Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Projeto da UFU oferece intervenção gratuita para limitação de movimento no tornozelo

65 vagas estão disponíveis para pessoas que apresentam dificuldade em levantar o pé

Quarta 03/02/2021 - André Amâncio
Fonte: Matheus Minuncio/Comunica UFU
Projeto da UFU oferece intervenção gratuita para limitação de movimento no tornozelo
Sicoob Credipatos 3

O projeto intitulado “Efeito Imediato de duas Técnicas de Terapia Manual na Limitação da dorsiflexão de tornozelo: Um ensaio Clínico Randomizado, Controlado e Cego”, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está captando pessoas para avaliar o efeito de duas técnicas de terapia manual na melhoria da amplitude de movimento no tornozelo e para verificar qual a eficácia dessas técnicas. Mediante a seleção por avaliação terapêutica, os voluntários receberão intervenções funcionais em seu tornozelo e terão acesso a duas reavaliações para acompanhamento de sua evolução.

A pesquisa necessita de 65 voluntários praticantes de atividade física, com idade entre 18 e 35 anos, que apresentem limitação de dorsiflexão, o movimento para levantar o pé, de até 40 graus. Todas as etapas são previamente agendadas e acontecem na Clínica de Fisioterapia do Campus de Educação Física da UFU, localizada na rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Nossa Sra. Aparecida. O voluntário permanece no local, apenas com o avaliador, no período aproximado de 30 minutos. “Em decorrência da pandemia, estamos realizando todas as medidas de segurança, orientadas pelo conselho superior da UFU. Por tratar-se de mobilização em tornozelo e avaliações que não requerem proximidade, o distanciamento é preservado”, informa a coordenadora do projeto, Lilian Felício.

À frente do projeto e sob orientação de Felício, estão o terapeuta Matheus de Castro, mestrando do Programa de Pós-Gradução em Fisioterapia, e dois avaliadores que são alunos do curso de Fisioterapia da UFU, Gustavo Barros e Gustavo Andrade. O intuito é melhorar o controle postural, desempenho funcional e a amplitude de movimento. “Pode ser um potencial fator de risco para desenvolvimento de disfunções no membro inferior, como a tendinite patelar e a disfunção fêmoropatelar”, comenta Castro, sobre a não realização das intervenções adequadas.

As etapas de avaliação e intervenção são importantes para que o movimento aconteça de forma adequada e não provoque lesões musculoesqueléticas. Segundo Andrade, o tornozelo é uma articulação muito exigida independentemente da atividade física e é uma das articulações mais lesadas de acordo com os estudos de prevalência de lesões. “Nossa expectativa com esse projeto é verificarmos a eficácia da terapia manual nessa limitação de amplitude de movimento e ver se a melhora da mesma influência no controle postural e desempenho”, conclui. Os interessados podem agendar sua avaliação inicial, no contato (34)99877-1044, através do WhatsApp.


Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui