Orthodontic
Unipam Ensino médio
Unipam Ensino médio

Prêmio MPT na Escola: redação vencedora em Patos de Minas segue para etapa estadual

O concurso visa incentivar crianças e adolescentes a participarem das ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil

Quinta 19/11/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Prêmio MPT na Escola: redação vencedora em Patos de Minas segue para etapa estadual
Sicoob Credipatos 1

Apesar da suspensão das atividades escolares presenciais, o Ministério Público do Trabalho manteve a agenda do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação e promoveu mais uma vez o Prêmio MPT na Escola. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e foi desenvolvida em duas escolas municipais: Frei Leopoldo e Norma Borges Beluco.  A aluna vencedora da etapa municipal do concurso foi Jullia Vitória Souza Andrade, da escola Norma Borges. Ela concorreu com estudantes do 5º ano do ensino fundamental e vai representar o município na etapa estadual.

O projeto MPT na Escola consiste no desenvolvimento de atividades pedagógicas (textos e exercícios) cujo tema é o combate ao trabalho infantil. Os professores também participam dessa ação, sendo capacitados por meio de palestras sobre o assunto. Este ano, os estudantes receberam o material do projeto juntamente com os cadernos de atividades não presenciais distribuídos pelas escolas, e os professores participaram de formação on-line. O prêmio é a última etapa do projeto.

Segundo a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, é necessário que toda a sociedade esteja engajada no combate à exploração do trabalho infantil. “O trabalho de conscientização deve ser contínuo, e a escola é uma importante parceira no enfrentamento a esse terrível problema social que ainda está presente em nosso país”, afirmou.

A técnica de referência do PETI, Amanda de Oliveira Alves, ressalta que “discutir sobre o trabalho infantil é essencial para combater a crença de que esse tipo de atividade não prejudica as crianças. Por isso, levar as reflexões até a comunidade escolar é fundamental para construir novos padrões de comportamento diante dessa temática”. Ela também comentou sobre o concurso em 2020, esclarecendo: “O Prêmio MPT na Escola aconteceu este ano apenas na categoria redação. Além disso, devido às dificuldades advindas da interrupção das aulas presenciais, definiu-se que somente duas escolas municipais participariam do projeto”.

Prêmio MPT na Escola – A competição consiste em selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do projeto MPT na Escola em Minas Gerais. O objetivo do prêmio é incentivar crianças e adolescentes a participarem das ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O concurso visa ainda reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos participantes e a dedicação dos educadores envolvidos em ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Além da aluna que ficou com o primeiro lugar no concurso, foram premiados, na segunda e terceira colocação respectivamente, os estudantes Ana Clara Aparecida Fonseca, da escola Norma Borges, e Kevyn Rosa da Silva Gonçalves, da escola Frei Leopoldo.

Abaixo, você pode conferir os vídeos com as produções dos alunos vencedores na etapa municipal do Prêmio MPT na Escola.


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui