hub se restringe ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, enquanto o TTS Modal Aéreo se aplica a operações nos demais aeroportos do estado. As empresas podem receber ambos os benefícios, desde que se enquadrem nas regras", explica o subsecretário da Receita Estadual.
A expectativa do Governo de Minas Gerais com a concessão dos benefícios é atrair mais companhias aéreas para o estado, gerando investimentos a partir das operações das próprias empresas, trazendo mais voos e fomentando o turismo de negócios e de lazer, o que tem potencial para gerar renda e empregos.
Comentários
Últimas notícias
Inscrições para escolha de conselheiros tutelares começam no dia 3/4
Bandidos levam máquina de cortar película de loja de celulares em Patos de Minas
Maioria do STF derruba prisão especial para quem tem curso superior
Governo apoia candidatura oficial do Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade
Jovem é agredido com barra de ferro e corrente em Patrocínio
Três são presos durante operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão em Patrocínio
Carro de homem encontrado morto dentro do próprio apartamento é queimado em Uberlândia
Motociclista embriagado e inabilitado é preso na rodovia MGC 352
Atenção para a escala de vacinação da BCG em abril
Outras notícias
PM procura indivíduos que invadiram e furtaram o IML de Patrocínio
Novo marco fiscal limita alta do gasto a 70% da variação da receita
Mulher é suspeita de desviar mais de meio milhão de reais de escola pública em Lagamar
PM de Patrocínio identifica autor de roubo em estabelecimento comercial
Indivíduo é preso após agredir a ex e mantê-la em cárcere privado
Criança de quatro anos cai em buraco de aproximadamente 2 metros de profundidade em Patos de Minas
Duas pessoas morrem e outras duas ficam feridas após condutor realizar conversão proibida na BR 459
Saúde amplia vacinação contra meningite C
46º Batalhão de Polícia Militar apresenta novos sargentos
Funcionário mais antigo da Prefeitura de Patos de Minas é homenageado
Mulher é encontrada com vida em túmulo após ser agredida e enterrada em MG
Mês da Mulher: ações de combate à violência
PM apreende menor por tráfico de drogas em Tiros
Foragido da Justiça é preso durante operação Rota Segura na MG 230
Árvore cai na BR 352 e atinge veículo que trafegava pela rodovia
Motorista inabilitado e embriagado é preso na MGC 462